Marcados pelo Triângulo Rosa

Marcados pelo Triângulo Rosa Ken Setterington

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Catia Gama 20/03/2024

Uma luta diária pela igualdade
Como todos os livros que já li sobre o Holocausto, este é mais um retrato dos horrores sofridos que foram causados pelo preconceito.
Muitas pessoas ainda não sabem que homens e mulheres foram marcados por amar alguém o mesmo sexo.
Ainda somos incapazes em muitos níveis de aceitar s diferenças.
Mas é possível melhorar e não permitir que atrocidades como essa voltem a acontecer.

Eliane373 31/12/2023

Livro dedicado aos gays que sofreram na mão dos nazistas.
A história conta com riqueza de detalhes o ocorrido com homens que ousaram assumir sua homossexualidade ou que foram "arrancados do armário" para sofrer o que de pior os nazistas tinham a oferecer para aqueles que só queriam ter o direito de amar e ser amado.

Jenny Vokalnii 27/12/2023

Pesado
Fazia tempo que não lia a respeito das atitudes da Alemanha nazista na segunda guerra mundial. Eu sabia um pouco sobre as perseguições aos homossexuais, e nesse livro entendi ainda mais a crueldade que diversos homens passaram não apenas durante, mas também após o regime nazista. Esse livro me fez refletir muito, me deixa mal por tudo que eles passaram, infelizmente nós da população LGBT+ ainda somos perseguidos em vários países. Contudo, saber que em muitos outros temos diversos direitos, nos mostra que vale a pena lutar para existir, resistir e viver dignamente.

JESSICA53 05/11/2023

Muito além ?
Li vários livros nessa temática de segunda guerra mundial, mais sempre tendo como foco, os judeus. Não foram apenas os judeus que foram perseguidos pelo terceiro reich foram todas as minorias. Esse livro conta um pouco da perseguição aos homossexuais.

?Todos merecem ser respeitados por quem são. Eu prometo espalhar esta mensagem aos meus amigos, familiares e vizinhos. Levantarei minha voz contra o ódio e a intolerância sempre que os presenciar, na escola e no trabalho.?
Fabio da Silva 05/11/2023minha estante
Já li. Gostei!

Ivinha 21/08/2023

Sensacional
Algo que eu nunca tinha lido sobre (e eu leio muito sobre SGM)? mas esse me surpreendeu em todos os quesitos.
Um assunto não falado. Pessoas que, mesmo após a guerra, sofreram caladas; ainda sendo tratados como criminosos só pelo fato de serem gays.
Um assunto que não pode ser esquecido nunca e com um poder arrebatador de te fazer sentir mais empatia e amor pelo próximo.

Camila 05/07/2023

Perseguidos até os dias de hoje
Um livro que me deixou em frangalhos, difícil ver o quanto a realidade foi cruel com homens e mulheres que apenas foram culpados por amar.
Neste livro, você conhecerá quem eram os prisioneiros que tinham um triângulo rosa em seu uniforme de campo. Eram em sua maioria homens que amavam homens, poucas mulheres (pelo relato deste livro) foram enviadas ao campo. Os homens que eram enviados aos campos, eram condenados pelo art. 175, que proibia a relação entre homens. Sendo condenados iriam para os campos com uma pena de seis meses, mas que se estendia por anos, muitos destes homens eram mortos assim que o trem chegavam.
É ridículo pensar que os alemães ss acreditavam que homens gays que tivessem filhos "passaria" a homossexualidade para seus filhos (eles acreditavam piamente nisso e conseguiam atestar em sua maneira nojenta de desenvolver provas). Himmler dizia que a homossexualidade era "um sintoma de degeneração racial destrutivo para nossa raça". INACREDITÁVEL! Muitos homens presos ao triangulo rosa foram levados aos bordéis dos campos que ali sobreviviam mulheres judias e ciganas. Uma tristeza sem tamanho,
A perseguição perdurou até o fim dos campos e do regime nazista, mas o art.175 não foi abandonado pelo governo alemão, ele perdurou até 1968, quando deixou de ser aplicada. Todos os homens e mulheres marcados pelos triângulo rosa ainda eram vistos como criminosos, e muito menos conseguiam se aposentar mesmo passando por todo o horror dos campos.
O inacreditável é que a piada do governo alemão só foi se retratar no ano de 2001, pensa depois de 56 anos, alguém vir te pedir desculpas e lhe dar um tapinha nas costas. Muitos estavam com a idade avançada e outros tantos já haviam falecido para ver a retratação do governo. Isso me deixou extremamente triste em saber.
É uma leitura difícil, mas extremamente necessária. Nunca devemos esquecer dos homens e mulheres que sofreram, morreram nos campos, além de seus sobreviventes.

shuhua 28/06/2023

"Ninguém pode fugir de uma pele para outra. E você deve fazer o melhor sendo quem é..."
"Muitas de suas histórias foram perdidas. De alguns, tudo o que permanece são retratos, tirados no momento de sua prisão. De muitos outros, até mesmo os nomes foram perdidos. Não podemos esquecê-los."
"O rosa vem de um período sombrio e aterrorizante da história gay, mas hoje é a cor da recordação e da celebração."

Carolina.Dall 04/06/2023

Leitura necessária
Apesar das dificuldades ainda enfrentadas nos tempos atuais com relação ao preconceito e violência contra a comunidade LGBTQIA+ , esse livro nos faz perceber nossos privilégios e conquistas da época moderna.

Vemos nitidamente como a comunidade antes do nazismo já não tinha nada, e absurdamente esse nada foi piorada a assassinatos e torturas, ainda por cima as vítimas homossexuais do holocausto foram negligênciadas mesmo depois da guerra, os aliados tinham nojo deles, não os ajudaram e alguns permaneceram presos,só no século vinte um fizeram homenagens e reconheceram suas mortes,é um livro duro mais importantíssimo não podemos esquecer nossa história, precisamos conhecê-la e não deixar isso regredir jamais

Isabele.Ferrari 25/04/2023

Faz tempo que li esse livro, mas ele é muito bom e importante. Fala sobre os homossexuais no holocausto.
É chocante ler a história crua, mas verdadeira. Ele é rico em história, tem relatos e imagens.

Daiane.Mazzetto 11/04/2023

Sensível
Um livro que trás luz a um tempo muito sombrio da humanidade e trás vozes de pessoas que por sua sexualidade foram condenados, mas não esquecidos e sempre serão lembrados.

Yasmin1609 30/03/2023

Chocante
Esse livro traz uma realidade que não é muito falada na época do nazismo.

Trazendo relatos sobre homens homossexuais que foram perseguidos pelo exército e sofreram em campos de concentração nazista, em como muitas pessoas foram condenados a morte por causa da sua orientação sexual.

É um livro chocante e traz relatos sensíveis sobre os acontecimentos e punições daquela época.

Joao366 13/02/2023

Simples e interessante
Livro de linguagem bem simples e mega interessante. Senti que é um pouco genérico, mas por não ter muita pesquisas a respeito do assunto, fica difícil mesmo um aprofundamento maior. Acho que é mega necessário para todo LGBT de hoje em dia entender o quanto de luta teve para estarmos aqui hoje em dia. Realmente é difícil de crer que existiu o holocausto, precisamos lembrar todo dia dessa memória difícil para não esquecer esse passado.

Abda1 30/01/2023

Chorei demais
Mano, esse livro fala sobre coisas que eu não sabia que tinha acontecido durante a segunda guerra mundial, e olha que sou vidrada por ela. A luta do homossexuais, o sofrimento nos holocaustos, o pouco que eles tinham conquistado e que foi por água a baixo por causa dos nazistas. Surreal, todos deveriam ler esse livro.

Juliane 25/01/2023

Fortes relatos sobre como os gays foram tratados antes, durante e depois do período nazista. Atrocidades não muito conhecidas.

1 | 2 | 3 | 4