Belas Adormecidas

Belas Adormecidas Stephen King
Owen King

Resenhas - Belas Adormecidas

Clio0 24/05/2020

Eu não sei exatamente no que o Stephen King contribuiu para a história - ela é muita otimista e moralista para ser coisa dele.

O estilo de Owen King é muito parecido com o do pai, nenhuma surpresa aí já que Joe Hill também escreve de forma muito parecida.

A história traz um questionamento já abordado em outras obras: Como seria um mundo sem mulheres? - Tema interessante que já foi feito de forma inversa em uma história em quadrinhos chamada Y - O Último Homem.

O que torna interessante Belas Adormecidas é que a história é escrita mesclando o ponto de vista dos dois gêneros.

Rosangela Max 05/06/2022

Sem grandes surpresas.
Uma história interessante e que nos faz refletir sobre como seria viver em um mundo onde os homens seriam a minoria (em todos os sentidos).
Por ser uma história escrita em parceria entre Stephen King e seu filho, não sei o quanto cada um deles influenciou no enredo, mas senti falta de mais ação. Tinha potencial para isso.
Recomendo a leitura.

Flávia Menezes 11/04/2023

?O TIGRE AGARROU A RAPOSA PARA COMÊ-LA NO ALMOÇO.?
?O lugar de uma mulher neste velho mundo / Está sob o comando de algum homem / E se você nasceu mulher / Você nasceu para ser ferida / Você nasceu para ser pisada, enganada, traída / E tratada como lixo / Ah, se você nasceu mulher / Você nasceu para ser ferida?.

A canção ?Born a Woman? da cantora country que fez sucesso na década de 1960, Sandy Posey, é um texto que abre esse livro que o mestre Stephen King escreveu em conjunto com seu filho mais novo, Owen King, intitulado ?Belas Adormecidas?, e publicado em 26 de setembro de 2017, trazendo em suas páginas pautas polêmicas, tais como a questão da violência doméstica contra mulheres, abuso e assédio sexual, questões de gêneros, controle de armas, entre outros.

Nesta história, as mulheres são acometidas por uma doença em que, quando caem no sono, seus corpos são cobertos por um tipo de casulo, onde elas permanecem adormecidas, e se acordadas, sua ira é tão grande (especialmente relacionadas ao sexo masculino), que elas são capazes de matar. Porém, o que os homens não imaginavam é que ao adormecer, as mulheres acordam em um mundo diferente, e quanto mais elas adormecem e voltam a acordar neste novo lugar, mais marcada fica a divisão entre um ?mundo somente de homens? e um ?mundo somente de mulheres?.

Durante o desenrolar da história, alguns simbolismos são incorporados, como é o caso da personagem Evie Black, uma mulher misteriosa e cheia de poderes, que faz alusão a primeira mulher, Eva, trazendo consigo toda a questão do ?pecado original", bem como a raposa e o tigre, que são dois personagens de uma fábula chinesa onde uma esperta raposa consegue enganar um faminto tigre, fazendo-o acreditar que ela é um ser enviado pelo Imperador do Céu, escapando assim de virar sua refeição do dia.

E enquanto os personagens tentam exaustivamente encontrar uma cura para essa ?Epidemia da Aurora?, como foi chamada, e ainda tendo que se esforçar para proteger Evie dos homens que querem matá-la, os Kings vão nos fazendo refletir sobre as dificuldades que nós, mulheres reais, também passamos para viver nesse mundo.

O comportamento agressivo masculino americano entrou em grande debate nos Estados Unidos, quando em 2019 a APA ? Associação Americana de Psicologia lançou as ?Diretrizes da APA para a Prática Psicológica com Meninos e Homens?, onde ligavam ?noções restritas da masculinidade tradicional? à agressão, homofobia e misoginia, dizendo que tais noções ?podem influenciar os meninos a direcionar grande parte de sua energia para comportamentos perturbadores, como bullying, insultos homossexuais e assédio sexual, em vez de acadêmicos saudáveis e atividades extracurriculares?.

Foi a primeira vez em seus 127 anos de história que a APA emite diretrizes para auxiliar os psicólogos a abordar questões específicas com homens e meninos. Mas uma conduta tão séria como essa não surgiu do nada, mas sim de uma série de resultados sombrios de pesquisas que revelaram que os homens são quatro vezes mais propensos do que as mulheres a cometer suicídio em todo mundo, bem como muito mais propensos a serem presos e acusados por violência doméstica à sua parceira nos Estados Unidos, trazendo o inídice chocante de que 90% dos homicídios são cometidos por homens.

Esse tema da ?masculinidade tóxica? tem ganhado mais força no Brasil mais recentemente, onde encontramos psicólogos discutindo a questão em suas mídias sociais, porém sem que haja alguma diretriz específica divulgada pelos Conselhos de Psicologia para orientar os psicólogos em como atuar em seus consultórios com questões específicas ligadas ao comportamento (agressivo) de homens e meninos.

A masculinidade em si não é tóxica, e nem os homens são nossos inimigos íntimos. Mas é certo que o número de casos de assédio e violência contra a mulher aumentam cada vez mais, e não há como negar que algo, nessa convivência entre os gêneros, está dando errado. E muito errado!

Achar que homens e mulheres precisam ser iguais é um grande erro. Afinal, lutar para que mulheres com competências e habilidades para ocupar cargos que anteriormente eram restritos aos homens, é algo válido. Assim como o fato de se lutar para que as mulheres que ocupem a mesma posição que um homem, sejam remuneradas e recebam os mesmos benefícios que eles possuem, também é de suma importância. Mas isso não quer dizer que tenhamos que ser iguais em tudo, porque isso (inclusive!) é biologicamente impossível.

Eu não sei você, mas eu não quero ser um homem. Independentemente das fragilidades nas quais estamos expostas (e é fato que realmente estamos!), eu gosto de ser mulher, e gosto de viver a minha feminilidade em tudo o que ela me oferece, especialmente quando posso expressar a minha natureza feminina em sua plenitude.

Aliás, algo que tem se tornado muito comum na atualidade, é a busca das mulheres por cursos para desenvolver o seu feminino. E muito disso vem acontecendo porque muitas mulheres perderam a sua essência feminina. Até mesmo porque entre nós mulheres não existe um acordo entre o que é ser mulher, ser feminina. E diante dessa problemática, e embasados por sérias abordagens psicológicas, profissionais qualificados têm trabalhado a questão para que não percamos a nossa essência, e nem fiquemos polarizadas no masculino.

Agora, do que não tem como fugir quando tocamos nesse assunto dos problemas entre os gêneros, é falar sobre os assédios e os abusos sexuais às mulheres. Um assunto que os King trouxeram neste livro de forma nua e crua.

Este ano, o Big Brother Brasil teve dois de seus participantes (dois homens) eliminados pelo próprio programa por assédio sexual a uma participante mexicana que fazia um intercâmbio entre programas (Brasil e México). E tudo porque a própria polícia do estado do Rio de Janeiro é que abriu o inquérito para apurar o caso, e os ex-participantes do reality show estão respondendo juridicamente pelo seu comportamento.

A verdade é que se todos nós respeitássemos mais o espaço do outro, nada disso aconteceria. Mas o limiar do até onde me é permitido ir, parece que há muito tempo foi extrapolado. E posso dizer? Isso vale tanto para mulheres quanto para homens.

Nesse mundo proposto pelos King, onde mulheres dariam início a um novo mundo, coordenado por elas, acho que faltou um pouco mais de realidade de que um mundo exclusivamente habitado por mulheres está muito longe de ser o paraíso. E isso por conta dos conflitos que vivenciamos dentro do nosso próprio gênero. Afinal, sejamos honestas, mas a verdade é que falamos tanto de sororidade, mas é fato que muitas vezes somos as primeiras em julgar umas as outras. Não foi o que aconteceu com a atriz Klara Castanho, ao ser fortemente atacada pela apresentadora Antonia Fontenelle e a YouTuber Dri Paz? Onde estava a empatia? E a famosa sororidade? Enfim... melhor nem entrar nessa discussão...

O fato é que os assuntos abordados neste livro são tão complexos quanto também são polêmicos. E muito embora ainda precisamos encontrar uma forma de compreender que homens e mulheres não são inimigos, ao contrário, que somos complementos essenciais para vivermos tanto a masculinidade quanto a feminilidade em sua plenitude, ainda temos muito o que refletir e discutir sobre o assunto.

Mas aqui, neste livro, confesso que os King foram muito superficiais, e no final, perderam completamente a mão, deixando de lado o tema central do livro que é a diferença entre os gêneros para seguir por caminhos totalmente sem sentido.

Não! Definitivamente um mundo somente de mulheres não seria ideal. E foi interessante ver como os autores deixaram claro a todo instante que os homens em momento algum desejavam viver um mundo só de homens. Então, por que as mulheres iriam achar ideal viver em um mundo só de mulheres? Sabe o que eu realmente achei? Que o Owen (porque o pai jamais faria isso!) estava tão preocupado em como homem, se redimir diante das mulheres, que ficava a todo instante tentando dizer que as mulheres são seres melhores e que não precisam dos homens. Mas precisamos sim! E vice-versa!

A minha vida sempre foi com muito mais mulheres ao meu redor, do que homens. Mais tias do que tios. Mais primas do que primos. E eu só tenho irmãs mulheres. E por isso, eu preciso dizer que eu nunca (mais nunca mesmo!!) fui educada como se eu fosse de um sexo frágil. Ao contrário até! E eu sei que sou uma privilegiada por isso, porque sempre fui criada para ser forte por mim mesma. Embora nem sempre, seja fácil para uma mulher se defender sozinha!

Para mim, "Belas Adormecidas" começou muito bem. Mas os King se perderam completamente no final, e o seu tema central, ficou totalmente esquecido. E por isso, para mim, é um livro razoável.

A verdade é que fomos criados com perfeição, e é quando estou diante do masculino que o meu feminino é ainda mais intenso e muito mais poderoso. E a beleza está exatamente nesse encontro. Que apesar de grandes confusões e conflitos por conta das suas (abençoadas!) diferenças, homens e mulheres foram criados para se complementar. Mas nunca, para se fundir!
Francisco 11/04/2023minha estante
Adorei sua resenha. De fato se todas as relações humanas fossem pautadas no respeito viveríamos em um mundo bem melhor. Quanto ao livro, fiquei com a mesma impressão de que os autores se afastaram do tema central, o que culminou em um final que não gostei tanto. Reitero meus parabéns pela excelente resenha.

Flávia Menezes 11/04/2023minha estante
Muito obrigada, amigo. Eu realmente acredito que o tema ficou tão difícil de ser abordado, que eles decidiram por recuar e levar o final para algo bem mais irrelevante, mas bem mais ?seguro?. ?????

Nossa, só 2.5 estrelas?
Apesar de belíssima resenha, sou obrigado a pontuar, minha indignação quando a nota!
Brincadeira! rsrs
Parabéns pela belíssima dissertação!

Fabio 11/04/2023minha estante
Neste quesito eu concordo contigo... o tema principal ficou esquecido depois da metade do livro, e , acho que ficaram receosos de entrar em terreno minado, e acabaram escapulindo do assunto

Fabio 11/04/2023minha estante
kkkkk em outras palavras foi isso mesmo kkkk

Myzlen1 27/09/2022

sofrido
Escrita - 0,5

Fraca, lenta, se esforça tanto para construir tudo, mas se estende a ponto de perder a mão, distrair o leitor e com isso perder em imersão e ambientação, não dá pra sentir empatia por muita gente, tudo que eu esperava era que o chão se abrisse e todo mundo fosse engolido de uma vez e que as próximas 600 páginas estivessem em branco (se isso ocorresse eu daria 5 estrelas por me poupar o tempo).

Personagens - 0,5

São tantos, mas tantos, mas tantos, que o livro tem uma lista de personagens no começo (sério isso é extremo até para o normal do king) e como não poderia deixar de ser, a maioria deles é esquecível, por mais que o livro inteiro seja justamente tentando desenvolver essa galera são em sua maioria desnecessários.

Histórias - 1

Não tem uma história, tem um conceito, um capítulo ou dois, 100 páginas parece que já era o suficiente pra começar, desenvolver bem e dar um desfecho satisfatório, mas enrolou por 700 e tantas. A história tem problemas e se arrasta infinitamente em vários e vários e vários nada acontecendo, se você se perder na leitura pode continuar porque não vai fazer diferença, a ideia boa, com potencial, mas desenvolvido com o Kindle Unlimited. Tem resenhas com spoilers aqui que contam essa história melhor do que o livro em muito menos tempo.

Nota - 0,5

Tempo de leitura

[ ] Miojo
[ ] Um filme
[ ] Uma série
[ x ] Infinito (x2)

Compreensão

[ ] Dá para ler dormindo e entender tudo quando acordar
[ x ] Dá pra ler enquanto assiste TV
[ ] Requer atenção
[ ] Requer material de apoio
[ ] Só o autor entendeu (se pá)

Personagens

[ ] É um monólogo
[ ] Meia dúzia
[ ] Uma penca
[ ] Enche um trem
[ x ] Thanos temos um problema

Originalidade

[ ] Pode copiar só não faz igual
[ ] Inspirado ou seria homenagem?
[ ] Eu entendi a referência
[ x ] Original
[ ] Pessoas irão copiar isso daqui para frente
Carlinha 27/09/2022minha estante
Obrigada! Amei!!!

Vits 28/09/2022minha estante
hahahah amo suas resenhas aaaaaaaa

Jooy 18/10/2022minha estante
mds do ceu kakakaka

Marcy 04/12/2022minha estante
Infinito 2x ainda é pouco, foi sofrido kkkkkkk

Mary Jane 17/05/2023minha estante
Eu ainda não consegui terminar e penso justamente da mesma forma como você publicou.

Bianca1210 26/03/2020

A história em si é boa, entretanto King se estendeu muito nesse livro, fugindo muitas vezes, para momentos sem tanta importância para a trama.
flá 14/04/2020minha estante
nossa concordo. to ha exatamente UM ano para acabar esse livro

Bianca1210 14/04/2020minha estante
E olha que o final nem é tão surpreendente assim

Rejane 12/05/2020minha estante
A história é envolvente não gostei do final

@joaozinhomarcos 15/10/2020minha estante
Acabei de ler o Nevoeiro, li tbm Under the dome (Uma vida pra terminar) e abandonei It justamente por isso, ele enche muita linguiça no livro, com muitos detalhes e lembranças que ao meu ver não acrescentam em nada no enredo, o que acaba tornando cansativo

Darksz 27/03/2021minha estante
O estilo de escrita dele é esse. Ele se aprofunda muito para dar realidade à personalidade dos personagens. Ele tem personagens únicos e peculiares em todos os seus livros. Infelizmente vai s3r difícil achar um livro dele sem isso

Sam 01/06/2021minha estante
é o estilo de escrita mesmo, mas olha... de todos que já li, exceto de contos, esse foi o que menos focou em história paralela.

Duda 15/07/2021minha estante
A história é envolvente, mas por vezes saiu do foco, deveria ter detalhado mais a personagem principal

tommasoleonardi 14/11/2021minha estante
Exato!

Maria 24/07/2021

Um livro ?ok?
Olha, não gostei de poucos livros do King. Esse foi um dos que menos gostei, apesar da premissa sensacional!

Premissa: 10
Personagens: 8
Execução: 6
Desenvolvimento da história: 4

Expectativa: 10
Experiência: 4

O início da história é muito bom, de ficar extremamente apreensiva. A ideia de mulheres dormirem e ficarem raivosas quando acordadas, é uma premissa sensacional. Mas aí as explicações perdem o sentido, a personagem ?principal? tem poderes, mas parece que não muda nada, o mundo paralelo também tem uns mistérios sem pé e nem cabeça a serem resolvidos, a história se arraaaaaasta demais no meio (até o clímax é arrastado e sem suspense) e com um final meio ?meh?, tentando dar alguma lição que eu perdi ali no meio? tinha MUITO PANO pra manga pra discutir, mas perderam a mão.

Uma pena, ainda mais que passei muitos dias com ele!
Mary Jane 17/05/2023minha estante
Um livro pesado, o maior da minha estante e o mais arrastado também!
Como você disse, no início eu consegui fluir bem, intrigou muito e fez com que me prendesse, mas estou chegando ao final e não consigo prosseguir porque simplesmente eu não suporto mais a história!
Se perderam tanto que eu não sei nem como darão fim à isso.

Francisco 13/09/2021

Belas Adormecidas: ótima proposta com um execução insatisfatória
Dooling é uma cidade pequena e humilde na região dos Apalaches tranquila até o dia em que uma mulher misteriosa de nome Evie invade um laboratório de metanfetamina, assassina dois homens, provoca um incêndio e é presa pela xerife Lila Norcross. Enquanto isso uma doença de nome Aurora está se espalhando por todo o mundo, fazendo todas as mulheres (todas as faixas etárias) adormecerem e serem envolvidas por casulos. Quando os casulos são abertos, as mulheres são acometidas de uma fúria homicida.

Na Penitenciária Estadual de Dooling, onde o dr. Clint Norcross, esposo de Lila trabalha como psiquiatra, todas as mulheres adormecem e são envoltas em casulos. Então, Clint e a diretora Janice Coates da prisão devem encontrar uma forma de manter as detentas acordadas o maior tempo possível enquanto tem que lidar com problemas secundários mas não menos importantes e recorrentes em uma prisão. Posteriormente Clint tem que lidar com alguns problemas envolvendo seu filho Jared e sua esposa Lila.

Ao longo de muitos capítulos os autores também descrevem o caos provocado pela Aurora em toda a comunidade de Dooling, o fato de Evie ser imune aos efeitos dessa doença bem como o sensacionalismo dos meios de comunicação acerca dos terríveis acontecimentos e a política adotada para atenuar e combater os efeitos da doença, algo um pouco semelhante ao que acontece na primeira metade de "A Dança da Morte" (saques, violência e desordem social).

O livro tem uma premissa e desenvolvimento deveras interessante, mas a grande quantidade de personagens talvez possa desagradar alguns leitores. Contudo esse é um fator que pode ser contornado com o desenvolvimento da própria trama, onde nos familiarizamos com os personagens mais relevantes ao prosseguimento da narrativa e percebemos um maior enfoque em Clint e em sua esposa Lila e seu filho Jared. O livro traz uma mensagem concernente à relevância das mulheres na instituição chamada Humanidade e a necessidade de um equilíbrio na coexistência com o gênero masculino.

Quando Stephen King trabalha em colaboração com outros escritores, sempre percebe-se algo diferente no rumo de suas histórias e de sua escrita: em "O Talismã" e "Casa Negra", King fez um ótimo trabalho com Peter Straub, tendo em vista que suas escritas harmonizam-se muito bem, assim como ocorre com "A Pequena Caixa de Gwendy" quando King escreve em colaboração com Richard Chimzar e em muitos contos escritos em colaboração com seu filho Joe Hill, porém percebi que a colaboração entre King e seu outro filho Owen não funcionou muito bem: tendo como resultado um livro de história interessante, mas com personagens que não cativam e com um desenvolvimento insatisfatório.

Em minha concepção, há alguns problemas nesse livro: há muitos personagens desnecessários (também mal utilizados), nenhum dos personagens são tratados com profundidade (apesar de ser um livro extenso), alguns capitulos dispensáveis que destoam do tema central proposto e um desfecho insatisfatório e pessimista sob a perspectiva de alguns personagens. De um modo geral, é um livro razoável e extremamente cansativo, embora a premissa de Stephen e Owen sejam muito boas. No que concerne ao estilo de escrita, há muitas diferenças no estilo de Stephen nesse livro, possivelmente devido à interferência da escrita de Owen. Portanto, recomendo essa leitura somente aos habituados a ler King e que não nutram grandes expectativas tal.
Flávia Menezes 13/09/2021minha estante
Hummm?. Esse vai pro fim da fila, então. Kkkk

Francisco 13/09/2021minha estante
Kkkk...se eu soubesse que seria tão decepcionante eu teria procrastinado um pouco mais para ler esse livro.

Flávia Menezes 13/09/2021minha estante
Complicado né? ?

Francisco 13/09/2021minha estante
Sim, e muito!

Sthefany.Ambrosio 10/03/2023

Absolutamente incrível
Uma leitura fenomenal, apesar de ser um livro grande tem uma escrita muito fluida e muito fácil, as páginas passam muito rápido.

A história é incrível, muito bem construída, os personagens muito interessantes, gostei do final. Além de tudo tem várias reflexões muito fodas sobre o papel das mulheres na sociedade.

O king é o rei absoluto!!!

Eu recomendo muito a leitura, o único motivo pelo qual não dei 5 estrelas é pq tem cenas muito pesadas, eventos muito explícitos, que na verdade é característica de escrita do king, mas me deixou incomodada durante a leitura.

Bia 08/08/2021

Vamos lá
É o que dizem, mesmo enrolado eu amo King, então para mim não foi surpresa nenhuma.
A premissa é ótima, muito revoltante e interessante ver as atitudes dos homens, para mim foi tudo muito real.
É um livro atual que fala o quanto os homens tem atitudes lamentáveis.
Com certeza vai fazer você refletir sobre como seria o mundo sem as mulheres. É assustador!

Não foi cinco estrelas por:
- excesso de personagens irrelevantes;
- final fraco;
- Evie apareceu pouco.

Mas como disse já esperava, é uma premissa que só poderia vim do mestre ??

Vanessa 17/08/2021

Como todas as histórias que leio de King, terminei o livro mais fã dele ainda.
O enredo em si e o desenrolar da história são muito bons, mas, não sei se pq a história foi feita por dois King?s (rs), além da habitual descrição excessiva de detalhes a história é dividida entre vários narradores (inclusive uma raposa ? QUE?) então se vc nao ler prestando atenção há momentos em que fica extremamente fácil se perder na leitura.

Guilherme.Maia 03/08/2021

Muito bom!!!
Um livro muito bom, digno de Stephen King, não esperava muito do livro, e no fim me surpreendeu de uma forma muito positiva.
Recomendo a todos.

Viviane 13/12/2022

Mais um King finalizado e novamente king entregou tudo e mais um pouco em um livro de tirar o fôlego como so ele e capaz de fazer, foi uma parceria maravilhoso com o seu filho Owen.

Bart 07/01/2021

Belas Adormecidas
*Owen King, Stephen King*
Editora Suma
728 pág, 2017.
Com a família King é assim... você gosta ou detesta!
Nem todo mundo acerta...sempre!
Eu sabia que leria algo que seria p/debate, porque @Giuliane sabe disso, e ela me indicou o livro com essa intenção!
Vou falar do livro "rapidex"!!
Imaginem (sei que mais de uma pessoa lê minhas resenhas kkkkkk) absolutamente do nada, as mulheres do mundo inteiro começarem a dormir, e na hora do sono se forma um casulo ao redor delas. Todas elas não  acordam mais... bebês, meninas, mulheres de todo mundo, o livro conta como isso começa e como afeta o planeta... os homens!!
A premissa seria mostrar como nós homens somos destrutivos e dependentes (ponto), se ficasse só nisso a trama teria algum mérito. Eu já falei aqui sobre os livros de Jo Nesbo (Boneco de Neve) chamarem atenção, pelas vítimas sempre serem mulheres!! E ultimamente o que mais vejo nos livros é um direcionamento, mesmo que fictício, p/figura da mulher. O problema desse livro dos Kings, é querer mostrar o quanto a mulher é importante, destruindo e depois quase  ridicularizando a imagem do feminino!
Sério Owen King e Stephen King, deixa as mulheres no Éden e vocês poderiam fazer uma continuação contando como estava os dois mundos... mais $$ p/vcs!!
Como @Giuliane disse, "se fosse uma mulher escrevendo, o final não seria assim." Concordo 100%, o livro coloca toooooda a trama a perder com o final ridículo, que nem se encaixa na trama.
Esse livro abre muitas discussões importantes,  de como tratamos as mulheres e na grande maioria das vezes, não são bem tratadas!
O livro conseguiu ser no máximo "bom"... derrubado pelo final!!
??????
Se você leu esta obra, comenta aí!!Gostaria de saber da opinião alheia!
?????
ÓTIMO 2021 P/TODOS, CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!!

Klinef 08/07/2020

Bem, eu amo os livros do Stephen King, esse é um pouco arrastado mas não deixa de ser excelente.