Patrística

Patrística J. N. D. Kelly

Resenhas - Patrística

Erick 09/06/2021

J.N.D. Kelly é um autor protestante, mas dentro das proporcionalidades do que isso pode significar, ele faz um bom trabalho nesse livro.

É uma obra densa, leitura difícil, mas, creio ser material de estudo obrigatório para aficionados ao tela da Patrística.
Emanuel.Müller 09/06/2021minha estante
Como o autor fala sobre a Igreja? Ele reconhece que os pais da Igreja sempre foram católicos desde o princípio? Como ele fala do ministério petrino?

Ramon 22/08/2017

Patrística - J.N.D Kelly
Para aqueles não familiarizados com o nome, Patrística ou "Pais da Igreja", é o período
inicial do cristianismo que vai do fim do século I ao VI. Onde grandes homens de Deus desenvolveram e defenderam as doutrinas cristãs de ataques heréticos e ajudaram a preservar os ensinos apostólicos.

As doutrinas cristãs parecem terem nascidos prontas, mas quem pensa assim desconhece todo os conflitos existentes desde o seu início. Os Pais da Igreja lutaram para separar o joio do trigo, enfrentando interpretações distorcidas dos ensinos apostólicos e preservando a verdade transmitida por Cristo aos seus seguidores. O autor praticamente explica o desenrolar da disputa teológica que culminou no concílio de Niceia, até o concílio de Caldedônia.

O livro traz uma introdução interessante que te coloca bem situado no contexto da época, mostra a influência judaica helenista nos primórdios do cristianismo e como o pensamento filosófico grego serviu para ajudar a propagar e explicar os conceitos metafísicos cristãos.

Ele divide o livro 3 partes, primeiro faz uma introdução a teologia cristã e ao pensamento religioso da época, mostrando como os primeiros cristãos criam, seus métodos de exegese, e o processo de formação do que seria mais tarde chamado de Novo Testamento.
Então ele entra nas disputas teológicas, principalmente na questão ariana, que culminou no Concílio de Niceia em 325 d.C. O arianismo quase destruiu o cristianismo na época.

O autor faz um trabalho muito bom, pois elucida as questões não com sua opinião, mas com a opinião dos próprios pais da igreja.
Houveram muitos debates teológicos (muitos mesmo), todo e qualquer tipo de interpretação sobre a trindade, a natureza humana e divina de Cristo, a ressurreição corpórea, o Verbo encarnado...Tudo que pudesse ser levantado, eles discutiam. E as decisões oficiais eram feitas nos concílios, por isso eles foram tão importantes na época e também para nós.

O livro traz muita coisa, são quase 400 página de alto nível teológico sobre assuntos de importância primordial, que são a base da fé cristã. Creio que seja muito importante entender o porquê de certas coisas, até mesmo para evitar o erro.

Essa é uma obra para aqueles que querem se aprofundar e conhecer as raízes da fé cristã, são temas complexos mas mostrados de forma clara, essencial para compreender melhor o cristianismo.

site: facebook.com/Caminho.1

Heitor_cf 04/03/2021

Opinião
Esclarecedor, bem embasado e denso, porém cansativo.

A preocupação do autor em partilhar o que acontece tanto no ocidente quanto no oriente é primorosa e muito bem executada, assim como os paralelos traçados e a linha do tempo descrita. A escolha de seguir uma ordem cronológica das discussões que surgem é enriquecedora.

Seu único defeito é o cansaço de sua leitura, pois se tratam de muitas informações. O leitor leigo no assunto, como eu, certamente se cansa facilmente com o amontoado de nomes, palavras em grego e latim e pensamentos. Contudo, é um percalço a ser superado pela qualidade das informações trazidas e pela abordagem direta e atual, ainda mais quando se é impossível fugir dele por se tratar de um estudo histórico.

Carles 23/04/2022

Obra densa, toneladas e toneladas de informações apresentadas ao leitor (ele que se vire para absorver), um livro de cabeceira mesmo, hora ou outra o leitor voltará para consultar alguma informação. Historicamente profundo sobre um período muito interessante, principalmente para os cristãos interessados no desenvolvimento teológico ao longo da história.