Era uma Vez no Passado

Era uma Vez no Passado Nora Roberts

Resenhas - Era uma Vez no Passado

Érika dos Anjos 30/11/2010

Definitivamente, não gosto de livros de viagem no tempo ou os chamados 'místicos'. São pouquíssimos que me apetecem e que a história não parece forçada demais para existir e as autoras ainda colocam um ' de mistério maior do que o necessário. Porém, não é o que acontece em Era uma vez no passado, da Nora Roberts, que consegue dosar muito bem a situação etérea dos vindos do futuro e um romance bem construído. E na duas histórias. O que é mais difícil ainda.

A primeira história conta de um 'caminhoneiro do futuro' que estava levando uma carga para um outro planeta e acaba caindo em um buraco negro, voltando mais de 200 anos no tempo. Caleb se fere na queda e é encontrado pela antropóloga Libby, uma excelente cientista mas que não conhece quase nada da vida e é bem acanhadinha. Inicialmente, ele fica com muito medo de contar-lhe a verdade, mas, aos poucos, vai descobrindo que ela é uma ótima pessoa e a calmaria que ele precisa. Tudo isso, temperado com grandes doses de história mundial, incluindo civilizações antigas e hábitos de outrora baseados em uma pesquisa muito bem feita, que enriquece bastante a leitura.

A segunda história é sobre o irmão de Caleb, Jacob que é a antítese do mais velho. Impetuoso e senhor da verdade, ele segue as instruções de Caleb e após dois anos consegue também voltar no tempo. Mas, dessa vez com segurança e conhecimento de causa. Ele conhece a irmã de Libby, Sunny, que é praticamente um furacão e, ao contrário da antropóloga, já é bem rodadinha e não tem nada de 'coitada'. Obviamente, saem farpas para todos os lados, além disso, o humor (negro ou não) contido nos diálogos dos dois é delicioso. Os personagens são conduzidos de forma coerente com as personalidades que são apresentadas desde o início. Não mudam de uma hora para outra, mostrando um pouco de veracidade em um enredo fantasioso.

Enfim, para quem gosta de Mrs. Roberts é um livro que denota todo o talento da autora; para quem gosta de livros místicos, uma ótima pedida; e para quem, como eu, tem um pé atrás com esse tema, vale a pena ler por curiosidade, pois, na pior das hipóteses, terá um livro bem escrito em mãos e que será um bom passatempo!

******************************************
Comente esta e outras resenhas em http://www.oquartoelemento.com.br

zette 11/11/2009

Discordo qdo a sinopse diz que são duas historias.Entendi como uma só.
Um homem que vem de uma outra época, se apaixona por uma mulher e se casam. A historia , na minha opinião continua pq vem o irmão dele e a irma dela e no final aparecem os quatro.
Como então são duas historias?
Para mim é a mesma pq os personagens não mudam .A história continua em cima do mesmo tema e aborrece o leitor do mesmo jeito.
Fiquei com impressão que as mulheres acabam com a boca torta depois de tantos bjs e os homens exauridos com tanto sexo ( por sinal mal contado) .
Não gostei, achei pura perda de dinheiro comprar o livro de uma escritora que atualmente faz um sucesso incrivel. Para onde vai a boa leitura?

Márcia 27/12/2009minha estante
Eu gosto de Nora, mas vai de gosto mesmo. Acho que seria legal você ler a Série Mortal. Essa sim é capaz de agradar a gregos e troianos. Tbm achei que é uma história só. E a segunda, na minha opinião foi muito mal contada. Já a primeira, achei fofa e romantica. Nora teria se dado um pouco melhor no livro se fosse uma história só, com o mesmo enredo só que não tirando o foco do primeiro casal.

Cristine 14/06/2010minha estante
eu encaro a obra da Nora com desconfiança, ela consegue fazer algumas histórias muito boas (Irmãos Mackenzie que o diga) mas alguns são péssimas.

Sa 07/04/2021

Duas histórias clichês delicinhas...
Sou fã incondicional da Nora Roberts. Ela tem livros de romance hot, romance com mistério (série Mortal) e vários romances de banca (hehe). Dentre esses da Harlequin, está Era uma vez no Passado - o nosso livro de hoje.
São duas histórias em um livro. Duas histórias que se complementam e que tem uma ligação entre si. E dois romances clichês pra aquecer o coração de quem adora esse gênero. Na primeira, Caleb Hornblower, um transportador de cargas interplanetário do século XXIII, cai num buraco negro indo parar no século XX onde conhece a antropóloga Libby. Ela tímida, cuida dele e eles se apaixonam...
A segunda história é sobre o irmão de Caleb que recebe instruções do irmão e acaba fazendo o mesmo percurso, conhecendo a irmã de Libby, Sunny. Meio "enemies-to-love", fazem aquele casal gato-e-rato-mas-intenso que a gente adora.
Uma delicinha de livro e super rápido de se ler.

Monica Monte 14/03/2012

Outro ótimo livro da Nora. São duas histórias simples, mas cativantes e como se trata da história de amor de dois irmãos por duas irmãs, entra de novo todas aquelas relações familiares maravilhosas que só a Nora sabe escrever.

Engraçada a diferença entre os dois casais: o Caleb e a Libby super meiguinhos e carinhosos, já o Jacob e a Sunny têm uma relação mais explosiva e por isso mais engraçada. Adorei os dois casais, só senti falta de mostrarem a família dos irmãos, como mostraram das irmãs.

Daí alguém pode comentar, mas os irmãos voltaram para o passado, mas quem leu o livro sabe que é possível sim mostrar a família dos irmãos.

Nessa Gagliardi 23/06/2010

A primeira história é uma gracinha. Muito romance, misturado a ficção científica. Já a segunda....

...É a repetição da primeira, mas com o final diferente!

Ah, que decepção que foi!! A autora simplesmente replicou a primeira história e salpicou algo diferente no final, para agradar a gregos e troianos. Desagradou foi à carioca aqui.

Achei que esse seria o livro da Roberts que me faria acabar com minha pinimba com ela. Não deu. Passo bem sem ela.

Márcia 27/12/2009minha estante
Eu gosto de Nora.. mas concordo totalmente com sua opinião sobre a segunda história!! Parece uma cópia mal feita da primeira - que é muito fofa - com um final terrível.

Márcia 11/08/2009

Difícil avaliação.
O livro oscila entre momentos de dinâmica e outros - a maioria- cansativos e repetitivos. Gostei mais da 1ª parte, achei Cal mais romântico e a história mais dinâmica e empolgante. Na 2ª parte nada mais era novidade e me deu a impressão de que Nora ficava me enrolando com uma lenga-lenga e beijos ávidos e lábios cálidos ¬¬'
Só o final, quando Libby e Cal aparecem novamente me interessou de verdade.
Primeiro livro de Nora Roberts que sinceramente não gosto.

Craig 11/08/2009minha estante
Uma resenha digna de uma otima leitora, parabens márcia !

Carolina2647 11/11/2010

Era Uma Vez no Passado reúne duas estórias. A primeira, Além do Azul do Céu, tem como personagem Caleb Hornblower, piloto de carga do século XXIII, que em uma de suas viagens pelo espaço acaba sendo sugado em um buraco negro, no qual fica preso no século XX.
Coincidentemente, Libby Stone, antropóloga, estava observando a tempestade quando viu um clarão e ouviu um som de algo atingir as montanhas.
Libby leva Cal para a cabana para cuidar dele. E o verdadeiro amor começa entre eles.
Como Cal poderia votar para o futuro e deixar Libby e o passado para trás?
É um bela estória de uma amor nunca descoberto antes, porém achei um tanto morno.
Caleb apesar de ser descrito como um homem 'lindo de morrer' não me imprecionou tanto. E Libby é uma mulher bonita que não tinha conciencia de sua beleza. É tímida, introspectiva e certinha, e leva o trabalho muito a sério não deixando espaço para um relacionamento (em outras palavras ela é virgem com quase trinta anos). E quando descobriu que Cal nasceu dois séculos à frente e que partiria de volta para o futuro, Libby ficou em choque pela revelação surreal, e aceitou sua partida sem lutar. Tudo bem que ela aceitou em nome do amor mas também não precisava ser assim.
Em geral, gostei do enredo.

A segunda estória, Viagem ao Coração, é sobre o irmão de Cal, Jacob Hornblower, que seguindo os relatos que seu irmão deixou na nave (que mandou de volta para o século XX explicando porque resolveu ficar) parte para buscá-lo.
Jacob só não esperava que quando chegasse uma bela e sagaz mulher estivesse em seu caminho, Sunny, irmã de Libby.
Como ele convenceria Cal a abandonar Libby se ele entendia como é ter que deixar o amor para trás?
Essa foi diferente da primeira, mais intensa.
Gostei muito mais da segunda estória, apesar de que parece que algumas coisas estão repetindo. Me pareceu menos cansativa que a primeira.
Sunny e Jacob brigam toda hora, discutem e até saíram no braço. Ela inquieta, alegre e determinada, adora o aglomerado de pessoas e a agitação das cidades. Ele teimoso e com uma ar de superioridade, curioso com todas as "antiguidades" do século XX, só pensa em fazer sua pesquisa e voltar para o século XXIII.
Fora que na minha imaginação, Jacob, era bem mais charmoso. Com olhos verdes, cabelos pretos quase nos ombros e com aquele olhar como estivesse devorando algo (no caso a Sunny hehe).
Adorei o final, das duas estórias. Principalmente o da segunda, me surpreendi. Nora soube muito bem como emocionar os leitores. Adorei. Recomendo!!!

Camila A. Meireles 24/01/2016

São dois livros em um. Li em 2008 e, embora não possua mais meu exemplar (troquei por outro em um sebo), a história me vem à mente de tempos em tempos. Recomendo Nora Roberts para tardes nubladas e preguiçosas... Entretenimento garantido.

RobertaTeixeira 12/07/2014

2 Livros