Frantumaglia Elena Ferrante

Resenhas - Frantumaglia

Morgana.Paulino 22/11/2023

Uma das minhas escritoras preferidas
Elena Ferrante é uma escritora sensacional e ver seu processo de escrita e suas influências foi uma experiência MUITO gostosa. Infelizmente não possuo esse livro físico, pois ele praticamente não está mais disponível a venda. Gostaria muito de ter uma reimpressão.

Aqui acompanhamos escritos seus, reportagens que deu, e trocas de carta com seus editores. Por mim esse livro poderia ter o dobro do tamanho e eu iria amar.

Paulinha 12/11/2023

Frantumaglia
Essa mulher é incrível. O que é ela escrevendo.
Para quem leu os livros dela esse livro é indispensável. Muito bom, conhecer ela e seu pensamento melhor.
Incrível

E também faz a gente pensar o quanto essa sociedade machista e patriarcal não respeita a decisão de uma mulher, em quase todas as entrevistas ela é questionada sobre o anonimato, e ela sempre respondeu, se explicou e implorou para ser ouvida, porém a gente sabe que ouve um vazamento de dados, tipo o jornalista vasculhou os dados bancários, foda

Virginia Barros 19/01/2023

Elena Ferrante tem muita paciência pra responder tantas vezes em tantas entrevistas perguntas sobre a identidade dela... Mas também tem as opiniões dela sobre literatura e escrita, muito originais e interessantes.

Ana 30/12/2022

Da.pra acreditar que é real
Mamãe ferrante é incrível mesmo. Pra quem estuda a autora esse livro é o suprasumo da teoria da conspiração. Recomendo fortemente.

Priscila 13/11/2022

Ferrante, a escritora!
Primeiramente, quero declarar-me apaixonada pela escrita dessa mulher. Leria até a lista de compras dela, provavelmente teria algum comentário rude sobre algum vendedor. ?

Ela é incrível, mordaz, direita, perspicaz, de uma escrita potente e transformadora.

Por favor, leiam tudo o que ela já escreveu.

Nesse livro, conhecemos um pouco mais da escritora que não quer expor sua identidade. Ao final do livro fiquei convencida de sua decisão. E continuo admirando-a ainda mais.

Elena Ferrante ???

Rahrt 26/04/2022

"Escrever é um ato de soberba."
Se eu já achava essa mulher fenomenal antes, não sei nem o que dizer agora!

Escolhi ler Frantumaglia após ter lido todas as obras publicadas de Elena Ferrante e, em retrospecto, olho para elas com ainda mais carinho e admiração - e até com um pouco mais de respeito pelo fato de seus temas serem tão recorrentes, coisa que me incomodou bastante antes.
A persona construída, os motivos pelos quais escolheu "não se vincular" aos livros, a instigante forma como fala de seus personagens e suas experiências, sua vivência... é uma leitura riquíssima e fascinante.
Certeza que se eu não tivesse lido o e-book, meu livro estaria quase inteiro pintado de amarelo. Diversas são as partes em que ela, assim como em suas histórias, destrincha trechos deliciosos de serem lidos.
É um livro para se ler de tempos em tempos, absorvendo aqui e ali um detalhe ou outro de uma das autoras mais maravilhosas de todos os tempos. :)

“Não importa como eu tente explicar, o fato é que arroguei-me o direito de aprisionar os outros dentro daquilo que acredito ver, sentir, pensar, imaginar, saber.”
Adegilson.Alves 26/04/2022minha estante
Deu até vontade de ler

Rahrt 27/04/2022minha estante
Pois leia! Mas meu conselho é ler as outras obras da autora primeiro, tem muitas referências.

Gabi 24/04/2021

Para grandes fãs de Ferrante
Na minha opinião é um livro mais voltado para grandes fãs de Ferrante ou para aqueles com interesse no processo de escrita dela. São muitas entrevistas que os temas se repetem e a leitura fica um pouco arrastada.

JAlia 12/04/2021

Uma mulher forte
Com cartas que mexem com os nossos sentimentos, foi uma ótima leitura para conhecer Elena Ferrante.

Paola.Fico 04/02/2021

Dica leitura
Neste livro são publicadas diversas entrevistas e trocas de emails de Elena Ferrante com seus editores e jornalistas. Muitas informações importantes sobre os 3 primeiros livros da escritora e a tetralogia podem ser obtidas nesta leitura.

HonorLu 28/01/2021

Um livro que acompanha outros livros
Com esta leitura encerro os livros da Ferrante publicados até o presente momento. Em Frantumaglia encontrei uma experiência nova: um livro inteiro de entrevistas e artigos compilados com o pretexto de discutir e abrir os horizontes dos leitores da autora que se mantém oculta dos holofotes.

A princípio o livro é encantador. Muitas das falas da autora perpassam discussões muito pertinentes dentro da área da literatura: autoria, autonomia do texto, hiperinterpretações, "autobiografia" e outros temas. Entretanto, saímos da leitura um tanto fatigados não apenas pela insistência das Mídias em fazer perguntas genéricas ou repetitivas, mas também por alguns artigos longos demais que se perdem em propósito. Parece-me, e aqui entra uma impressão pessoal, que a autora utilizou do espaço para ensaiar acerca de temas e aproveitou as republicações para expô-las.

A leitura como um todo é dispensável aos leitores dos romances, acredito que apenas alguns curiosos ou leitores mais afincos encontrarão nesse volume alguma serventia.

Polly S 29/11/2020

Um verdadeiro presente
Cartas e reflexões que são um verdadeiro presente que Elena Ferrante oferece aos seus admiradores.

Camila 18/10/2020

Io non ci sto
Elena é fantástica, e esse livro só atesta isso. Ainda que de forma bem intuitiva, acabei lendo Frantumaglia só após ler a tetralogia e seus três romances antecessores, e acho que essa é a decisão mais acertada, já que esse livro traz principalmente reflexões e divagações suscitadas por essas histórias.
A leitura se tornava um pouco mais lenta pra mim devido a algumas entrevistas serem um tanto repetitivas - não aguentava MAIS ler a mesma pergunta e a mesma resposta sobre a ausência voluntária de Elena Ferrante de sua identidade privada.
Me decepcionou a categorização homogeneizante das mulheres feita pela autora - e por todas as pessoas com quem ela dialoga. Apesar dela reforçar bastante as questões de classe permeadas nas suas personagens e nas mulheres mundo afora, em momento algum as racializa, e isso implica também em prescindir do impacto da branquitude na trajetória de suas protagonistas.
Sempre tive uma relação muito conflituosa com a escrita e Frantumaglia é, acima de tudo, sobre isso. Me inspirou muito a escrever; sem recair em formulações baratas ou notas técnicas, Ferrante simplesmente liberta.

Cristinacob 10/10/2020

Frantumaglia
" Minha mãe me deixou um vocábulo do seu dialeto que ela usava para dizer como se sentia quando era puxada para um lado e para o outro por impressões contraditórias que a dilaceravam. Dizia que tinha dentro de si uma frantumaglia. A frantumaglia a deprimia." P. 105
Nesse livro de não- ficção de Elena Ferrante, a própria autora explica sua escolha de permanecer afastada da mídia. Nas trocas de correspondência, bilhetes e entrevistas, a escritora revela de forma inédita, fatos de sua infância, onde nasceu, a maternidade, o feminismo... dando origem a essa obra que é um verdadeiro presente para os fãs de Ferrante.

Camila 01/05/2020

Encerrei minhas leituras de Elena Ferrante. Desde a tetralogia da série napolitana, passando por Um amor incômodo; Dias de abandono; A filha perdida; Uma noite na Praia; e agora, Frantumaglia, aprendi muito sobre escrita literária, construção de personagens e as múltiplas dimensões do ser mulher. Mudou meu olhar. Estou diferente. Minha admiração por ela é imensa, assim como é imenso meu carinho por quem a colocou no meu caminho.

isa.dantas 14/03/2020

Elena Ferrante consegue ser incrível até mesmo em cartas!