História da Literatura Universal

História da Literatura Universal Ana Maria Junqueira Fabrino

Resenhas -

Carolina Del Puppo 05/04/2023

Bom, razoável, mas, eu esperava mais. Acho que li só por ler mesmo porque eu odeio abandonar algum livro.

B.norte 11/12/2022

Um título muito ousado para seu conteúdo
Vamos lá, ficou grande porém acho que tinha muito a falar sobre o livro...

Posso dizer que gostei? Sim, de certa forma gostei do livro. Porém, acho que a escolha para seu título foi MUITO errada. "História da literatura universal" se restringe basicamente à literatura ocidental, pontuando uma ou outra coisa que não faz parte do cânone ocidental.

O livro é um grande resumo de breves acontecimentos históricos que envolvem a literatura, algumas contextualizações breves e uma grande relação de autores e obras por escolas literárias, organizados cronologicamente. Isso é ruim? Não. Eu gostei de ter a oportunidade de relembrar coisas que já tinha esquecido.

PÚBLICO-ALVO - Na minha visão, esse livro se dirige à:
1) Pessoas com pouco conhecimento sobre a história da literatura ocidental e deseja se aprofundar no tema;
2) Estudantes do ensino médio que gostam de literatura e desejam se aprofundar no tema ou estudar para o vestibular (muito coisa que há no livro, vi no meu ensino fundamental/médio);
3) Alunos que estão iniciando a faculdade de letras e não sabe pra onde vai a disciplina de Literatura (por incrível que pareça, temos estudantes que iniciam a faculdade de letras e não sabem que terão que estudar literatura durante o curso).

Observação: Se você é um estudante de mestrado ou doutorado e está interessado no livro para seu trabalho de pesquisa, eu não recomendo. Porém, cada um saber o que é melhor pra si.

CUSTO BENEFÍCIO - Atualmente o livro está na faixa dos R$128,00. Na época em que comprei, junho de 2021, ele custava R$ 111,73. Acho difícil o valor dele diminuir, pois já deve ter ganhado um título de "livro teórico" (pra mim ele é um livro introdutório e não teórico). Quem realmente quiser conhecer a "História da Literatura Universal" pagamento menos de R$ 100,00 atualmente, pode apostar nos livros:
1) O Livro da Literatura (editora globo): Ele traz a relação, de fato, de vários textos literários e seus respectivos autores e não se restringe apenas ao ocidente. Ainda faz contextualização histórica e aborda as temáticas das obras literárias em questão. Um trabalho maravilhoso. Não é necessário ler ordenadamente, você pode ler da maneira que quiser e tá tudo bem.
2) O Mundo da Escrita, de Martin Puchner: Quer de fato uma história da literatura universal? Leia esse livro. Ele irá apresentar como a escrita e consequentemente a literatura, molda a sociedade em diversas partes do mundo. O autor saiu de sua zona de conforto e visitou diversos lugares para a construção dessa obra.

PONTOS NEGATIVOS - Olhando de maneira geral, houveram pelo menos quatro pontos (eu acho que houveram mais, porém só lembrei desses) que não gostei no livro:
1) Muitas obras literárias não foram colocadas na lista de referências bibliográficas.
2) Livro dominado pelas literaturas ocidentais. Cita um ou outro autor de literatura não-ocidental.
3) Chama literatura de autores não-amazonenses de literatura amazonense.
4) Pouquíssimas referências da literatura oriental. Desculpa, sou fã de literatura oriental, principalmente a japonesa, então fiquei um pouco triste (mesmo sabendo) que os autores japoneses não seriam abordados. Pelo menos a autora lembrou de Kenzaburô Ôe, o que é alguma coisa.

Por fim, é isso. O livro não tem versão digital, apenas física.

site: https://baudonorte.blogspot.com/
CPF1964 11/12/2022minha estante
Excelente resenha. Parabéns e Obrigado. Mais claro que isso impossível.

CPF1964 11/12/2022minha estante
Tenho o Livro da Literatura da Globo. Uso como consulta.

mpettrus 11/12/2022minha estante
Eu também sou fã de literatura oriental. Achei frustrante não citarem obras literárias do Oriente. Adorei a resenha! Perfeita!!! ??????

B.norte 12/12/2022minha estante
Obrigada! ?

Paulo Silas 12/08/2022

Com a proposta de fazer uma abordagem geral sobre os principais pontos, fatos, escolas, correntes, obras e autores da literatura universal, a obra alcança a sua finalidade com êxito em suas quase quatrocentas páginas, trazendo ao leitor importantes temas como a origem da literatura, as formas de se compreender o texto literário enquanto tal e suas formas ao longo dos séculos, os diversos movimentos literários ao redor do mundo e muitos outros, tendo-se assim um livro que reúne uma série de informações sobre a história da literatura no mundo.

O livro inicia trazendo aquilo que seria o início da literatura universal, abrangendo esse início da oralidade até os primeiros textos: desde as primeiras narrativas (2.500 AC a 1.000 AC) até os primeiros textos gregos (600 AC). O período medieval é o tema tratada no capítulo seguinte, cuja produção literária correspondente sofreu influência direta dos fatores históricos de então - como o surgimento do cristianismo -, repercutindo nas novelas de cavalaria e canções de gesta, além de, até o final desse período, terem aparecido movimentos como o trovadorismo, o humanismo e o classicismo. No terceiro capítulo são trabalhados os movimentos estéticos o barroco, do iluminismo e do neoclassicismo. Já a parte seguinte é inteira dedicada ao período do romantismo, enquanto que o quinto capítulo trata dos movimentos do realismo, do simbolismo, do parnasianismo e do modernismo. Por fim, no último capítulo, o período contemporâneo (abrangido desde o pós-guerra na década de 40) recebe atenção ao tratar de diversos autores e obras da literatura contemporânea que pode ser compreendida também em um sentido próprio.

A autora registra na apresentação da obra que "é por meio de narrativas que reconhecemos experiências e pensamentos com os quais nos identificamos ou rejeitamos, fazendo assim com que firmemos nosso posicionamento no mundo e construamos nossa identidade não apenas de forma crítica, mas também prazerosa, uma vez que a leitura é também um tipo de entretenimento". Assim, dada a reconhecida importância do meio literário, tem-se como tão importante o conhecimento sobre todo seu aspecto histórico, sendo justamente nesse sentido que se dá a notória contribuição do livro: um bom compêndio sobre a história da literatura que merece a leitura.

Rayane Lau 09/06/2022

Um livro muito bom, e que com certeza vou ter que reler uma vez ou outra para relembrar e estudar, e continuar estudando, sempre !

Francisca 27/04/2021

Achei uma leitura bem interessante. Vai perpassar por todos os momentos da literatura tanto no Brasil como no mundo. Com isso, é possível conhecer vários autores e autoras interessantes. Já fiquei afim de conhecer a escrita de vários. ?

Dominic nic nic 21/04/2021

Livro lido para uma matéria da faculdade. Bem informativo, apesar de arrastado, mas é até esperado de um livro técnico.