A Casa das Palavras

A Casa das Palavras Marina Colasanti

Resenhas - A casa das palavras

Lari 11/09/2014

[Resenha] A Casa Das Palavras, de Marina Colasanti
A Casa das Palavras é um livro que reúne 25 crônicas, nas quais retratam como devemos preservar a natureza - rica em flora e fauna. Comove-nos, de uma maneira profunda, acerca da violência que muita vezes escolhemos ignorar. E ensina-nos sobre a vida em forma de crônicas, relatando os acontecimentos do nosso dia a dia.

Eu gostei bastante de algumas crônicas. Outras me fizeram pensar bastante sobre o assunto abordado. Já com outras me deixaram um pouco chocada com a violência retratada. Amo crônicas e contos, então me diverti bastante.

Apesar de ser uma obra que nos passa bastantes conhecimentos e ensinamentos, é um pouco cansativa para quem não tem o costume de ler certos livros por ser rica em palavras pouco conhecidas.

Resumindo: Eu adorei o livro. A autora tem um talento com as palavras. Com uma leveza ela escreve sobre assuntos que são, até certo ponto, polêmicos. Tudo isso sem ser rude nem agressiva. Expressa ambiguidades sem ser confusa nem mal interpretada.

site: http://nomundodoleitor.blogspot.com.br/2017/01/resenha-a-casa-das-palavras.html
Carlinha 25/02/2019minha estante
vc tem para me emprestar para ler? professora da escola mandou lermos este.

alanis 29/10/2021

nao tava entendendo nada no inicio. o final parecia o inicio
é isso, sou muito burra pra ler crônica e não tenho senso crítico de ter uma boa análise desse livro, li na força do ódio graças a minha escola.

Luma 19/07/2022

Nhe
Este livro tem a junção de 25 crônicas, com histórias distintas. Todas tratam sobre como tratamos as pessoas e os animais.
Sinceramente não leria de novo, as histórias são cansativas, chatas, com uma leitura um pouco complicada.

Anna 29/12/2020

Remédio para a sociedade
Com 25 crônicas, comecei a ler o livro achando que seria mais um comum da leitura obrigatória da escola, me surpreendi ao perceber que realmente gostei dele.
Algumas crônicas, de fato, foram meio confusas e violentas, não sendo minhas favoritas, outras foram muito interessantes e atingiram direto o ponto, falando de problemas reais e da culpa que temos em relação a eles.
Para um primeiro contato com a autora, o livro é perfeito, e já me tornou fã dela. Todas as crônicas tratam de assuntos importantes de uma forma diferente, sendo um remédio para a sociedade.

ghartx 04/01/2022

Sai da minha zona de conforto. Alguns contos da história são legais e envolventes, mas tbm tem uns confusos. Vale se vc gosta de poesia!

.readlah 01/11/2023

Me surpreendi
Li esse livro como indicação da minha professora e eu tô muito apaixonada na escrita da Marina.
Ler esse livro depois de conhecer a história da Marina,ver entrevistas dela é realmente muito incrível pois parece que ela está contando uma história pessoalmente pra você ??

Fuzue 27/02/2024

Afinidades
Marina Colasanti convidou suas crônicas para uma festa na casa das palavras. A disposição no saguão seguiu uma ordem afinidades.
Tinham as que falavam sobre a natureza e o mundo, estás ficavam num canto comendo entradinhas. As que refletiam sobre nosso tempo presente foram à pista de dança aproveitar o momento. As mais sábias, ficaram em casa e aguardaram o fim da festa.

sonia 02/10/2013

minha ídola
Se há alguém que eu gostaria de ser, é Marina: ter o seu talento com as palavras, sua leveza, ela diz o que eu queria dizer, sem ser rude, confessa o inconfessável, sem se tornar horrenda, expressa ambiguidades, sem ser confusa.
Escreveu um monte de livros com grande sucesso de vendas, navegou por gêneros diferentes, com graça e sutileza, tem coluna emrevistas boas, e além disso casou com um escritor que é tão bom quanto ela, e significativamente diferente para não ofuscá-la.
Ela e o marido são a versão brasileira e melhorada de Simone e Sartre.

Thamy 20/04/2020

Foi meu primeiro contato com a autora. Honestamente, não gostei muito. Sou chegada à linguagem literária e poética, - falando de maneira geral - mas não senti uma força ou comoção tão grandes com esse livro. Talvez seja a temática relacionada à natureza; assunto esse, inclusive, pelo qual me interesso bastante. Todavia, senti que, por vezes, a leitura feita pela autora foi em demasia forçada.

SAVieira 14/09/2020

A CASA DE PALAVRAS
A casa das Palavras
Como todo inicio de leitura obrigatória para a escola comecei a ler a obra com total receio e querendo finalizar logo a leitura para poder rapidamente começar os livros de meu interesse porém me surpreendi incrivelmente quando me entretive completamente pelas crônicas.
Como disse anteriormente o livro é ótimo para entreter-se mas além disso é ótimo para nos causar uma reflexão sobre assuntos do dia que às vezes durante nosso cotidiano nós simplesmente não ponderamos, pelo simples fatos de não termos tempo de reparar e refletir sobre nossa sociedade e realidade.
As crônicas que mais gostei são as que estão na seção "Nosso tempo" em particular as crônicas "E amanhã são mais cinquenta mil", pois é uma das que está mais próxima, principalmente da nossa vida de estudante, e a crônica "Stress,essa epidemia".
Uma coisa pode ter certeza, como na própria sinopse já é descrita a autora é uma "artista de pulso firme" e fala o que tem que falar sem ser rude ou ser confusa por mais metáforas e ambiguidades que ela utiliza, deixando assim um linguagem fluida, algo que colabora paras curtas crônicas
A minha nota para esse livro foi 4/5, pelo simples fato pessoal de que não costumo muito ler crônicas (algo que tenho que aderir o hábito de ler mais) e nem me apego tanto assim à elas sendo assim perdendo 1 ponto.

Francini.Lessa 01/05/2023

Sensível
Temas sensíveis compõem as crônicas presentes nessa obra que mexe com sentimentos e sensações que escondemos de nós mesmos!

Marileide.LeAo 21/04/2015

hgyjmbhvbg
Gabriel.Marcos 02/09/2020minha estante
uma pessoa de poucas palavras

Starfire 02/03/2023

Bom, leitura rápida e super fluída.

Nos faz pensar nas situações cotidianas, que dizem que é "normal" sem ser. Não é normal. É comum. O que te faz pensar em tentar evitar essas "situações futuras". Mas, como o mundo já está imerso no abismo das coisas que, consideramos erradas e não fazemos por onde não fazer, não conseguimos voltar atrás.

Ana Bellot 23/09/2023

Obra INJUSTIÇADA pelas escolas!
Forçar alunos a ler este livro deveria ser crime. São crônicas e contos densos, profundos, exigem tempo do leitor. Um aluno jovem, sem bagagem, dificilmente irá tirar proveito dessa obra-prima! Marina é uma MESTRA das palavras, talvez uma das melhores do MUNDO! E passa tão desconhecida... que injusto, meu Deus! O que é o conto Noé? E o conto Desde que ela veio? O que ela faz com a palavra, o iso perfeito, a escolha EXATA!

LEIAM MARINA!

Antonio843 28/03/2024

Marina sendo Colasanti
Não há uma palavra que esteja fora do lugar em qualquer crônica. Li com meus alunos do 9° ano do Ensino Fundamental