Cabeça de Vento

Cabeça de Vento Meg Cabot

Resenhas - Cabeça de Vento

Blog MVL - Nina 21/07/2011

Minha Vida por um Livro | www.minhavidaporumlivro.com.br

Que adolescente nunca quis ser como as modelos lindas e magras das revistas? Por apenas um minuto você se imagina sob os holofotes, todos os caras mais lindos desejando você, o mundo aos seus pés. Bem, Emerson certamente nunca desejou isso, mas como uma espécie de carma invertido, foi exatamente o que ela conseguiu.

Quando eu penso que Meg Cabot não poderia mais me surpreender, eis que a escritura vem e me prova o quão errada eu posso estar. Ao iniciar a leitura, uma coisa me veio à mente de pronto, o fato de eu ter sido um tipo de Emerson mais legal na adolescência. Revoltada com o mundo pop em geral, fã de rock, e completamente contrária a literatura para adolescentes. Eu fui ler meu primeiro livro de Meg aos dezoito anos, quando finalmente resolvi dar uma chance e acabei... Bem, acabei aqui. Escrevendo uma resenha super entusiasmada sobre um de seus livros.

O estilo de escrita da autora continua o mesmo, romance e comédia se entrelaçam e formam uma trama interessante até para os adultos com a mente mais aberta (minha mãe, por exemplo, fã da Meg). A premissa da estória é simplesmente... Tão bacana e especial. Apesar de as protagonistas de Meg serem sempre um protótipo umas das outras, meio rebeldes, revoltadas com o mundo, o enredo sempre possui uma reviravolta que coloca a suposta previsibilidade de pernas para o ar. Rá! Adivinha? Funcionou novamente. Aqui estou, literalmente correndo para ler a sequência, Sendo Nikki.

O conceito em si do que acontece com Emerson é assustador e desconcertante. Foi difícil para mim, enquanto leitora, me acostumar a essa condição que a personagem é colocada. Não vou entrar em detalhes para não acabar diminuindo a experiência dos leitores. Em outras palavras, a estória é tão louca que é genial. Ponto.

Quebrando paradoxos e preconceitos interessantes, Meg usou mão de uma narrativa de entretenimento para abordar conflitos devastadores nas adolescência que acabam seguindo a fase adulta dos indivíduos. O mundo dividido entre pessoas bonitas e pessoas feias, aqueles que são legais e os que são considerados nerds. Enfim, a dignificação da beleza e a importância dada a essa característica. De uma forma inteligente, a autora consegue também refletir o outro lado da moeda, o daqueles que são considerados lindos e que “caminham” nesse suposto universo glamoroso. Antes da metamorfose, Emerson acreditava que o trabalho de modelo era algo simples e fácil, mas ela compreende que não é bem assim.

O enredo de Cabeça de Vento, também envolve dois garotos lindos e especiais. Um deles é o famoso cantor Gabriel Luna e na outra parte da equação está Christopher, o amigo de Emerson. Gabriel e Christopher são bem diferentes, e justamente por isso, será difícil decidir de que lado estou no momento. Por enquanto eu sou a suíça, não me posiciono.

Entre adolescentes lobotomizados pela aparência, o glamour do mundo dos ricos e famosos, as primeiras descobertas amorosos de uma garota muito especial, e uma ideia única, Meg Cabot honra sua fama de Rainha do gênero teen em Cabeça de vento.

Se você já é leitor assíduo da escritora, vai amar ainda mais seu trabalho. Se nunca leu os livros da Meg, este é uma pedida para começar!

Juh Sutti 09/07/2011

Cabeça de Vento é um livro muito diferente. O tema da vez é ficção cientifica. Mas não se assustem, nada de ETs ou coisa do tipo. É uma coisa totalmente surreal, mas bem convincente rs...
É muito divertido ver a maneira que Em se adapta a esse novo corpo. Ela precisa manter os compromissos de Nikki, e bem, ser modelo por mais que a gente pense o contrário, não é nem um pouco fácil! Imagina o tanto de confusão que vem por ai!
A leitura flui tão bem, os diálogos são espirituosos e divertidos!
Os personagens são ótimos. Mas quem rouba a cena mesmo (além da cachorrinha Cosabella) é Lulu, a melhor amiga de Nikki, que Em nesta nova "fase" acaba herdando! Ela é quem realmente dá o tom engraçado ao livro, ela aparenta não ser muito inteligente, mas seus conceitos me levam a crer que talvez ela nem seja tão burra assim.
Vários garotos rodeiam Em/Nikki a vida amorosa dela é um turbilhão de emoções! Mas pelo jeito ela tem um preferido, que até então é o meu também *-*
A crítica de Meg aos padrões de beleza é bem marcante, e eu simplesmente adoro todo livro que tem um pitada de crítica social. O desenrolar do livro é muito bom, as coisas acontecem numa velocidade extremamente agradável e eu ficava doida para chegar logo o final e saber o que ia acontecer, e ao mesmo tempo eu enrolava porque a leitura estava tão boa que eu não queria parar!

Vale MUITO a pena a leitura ;)

Mais em: http://www.livroseblablabla.com

Raíssa Lis 16/04/2012

Livros da Meg são sempre surpreendentes, mas já vou deixar claro para vocês que, apesar de ter um enredo bem diferente de tudo que já tinha lido, a leitura é bem gostosa e deixa sempre um pontinho de mistério, fazendo com que desperte aquela vontade de saber o final.

Emerson é uma garota, sim apesar de ter um nome masculino por causa de seu pai, e é apaixonada por games e computadores, uma nerd nata! Tem uma vida tranquila com seu amigo Christopher e vivem criticando as garotas de torcida por serem superficiais demais e só se preocuparem com a beleza exterior.

Mas tudo pode mudar na inauguração de uma grande loja, em que Em é obrigada a ir com sua irmã mais nova e acaba sofrendo um grave acidente. Após um mês no hospital, Em descobre que seu corpo foi trocado com a supermodelo Nikki Howard, uma garota de 17 anos superlinda e conhecida internacionalmente.

E agora, como será essa vida de sucesso e beleza?

Adorei essa ideia de troca de identidades. O livro perdeu uma estrelinha porque Em não consegue se aceitar no corpo de Nikki, então ela sempre diz "Ele estava beijando a boca de Nikki, ou melhor, a minha" essa confusão de Em me irrita, pois a narrativa vai ficando muito repetitiva.

O final deixa aquela pontinha de curiosidade para o segundo livro. Espero que no segundo livro, Em aprenda a lidar com toda essa mudança, não fique com essa duvida entre Em e Nikki, entenda que estão no mesmo corpo, mesma alma e mesmo cérebro e são uma só pessoa!

Resenha Publicada no Blog Flor de Lis

Camille 22/12/2012

Emerson tem dezesseis anos (e meio), uma paixão pelo seu melhor amigo (que não sabe disso) e faz parte do grupo dos excluídos na escola na qual possui bolsa por mérito e frequenta aulas avançadas.

Sua vida andava numa fase relativamente tranquila até o dia que a irmã, Frida, quis ir à inauguração da loja Stark, uma megastore que levou lojas menores localizadas que vendiam livros, CDs e DVDs à falência.

Emerson e Christopher, seu melhor amigo, acompanham Frida, visando tomar conta dos passos da menina que está caminhando para se tornar uma morta-viva. Morto-vivo é como Em e Christopher chamam as pessoas populares da escola, cuja personalidade foi deixada de lado para pertencer à um grupo.

O evento não seria um problema se uma situação não tivesse levado Em a uma enorme confusão. Agora ela tem que se acostumar com o jeito encontrado pelos médicos para que ela pudesse continuar no seu dia-a-dia. Mesmo quando isso significa um novo recomeço.

Meg Cabot consegue manter a estrutura de seus romances. Com bom-humor vemos Em sendo levada a encarar a vida de Nikki, uma modelo famosa, e tentar juntá-la à sua própria antes do acontecimento.

O romance está presente em todas as linhas do livro, apaixonando quem lê a história. Ao mesmo tempo, vemos de perto a aparição e o desenvolvimento de outros personagens que são facilmente taxados de cabeças de vento - e que talvez sejam mesmo, pelo menos até certo ponto.

As situações engraçadas dão um ar diferente a história que, com muito potencial para ser idêntica à várias outras, cria uma diferença que a torna única. Ainda que sem muitas surpresas, é impossível não querer acompanhar passo a passo o que acontece, assim como se torna inquietante terminar o livro e não ter a continuação para ler.

Pablo Arcáry 21/11/2011

Resenha: Cabeça de Vento - Meg Cabot
Emerson Wats é UMA nerd com muito orgulho. É isso mesmo Emerson é uma garota, com um nome um tanto masculino, não preciso nem dizer que ela não gosta desse nome, por isso prefere ser chamada de Em. Contra a sua vontade ela tem que levar a sua irmã mais nova, Frida, a inauguração de uma loja super badalada que está abrindo no bairro. Em prefere passar o tempo jogando "Jorneyquest" com o seu "melhor amigo" Christopher (por quem ela tem uma quedinha secreta rs...). Na tal inauguração estariam presentes as celebridades teen mais importantes da atualidade, entre elas Nikki Howard e Gabriel Luna. Durante uma manifestação para que a loja não abra, Em acaba sofrendo um terrível acidente que muda toda a sua vida... e a de Nikki.

Em fica um mês em coma, por conta do acidente. Quando ela consegue acordar tem uma "grande surpresa": Em watson está no corpo da modelo teen Nikki Howard. Mas como isso é possível ??? Graças a uma cirurgia milionária de ultima geração. É essa cirurgia que mantem Em (agora no corpo de Nikki) forçada a viver a vida da modelo como se nada tivesse acontecido.
Em passa por várias situações que ela nunca nem teria imaginado, e se encontra em um dilema: como ela é capaz de fazer os homens se apaixonarem com apenas um sorriso ?

O livro é MEGA divertido. Uma linguagem super teen, com todos os "problemas" que um adolescente normal enfrenta (tá pode tirar a parte do normal, até porque Nikki é uma modelo internacional, que não tem nada de normal). A Meg consegue criar uma atmosfera de humor do começo ao fim do livro. Ela mistura ficção,romance,e diálogos divertidíssimos, criando o livro perfeito. Aparecem personagens encantadores como "Lulu" a amiga de Nikki (foi amor a primeira vista, amei a Lulu). Eu amei Cabeça de Vento, estou louco pra ler Sendo Nikki (que está aqui na prateleira ^^).

Só uma palavra define a Meg Cabot: Diva. E só uma palavra define Cabeça de Vento: Perfeito. O livro é apaixonante. Super Indico a todos que queiram uma leitura leve e divertida!!!

Beatriz 24/10/2011

Não posso me queixar da história. É muito interessante e você realmente não espera que "aquilo" aconteça com Em e com Nikki. Gostei principalmente da sinopse do livro não falar nada a respeito! Deixou um grande mistério e não estragou a essência da história. A única coisa que não gostei e que ao mesmo tempo achei essencial foi o jeito como a Meg envolve o leitor com as emoções da personagem. Juro que várias vezes pensei em desistir de ler só porque Em agia de um jeito super idiota ou algo acontecia com ela que não devia acontecer, etc... Mas no fim das contas, foi tudo necessário e eu mal posso esperar pra ler a continuação e descobrir o que acontece (:

Bruuna 02/11/2011

Divertidíssimo!
Caaaaraaa! Que livro é esse? BOM DEMAIS! Sério mesmo... Meg Cabot sabe como nos deixar totalmente relaxada para ler um livro. =] Eu gostei desse livro, por não ser aquela coisa melada, sabe? Aquele rosa choque né. Enfim... eu me identifiquei demais com a personagem principal do livro, a Em... pois ela curti muito jogos, computadores, amigos e comida! Hahahaha. E ela não tem aquele negócio de 'paty', que é super chato...
É muito engraçado... e a história do nome dela ser 'Emerson'? Só pra rir mesmo! E a amiga da 'Nikki', Lulu? Essa sim é uma comédia... fala sério, toda louca!
E como de costume... marquei a pgn da parte do livro que mais gostei! É o capítulo dezenove, página 228, quando a Em vai pra Cave, tudo de bom essa Cave, né? E achei o máximo o drinque especial da Nikki, que se chama Nikki... é água, da pra acreditar? E só os garçons da cidade sabem disso... gente, eu também quero! HAHAHAHA
Então é recomendadíssimo este livro por mim, com certeza é uma das melhores séries, e to louca pra comprar o segundo livro ('Sendo Nikki') e ler!

Jacqueline 19/01/2012

Cabeça de vento foi o primeiro livro da Meg Cabot que eu li. As capas da série são lindas, e a história me lembrou bastante um filme que eu adoro: sexta feira muito louca.

Emerson Watts tem um nome masculino. Seu pai a batizou homenageando seu poeta favorito, porque tinha certeza que seu filho seria menino e mesmo sabendo que se tratava de uma menina, não quis mudar o nome. Emerson é muito diferente das adolescentes de sua idade (se não bastasse só o nome): ela não liga para a popularidade, se veste com roupas largas, usa all star e é apreciadora de jogos de videogame. Ela ainda é melhor amiga de um menino: Christopher, e inclusive tem uma quedinha pelo mesmo (mas que ela prefere não revelar).
Mas a vida de Emerson muda, quando ela precisa acompanhar a sua irmã mais nova Frida, na inauguração da Stark Megastore, onde o cantor Gabriel Luna estará autografando cds para os fãs. Durante a sessão de autógrafos, um grupo manifestante resolve protestar contra a abertura da loja, e é justamente neste momento que um terrível acidente acontece.

Ao acordar em um hospital, tendo a visita de ninguém mais, ninguém menos que o super cantor gato Gabriel Luna, ela começa a achar que está sofrendo de uma alucinação, mas o inesperado acontece e Emerson se vê dentro do corpo da super modelo famosa: Nikki Howard.
Sem saber o que está acontecendo, e onde foi parar seu verdadeiro corpo, Emerson enfrentará as mudanças de ser notada por todos, e ainda terá que lidar com os muitos amores de Nikki.

O que me agradou nesta série, foi o fato do enredo ser diferente e a capacidade da autora em escrever uma história leve e divertida, como se fosse uma adolescente. Nas 319 páginas, eu consegui fazer uma viagem ao meu passado, e super me identifiquei com a Emerson, que como eu se veste diferente da maioria das meninas e é vidrada em jogos de videogame.
O livro é repleto de situações hilárias, porque imagina uma adolescente com toda aquela atitude "masculina" no corpo de uma modelo que parece possuir todos os olhares alheios voltados para si?
O livro é narrado em primeira pessoa, e a trama é construída com muita agilidade, que mal se percebe o tempo passando.
Meg não nos poupou dos "colírios" e fica difícil dizer qual personagem masculino é mais encantador.

Apesar de gostar do jeito da Emerson, confesso que em muitas situações ela soou como uma chata, por causa da sua obsessão em se aproximar do seu melhor amigo Christopher, que depois do acidente, não sabe que na verdade é a amiga quem habita o corpo da super modelo.
Uma repetição que me incomodou bastante, foi o uso exagerado das palavras: tipo assim. E olha que tipo assim está para os cariocas, como uai está para os mineiros. Em cada 100 palavras, 1 começava com: tipo assim.
O livro é bastante introdutivo, o que é absolutamente aceitável, visto que faz parte de uma trilogia, mas em algumas partes soou bastante repetitivo.
Mas estamos falando da diva Meg Cabot, sendo assim o livro deixa um gostinho de quero mais no final.
Se você está cansado das tramas sobrenaturais, e quer um livro para relaxar e se divertir: Cabeça de vento é a sua melhor opção.

Gil 14/12/2011

Como fã de Meg Cabot, não podia deixar de ler este. Mais uma vez a narrativa flui naturalmente, quanto menos se espera as folhas vão passando. Cabeça de vento nos conta a história de duas garotas, Emerson Watts(sim é uma garota) e Nikki Howard. Em, como gosta de ser chamada, não é uma típica adolescente que se preocupa com sua aparência, ela é como sua irmã Frida a chama, uma nerd, que junto com seu amigo Christopher, curtem jogos e todo tipo de coisas de ficcção cientifica. Já Nikki, é uma super modelo, perfeita.

Frida quer entrar para as líderes de torcida, pois ao contrario de Em, ela quer ser popular e depois de muito insistir que Em vai com ela até uma tarde de autógrafos do cantor Gabriel Luna na Stark, loja de departamentos. Porém, ocorre um terrível acidente e as coisas vão mudar, literalmente. Ao acordar no hospital, Em sente-se diferente, sua voz, e até suas unhas está diferente. E o mais surpreendente, é o porquê as pessoas passaram a chama-la de Nikki, se ela era Em?? Em é inteligente e surpreendentemente chegou a conclusão sozinha e mesmo o médico explicando, tudo ainda era muito bizarro.

Gostei dos personagens, foram bem construídos, sempre tem um grupinho chato né e aqui não é diferente, e sem falar o cara fofo, se bem que nesse primeiro livro da trilogia eu ainda estou em dúvida de qual gostei mais. E também sempre tem as amigas fofas, aqui eu gostei da Lulu Collins, a melhor amiga de Nikki, ou seria a mais nova amiga de Em? Pois é, essas são as respostas que você vai encontrar ao ler este livro e descobrir o que realmente aconteceu e o que passará a acontecer na vida de Em. O enredo é bem inovador, o livro é fino e a leitura é rápida e o fim me deixa com vontade de ler logo o próximo, sem falar da capa e contra capa que são bonitas.

Madson 18/11/2011

Nerd na pele de uma supermodelo....simples assim.
Eu amo a Meg Cabot. Os livros dela são especialistas na arte de te desestressar, e ela faz isso maravilhosamente em Cabeça de Vento.
A história parece super comum...uma garota nerd viciada em Journeyquest sofre um acidente e vai parar no corpo de uma supermodelo; confesso que quando li que o livro era sobre isso meio que desisti, honestamente estou cansada de histórias de troca de espírito (sexta-feira muito louca mode on); mas a idéia de existir um livro da Meg que eu não tenha lido me deixa nervosa, então sucumbi a seus feitiços e li.
E SURPRESA SURPRESA! A história é completamente diferente do que você acha que é. Chega uma hora no livro que pensei: "Quero ver como a Meg vai explicar essa troca de corpos", e acaba que a resposta é genial e estranha ao mesmo tempo, o que deixa o livro mais divertido ainda. Você se apaixona por todos os personagens...TODOS...ate os vilões tem seu charme, e é muito bom como dá pra ver que os dois lados da moeda são bons: o lado nerd e o lado modelo (diferente de muitos livros por aí esteriotipando esses lados. Se você chegou a desistir desse livro no começo, como eu, aconselho a desistir da idéia....vocë nao tem id[eia do que está perdendo.

Paulatictic 29/12/2011

fraquinho
Bem, sinceramente eu achei um dos livros mais fraquinhos da Meg Cabot. Tenho um prazer enorme de ler os livros da autora, por que ela segue essa linha adolescente e muito bem, por que traz esse universo do romance, rivalidades e conflitos de uma maneira engraçada e descontraída, e às vezes ela se utiliza um pouco de fantasia para isso. Mas... Não sei por que, mas esse livro faltou em alguma coisa... Agora pensando sobre isso, acho que o que não gostei foi a personagem principal, a Emerson – sim, ela tem um nome masculino - a achei muito sem atitude – na verdade – no inicio da estória, tudo estava indo bem, a Emerson tinha um jeito forte e decidida e brigava por seus idéias, mas de repente as coisas mudam e parece também que sua personalidade, por que ela começa a fazer coisas que não condizem com a pessoa do inicio do livro.
Bem, o livro, portanto conta sobre a Emerson, uma garota que adora vídeo-game, é apaixonada por seu melhor amigo, que não faz a mínima idéia disso e claro que também é desprezada pelas garotas populares da escola – Típico de alguns livros da autora.
No entanto, as coisas mudam quando ela vai a um evento na inauguração de uma loja famosa e ela tem que ir para acompanhar sua irmã mais nova que é deslumbrada por ser também muito popular, nesse evento ela se depara com a supermodelo teen Nikki, e depois disso, a estória toma um rumo que sinceramente eu não esperava.
E não vou contar aqui por que seria um estraga prazeres, mas vou dizer apenas que eu até que achei interessante e levei um susto quando li, no entanto, acho que a Emerson ficou totalmente idiota, e realmente, eu detesto essas personagens tontas sabe? Não dá nem vontade de continuar a ler, mas eu li... e gostei pouco.

Caverna 12/07/2012

Emerson Watts é basicamente o que chamariam no colégio de loser, ou perdedora, ou excluída, que seja. A única amizade que ela tem no colégio, é seu melhor amigo Christopher, aquele por quem ela também sente uma paixão platônica, e ele parece nunca ter reparado nisso. Em não é uma adolescente que a sociedade gosta de chamar de "normal", pois ela não se veste como o resto das garotas, odiando as roupas da moda, maquiagens, ou lutar para conseguir ser a líder de torcida. Ela prefere ficar jogando com seu melhor amigo, usar roupas largas e antigas, e não esquentar a cabeça com o mesmo que a maioria. Porém, a sua irmã mais nova consegue ser totalmente o oposto de Em. Ela tem corpo, adora roupas novas e maquiagem, além de idolatrar a modelo do momento: Nikki Howard. Em sempre achou aquilo ridículo, afinal, era só uma modelo, que até drogas já havia usado, e ainda assim era tão adorada, só por ter suas fotos quase sem roupa nas ruas, revistas e televisão. Porque essa apelação sexual tão grande por alguém que não era valorizada nem pelo próprio talento? E, porque diabos, ela tinha que aturar a irmã sendo tão diferente dela?

Leia mais: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2012/03/cabeca-de-vento.html

Jub's =D 19/04/2012

Cabeça de Vento
Emerson Watts não queria ir à inauguração da Stark Megastore no SoHo,mas alguém precisava tomar conta de sua irmã caçula,que está loucamente apaixonada por um astro pop britânico que daria autógrafos por lá.Além dele,uma outra pessoa muito famosa marcaria presença...Nikki Howard,supermodelo internacional,sensação adolescente e rosto dos produtos Stark.Isso,é claro,é a receita para um desastre.
Com os belos e famosos,uma multidão apareceu para conferir a inauguração - e,em meio a pessoas comuns,algumas manifestantes resolveram demonstrar o quanto são contra o monópolio da Stark,que está acabando com o comércio de rua em toda a cidade.No meio da confusão está Emerson Watts,nerd EXTRAORDINAIRE.
Como ela poderia saber que esse momento mudaria sua vida para sempre? Depois de um acidente terrível,Em - que já não era nenhuma rainha do baile - não é mais a mesma.Literalmente.Agora,fazer seu melhor amigo e paixão secreta notá-la como mais do que amiga é o menor de seus problemas!
Mas o que Em se recusa a aceitar pode acabar se tornando exatamente a mesma coisa que fará seus sonhos virarem realidade...
NIKKI CHEGOU PARA FICAR.
Li e aconselho !!