Mestre Gil de Ham

Mestre Gil de Ham J. R. R. Tolkien

Resenhas - Mestre Gil de Ham

Pedro 20/04/2024

Mestre Giles d' Adeia , foi uma surpresa para mim, pois um livro tão pequeno conseguiu ser tão cativante.
Nesse livro você não verá uma linguagem muito difícil ou um enredo muito complexo, Entretanto mesmo o livro sendo curto Tolkien sabe contar boas histórias.
A história é relativamente simples, mas ótima para você que quer sair de uma ressaca literária, ou ler algo sem muito compromisso, ou se simplesmente busca uma boa história.
Caso você tenha medo de ler outros títulos do autor como o "senhor dos anéis" pelo tamanho ou pela linguagem, esse livro é uma ótima porta de entrada.

Hellen Hektor 20/04/2024

Protótipos de Bilbo Bolseiro e Smaug
Não sou fã de histórias direcionadas ao público infantil, mas como gosto muito de O Senhor dos Anéis, resolvi conferir esta obra de Tolkien. Respeito quem a achou divertida, mas eu, sinceramente, não via a hora de terminar a leitura.

O fazendeiro Mestre Gil e o dragão Chrysophylax, personagens centrais da trama, têm muito em comum com Bilbo Bolseiro e Smaug de O Hobbit: Gil, assim como Bilbo, só queria viver em paz a sua vida tranquila no campo e de repente se vê numa jornada repleta de surpresas e perigos. Já Chrysophylax é um dragão rico, acumulador de inúmeros tesouros, e cheio de astúcia, não muito diferente do Smaug de O Hobbit. Embora Mestre Gil seja considerado herói pelo seu povo, ele me pareceu ranzinza demais em vários momentos, o que não me despertou empatia alguma por ele (e os outros personagens humanos também não ajudam, são bem superficiais).

Entretanto, o que mais odiei no livro é a forma como Gil e Agatha, sua mulher, tratam Garm, o cão de estimação do casal. Entendo que Garm foi incluído de forma despretensiosa pelo autor, mas ele não merecia ouvir tantas palavras rudes e até receber agressões físicas. Tenho afeição por animais e considerei isso péssimo (ainda mais depois de ter visto o carinho de Sam por Bill Samambaia em O Senhor dos Anéis).

Enfim, esse é somente meu ponto de vista. Mesmo não tendo apreciado a história de Mestre Gil de Ham, continuo acreditando que Tolkien é um gênio da literatura fantástica.

Srta. Morg 31/03/2024

Leitura leve que me arrancou muitas risadas. Um pequeno conto de Tolkien que merece ser lindo. Eu simplesmente adorei!

Léo 31/03/2024

Um fazendeiro, um dragão e um pouco de sorte
Mestre Giles é mais um clássico de Tolkien, que como tal carrega certas características que as obras de Tolkien possuem. Aqui, contudo, foi uma das obras que achei mais diferente, apesar dos elementos clássicos. Aqui Tolkien usa mais de humor, para pensar sobre dragões, coragem, sorte, reinado e, obviamente, filologia. É mais um excelente conto e perfeito para toda a família

Gabriel 30/03/2024

Gostei muito! Tolkien sempre soube criar histórias gostosas de se ler e que afloram muito nossa imaginação. Em Gil de Ham, temos um texto bem leve de se ler, sem muitas descrições detalhadas, costumeiras dos textos de Tolkien. Isso ajuda muito na fluidez na hora de ler. Gosteiiiiii! Leiam!

AnaP14 21/03/2024

O livro é muito bom, minha filha ama! Sempre relemos juntas e ela se diverte com as aventuras. Essa edição é pequena e muito bonita, por causa das ilustrações.

Augusto Moreira 06/02/2024

Até que é bom
O livro é muito curtinho, mas vale a pena, eu gostei, se quiser ler um livro curto e rápido com certeza você vai gostar

"Aonde você vai Sam?" 06/02/2024

Tolkien e seus dragões...
Uma fábula fantástica (embora nem todos os animais falem) como as que mais são.
Rica, melindrada e reviravoltosa como o são poucas!

Guimarães FA 31/01/2024

Considerando que o livro foi criado por Tolkien para entreter os seus filhos, acho uma história interessante, simples, coesa com todo o ambiente que ele criou em LOTR e rápida. Muito bom. Quem dera se ele tivesse feito mais histórias como essa.

Dayse.Ariane 29/01/2024

Um fazendeiro corajoso e um cachorro falante.
Este livro é uma graça! Conta a história de como um fazendeiro se envolve num confronto com um famoso dragão e as peripécias do seu cachorro falante, Ganido. Dei muitas boas risadas e me diverti bastante. Recomendo a leitura! Sobre o autor, dispensa comentários. Só leiam! ???.

Gabi 27/01/2024

Uma história para relaxar
Estava procurando por algo mais rápido e leve pra ler, lembrei do Tolkien, já que tenho ótimas lembranças de O Hobbit, que foi uma história tão gostosa de ler, assim como essa foi. É um livro infantil, mas não deixa de valer a pena a leitura. Meu personagem preferido sem sombra de dúvidas foi o cachorro falante, Ganido (pra mim ele é o clássico cachorro caramelo ?)

Jussara 24/01/2024

Muito bonitinha e engraçadinha a história do Mestre Giles d'Aldeia, o tipo de livro que agrada nossa criança interior!

mabluez 20/01/2024

O cachorro é um ícone
Uma leitura rápida que te prende n é assim uma leitura chata que se fica entediado e enrola p pelo menos ter uma interação eu me vi mt no cachorro ( esqueci o nome ) que só quer dormir e fugir dos problemas

10/10

GabrielJosende 14/01/2024

Surpreendentemente profundo
"Mestre... deixe-me ver, acho que não sei o seu nome?"

? Nem eu o seu ? disse Giles ?, e vamos deixar assim mesmo. (p. 69)

Uma história surpreendentemente profunda, instigante, e muito acessível. É minha primeira vez lendo Tolkien, e eu confesso que me apaixonei. Sua escrita é fluida, desenvolta e prende completamente o leitor, deixando-o envolvido. Eu não conseguia tirar os olhos das páginas.

A edição da Harper Collins é também magnífica. É preciso também exaltar as ilustrações de Pauline Baynes, tão cuidadosamente produzidas.

Indico a leitura para jovens leitores que desejam adentrar ao mundo da fantasia. Aos adultos, indico para que percebam suas nuances e constantes críticas ao sistema.