Sonhos de Avalon: A Última Profecia

Sonhos de Avalon: A Última Profecia Bianca Briones

Resenhas - Sonhos de Avolon: A Última Profecia

1 | 2 | 3 | 4

Angel 07/11/2017

Um dos melhores lançamentos do ano!
Faz três anos que conheci e me apaixonei pela escrita da Bianca, e desde então sempre que ela lança um novo livro, eu sei que vou amar.
Ser leitora beta de Sonhos de Avalon foi uma honra, que não sei colocar em palavras. Assim como o que esse livro significou para mim. Mas vou tentar.
Li a primeira vez alguns meses atrás, e reli alguns dias atrás para escrever esta resenha e como é difícil falar desse livro incrível (pode ser que eu diga muitas vezes que o livro é incrível porque bom, ele é).

De uma forma que só Bianca Briones é capaz, Sonhos de Avalon nos trás a história do Rei Arthur recontada de forma totalmente orginal e cativante.

Temos duas mulheres completamente diferentes que de parecem ter os destinos ligados de alguma forma.
De um lado temos Morgana, irmã do Rei Arthur, uma feiticeira muito poderosa e uma das últimas da Britânia.
E de outro lado temos Melissa, uma garota aparentemente comum, que sofre com a morte do irmão em um acidente que deixou seu pai em um coma prefundo.

A ligação das duas vem em sonhos.
Enquanto Morgana sonha com outro tempo e lugar, Melissa que vive nos dias atuais sonha com Camelot.
Ambas tentam entender o que isso significa. Como Morgana pode sonhar com essas coisas que nem existem.
E as histórias do Rei Arthur não eram só histórias?

Enquanto isso, temos Arthur que precisa lidar com tudo o que vem acontecendo no reino, como a divisão religiosa, entre outras coisas, e conta com o apoio dos Cavaleiros da Távola Redonda.

E ainda temos uma profecia m andamento, sobre uma mulher que salvaria a Arthur e a Britânia, e Merlin que aparentemente está por trás disso irá se assegurar que a profecia se cumpra. Custe o que custar.

É muito, muito, muito difícil falar sobre esse livro sem soltar spoiler

Como eu já disse, o livro é incrível, nos faz mergulhar de cabeça na história e é impossível parar de ler. A prova disso que já o li duas vezes em períodos de ressaca literária e bom, não consegui largar até o final.

Eu, que nunca fui grande fã da lenda d Rei Arthur, nem de fantasia nesse estilo, me vi tão envolvida pela história, pelos personagens de uma forma que sou incapaz de colocar em palavras.

Desde começo da história já comecei a criar inúmeras teorias sobre aq ligação de Melissa e Morgana e tudo o que significava e mesmo assim era surpreendida a cada nova revelação.
Além do misto de sentimentos em relação aos personagens, que alguns ao mesmo tempo que eu desconfiava eu amava.

Os personagens são bem construídos e mesmo que alguns me fizeram espumar de raiva devo confessar que de alguma forma me apaixonei por todos.
Todas as mulheres na história são forts, determinadas e donas da porra toda.
Quanto aos cavaleiros é imposssível não amá-los, especialmente Tristan e Lancelot (este último é meu e não abro mão, hahahha), e não só porque são lindos, mas porque são honrados, fortes, leais.
E o Rei Arthur, OMG, que homem! Um rei fácil de ser amado pelo povo por diversos motivos.
Ainda temos Marcos e Paula, amigos de Melissa e que eu criei várias teorias sobre eles, principalmente sobre a Paula!!

A história tem a medida certa de romance, magia, conflitos e batalhas.
Uma história que fala de amor, amizade, confiança, lealdade.
Uma história que todos deveriam ler.
O romance é um ponto muito importante para a história, assim como todo o restante e a Bianca não deixou pontas soltas.
Sonhos de Avalon é uma duologia e tenho certeza que irei amar o próximo livro tanto quanto esse!

Eu poderia ficar aqui durante horas dizendo quanto esse livro significou pra mim. É aquele tipo de livro que quando você lê, te lembra todos os motivos para amar os livros, e mesmo com altas expectativas que eu tinha para a história, afinal, é Bianca Briones, ela conseguiu superar.

A narrativa é em terceira pessoa, detalhada na medida certa e super fluída, e nos mostra o ponto de vista de diversos personagens, deixando a história bem dinâmica.

E temos também uma referência na história que quem já leu outros livros da Bianca vai entender!!

"Vocês, feiticeiros, podem manipular mentes, mas jamais o coração."

site: http://a-libri.blogspot.com.br/2017/11/ressenha-sonhos-de-avalon-ultima.html
Carol 16/01/2018minha estante
Eu amo Bianca Briones mas não curto muito fantasia será que eu devo dar uma chance??!

Angel 17/01/2018minha estante
Com certeza! O livro está incrível!

Carol 19/01/2018minha estante
Obrigada pela resposta!!

Felippe Araujo 22/07/2021

Sonhos de Avalon
Que livro incrível!
Uma releitura da história do Rei Arthur e os cavaleiros da távola redonda, com um diferencial, pois somos apresentados a esse universo pelos olhos de duas mulheres protagonistas.
História muito bem contada, com uma linguagem de fácil entendimento e uma narrativa contada em duas linhas temporais, no século XXI e V.
??
Melissa, uma jovem do século XXI, predestinada a voltar a Idade Média para cumprir uma profecia e se casar com Arthur e ajudar a unificar a Britânia, se vê dividida entre fazer o que é preciso ou seguir o seu coração.
Ela irá viver experiências incríveis em Avalon, junto de lendários cavaleiros que estarão dispostos a dar a vida para protege-la. Ela chega em um momento em que a Britânia está sendo invadida por saxões e Arthur, com seus homens lutam para unificar o Reino e proteger a magia. Lá ela viverá a experiência de ter que escolher entre o o amor e o dever.
Terá que enfrentar um feiticeiro ardiloso e manipulador que fará de tudo para que a profecia se cumpra, independente do que isso vá custar a Melissa e aos outros.
Uma história que mistura magia, amores proibidos, amizades verdadeiras, batalhas, traições, intrigas, aventura e muito mistério e sacrifícios.
E ainda seremos apresentados a personagens que são de empatia instantânea como Lancelot e Galahad. E outros que iremos odiar com todas as forças como Merlin.
Não tem como não se apaixonar!
????
Quem disse que escritores nacionais não escrevem bons livros de fantasia, pagou com a língua.
A autora soube muito bem como trabalhar o enredo e não deixou nenhuma ponta solta.
As únicas críticas são pelo excesso de melação com o casal crush e a as pouquíssimas batalhas( porém bem construídas). Esse livro, na minha opinião, é um dos melhores livros de fantasia de autores nacionais. Essa foi mais uma indicação do Mozão! Ela acertou em cheio! Já vou embarcar na continuação!
Mais um para o hall das cinco estrelas.
?????
ShirleyStortLeite 22/07/2021minha estante
O livro da minha vida. Pra mim é o melhor. Louca pra repetir a dose e ler a continuação

Felippe Araujo 22/07/2021minha estante
Me apaixonei pela história!

Três Leitoras 07/01/2018

Confira resenha completa no blog
Oi, Leitores!!!

Hoje meu coração é de pura felicidade e temos algumas razões para isso. Falar de Sonhos de Avalon - A Última Profecia é uma honra, primeiro por ser um livro da Bianca Briones, segundo por eu ter sido uma das leitoras beta (meu Deus, que honra!) e terceiro por ser um livro maravilhoso que mexeu e muito com as minha emoções.

O livro é uma duologia, no gênero literário fantasia, mas que não perdeu em nada o encanto que é a escrita da Bianca Briones. Um livro incrível que te deixará cheio de emoções e pouco ar nos pulmões.

A história é baseada na lenda do Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda, mas nem por isso será mais do mesmo. É um livro original, com tantas surpresas e extremamente envolvente. Teremos romance, aventura, suspense, ação, emoção e milhões de suspiros.

De cara vamos conhecer Morgana Pendragon, princesa de Camelot, irmã do rei Arthur e uma das últimas feiticeira da Britânia e extremamente poderosa, mas ela ainda está conhecendo e se adaptando a todos os seus poderes. Ultimamente anda tendo diversos sonhos, apossando de pensamentos e sentimentos que não são os seus, mas ela não consegue também compreender que tempo é aquele e o que acontece com a dona de todas aquelas sensações.

Melissa vive nos tempos atuais, perdeu seu irmão e melhor amigo em um acidente de carro que também deixou o seu pai em um coma profundo. Mel se vê sozinha, apesar de ter o apoio dos amigos, e ainda está tendo que lidar com diversos sonhos/pesadelos que retrata sua história preferida, a história do Rei Arthur e seus cavaleiros.

Você lê tudo isso e já pensa: meu Deus quanta coisa!!!

Mas não será apenas isso, ainda temos o Rei Arthur que foi treinado para ser o grande rei pelo feiticeiro Merlin e agora está passando por uma fase extremamente difícil na Britânia, a divisão religiosa está causando um grande desconforto e para ajudá-lo a resolver toda a situação, ele conta com a ajuda e apoio de seus cavaleiros, principalmente Lancelot, seu amigo e homem de confiança. Mas segundo Merlin, existe uma solução, a profecia. Uma mulher que chegará ao reino, para casar-se com Arthur e assim trazer a paz e união que todos necessitam.

site: http://www.tresleitoras.com.br/2017/09/resenha-sonhos-de-avalon-ultima-profecia.html Concluído
Jéssy 07/01/2018minha estante
A Bianca é maravilhosa! Livro fantástico! Também amei!!

Carol 16/01/2018minha estante
Eu amo Bianca Briones mas não curto muito fantasia..será que eu vou gostar?
Devo dar uma chance?

Roberta 03/07/2021

Mágico
Este livro está na minha lista de leitura desde 2018, mas nunca consegui uma oportunidade de ler, quando vi que entrou na lista do kindle fiquei eufórica, valeu esperar tanto tempo, amei a história e a escrita da Bianca Briones, personagens profundos, fortes, decididos, e intensos, indo do amor à tragédia, quando terminei estava totalmente imersa e querendo mais, minha intenção é comprar os livros físicos, pois com certeza é uma história que quero reler. Super indico.
Rafa.Toma 13/10/2021minha estante
Amiga, tem romance entre os PP?

Roberta 13/10/2021minha estante
Tem romance sim, vale super a pena.

dheyrdre 17/06/2022

Puxa...
Sabe aquele livro que vc acha que tem tudo a ver com vc e tem tudo que te agrada?
Seria esse, mas não foi...
A personagem principal tem várias atribuições dos personagens secundários que não condizem, ela age como uma pessoa normal e não como essa "força da natureza" destemida e cheia de si.
A batalha foi uma confusão de ler, que não me passou a emoção de estar lá.
O livro (até a parte que li) dá mais voltas que carrossel e não me mostrou nada.

Infelizmente, não é para mim. Longe de ser uma leitura ruim, até pq isso é questão de gosto.

Uma pena, comprei os 2 livros com brindes.
Clara Azevedo 14/08/2022minha estante
Eu também fiz isso. Quando li a sinopse achei que ia amar o livro mas não foi assim o problema eu eu comprei os dois de uma vez só o segundo comprei na pré venda com brindes. Eu até estou lendo o segundo volume mas não estou tão empolgada assim. Essa duologia não foi pra mim e olha que gosto muito das lendas Arthurianas.

Hera 21/01/2018

Que decepção...
Como uma aficcionada pelas lendas sobre o Rei Arthur principalmente sobre os antigos celtas, já tendo lido todos os romances sobre o assunto, não esperava muita coisa, mas mesmo assim, foi triste. Vamos aos pontos:
1. Primeiro de tudo: descaracterização de Arthur e Morgana. Retratar Arthur como um idiota pomposo é contra tudo q já ouvimos dele. E Morgana, ruiva e mais nova q Arthur? Oi??? Morgana Le Fey era morena, pequena, com uma alma velha mesmo qd nova. Mostrá-la como uma.jovem geniosa foi uma atrocidade.
2. A Melissa era insosa, e antipática e a construção do personagem foi muito superficial.
3. Retratar Lancelot como mocinho injustiçado é um pouco demais. Todo mundo sabe q ele é um belo filho da puta fura-olho. Se bem q combina bem com a tal da Melissa.
4. Mostrar o Merlin como antagonista e manipulador é uma atrocidade.
5. Misturar épocas diferentes é bem interessante quando o autor sabe retratar os choques culturais de duas realidades diferentes. Recomendo Outlander pra entender do.que falo.
6. Não sabia se estava lendo um romance adolescente, um romance adulto ou uma comédia.
Enfim... Se salva os personagens de Galahad e Tristan. O resto é passavel. Que pena, a proposta tinha tudo pra ser boa, mas a história ficou muito aquém do esperado
Isabella 01/03/2018minha estante
Disse muito do que pensei. Não que eu saiba muito do Rei Arthur, mas o livro em si foi muito decepcionante.

Italo Anatércio 24/08/2020

Não me cativou.
Comecei essa leitura com muita expectativa, que é um erro. Cheguei até a metade sem entender muito das motivações, alguns acontecimentos surgindo meio que atropelados. talvez não tenha sido um livro para mim. A escrita da autora é fluida, sem descrições cansativas, mas acredito que para mim, faltou mais motivação das personagens principais.
Eliziane Barbosa 28/08/2020minha estante
Igualmente

Carol 22/01/2018

Podia ser mais, mas também não é todo ruim
Terminei de ler Sonhos de Avalon sem entender exatamente o que estava sentindo com ele. Saca aquele livro que fica em cima do muro, mesmo dias depois da leitura? Esse foi o caso de Sonhos de Avalon. Não gostei de fato, mas também não desgostei. Entendem?

O que a autora faz aqui é remodelar histórias que já conhecemos muito bem, que são as lendas Arturianas. No caso desse livro, ela vai misturar mundos meio que "paralelos" em tempos diferentes da história. Inclusive tem passagens que falam sobre outras lendas e histórias de contos de fadas que são reais em outros tantos universos, dentro do que ela criou aqui.

Em Camelot e Avalon temos Morgana, Artur, Merlin e todos aqueles cavaleiros que bem conhecemos, e no nosso futuro moderno, na cidade de Quatro Estações, estão Melissa e seus dois amigos, Marcos e Paula. Sabemos desde o comecinho que o pai de Melissa está em coma e que o irmão dela morreu no mesmo acidente que incapacitou o pai. Só tem esses amigos para lhe fazer companhia.

Já em Camelot, nosso foco são as visões da "descolada" Morgana. Ela e Melissa tem momentos extra corpóreos em que uma entra no corpo da outra e vive as coisas que a outra está vivendo, por mais confuso que isso seja para elas, e para nós, pobres leitores.

O que me incomodou com essa história, é um motivo que na verdade não deveria ter incomodado: A descaracterização dos personagens da história de Artur. Não tive paciência para essa Morgana forçando ser uma badass, nem para Artur boboca, ou Lancelot se fazendo de vítima apaixonada. Isso tudo foi bem chato, admito. E digo que não deveria me incomodar porque os autores são livres para fazer quaisquer leituras de uma fábula, inclusive mudar a personalidade dos protagonistas. Ainda assim, eu cresci lendo sobre as lendas arturianas e me acostumando com aquelas pessoas daquela maneira. Vê-las se comportando como babacas me causou um desconforto absurdo.

Temos um lance de viagem no espaço aqui nesse livro, e uma certa profecia que deve entrelaçar Artur com Melissa para que a magia possa ter um futuro nesse mundo que está sendo invadido pelos cristãos. Essa abordagem da religião foi até interessante, ainda que de modo bem simplificado em relação a história original e o peso que cristianismo tem sobre ela. Acredito que por ser um livro voltado para adolescentes, fomos apenas pincelados na ideia.

Se você já conheceu a outra série da autora, esqueça antes de vir para essa. Ali é para um público um pouco mais velho, e aqui não posso acreditar que seja para o mesmo público. Não me desce que seja, porque ainda que tenha muita coisa bacana sobre essa relação da magia com Melissa e Morgana, o ponto principal é um romance, e ele é meloso demais para se fazer crível se levarmos em conta que estamos falando de Artur e Lancelot. Acho que é aí que a autora se perdeu para mim... no romance. Tivesse colocado ele como um ponto extra na história, beleza! Mas acabou que era o "tcham" principal, e acho que estou muito velha para essas coisas. Ou não era para ser o tcham principal, mas tem tanta coisa sobre ele que acabou se tornando na minha cabeça.

Contudo, gosto de como a autora trabalha o mágico nesse livro. As possibilidades que a magia oferece e como ela liga uma ponta a outra da história com isso. Essa parte da fantasia é bem bacana de se ler. Faz com que o cérebro procure teorias possíveis, e acaba que as revelações são aceitáveis e até legais para o que ela propõe. Isso eu curti.

Pelo o que entendi, Sonhos de Avalon é o primeiro livro de uma duologia que certamente eu lerei, porque ele termina num plot twist bem interessante. Quero saber que rumo a história tomará a partir daqui.

Deixo a dica para a garotada mais nova. Acho que eles vão gostar dessa história. Não indico conhecer as lendas arturianas por ele - temos ai a Bradley e o Cornwell com histórias incríveis dentro desse mundo. Mas, se você já é um conhecer da história, ainda que seja só pelo desenho A Espada era a Lei, da Disney, venha ler esse livro de cabeça aberta, ok? Só nome de lugares e pessoas são semelhantes. O resto é uam criação única da cabeça da autora.

site: www.terradecarol.blogspot.com
Lud 22/01/2018minha estante
Tenho medo ?dessa? autora mexendo com uma das histórias que mais amo de paixão... leitora ávida de Cornwell, e mais ainda de Marion Zimmer e considerando o quando gostei de ?As Batidas perdidas do core?, acho que prefiro passar looooooonge. Até sua resenha me deixou irritada (não porque é ruim, longe disso, mas sei lá, deixem Arthur em paz....)

Leide.Madalena 27/02/2020

SONHOS DE AVALON
APOS MUITAS REVIRAVOLTAS,O LIVRO TERMINOU BEM, AGORA SO AGUARDAR A SEQUENCIA. BIANCA NAO DEMORE MUITO KAKAKA
Nicole.Garcia 21/07/2020minha estante
Alguém sabe quando vai sair o volume 2?

Iara.Antunes 01/07/2018

"Nós não somos responsáveis pelos erros dos nossos pais. Respondemos pelos nossos e nada mais".

"Mas, quando você deixa o medo de lado e se entrega é o sentimento mais belo que existe. Nenhuma magia se compara a amar. Nada se compara a amar."

"Sempre temos uma escolha. Ás vezes é diferente do que esperamos, mas sempre temos uma escolha".

Sonhos de Avalon foi um livro que me marcou pelo seu enredo, a construção dos seus personagens, pela magia e por ser baseado na lenda do Rei Arthur, como fundo da história.

Neste livro acompanhamos as tramas politicas características da idade média, os costumes e as disputas de poder religioso e político pelo domínio da terra. Mas o foco do livro está presente através da Magia e do poder que existem em Avalon e Carmelot e como ela influência os personagens principais em suas escolhas, que ocorrem em volta da profecia sobre a Britânia.

O livro aborda questões sobre um amor proibido que nem o mais poderoso feitiço pode desfazer, o amor familiar e os sacrifícios que fazemos em nome do amor, além de escolhas que muitas vezes podem partir o nossos corações.

A história é envolvida em um grande mistério que são revelados aos poucos durante o decorrer da história e quando descobrimos um pedaço deste mistério são abertos novos questionamentos, sendo assim você fica ainda mais envolvida com o enredo proposto pelo livro.

E que final foi o deste livro? Fiquei sem reação com o desfecho do primeiro volume "A última Profecia" foi incrível como a autora encerrou o livro, deixando-o ainda mais misterioso e proporciona ao leitor muitas dúvidas de como a história irá continuar, ou seja, com muitos questionamentos de como será o desfechos desta história.

Tornou um de meus livros favoritos pela forma envolvente da escrita e como a história me prendeu e em como o final foi incrível e revelador, apesar de todo o mistério.
Mathias.Weirich 02/07/2018minha estante
Adorei a resenha! Posso ver o quanto o livro mecheu com você! Principalmente o final!!!

Estou ansioso para ler ele!!!

Rami 29/11/2017

Sonhar <3
Ainda estou estarrecida com esse livro como um todo, as teorias pulam na minha cabeça e tudo que eu peço é pra deusa, que Sonhos de Avalon 2 venha logo para minha cabeceira.

Sonhos de Avalon: A Última Profecia narra em terceira pessoa a história de Melissa, uma garota de uma cidadezinha do interior que “sonha” com o mundo do rei Arthur. Por outro lado, em Camelot, somos apresentados ao mundo arthuriano nos familiarizando com o rei, seus cavaleiros, sua corte e sua irmã Morgana.

Há uma profecia em Avalon que anunciava que a única forma de um final vitorioso para Arthur é a Filha de Avalon, e para isso, Morgana e Melissa, que tem uma ligação incomum, acabam trocando de lugar. E ambas precisam cumprir a sua missão para o lugar de onde foi.

Melissa assustada com o mundo em que se encontra, acaba se aproximando do rei Arthur que se apaixona por ela em segundos, o que indica o caminho da profecia, mas e quanto estar com Arthur não parece ser o certo e outro é ferido no meio do caminho? E quando você quer ter escolhas próprias fazendo jus ao uso de livre-arbítrio?

Enquanto isso na Terra, Morgana procura cumprir sua missão, mesmo que para isso tenha que procurar qual é, já que a sua é um pouco mais desconhecida que a do jovem que foi mandada para seu lugar.

Mas não é só isso que Sonhos de Avalon 1 é feito. Há enigmas, batalhas, amizade, traições e surpresa durante as mais de 400 páginas. Quatrocentas páginas que passam voando e quando a gente fecha seria bom já ter o volume 2 em mãos.

Como eu sofri com esse livro. Como tive muitas vontades de entrar no livro e bater num certo rei, certo mago e certo cavaleiro. Queria que todos tivessem um final feliz e logo, não os aguentava vê-los sofrendo.

Amo livros que vão além de uma história, e Bianca mais uma vez consegue essa façanha. Ela toca em pontos maravilhosos e que, apesar de passar no mundo medieval, são temas atuais. Religião X Política (Poder), Machismo e o direito de escolha são temas nítidos e bem trabalhados.

Garanto que aos não leitores de fantasia, Sonhos de Avalon encanta por todos os gêneros encontrados: Fantasia, romance, suspense… E a narrativa em 3ª pessoa nos expande o leque de pontos de vista, nos fazendo mergulhar nesse mundo criado por Briones. Sabemos o que se passa na cabeça de muitos, e de outros, apenas respostas que encontraremos no próximo volume da duologia (que apesar de perto – 1° semestre de 2018 – pra mim está muito longe).

Outro ponto maravilhoso nesse livro é o mundo criado por Bianca. Apesar de o mundo de Arthur ser de conhecimento de muitos, ela dá seu toque e vida própria a esse mundo, mergulhando o leitor com diferentes tipos de conhecimento (ou de memória) nesse mundo fantástico, que encanta.

Apesar de ser uma duologia que durante a leitura temos algumas respostas para nossas tantas perguntas, também temos pontas para o próximo volume. Será que Melissa encontrará seu final feliz? Rei Arthur e seus cavaleiros conseguirão descobrir o traidor e vencer? Como a profecia será concretizada? Haverá direitos de escolhas? Perguntas como essas que rondam a minha mente desde metade do livro até agora em que penso na leitura e nas teorias mirabolantes que minha mente insiste em fazer.

Se Sonhos de Avalon não veio para provar que Bianca é uma escritora versátil e ótima nos tantos gêneros que escreve e uma das melhores escritoras da atualidade, eu não sei mais para o que é, pois mais uma vez Briones nos dá aprendizado (com alguns heartattacks e sofrência de brinde) em formato de fantasia. Mais uma vez Briones nos encanta e nos faz sonhar. Dessa vez, um Sonho de Avalon.

site: http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

Lobinha Sincera 20/03/2024

Sinceramente demorei muito pra conseguir engatar... Mais pra entender oq tava acontecendo, mas finalmente consegui.... A escritora como sempre com uma escrita que é de se devora gostei muito da experiência já ansiosa pro segundo

Julia G 01/02/2018

Sonhos de Avalon: A Última Profecia
A primeira coisa que pensei quando recebi a cortesia de Sonhos de Avalon da Bertrand Brasil foi "acho que não gosto de livros sobre Avalon". O erro desse pensamento foi que eu nunca li nada sobre Avalon ou a lenda do Rei Arthur, só assisti alguns filmes há muito tempo e lembro de pouquíssimas coisas. Como eu poderia julgar um livro com base nisso? Sorte a minha que o nome da autora me saltou aos olhos. Bianca Briones está na minha lista de desejados faz anos, então meu segundo pensamento foi "ok, então será com esse livro que conhecerei a escrita da autora". Que bom que eu fiz essa escolha, pois a história de Morgana e Melissa conseguiu entrar para a minha curta lista de favoritos e eu já estou doente pelo segundo volume.

Repleto de magia, mistérios e muita aventura, Sonhos de Avalon: A Última Profecia tem como protagonistas duas mulheres à frente do seu tempo, determinadas e cheias de garra. Melissa vive em nosso tempo e há dois anos perdeu o irmão gêmeo, Gabriel, no mesmo acidente de carro que deixou seu pai em coma. Sozinha, ela agora conta apenas com o apoio de seus amigos, que não a deixam desanimar. Morgana, por outro lado, vive na Idade Média, é irmã do Rei Arthur e amiga de Lancelot, um dos cavaleiros da Távola Redonda. A vida das duas parece não ter nenhuma ligação, mas elas sonham uma com a outra com cada vez mais frequência e não têm nem ideia do quanto na verdade suas vidas estão interligadas.

"- [...] quando você ama, tudo em que acredita muda de perspectiva. A vida se separa em duas: antes e depois da pessoa. Certas coisas perdem o sentido, e outras se tornam primordiais. Como eu soube que estava apaixonado? Ela olhava para mim e era como se todo o ar fosse sugado para longe."

Uma das coisas que tornam a escrita de Bianca Briones interessante é o fato de que a autora entrega poucos detalhes, e o leitor vai construindo toda a história junto com os personagens. Até o último capítulo são feitas revelações importantes e tenho certeza de que muitas outras ainda serão feitas no próximo volume. Aliás, é bem visível que boa parte do enredo ficou em aberto e ainda demanda respostas, mas muito do que podia ser revelado já foi e o que está pendente não tira o brilho da história, muito pelo contrário, pois auxilia os leitores a construírem teorias, que podem ou não se confirmar.

A forma como a autora constrói a trama é instigante e é difícil largar o livro até chegar à última página. Além de ter sempre uma surpresa para o leitor, Bianca cria cenas que nos levam para o contexto da história e nos faz sentir como se estivéssemos juntos de seus personagens, seja nas cenas de ação, seja nas cenas românticas. O romance, aliás, se faz bastante presente, mas achei mais apaixonante o fato de que, apesar de sua importância, ele é só mais um elemento a construir a história, e não toda a base dela.

"- Você é a minha vida, Lancelot. Sempre será. Meu coração, minha alma, minha vida. [...] Perder você mais uma vez, e com a lembrança do que vivemos, me matará.
- Estaremos ambos mortos, amor. Ambos mortos."

Não bastasse isso, Briones soube trabalhar magnificamente o mito do Rei Arthur, deixando os aspectos essenciais, mas reconstruindo todo o resto. Fiquei apaixonada pela releitura criada pela autora, a forma como conduziu os acontecimentos, tudo. Bianca não ficou satisfeita em "somente" criar uma história maravilhosa e envolvente, mas ainda inseriu discussões importantes, como o papel da mulher na sociedade, os preconceitos, a luta pela igualdade, a manipulação pela religião, entre vários outros tópicos relevantes.

O único problema que tive durante o livro (e que quase me fez morrer de ódio da autora algumas vezes) foi o fato de ela encerrar os capítulos exatamente quando algo de emocionante acontecia e mudar o enfoque da narrativa de uma protagonista para outra. Quando isso acontecia, eu trapaceava e pulava o capítulo para ver o que iria acontecer naquela sequência, senão não conseguiria aguentar de ansiedade. Fora isso, Sonhos de Avalon: A Última Profecia é inteiramente maravilhoso, envolvente, apaixonante, perfeito. Já falei que se tornou meu favorito? Se tiverem oportunidade, por favor, leiam, se apaixonem por Marcos, Arthur e Lancelot e comentem comigo, porque estou carente de conversar sobre esse livro (estou nesse nível).

Por fim, acredito que três pontos principais ainda merecem atenção no próximo volume: quem é o traidor? De que lado Merlin está? O que Marcos é, afinal? Bertrand, não demora muito para publicar a continuação, por favor?

site: https://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2018/01/sonhos-de-avalon-ultima-profecia-bianca.html

Beta Oliveira 05/02/2018

Gostei da proposta da Bianca Briones. Estranhei um pouco o ritmo, até entender que estamos acompanhando um jogo de xadrez onde vários jogadores e interesses interferem no tabuleiro. Ninguém joga xadrez correndo. As decisões devem ser ponderadas e medidas porque todas terão consequências – e a meta é conseguir o xeque mate, não levar um. Temos quem sabe o que está fazendo, quem pensa que sabe e quem não tem a menor ideia, e todos eles, a qualquer momento, podem interferir no resultado. Todos os detalhes devem ser observados e termina com pontas soltas que prometem ser resolvidas na segunda parte.

O texto completo está no Literatura de Mulherzinha.

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com.br/2018/01/cap-1426-sonhos-de-avalon-ultima.html

Silvana 23/02/2018

Duas mulheres vivendo a mesma vida? Ou duas vidas sendo vividas pela mesma mulher? Ou ainda duas mulheres que se encontram em vidas em tempos diferentes até que uma não sabe qual é a outra? Sonhos de Avalon: A Última Profecia vai recontar a lenda do Rei Arthur através de duas mulheres tão diferentes e tão parecidas ao mesmo tempo. Morgana na Idade Média e Melissa no século XXI. Morgana é a princesa de Camelot, tem 20 anos e é a irmã mais nova do Rei Arthur. Ela é uma das ultimas feiticeiras de Avalon. Já Melissa tem 22 anos e perdeu seu irmão gêmeo em um grave acidente há dois anos. Mesmo acidente que deixou seu pai em coma até então. Do nada seu pai os acordou em uma madrugada dizendo palavras sem sentido. A unica coisa que Melissa entendeu foi que ele precisava tirá-los de Quatro Estações, a pequena cidade do interior em que viviam.

E enquanto Melissa e seu irmão foram separados há dois anos, de volta a Idade Média, foi há dois anos também que Morgana e Arthur se reencontraram em uma tragédia. Os irmãos foram separados ainda na infância. Arthur foi treinado para ser o grande rei enquanto Morgana foi levada para Avalon para ser treinada por sua tia Viviane, já que ela mostrou ter grande aptidão para a magia das fadas. Mas quase dez anos depois Morgana passou por um período onde não conseguia controlar sua magia e acabou dormindo por seis meses e acordando quando teve um sonho onde seus país morriam e fugiu de Avalon com Lancelot. Ela não conseguiu impedir a tragédia, mas resolveu ficar em Camelot ao lado de Arthur, que também estava de volta e agora como Grande Rei ao recuperar a espada Excalibur que seu pai cravou em uma pedra e foi transformada em uma espada mágica por Merlin.

Mas os dois irmãos estarem juntos não é visto com bons olhos por Merlin, que diz que Morgana deve partir para que o destino de Arthur se cumpra. É então que Morgana começa a perder o controle novamente e começa a ter sonhos de uma outra vida, onde sente a dor da ausência do seu irmão. E ao mesmo tempo Melissa também começa a sonhar com Camelot e com o Rei Arthur. Os saxões estão cada vez mais fortes e Arthur fica dividido entre aceitar a ajuda de Roma que vem junto com a imposição à sua religião, o cristianismo. A unica esperança deles é que se cumpra a profecia que diz que o lago trará de volta aquela que vai unificar a Britânia, salvar a magia e ligar seu destino ao do Grande Rei. E é através do lago que Melissa surge em Camelot, trocando de lugar com Morgana. O problema é que as coisas não são tão simples como parecem e Melissa ficará dividida entre a razão e seu coração.

"Não existem amores impossíveis. Se é amor verdadeiro entre duas pessoas, é possível. Ainda que não estejamos juntos, não quer dizer que não haja amor"

Quando era adolescente e era rata de biblioteca encontrei em uma prateleira quatro livros com a capa dura vermelha e escrito em dourado: As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley. Não hesitei em pegá-los para ler mesmo sem saber do que se tratava já que não tinha sinopse. E para minha surpresa encontrei uma das melhores história que li na minha vida: a lenda do Rei Arthur contada pela visão das mulheres presentes na história. E me afeiçoei muito a Morgana, que conquistou meu coração e que considero uma personagem feminina exemplar, que ainda hoje pode ser citada como um simbolo do empoderamento feminino. Por isso quando vi esse livro da Bianca, fiquei meio receosa de ler já que ele é uma releitura da história e a protagonista do livro Melissa, seria no caso, a versão de Guinevere, que odiei por conta do meu amor pela Morgana.

Por isso confesso que comecei a ler com um pé atrás e toda vez que a Melissa se aproximava do Lancelot eu já ficava com raivinha e já me preparava pra chamá-la de traidora. Mas aos poucos a autora foi me ganhando e quando percebei já não sentia mais raiva, mas entendia pelo o que a Melissa estava passando. Eu nunca tinha lido nada da autora até então, apesar de sempre ver a Ale elogiando os livros dela. Eu não sou muito fã do gênero que ela escreve, mas quando surgiu a oportunidade de ler esse, eu me joguei e não me arrependo nenhum pouco. Mas apesar de ter amado a história, não dei cinco estrelas porque teve algumas coisas que eu não gostei.

Por se tratar de uma história já existente, quando o autor muda de forma radical os personagens, fica aquele sentimento esquisito e eu não consegui gostar do Rei Arthur que ela criou. Nesse livro ele é um fraco manipulado por Merlin, bastante machista, e meio que se acha por ser o Rei. Enquanto na verdade Rei Arthur é o oposto, gentil e amoroso. Aqui Lancelot é que é o bonzinho. E como já disse em outras resenhas, não gosto quando os autores tentam manipular o leitor demonizando um personagem para que o outro seja o perfeito, fazendo assim com que o leitor se apaixone por quem eles querem. E também senti muito a falta da Morgana já que do meio do livro em diante, ela apareceu muito pouco para o meu gosto.

Mas deixando isso de lado, eu amei a história. Temos mistérios, intrigas, um traidor no meio do povo que eu quebrei a cabeça mas não consegui descobrir quem é. Histórias de amor, histórias sim, porque não é apenas o famoso triângulo amoroso que ama. Temos lutas, magia, criticas ao machismo da época e a quantidade do livro passa voando de tão envolvente que a história é. A narração é em terceira pessoa e cada hora acompanhamos um dos personagens. Os capítulos são curtos, o que dá ainda mais agilidade à história. E a edição do livro está muito bonita, com essa capa incrível. Mas o material da capa não é lá essas coisas porque mesmo tomando cuidado, a beiradinha do livro onde eu segurei o livro começou a levantar. Mas enfim, foi uma ótima leitura, quero muito a continuação e indico ele para quem quer um bom livro de fantasia medieval.

site: https://blogprefacio.blogspot.com.br/2018/01/resenha-sonhos-de-avalon-ultima.html

1 | 2 | 3 | 4