Educação Como Prática de Liberdade

Educação Como Prática de Liberdade Paulo Freire

Resenhas - Educação Como Prática de Liberdade

Matheus656 04/02/2024minha estante
Fico incrédulo como a obra dele é completamente deturpada por tanta fake news. Todas as críticas a sua metodologia de ensino não são verdadeiras pois são feitas em cima de fake news espalhadas pelo vento pelas redes sociais. O pensar e analisar crítico é uma das coisas mais importantes que aprendi na vida. Mudei completamente a minha visão de mundo depois de entender isso.

Jamille Madureira 07/01/2023

Leitura essencial
Livro importantíssimo para quem se interessa por educação e pela história do Brasil no período da ditadura. O método de alfabetização de adultos descrito no final é de extrema preocupação com o aprendiz e há como adaptar em diversas situações, trazendo o seu mundo para a sala de aula.

Rebeca_Moledo 26/05/2021

O ser humano quando não tem o potencial de refletir criticamente deixa de ser indivíduo e torna-se objeto, seguindo mecanicamente o que lhe é imposto. A educação deveria ser um vetor de mudança, porém no Brasil isso não ocorre, entregando aos estudantes fórmulas prontas e sugando deles a criatividade necessária para crescer intelectualmente, facilitando com que sejam manipulados pelo Estado e não sejam pensantes, e dessa forma, não conseguem alterar a própria realidade, perdendo suas individualidades e propósitos de vida. A educação como prática libertadora surge a fim de mudar isso, fazendo com que o aluno aprenda a questionar e compreender realmente o que está a sua frente, não sendo mais manipulado pelos detentores de poder.

Mari 27/08/2020

Antigo, porém, atual
O livro gerou algumas reflexões principalmente a respeito de nossa inexperiência democrática e como nossa história, de nosso país, muito influencia ainda hoje em nossas ideologias sociopolíticas. Mesmo que Freire nos traga uma sensação e dizeres esperançosos, nesse momento de leitura senti certa impotência e descrença com relação ao futuro do Brasil, considerando ainda as notícias e caminhos que temos tomado durante essa pandemia causada pelo novo Corona vírus, ou COVID-19.
Ademais, a obra tem uma leitura um tanto complexa e quase poética, precisando de um vocabulário rico em freirenês, visto que Paulo Freire traz consigo muitos termos novos, pouco conhecidos e que são traduzidos por ele sob uma nova perspectiva.
Acredito que contribua e muito a formação, seja pessoal ou profissional; além de nos trazer esse lado humanizador, Paulo Freire não dispensa a criticidade, rigorosidade e a problematização, requisitos importantíssimos e necessários não só na fala dos educadores, mas principalmente em sua prática.

Thiago Araujo 11/12/2019

Um livro Riquíssimo!
Este foi meu primeiro livro de Paulo Freire e fico contente por ter começado por ele!
Livro com um conteúdo Riquíssimo sobre nossa história, sobre a história do povo brasileiro e sua educação. Os primeiros capítulos falam Da formação do nosso povo, de nossa educação desde a colonização e como isso afeta até hoje ( Época que o livro foi escrito e sem dúvidas nenhumas a de hoje também) todos os nossos meios de interação humana e com o mundo. Após isso é abordado como a educação é a porta da liberdade do homem como sujeito de si mesmo, como um sujeito que pensa criticamente sobre si e sobre o mundo, por fim encerra falando sobre os trabalhos feitos com a alfabetização de adultos, mas uma alfabetização critizadora e a sua importância para o homem como sujeito de si.
Recomendo muito!