O que é Sociologia

O que é Sociologia Carlos Benedito Martins

Resenhas - O que é Sociologia

Lairys 06/04/2024

Direto e enriquecedor.
O livro é simples e o conteúdo elucidativo. O contextos histórico apresentado no início é colocado de uma forma bem ajustada e sem desperdícios, tornando a experiência didática para pessoas (eu) que não possuem muita bagagem.
A análise é especialmente rica por mostrar, criticamente, duas faces da sociologia: uma conservadora, que visa manter os padrões já estabelecidos; e uma revolucionária encabeçada pelos tão conhecidos Marx e Engels.
Apesar de ser uma leitura tão curtinha e não aprofundada no tema, não deixa a desejar exatamente pela seção ao final que se dedica a indicar obras (boníssimas!!!) para continuar o estudo.

Mariana113 14/03/2024

Ótimo livro. Falou sobre os principais nomes da sociologia de forma neutra e objetiva, apresentou outros autores além dos que eu já conhecia. Sempre aprendi que o fundador da sociologia foi Comte e agora aprendi que foi Saint Simon.

alana 06/03/2024

Uma ótima introdução!
Esse é o primeiro livro que eu leio para a faculdade e o primeiro livro que eu li para a disciplina de sociologia. Acho que foi uma ótima instrução do professor já que o livro explica de maneira simples e em três capítulos como surgiu, se formou e está hoje em dia a sociologia e o trabalho do sociólogo na sociedade capitalista. Recomendo muito.

beca 05/03/2024

O que é sociologia?
Estou fazendo um curso de ciências humanas e sociais e durante algumas aulas de estudos avançados a professora comentou/ indicou sobre este livro, por isso ele é tão específico. Foi uma leitura importante pois consegui assimilar tudo o que aprendemos muito melhor. Não indico muito para quem não está buscando por esse conteúdo em específico, mas é ótimo!

Giovanna1174 30/01/2024

O livro, "O que é sociologia" de Carlos Benedito Martiins, nos conta um pouco sobre como surgiu a sociologia e como ela foi se desenvolvendo em cada contexto histórico da humanidade. Também nos mostra a opinião e estudos dos principais sociólogos em suas épocas. É um livro bem interessante, porém possui uma linguagem um pouco técnica que eu, que não tive sociologia durante o ensino médio, tive dificuldades para entender e acompanhar. Mas de modo geral, gostei e tive obtive uma ideia sobre o que é a sociologia.

Jhé 29/09/2023

Leitura fácil
É, como diz no título, uma leitura fácil e para que gostar do assunto, prazerosa. Tenho o costume de cronometrar meu tempo de estudo e a cada pausa, eu ficava surpresa com quanto tempo que havia se passado sem eu perceber.
O livro não se aprofunda nos autores que traz e nem poderia, dado o número de páginas, mas suas introduções são o suficiente para compreender as teorias de cada um e também o contexto da época na qual se desenvolveram.
É um bom começo para quem não entende muito sobre o assunto.

Láiza 10/08/2023

*eu li por causa da faculdade*
o livro é bem legal, de fácil entendimento, então dá pra ler em poucas horas

sam_sllvn 11/07/2023

Um pouco maçante, lento, mas extremamente detalhado e didático, cumpre com o papel prometido, mas com certeza não é uma leitura para uma singela tarde de chuva.

Isis 01/07/2023

Tive que ler esse livro para universidade, então devo confessar que li o mais rápido que pude no meu tempo livre e marcando o que mais achava importante. O assunto trabalhado no livro é algo que eu já tinha um conhecimento prévio, por isso não me agoniei. Só o começo de muitos livros universitários...

LeonardoGS89 22/06/2023

Obra essencial para quem busca uma introdução clara e abrangente ao campo da sociologia, com uma abordagem didática e acessível, o autor explora os principais conceitos, teorias e temas que compõem essa disciplina fundamental.
Ao longo do livro, Martins oferece uma visão panorâmica da sociologia, começando pela sua origem e desenvolvimento como ciência social, ele aborda os principais pensadores e teorias que moldaram a disciplina, destacando sua importância para a compreensão da sociedade e das relações humanas.
No geral, "O que é Sociologia" é uma leitura indispensável para estudantes e interessados em sociologia.
O autor combina clareza conceitual, exemplos práticos e uma abordagem acessível, tornando a disciplina da sociologia compreensível e relevante para a compreensão do mundo social em que vivemos.

Joy Barreto 20/06/2023

Uma visão ampla sobre a sociologia
O autor traz uma visão ampla sobre as teorias sociológicas. Fala sobre o surgimento e desenvolvimento da sociologia. Para o autor a sociologia é a manifestação dos pensamentos modernos, de forma atemporal.

WellingtonBSA 05/05/2023

Livro introdutório que dá um panorama geral sobre o surgimento e desenvolvimento da sociologia. Aborda os principais autores e problemáticas, com enfoque especial nas linhas políticas conservadoras ou revolucionárias que os sociólogos adotaram. Penso ser uma boa introdução, mas poderia conter mais divisões no texto, para facilitar a compreensão do leitor leigo.

isabel_fmelo 12/02/2023

Leitura feita para aula de Sociologia.
Gostei do estilo de escrita, e do modo como foi seguindo o desenvolvimento histórico. Simplesmente não sabia que Durkheim era conservador, não lembro de ter estudado sobre isso na época do cursinho, mas enfim. Bem bacana.

Maria 14/09/2022

Ótimo
É um livro introdutório, bem didático e certeiro em tudo que vai discorrendo. Linguagem simples, bem gostosinho de ler.

julianazlopes 31/08/2022

👊
''Durkheim acreditava que a raiz dos problemas de seu tempo não era de natureza econômica, mas sim uma certa fragilidade da moral da época em orientar adequadamente o comportamento dos indivíduos...''