O Samurai

O Samurai William Scott Wilson

Resenhas - O Samurai

Vincent.Bennett 22/07/2023

O Samurai - A Vida de Musashi Miyamoto
Impecável. A obra nos conta de forma clara e rica a história de Musashi, sem pecar em revelar cada detalhe, e com uma clareza tão grande que é fácil você se sentir imerso dentro da época em que se viveu Musashi.
A vida dele por si só já é digna de ler e re-ler, certamente um dos homens mais extraordinários que já pisou na terra, e com certeza aquele que eu mais admiro.
E, felizmente, William Scott Wilson nos passa sua história de forma digna ao Espadachim, envolvendo não apenas na sua vida, mas seus pensamentos e todo o contexto do Japão em sua época.

Debora956 21/08/2022

Biografia
Não lembro se conheci a historia de Musashi sensei antes ou depois do Instituto Niten. Enfim, o autor pesquisou a fundo, e escreveu praticamente uma biografia, passando pela infância, adolescência, vida adulta e velhice do Samurai, cada fase um capítulo, o quinto capítulo é sobre o livro "O livro dos cinco elementos", e explica sobre o que aborda cada capítulo d o livro de Musashi sensei. O autor também escreveu como a história de Musashi ficou conhecida após a morte, passando pelo teatro kabuki (com marionetes e com atores), filmes japoneses, livros, e com o livro do autor japonês Eji Yoshikawa, o Ocidente conhece Musashi e posteriormente, o mangá "Vagabond". O livro tem anexos com os filmes que já foram produzidos, contando a vida de Musashi e um glossário termina o livro. Além de ser espachim, Musashi foi pintor e escultor, estudou shodo, chado e uta no michi e por fim, meditação e budismo. Ele foi andarilho, serviu a poucos clãs, nunca casou e sequer teve filhos, lutou contra outros samurai saindo vencedor ou derrotado, não foi sanguinário como outros samurais (lembrei de rurouni kenshin) e criou um estilo de arte marcial, o Niten Ichi Ryu, que pode ser treinado por todos pelo Instituto Niten. Musashi condenava veemente escolas de artes marciais que ensinavam exibição do que arte marcial de fato (lembrei da página "isso não é artes marciais do Facebook!). Recomendo a todos que gostam de cultura japonesa, muito além dos animes, mangás e tecnologia.

Flávio 28/08/2021

Um livro para se aprofundar
O livro Nara a história do mais famoso samurai do Japão, Miyamoto
Musashi. Conhecido mundialmente pela obra ?os cinco elementos?. Um samurai auto de data,andarilho que praticava duelos não por maldade ou busca de poder, mas sim para aprimorar seu estilo de luta com duas espadas.

Rafael_Santiago 06/11/2020

Livro bacana para quem busca o contexto histórico
Se você chegou nesse livro através de HQs talvez não vá gostar do livro. Aqui o autor busca deixar de lado um pouco o mito e o tom mais fantástico para tentar contar a história de vida do Miyamoto Musashi em termos mais humanos. Infelizmente muito acaba ficando no campo do hipotético também, pois as fontes históricas não são muitas e a cultura japonesa por si só já se agarra demais no fantástico, o que nubla e dificulta um pouco a tarefa do autor em filtrar e registrar fatos ao invés de mitos ou exageros populares. No geral vale a pena pois o livro tenta extrair filosofias por trás da técnica e do próprio caráter e estilo de vida do Miyamoto, isso faz o livro interessante também para pessoas que não sejam dadas às artes marciais. Lembrando que o Miyamoto também foi poeta e pintor, o que à primeira vista pode parecer improvável para um samurai, mas se você ler o livro pode encontrar uma relação.

Felipe Novaes 14/08/2015

A história de Myiamoto Musashi desafia a compreensão popular a respeito dos samurais, assim como a própria concepção clássica e tradicional do termo.

Esses homens não eram apenas guerreiros fascinantes e com a perícia lendária na arte de aniquilar o adversário, mas, também, como o termo "samurai" originalmente mostra, eram peritos na arte de servir. Serviam, sobretudo, ao daimyo - cuja versão mais próxima de nós, ocidentais, é o senhor feudal europeu - e ao feudo que juraram defender e se estabelecer.

No entanto, Musashi não era um samurai típico, pelo menos não no sentido de servir a um senhor e jurar viver toda a vida num pedaço de terra. Ele encontrava sua segurança vagando pelas ilhas japonesas, derrotando seus adversários - como de fato ocorreu em suas dezenas de desafios, dos quais saiu invicto. Possuía um enorme desapego das tradições japonesas, como seu cabelo, que se recusava a usar o corte e penteados tradicionais dos guerreiros da época; da mesma forma se dava sua insistência em não se banhar e usar roupas pomposas.

Por outro lado, Musashi possuía uma característica altamente típica dos samurais, mas que nem todos seguiam na prática, que era sua capacidade reflexiva e artística. No Japão, um guerreiro deveria ser duro em combate, mas também ter a inteligência de um erudito e a sensibilidade de um artista.

Toda a sua jornada demasiado humana, no final das contas, é contada de forma um tanto acadêmica, mas ainda assim com instigantes análises e referências, de um jeito fluido e agradável.

Para todo admirador da cultura japonesa e/ou praticante de artes marciais, conhecer a história desse espadachim é obrigatório.

Robinho 26/04/2013

Belo
conta com fatos a história do maior samurai que existiu.

Sérgio 25/12/2010

Musashi - O Samurai
O livro é bastante claro e mostra as diversas batalhas do Samurai, sem fazer muitas fantasias, de forma bem direta. Todas as lutas são contadas de forma distinta uma da outra, fica claro que Musashi não procurava uma técnica definitiva mas mostrava sempre que os que se apegavam a uma ou outra técnica sempre sucumbiam pela mesma.
Me surpreendeu o lado artístico e zen deste espadachim que produziu obras de arte refinadas e textos muito profundos.
Eu não conhecia o universo histórico de Musashi mas vi que não se tratava de um simples matador ou lutador.
O capítulo sobre o "Livro dos 5 elementos" é bem claro e faz pensar, nos dias de hoje, como pode um shugiosha, andarilho, ter absorvido e repassado tanto conhecimento tendo vivido a quase 400 anos?
É certo que a história é contada pelos vencedores mas nem sempre um vencedor foi tão humilde ou procurou dividir o seu vasto conhecimento com outras gerações.
Como já mencionei, não conhecia a história de Musashi mas, agora, não me surpreendo com o vasto acervo de livros, filmes, revistas e personagens baseados em sua vida.