Um Deus Chamado Dinheiro

Um Deus Chamado Dinheiro Aristófanes

Resenhas - Um Deus Chamado Dinheiro

Andy.Miles 12/05/2021

Uma grande peça.
A ultima peça de Aristófanes... muito boa, assim como todas as outras peça. Esta aqui não é diferente das outras: há críticas sociais presente, no que diz respeito a conduta dos atenienses em relação ao dinheiro. Houve até um debate interessante sobre a pobreza, mas que não teve muito aprofundamento.

rdarwich 26/08/2023

Uma peça de teatro com uma discussão muito interessante
A sinopse me atraiu bastante para ler essa peça. Eu gostei muito da reflexão que o Aristófanes propôs, especialmente na discussão de Crêmilo contra a Pobreza. Os argumentos dela são muito bons e me fizeram lembrar dos mesmos argumentos que atacam a ideia de que a igualdade absoluta entre as pessoas seja algo bom.

É bom destacar também que ele fez muitas críticas à sociedade ateniense da época, às vezes de maneira geral às vezes contra pessoas específicas, sem poupar palavras. Se transportarmos para hoje, nem
parece que foram feitas séculos antes de Cristo.

O que me frustrou, não vou mentir, foi a forma como terminou. Mas acho que a intenção do autor era essa mesma, afinal é uma comédia satírica. Não posso explicar muito para não dar spoiler, mas eu genuinamente esperava um final oposto.
Luíza Zappalá 05/03/2024minha estante
Haahahah legal!!!!

Marques 27/07/2022

Devo dizer primeiramente que não sou especialista em literatura clássica, não sou historiador e não tenho pretensão alguma de calçar as sandálias de qualquer autoridade no assunto.

Como é dito por vários historiadores, tradutores e estudiosos a Comédia Antiga é uma fonte riquíssima de detalhes sobre a vida cotidiana da pólis grega. Aristófanes não poupa personalidades públicas, privadas e deuses, nada passa despercebido em suas reflexões e críticas.

Ao personificar a Riqueza (Pluto) e a Pobreza e debater com eles através de seu protagonista, Crêmilo, o comediógrafo traz a baila a revolta do ateniense contra aquele que enriquecem às custas do sofrimento da pólis e dos outros cidadãos, no caso após a derrota de Atenas na Guerra do Peloponeso, principalmente se colocarmos em paralelo a peça 'A Paz', na qual também acusa o enriquecimento imoral através da guerra contra os espartanos.

Recomendo, óbvio, a todos aqueles curiosos pela Antiguidade e pelas raízes da dramaturgia.