O Diário de Anne Frank

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Akira 28/02/2024

Annelies Marie Frank
Com certeza a frente de seu tempo. Me cortou o coração quando cheguei em sua ultima anotação. Uma alma tão iluminada, tão genial. Em meu âmago me conforta o fato de que sim, Anne teve sua vida eternizada como a escritora que foi. De acordo com seu sonho.
Sua delicadeza em tratar tudo com ânimo e esperança mesmo submetidos a tanta insalubridade e desesperança. Tanta crueldade. Era só uma criança sonhando em voltar a estudar.
Vejo que esse diário é necessário para que todo mundo o leia pelo menos uma vez. Para que se lembrem e não repitam. Fiquei totalmente imerso na narrativa de Anne, consegui imaginar todas as situações.

Minhas únicas ressalvas é que para esta edição dessa editora está com muitos erros ortográficos e de tradução. De modo que me incomodou um pouco.

TAYNA181 05/01/2024

O diário de Anne Frank
No auge da Segunda Guerra Mundial uma garota ganha em seu aniversário de 13 anos um caderno de autógrafos. Tinha um fecho, capa dura de tecido xadrez vermelho e branco. O nome da garota era Anne Frank e ela gostava muito de escrever. Por isso, transforma o caderno em um diário. Menos de um mês depois, Anne, a irmã Margot e os pais vão para um esconderijo secreto, onde passam mais de dois anos, com outras quatro pessoas, para não serem enviados para um campo de concentração.
Os nazistas acharam o esconderijo e o grupo não escapou do holocausto. Anne, que era judia, morreu pouco antes de fazer 16 anos. Porém, o diário onde foram narrados momentos sobre a vida de Anne Frank e os acontecimentos vivenciados no anexo secreto sobreviveu ao tempo.

Armele 20/12/2023

?Estou tão grata a Deus que me deu a possibilidade de desenvolver meu espírito e de poder escrever para exprimir o que em mim vive?

O real sendo contado pelos olhos de uma adolescente, no decorrer do texto ela não se cansa de mencionar as coisas que gostaria de fazer quando saísse do anexo, quando finalmente a guerra acabasse, ela queria ser jornalista, tinha sonhos e esperança!
Obs: essa edição é muito ruim, cheia de erros ortográficos ?

Jubs 26/05/2023

Diário de Anne Frank
Bom, é um livro muito complexo de se ler, não pelas palavras, mas pela história em si (ainda mais por ser baseada em fatos reais).Eu já havia lido, mas eu tinha apenas 10 anos, então não entendia muito bem, e decidi reler agora aos 15.
Confesso que foi uma leitura pesada, demorei quase um mês inteiro pra terminar, porque cada página era um soco no estômago. Mudou novamente a minha perspectiva de vida, assim como a maioria dos livros que eu leio mudam, mas esse tem um toque diferente, a todo momento eu ficava pensando "com tão pouco ela já agradecia tanto, e eu com tanto não agradeço quase nada?". E um dos pontos que mais me tocaram foi que ela falava o tempo inteiro de coisas que ela gostaria de fazer quando saísse do anexo, e da fé que ela tinha de que iria sair e tudo ficaria bem, e também é complexo demais pensar "por que Deus permitiu isso? a fé dela não foi suficiente?" mas não vou entrar em detalhes.
Penso que todas as pessoas deveriam ler esse livro, ele nos faz enxergar o mundo com outros olhos, e ter mais gratidão.

A única coisa que deixou a desejar foi essa edição do livro, simplesmente péssima, cheia de erros ortográficos e com citações desconexas, mas o livro em si é uma grande lição de vida.

SabrinaVitor 05/03/2023

Livro emocionante
Não sei como começar essa resenha sem dizer o quando me emocionou esse livro!

Por se tratar de uma história real, sabendo como será o final, já ficamos ansiosos para saber COMO será, o que ela escreverá na última linha, etc

Me identifiquei com a Anne em vários aspectos : ela fala demais, fala o que epnsa, nasceu no mesmo dia que eu, não gosta de exatas, é uma sonhadora e tinha esperança em um futuro melhor..

Até a metade do livro me prendi ao livro porque ele basicamente conta sobre a convivência no anexo de um modo "infantil" pois estava sendo tratado por uma visão mais infantil da Anne.. Depois ela começa a filosofar na escrita (acredito que a vida monótona no anexo já lhe deixava sem muitas histórias), e você vê como a visão mais madura dela começa a aparecer..

Não gostei das partes que falava sobre o Peter porque parecia mais uma obcessao o tempo todo durante várias páginas sobre ele.. E se tornou meio chato.

São capítulos rápidos, datados, com vários informações mega essenciais para a história.

Recomendo ler com um lencinho!

Gabrielle140 01/03/2023

"Uma consciência tranquila nos torna fortes!"
Inteligente. Corajosa. Esperançosa. Anne estava à frente do seu tempo. Tinha uma personalidade própria ao escrever o seu diário. Diversas vezes ao ler seus pensamentos e suas opiniões eu me esquecia da pouca idade que tinha, pois se mostrava uma pessoa com maturidade. Apesar de saber o final, era inevitável desejar um futuro brilhante e torcer para que a libertação ocorresse e que voltasse a ter liberdade e se tornasse uma jornalista e escritora de sucesso. Quando escrevia, era o momento que se tornava vulnerável e fazia questionamentos acerca de si mesma. Seus relatos são reflexivos e é impossível não se emocionar durante a leitura de seu diário.

heloisa161 27/12/2022

Anne Frank
É muito bom! Só q n me interessei tanto assim, por isso demorei a ler, mas tirando isso eu nn tenho reclamações do livro?

amandafffdo 06/11/2022

Um novo dia começa no anexo
A leitura desse diário além da importância documental inquestionável, foi para mim uma oportunidade singular no que diz respeito a empatia que envolvia aquele núcleo sob os olhos da Anne, além da sua autocrítica madura e progressiva a medida que os dias passavam e as relações se transformavam.

É também, talvez, um dos poucos livros que todos conhecemos o final e mais um que infelizmente aborda semelhanças à época presente.
Anne queria ser uma grande escritora e ela é! É, porque vai conseguir conversar e sensibilizar os mais variados públicos em todo futuro: o drama que viveu dialoga com os movimentos que observamos hoje, infelizmente, no Brasil e mundo de justificativas preconceituosas e violentas, ao mesmo tempo que nos questiona sobre valores e a consideração que damos a nossa vida, bem como ao ciclo familiar, natureza, aos nossos objetivos, sonhos. Ressignifica o que chamamos de esperança.

Parece que ela nasceu pra escrever esse diário. Parece que seu entusiasmo e desespero são parte da marca que precisava deixar nos leitores. Parece que ela sabia... Anne, eu espero que hoje você saiba. Espero que, de alguma forma, sua autoanálise na última vez que esteve falando com Kitty, tenha se esclarecido no seu interior e tenha te mostrado que você foi pura e simplesmente humana.

"Espero que o livro da Anne terá um efeito no resto da sua vida para que, na medida em que seja possível em suas próprias circunstâncias, você trabalhe para a unidade e a paz."
Otto Frank
Daniel 06/11/2022minha estante
Um grande clássico! ???

amandafffdo 06/11/2022minha estante
Uhuuum!!

freitaskoober 08/11/2022minha estante
É um dos meus prediletos! Sempre me emociona a realidade que Anne viveu. Mesmo sabendo o fim de sua história fico sempre inconformada com o fato de terem chegado tão perto da liberdade e não a alcançaram... Faltava tão pouco??

freitaskoober 08/11/2022minha estante
Depois leia SOBREVIVI AO HOLOCAUSTO de Nanette Blitz Konig, amiga de Anne e que narra a última vez em que as duas se encontraram em Bergen Belsen. É emocionante. Ela foi , talvez, a última pessoa que abraçou Anne. A última pessoa conhecida que a viu em vida.

amandafffdo 08/11/2022minha estante
Entrou pros meus favoritos também, gosto de pensar que ela nasceu pra deixar esse registro pra nós, com todas as suas análises diante do medo e terror.
Obrigada pela indicação! Vou ler daqui um tempo... já completei 3 livros de Segunda Guerra esse ano... alguma indicação de livro feliz? haha

freitaskoober 09/11/2022minha estante
Ixiii... Por enquanto não hahah.

freitaskoober 09/11/2022minha estante
Também amo ler sobre a Segunda Guerra. Jamais poderemos deixar que todo aquele terror caia no esquecimento. Jamais!

amandafffdo 09/11/2022minha estante
Sim, jamais!!!!!!

Laura Vaghetti 30/10/2022

gostaria que me passasse a conta deposito e a m do valor da conta depósito do aluguel e o valor da diária é

Natalha Neves 28/09/2022

O Diário de Anne Frank
A História de Anne Frank é sempre muito inspiradora e tocante. Essa não é uma das melhores edições, uma das melhores é a versão em quadrinhos que também já li.

Bia 15/09/2022

?Deus não me abandonou, nem há de me deixar sozinha?
Como disse no primeiro comentário, li para um trabalho da faculdade e agora sei valeu cada segundo e me arrependo de não ter lido antes. Me encantei com a Anne, tão inteligente, divertida e sagaz; mesmo sabendo do que esperava no final, ainda sim não estava preparada de fato. O costume de ler apenas histórias nos dá a sensação de que no final tudo se resolve, infelizmente dessa vez não resolveu. Eu me surpreendi muito e gostei MUITO. Anne Frank teria sido e foi uma ótima escritora.

Adria46 19/08/2022

Emocionante
Ler esse diário foi uma experiência ao mesmo tempo incrível e emocionante. Anne era uma adolescente cheia de sonhos e esperanças e cada vez mais que eu lia, mais eu me encantava por ela. Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo agora, depois de terminar a leitura. Só acho que todos deveriam ler o diário de Anne Frank pelo menos uma vez na vida.

Jasmyn.Nachard 17/07/2022

Nossa Quarentena
O que dizer? Não tenho as palavras. Irei traçar um paralelo entre minha situação e a de Anne. Durante a quarentena eu havia passado 500 dias sem sair de casa. Minha mãe descobriu uma doença e nós nos isolamos do mundo.
Lá fora não haviam alemães, havia um vírus que prometia matar os mais fracos. O cenário da política era tenso, aqui, no "anexo" sentia-se a tensão política, dividiam-se opiniões, Trump, Bolsonaro, será que os chineses eram culpados..?
Apostas de quando a vacina iria invadir.
Enquanto isso eu escrevia diários, me sentia sozinha, descobri um amor que floresceu virtualmente. Tinha 13 anos quando tudo começou e estou com quase 15.
Minha situação foi muito melhor do que a de Anne. Mas pude encontrar em suas páginas os mesmos questionamentos. E principalmente: "Quando vou voltar a natureza? A escola?".
Não havia racionamento de comida, mas havia medo e isolamento.
Cresci como pessoa, aprendi a confiar em Deus, me decepcionei com aquele garoto mas...
Eu sobrevivi, Anne, não.
A medida que eu folheava o diário eu notava que estava chegando mais próxima do fim dela. Ela tinha tanta esperança. Tanta esperança que me corta o coração. Por que ela não sobreviveu para ver que seu trabalho um dia chegaria a tantas pessoas? Que seu trabalho chegaria nas mãos de uma brasileira?
Apesar da sua morte, as palavras dela ecoam. Tinha tantos defeitos quanto todos nós e vemos que ela trabalhou em melhora-los com o passar dos anos.
É triste o que ela teve que viver e presenciar, e, assustador o quão forte ela foi.
Sinto que durante o tempo que li esse livro fui uma amiga. Com certeza teríamos sido boas amigas.
Pão Doce 17/07/2022minha estante
Li Anne Frank no começo da quarentena, também com 13 anos e me senti exatamente do jeito que você falou. Tudo que eu mais queria era que Anne soubesse quantas pessoas a admiram.

Maria1691 16/04/2024minha estante
oi? é pra ler?

Irani 17/05/2022

Forte
Como não amar a Anne? Como não se identificar com ela? Mesmo sabendo do fim eu sonhei com outro final??

besillver 16/05/2022

Não entendo que da nota para esse livro.
É um diário, e claro que vai ter a escrita um pouco infantilizada por que ela era uma pré-adolescente, e claro que não tem final boy... ela morreu em um campo de concentração por causa de uma doença.. pelo amor de Deus

1 | 2 | 3 | 4 | 5