Belas Adormecidas

Belas Adormecidas Stephen King
Owen King

Resenhas - Belas Adormecidas

Marcelo 14/06/2022

Maravilhoso, se você tiver a mente aberta.
É muito comum ver pessoas que se declaram fãs de Setphen King, criticarem as obras que fogem do suspense e terror (gênero no qual, com todos os méritos, aliás, ele é considerado um mestre) e neste caso não é diferente. Há muito tempo King já mostrou que consegue escrever igualmente bem, abordando outros temas, como neste livro em parceria com seu filho Owen.
A premissa já é interessante de cara: pouco a pouco as mulheres do mundo começam a adormecer e são envoltam em um casulo e, todas as tentativas de despertá-las acabam de forma trágica. Começam então a surgir situações caóticas num mundo em que poucas mulheres ainda conseguem resistir acordadas e os homens começam em grande parte partir para barbárie.
Sem mais spoilers, é possível dizer que este livro toca em temas bem sensíveis, como a desigualdade entre gêneros, machismo, violência doméstica e até, em dado momento, uma sociedade "utópica". É impossível saber quem colaborou com o que na escrita, mas é um livro que, apesar de extenso, é extremamente viciante, tem uma sensibilidade ímpar para tratar de assuntos sérios, ainda que através de ficção, e tem um final agridoce.
De minha parte, adorei!

notgellr 16/07/2022

Se quer uma leitura rápida por envolvimento, não é esse o caso
Como leitora do Stephen arrisco dizer que essa história tem pouco do jeito dele. Um livro longo, cheio de personagens insignificantes na história que fazem o livro ir a mais de 700 páginas que facilmente se resumiriam em 400 e ainda não perderia a essência. Minha visão sobre o livro é de um homem escrevendo sobre feminismo, de uma maneira muito fora do assunto. A personagem principal promete muito e acaba sendo deixada de lado. Desconexo. Porém, como sempre, Stephen tem otimas maneiras de nos surpreender, deixando a leitura pouco ou quase nada previsível em questão a trama de cada personagem individual.
BabyM 24/08/2022minha estante
Quase acabando e pensando ?poderia ter encerrado lá nas 400 pag??

Bruna.Araujo 07/05/2020

Mariposas ^^
"O Anjo Negro veio das raízes e dos galhos. Os dedos dela são morte e o cabelo está cheio de teias e o sonho é o seu reino."

Como seria o mundo se todas as mulheres de alguma forma desaparecessem? Como seria um mundo formado apenas por homens?
Owen e King nos convidam a imaginar o que aconteceria em um mundo sem nenhum tipo de intervenção feminina, após um tipo de vírus transformar todas  em casulos humanos.
Um livro simplesmente fascinante que nos faz pensar na possibilidade de um mundo formado apenas por humanos  cromossomos XY , mostrando como nossa sociedade infelizmente coloca o sexo feminino como frágil sem parar para pensar em como mulheres são fundamentais para seu equilíbrio, muitas das vezes as considerando inferiores e sem necessidade de serem respeitas.
Achei um livro muito incrível por te fazer pensar a respeito de como a sociedade é  injusta muita das vezes.
Uma crítica à respeito do livro é que em algumas partes acaba por ficar  cansativo e se perdendo na narrativa.
Resumindo acho que os autores fizeram um trabalho primoroso e apesar da crítica um livro que vale muito a pena ser lido.

Leticia.Mazarin 24/07/2018

Meu primeiro contato com King não foi dos melhores
Comecei o livro empolgada, já que a premissa me parecia interessante. O que aconteceria em um mundo onde todas as mulheres adormecessem de forma permanente? Para onde estavam sendo "levadas"? O que aconteceria com elas? E com os homens que seguiam acordados?

Entretanto, ao longo da história fui perdendo interesse e já não me importava com o que aconteceria com os personagens. Na verdade, não consegui estabelecer uma conexão com nenhum personagem e nem me identificar com o drama deles.

Foi um sacrifício conseguir terminar o livro, sempre que começava a ler parecia que eu também era invadida pelo fenômeno que incidia sobre as mulheres do livro e me vinha um sono tremendo. Em suma, achei o livro muito prolixo, um camalhaço que poderia ter sido resolvido em muito menos páginas, além de ter me decepcionado com o final.
Leticia.Mazarin 24/07/2018minha estante
Errata: **calhamaço

Pedrinho 31/08/2018minha estante
Sempre sugiro que as pessoas comecem pelo O Cemitério ou os livros de contos, como Pesadelos e Paisagens Noturnas. Os calhamaço costumam ser muita encheção de linguiça mesmo, mas não desista do King, ele é muito bom

Patty 12/11/2018minha estante
Divido com você o sentimento de ser acometida pelo sono. Pela primeira vez na vida, cada vez que abro o livro o sono me persegue. Mas não desanime! King é maravilhoso e tem uma vasta seleção de livros ótimos.

mug 27/12/2019minha estante
Posso sugerir Carrie. Curto e intenso! O Iluminado achei foda, embora grande demais sem necessidade. Este será o terceiro. Não era meu escolhido mas foi presente, então vamos a ele.

Sabrine Amalia 16/03/2020

De mariposas a borboletas.
Transformação maravilhosa.

Darksz 27/03/2021minha estante
Começou muito bem ein hahah recomendo ler joyland também. Eu gosto muitooo do King, mas o que mais se encontra por aí é gente que não está acostumada com estilo de escrita dele e acha cansativo. Os livros dele não são para ler passando o olho nas páginas por que requer muita atenção, requer imaginação e memória para lembrar de todos os nomes, apelidos e acontecimentos da vida de cada um hahaha

Daiana 27/03/2021minha estante
Já vou anotar a indicação. Sim, eu amei o jeito que ele escreve.

Darksz 27/03/2021minha estante
Acabei joyland no fds passado e foi um misto de tristeza, emoção, felicidade. Muito bom mesmo.

Daiana 27/03/2021minha estante
Adoro quando o livro mexe com a gente

Hilsa Camargo 20/08/2022

Já pensou viver em um mundo sem mulheres?

É o que acontece quando Eve Black aparece e faz praticamente todas as mulheres caírem em um sono sem fim

Jefferson 21/03/2021

Uma excelente idéia, não tem bem executada.
O QUE SERIA DO MUNDO, SE TODAS AS MULHERES DESAPARECESSEM?
??
BELAS ADORMECIDAS é um grande romance escrito por Stephen King e seu filho, Owen King, e ele vai responder, ou tentar, a pergunta acima.??
??
A história é mais ou menos simples de entender. Há uma tal de Epidemia Aurora (pegou a referência? ?), uma doença inexplicável que faz mulheres adormecerem para sempre dentro de casulos.??
O mundo vira um caos! E eu vou tentar explicar em poucas palavras como ficou o nosso mundão nessa distopia:??
??
??Os homens começam a fazer de tudo para manterem as mulheres acordadas e começa os saques aos mercados, em uma busca por energéticos e farmácias, para remédios com adrenalina o suficiente para as mulheres não dormirem.??
??
??Surge a tal da Brigada do Maçarico que nada mais é do que um grupo de marmanjos mata as mulheres adormecidas, baseados na crença de que as que dormem estão infectadas e poderão infectar as acordadas.??
??
??Os homens com mães, esposas e filhas, as escondem onde podem, pois ainda carregam a esperança de que despertarão.? As mulheres que dormem começam a produzir uma cobertura branca de gosma fibrosa que as envolvem por completo, prendendo-as como se estivessem em um casulo.??
??
??Alguém teve a brilhante ideia de cortar esse manto branco do rosto de uma mulher que despertou e o atacou como se fosse um bicho. O resultado? O dono da ideia morreu e a mulher voltou a dormir, voltando a produzir o casulo ao redor de si.??
??
??Há uma tal de Evie Black, uma mulher misteriosa e, aparentemente, poderosíssima... ela é a única que consegue dormir e despertar sem ser afetada pela epidemia Aurora.??
??
??Os olhos dos homens da cidade, onde a história se passa, começam a se voltar para a mulher que está na cadeia feminina da cidade por uma porrada de circunstâncias e formam-se dois grupos de homens: ??
os que querem capturar a mulher para torturar e obrigar a mesma a trazer as mulheres de volta e os que buscam uma forma de proteger a mulher, crendo que ela tem o poder de despertar as mulheres.??
??
A partir daí o que você acha que esses dois grupos de homens farão???
Sentar e ter uma conversa civilizada ou partir pra porrada????
Diz pra mim! ?

Mariana113 20/09/2021

Meu pai amado!
Aquele era um mundo em que uma garotinha podia voltar andando para casa sozinha, mesmo depois de escurecer, e se sentir segura.

Algo de estranho começa a acontecer quando as mulheres dormem: elas são imediatamente envoltas em casulos. Se forem acordadas,se o casulo for rasgado e se os corpos forem corpos expostos, as mulheres se tornam bestiais, reagindo com fúria antes de voltar a dormir. Os homens sozinhos e desesperados, se dividem entre os que iriam proteger as mulheres adormecidas e aqueles que querem aproveitar a crise para instaurar o caos. Grupos de homens formam as ?Brigadas do Maçarico?, eles incendeiam vários casulos. Mas na pequena cidade de Dooling as autoridades locais precisam lidar com o único caso de imunidade à doença do sono: Evie Black, uma mulher misteriosa com poderes inexplicáveis.

Que livro incrível! Eu demorei bastante para terminar devido as 700 páginas, mas esse livro é simplesmente incrível.
O livro tem diversos assassinatos e partes de alta tensão, mas não é como aqueles livros sangrentos
Temas atuais também são abordados no livro.

Enfim, eu super recomendo!

souza263 12/12/2022

Interessante...
Eu acho essa temática muito interessante, mas o livro não consegue manter esse interesse por muito tempo. São muitos personagens e o tempo todo fica trocando os pov's e você nunca consegue se apegar a um personagem só, eu fiquei triste porque não favoritei nenhum.

Na sinopse tem um menção às "Brigadas do maçarico" que são homens que põe fogo nos casulos, mas isso nem tem tanta relevância na história. E é isso que mais me decepcionou, eles venderam como um grande livro de fantasia e ficção mas na verdade é só sobre um monte de homem e 3 mulheres sobrevivendo ao mundo apocalíptico.

Não gostei muito da conclusão também, aquele caos na prisão foi atoa e só serviu pra matar personagens. E nas últimas páginas tem um recap contando o que aconteceu com cada personagem, achei muito preguiçoso do autor. Passou 700 páginas escrevendo e ai chega nas últimas e quer resumir a história.

Não sei até onde o Stephen King influenciou o livro, mas achei a escrita do Owen bem parecida. Em vários momentos eu me pegava lembrando de Sob A Redoma e A Dança Da Morte (que possuem acontecimentos bem parecidos).

Se você quiser ler um livro contando o dia-a-dia de personagens durante um surto mundial eu recomendo. Mas não deixe se vender pela sinopse, ela é falsa.
Contudo contudo, eu ainda gostei do livro. A cada capítulo aparecia um novo elemento de fantasia que dava um up na história e fisgava a atenção.

Daniela 14/07/2023

Recomendo vivamente!
Foi uma leitura que me acompanhou por vários dias. Um livro longo, um pouco demorado, mas com um desenvolvimento de personagens e de mundo absolutamente incrível. Não me canso de referir que o melhor do King é a forma como dá vida aos seus personagens. Clint, Lila, Janice, Van, Terry, Frank, Jared, Willy, Barry Holden, Jeanette... todos eles e tantos outros que ultrapassaram as páginas onde foram escritos.
Quando toda a população feminina de Dooling e do mundo começou a não acordar e a ser envolta em casulos, os homens ficaram loucos. Coisas horríveis começaram a acontecer. A partir daí, tem-se a visão de um novo mundo só com mulheres e o mundo que elas deixaram, onde os homens destroem tudo o que encontram, inclusive eles próprios.
Uma leitura densa, onde o horror se reflete na carnificina que a prisão se tornou, nas terríveis mortes que ocorreram e na destruição física e psicológica da população.
Recomendo vivamente.

Sabrina758 29/07/2021

A história começa com uma mulher e termina com uma.

As mulheres de todo mundo estão caindo em um sono misterioso. Ninguém sabe se isso é morte ou um sono temporário.

O mundo vira um caos sem as mulheres. Será que os homens conseguiriam viver sem elas?será que o mundo sobreviveria a ter apenas homens nele? Essas são questões durante toda a narrativa do livro.

Apesar de ser um livro que realmente me cativou, dei apenas 3 estrelas pois alguns detalhes chegam a ser irrelevantes na história, ao ponto de serem apenas jogados nos capítulos e esquecidos depois.

Paloma.Rocha 26/03/2023

Perfeito
Eu amo quando encontro um livro que me prende do começo ao fim. Ao mesmo tempo que não queria parar de ler de tão bom, eu também não queria ler rápido para não acabar logo. Vou sentir falta dos personagens, do enredo, de tudo.

Com certeza foi para meu top 10 e provavelmente vai ser o melhor livro que li esse ano.
Fabio 26/03/2023minha estante
Mesma nota e tbm entrou para meu top 10!

Paloma.Rocha 28/03/2023minha estante
E foi tão despretensioso né? Depois de nos decepcionarmos com alguns contos, não imaginávamos que esse seria tão bom. ?

Rejane 14/05/2020

Belas adormecidas
Gostei muito desse livro só fiquei decepcionada com o final esperava outro final