O sofrimento é opcional

O sofrimento é opcional Monja Coen

Resenhas - O sofrimento é opcional

paula_ti_na_mente 04/01/2023

Gostosinho de ler
O livro é basicamente um manual resumido de práticas zen para ajudar pessoas com depressão. O mais legal para mim foram as experiências pessoais que a monja vai retratando ao longo dos ensinamentos. É de leitura fácil e relaxante de ler.

Doth 26/11/2022

O livro que me salvou
Estava navegando nos abismos da internet quando, de repente, um vídeo da Monja Coen R?shi me chamou a atenção. Fui pesquisar mais sobre ela e encontrei esta obra. O título, por vezes, pode passar a ideia de um clichê ou até mesmo um desdém pra quem está há anos em sofrimento, mas, durante a leitura, descobrimos verdades que sempre estiveram ali e não pudemos enxergar. Foi como uma mão me puxando do fundo do poço onde eu estava, submersa e quase afogada, fui salva e permaneço em busca pelo Caminho.

Júlia D. 19/03/2021

leitura super fácil e rápida. Li com a voz da monja que algumas vezes até quase dormi hahaha é bom pra pessoas que tem depressão ou convivem com pessoas que tem.

Estelia 11/10/2020

Escolher é uma opção
Se a depressão fosse uma escolha, ninguém a escolheria. Depressão é uma doença que ninguém escolhe ter. A forma como se lida com a depressão é uma escolha. Isto, segundo a Monja e os ensinamentos do budismo. Gostei muito de alguns pontos de vista. E outros preciso de mais conteúdo para melhor compreender.

Adriane Gomes 04/10/2020

Você é quem escolhe
Não podemos escolher a resposta que outras pessoas nos dão, as faces com que nos recebem. Podemos provocar um sorriso com o nosso sorrir, ternura como nosso olhar, mas também temos de aceitar quando outras se manifestam da maneira que se manifestam. Aceitar não é se acomodar e se aquietar. As coisas e as pessoas são como são, mas nada está congelado ou fixo. Nesse momento assim se manifestam, mas também mudam. Tudo está em processo contínuo de transformação; nada jamais se repete. Pode ser parecido, mas não é igual. Quando podemos perceber o outro assim como é, notamos que a grosseria de alguém, a ansiedade, o cuidado amoroso, a preocupação que diz sentir refletem, como essa pessoa se manifesta no momento. Talvez seja tudo que ela tem para dar, compartilhar.

lopsluciana 09/08/2020

Libertador
?Chegamos ao local onde a ignorância cessa e a sabedoria ilimitada se manifesta. Isso é libertação. Ainda haverá tristezas, dores, alegrias, mas percebemos, realizamos a impermanência, a interdependência e interpenetração de tudo que existe. Nossos olhos, ouvidos, nariz, língua, corpo e mente, que antes nos faziam sofrer, tornam-se portais do nirvana.?

? Sorria. Chore. Seja feliz e infeliz. Viva vida. Que todos os seres se beneficiem.?

Vivian.Naiara 24/03/2020

Inspirador
Monja Coen sempre tem a palavra certa para o momento certo. Este livro apresenta de forma simples os ensinamentos de Buda e como aplica-lós no nosso dia a dia. Cada página traz uma verdade, que alimenta o coração e inspira. O livro não se destina aqueles em depressão, mas a todos que buscam o equilíbrio.

Carina143 02/03/2020

Um livro bacana, de leitura simples e rápida. Com ideias interessantes mostrando como o budismo enxerga algumas coisas, a Monja Coen nos dá sugestões de como podemos melhorar nosso viver - independente de ter ou não depressão.

Mari 22/04/2018

Com uma escrita clara, rápida e objetiva, o livro traz maneiras para trabalhar estados depressivos através do zazen. Indicado para quem passa por uma depressão, para quem já passou ou conhece alguém que tenha sofrido pelo mal do século. É uma leitura muito fluida, que pode ser realizada em uma tarde de domingo, e mistura ensinamentos de Buda, técnicas Zen e experiências reais da monja.

Isa 14/02/2018

Gratidão
Uma leitura leve, que abraça a alma, conforta e traz tranquilidade. Conheci a Monja Coen através de suas palestras e me apaixonei pelos seus ensinamentos, pela sua simplicidade e leveza ao falar. Com o livro não poderia ser diferente.

Recomendo a leitura para todos aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre o budismo e a prática da meditação.