A Evolução da física

A Evolução da física Albert Einstein

Resenhas - A Evolução da Física

Robson.Vilar 02/12/2020

A evolução da física
Uma oportunidade de acessar um texto escrito por Einstein para público geral.

Júlio 20/09/2020

Uma leitura exigente

Este livro te leva a um passeio incitante e árduo através da evolução da física, te conduzindo pelas inúmeras perspectivas e conjecturas sobre como funcionara os fenômenos da natureza. E apesar de não conter formulas matemáticas, não é uma leitura simples como alguns mentirosos inseguros desse site dizem. Em alguns pontos os conceitos são de fácil absorção, no entanto há pontos - especialmente os que envolvem experimentos mentais - em que mais dedicação será exigida do leitor. Então se está cogitando ler este livro, leia o trecho a seguir tirado do prefácio, em que os autores traduzem perfeitamente pra qual tipo de leitor esta leitura é recomendada:

"Enquanto escrevíamos o livro mantivemos longas discussões sobre as características do nosso leitor idealizado e nos preocupamos bastante com ele. Imaginamos sua completa carência de qualquer conhecimento concreto de física e matemática compensada por um número assaz grande de virtudes. Constatamos estar interessado em idéias físicas e filosóficas e fomos forçados a admirar a paciência com que ele lutou através das passagens menos interessantes e mais difíceis. Ele se apercebeu de que, para compreender qualquer página, deveria ler cuidadosamente as que a precedessem. Ele sabia que um livro científico, embora popular, não deveria ser lido da mesma maneira que um romance.
O livro é um simples bate-papo entre você e nós. Você o poderá achar maçante ou curioso, desenxabido ou estimulante, mas o nosso objetivo terá sido alcançado se estas páginas lhe derem alguma ideia da eterna luta da mente inventiva humana por um conhecimento mais completo das leis que governam os fenômenos físicos."
Tia Queri 23/06/2021minha estante
Acho que "simples" é uma definição prepotente sobre esse livro.
Boa resenha!

Júlio 18/10/2021minha estante
Obrigado! E sim, é arrogante ou mentiroso chamar esse livro de simples. Simples é a última coisa que ele é, a menos pra quem seja um físico familiarizado com todos os temas abordados aqui.

Valdo.Alencar 15/07/2019

A física é um corpo de conhecimento que se dedica a estudar os fenômenos naturais. O desenvolvimento progressivo dessa ciência, em especial sua formulação moderna, que surgiu no início do século XX, fez com que o homem ampliasse drasticamente sua visão acerca da natureza da realidade. Um dos grandes protagonistas dessa revolução, senão o maior deles, foi Albert Einstein, e ele é o guia nessa jornada de procura da física em tentar explicar e descrever o mundo físico. Escrito de forma frugal e instigante, Einstein e Infeld nos apresenta grande parte das idéias fundamentais e desenvolvimentos marcantes da física ao longo dos séculos, desde os grandes pensadores da Grécia antiga até a teoria da relatividade. Leitura obrigatória para todo indivíduo interessado e curioso pela natureza.

Magician 04/01/2012

Belissima obra...
Um belo livro para se entender a teoria da relatividade formulada por Eistein. Uma leitura simples porem muito rica.

Iran 16/01/2009

Aprendendo com os papas da Física
A Evoluçcão da Física é um Livro clássico, uma leitura simples, clara e envolvente, recomendo não só para os apaixonados pela física teórica, mas também para aqueles que curtem e gostam de ver a evolução do pensamento do homem pela ótica desta importante ciência que tanto contribui com as suas descobertas. Também é bastane interessante as comparações e analogias que os autores (Einstein e Leopold Infeld), fazem para levar as pessoas (público leigo) ao entendimento descomplicado da Física, enquanto ciência do cotidiano.