Histórias

Histórias Heródoto

Resenhas - Histórias

tiagonbraz 02/03/2022

Histórias, de Heródoto - Talia
"Portanto, coloco a minha opinião para que nós abandonemos o governo de um só e o elevemos ao povo; pois o todo está na maioria."

Nesta terceira parte das Histórias, Heródoto narra três períodos do Império Persa, começando pela conquista do Egito por Cambises, sucessor do célebre Ciro. Heródoto retrata Cambises como alguém "instável" (para utilizar de um eufemismo), com ações completamente condenáveis, como o desrespeito pelo culto egípcio ao deus Ápis, um touro; a violação de um sarcófago, ultrajando um faraó; e a o assassínio de seu próprio irmão, Esmérdis. Como é comum nas narrativas gregas, Heródoto demonstra que os atos humanos não saem impunes, e que a justiça divina age para punir os ímpios, culminando na morte de Cambises.
Após a morte do Rei, o poder passa a dois magos - um deles com o nome do irmão de Cambises, Esmérdis, e por isso consegue manter-se no poder -, que logo são descobertos por sete persas e assassinados; estes, então, decidem a quem sucederá o poder do Império Persa por meio de uma disputa racional e completamente lógica: o primeiro cujo cavalo relinchar ao amanhecer tornar-se-á Rei. Dario utiliza de uma artimanha junto de seu companheiro, que passa a mão nas partes íntimas de uma égua e, ao amanhecer, coloca a mão no focinho do cavalo, e este relincha. Após esta magnífica disputa pelo poder, Dario torna-se Rei.
Os aspectos biográficos e as narrativas dos acontecimentos por Heródoto são interessantes - apesar de não ser um narrador muito confiável, pois ele simplesmente relata o que lhe foi dito, sem criticar (habitualmente) ou estabelecer um filtro quanto a episódios no mínimo dubitáveis. No entanto, a obra ganha força ao mostrar a visão de mundo helena, comparando com os valores dos chamados bárbaros (povos que não falavam a língua grega). Devo dizer, mais uma vez, que Heródoto peca por suas constantes digressões, que confundem o leitor, particularmente por sua não-linearidade dos acontecimentos. Perdi-me não poucas vezes, e tive que voltar algumas páginas para encontrar-me na narrativa novamente. As notas de rodapé foram fundamentais para diminuir as confusões - e, mais uma vez, esta é uma belíssima edição feita pela Edipro.

Tiago 17/06/2023

Esta coleção transporta a gente pra outro mundo ,fico pensando ca com meus botões como seria a minha vida naqueles tempos.
Se coloque no lugar dos persas que foram usados para conquistar a babilonia no ardil de Zópiro...