Réquiem

Réquiem Bianca Sousa

Resenhas - Réquiem

Rosangela Max 18/12/2020

Bom, mas...
Apesar de saber tratar-se de um conto, achei que faltou desenvolvimento.

Yeda Souza 17/07/2020

Esse conto vai te deixar com um gostinho de quero mais, principalmente se você for fã de terror!

Nele conhecemos Amadeus um professor universitário de história da arte, que era fascinado pela arte sepulcral.

Ele estava no cemitério, em uma de suas visitas para coleta de material de estudo, até que algo lhe chama a atenção! Algo que não podia ser real....

Um conto curto, com a escrita fluída e envolvente, recomendo com certeza!! Além de ser uma ótima indicação para quem quer começar no gênero de terror.

site: https://www.instagram.com/p/CCwSbfVjw-h/

Iarlys 04/10/2021

Requiém.
Comecei lendo porque o nome e a capa me chamaram atenção.
Acabei gostando muito.
Muito bom mesmo.
A morte é um tema bem interessante.

Rubens.Ribeiro 24/04/2019

Leitura rápida e envolvente
Um conto em primeira pessoa, onde o narrador/personagem nos insere dentro da trama,
compartilhando o enorme banquete de emoções e sensações que desfruta durante a narrativa; que aliás, foi muito bem construída e recheada de detalhes sensoriais.
Por outro lado, o conto emerge uma figura lendária, pouco conhecida do grande público, e que poderia ter sido melhor explorada, dando-nos mais detalhes do seu perfil físico/psicológico, isso certamente auxiliaria muito na construção imagética da personagem.
Para quem já está habituado e gosta do gênero terror, Réquiem pode não ser uma leitura tão assustadora, mas que deve ser recomendada principalmente para quem é iniciante no tema ou que aprecie uma leitura rápida, fluida e enigmática.
Nati paz 14/08/2019minha estante
vou leeeeeer agora mesmo !

Ranzi 09/03/2020

Interessante
A leitura é extremamente rápida, o que iguala a dizer que trata-se de um conto, e não um "livro". Com certeza é um cenário bem interessante, sendo que a autora coloca perceptivelmente as suas preferências, que não precisavam ser tão explícitas (creio que nesse sentido, valeria mais a pena ter esticado o texto para melhorar a ambientação, ao invés de ser tão direta).
Todavia, contudo, entretanto e ainda assim, recomendo a leitura, que será sem dúvidas rápida e com consistência.

Josy Rodrigues 20/03/2020

Mas já?
Tava afim de um conto de terror pra dar aquele medinho antes de dormir mas esse deixou a desejar.

Pri 20/10/2017

Outro lado da morte
Réquiem é uma história de terror e fiquei um pouco receosa quando comecei a ler, mas curti a leitura. A Bianca tem uma escrita muito cativante, seja lá qual for o gênero que ela resolva escrever.

"Nada de novo nos desejos humanos — desde que o mundo é mundo se deseja imortalidade, poder e amor."

Amadeus é professor de história da arte e guarda muitas dores em seu coração. Sofreu perdas que o deixaram marcado, mas que fizeram com que despertasse nele uma paixão pela arte sepulcral.
Um dia, quando estava no cemitério — um lugar que muito o encanta — montando uma de suas aulas, ouve um barulho estranho. À princípio, isso não o assusta, mas quando percebe o que realmente é, não sabe bem como reagir. Por anos imaginou que, ao finalmente ter seu encontro com a morte, iria recebê-la como uma velha amiga. No entanto, ao encontrá-la tão inesperadamente, seu primeiro instinto é lutar para sobreviver. Ele jamais poderia presumir que ela se apresentaria de tal forma.

"Era um mal necessário. Era natural e cruel. O ciclo da vida se fazendo valer. Aceitei que todo fim encontrava seu recomeço e nessa poesia vislumbrei um novo sentido para a morte. Decidi então persegui-la; assim, quando chegasse minha hora, eu a encararia de frente e diria: 'Há quanto tempo espero por você?'"

O conto é bem curtinho e surpreendentemente rápido de ler. Quando acabei, fiquei pensando "ué, já chegou no final?". rsrs
Amadeus é um personagem interessante, que poderia ser melhor trabalhado em uma história maior, mas que também não vejo necessidade de um livro. Ele passou por tristezas na vida, mas aprendeu a conviver com elas e se dedica a fazer bem o que gosta.
A história fala sobre perdas, solidão, mas também mostra que tudo na vida tem um lado belo, basta estarmos dispostos a enxergar essa beleza mesmo em meio às adversidades. E, claro, tem o lado da fantasia e do terror. A Bianca inseriu uma criatura pouco vista na literatura, que, por sinal, eu nunca tinha lido a respeito. É ela quem dá o toque macabro ao conto.

"Naquele dia de abril, descobri algumas verdades. A primeira delas era a de que um homem se forja na dor."

Até que eu não achei assustador, mas acho que o objetivo realmente não era dar susto. Ainda mais que a transição que a autora faz durante a história é tão suave, que quase não percebemos o que de fato está acontecendo.
A narrativa é em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Amadeus, e se reveza entre o presente, lembranças do passado mais distante e acontecimentos do passado mais recente, ou seja, como ele chegou na atual situação. E aí começamos a prever o que vai acontecer.
Eu consegui perceber o que aconteceria no final, mas confesso que, mesmo assim, quando finalizei a leitura, me bateu um sentimento de tristeza. Em tão poucas páginas, me apeguei a ele, e fiquei torcendo por um final alternativo. Mas a vida é assim mesmo, né? Não está nem aí para o que queremos. rs
Para quem curte fantasia com nuances de terror, ou quer começar a se arriscar no gênero, fica a dica de uma história rapidinha, mas envolvente.

site: http://www.sigolendo.com.br/2017/10/resenha-conto-requiem-bianca-sousa.html

lendo_e.viajando 09/08/2023

Não é um terror que me deixou tremendo de medo, mas é bom igual.
a escrita é bem fluída e a história é curta.
a história tem alguns detalhes que a deixam mais interessante e marcante, a sensação de lê-la foi incrível, recomendo.

Nu e As 1001 Nuccias 06/08/2019

Resenha Blog As 1001 Nuccias
Às vezes é incrível o que poucas palavras podem fazer com você, especialmente se essas poucas palavras forem boas e carregadas de terror.

Amadeus é um professor que ama de paixão a arte, em especial aquela voltada para os túmulos e mausoléus e afins.

Aos poucos, conhecemos sua história de vida. Sua mãe, devota, gostava muito de ir à Igreja. De certa forma, Amadeus acha que seu gosto por arte talvez tenha sido por conta dessas idas e vindas, afinal, foi assim que veio ao mundo.

Naquele dia em que visitava um cemitério, acabou por encontrar... algo. E agora está em um local escuro, sofrendo dores terríveis.

Antes de perder a consciência, sabe que está mudando. Sabe que o perigo se aproxima. Caminhando em direção a um Réquiem, uma missa de sepultamento, ele descobre que o perigo está mais perto do que imaginava.

"Faltava-me um pedaço de carne. Meus dedos trêmulos adentraram o pescoço, senti os músculos expostos e molhados de sangue, senti os tendões... Como estava vivo com um ferimento desses?"

Eu gostei bastante do conto. Bianca tem um jeito envolvente de nos fazer encarar as profundezas do personagem e da história.

Gostei de como ela montou a linha narrativa, presente-passado-presente, sem nos fazer perder o fio da meada.

"Que gosto teria um corpo vivo?"

Gostei do tema, algo que antes só tinha visto em Supernatural (#teamDean).

Para aqueles que curtem um terror, segue a dica! Quem quiser começar a se aventurar no gênero, manda ver!

site: http://1001nuccias.blogspot.com/2019/08/resenha-conto-requiem-bianca-sousa.html

Erika stan 10/11/2019

"Rápido, simples e belo"
Réquiem é um ótimo conto que fala sobre humanos e as faltas que eles sentem pelos mesmos. Eu achei a escrita incrível, bastante(muito mesmo) fluída e necessito de ler mais histórias dessa maravilhosa escritora.

Marriete 24/12/2019

Réquiem (Conto) ? Resenha Autora: Bianca Sousa Plataforma: Amazon
Amadeus era professor de História da Arte e tinha uma certa fascinação pela arte sombria contida em cemitérios e capelas. Após coletar material de estudos, ele se dirige a saída do cemitério e é neste momento que encontra um ser horrendo que só pensou existir nos recantos mais sombrios da fantasiosa mente humana. Ledo engano, estava em sua frente um feio exemplar de um Ghoul, ser carnívoro que o olhava como um prato suculento. A questão agora era o que fazer para se ver livre de tal criatura.

Réquiem é um conto de terror que vai elevar os seus batimentos cardíacos, pois, a dose de adrenalina vai subir com certeza. Bianca soube mexer com o psicológico do leitor de forma a fazê-lo imaginar essa criatura e a perseguição que ela empreende atrás de Amadeus. É um texto muito bem construído, com detalhamento na medida certa. Adorei e recomendo muito a leitura!

#Réquiem#BiancaSousa#Resenha#MarryAquinnah#AutoraNacional#LiteraturaNacional#LiteraturaBrasileira#LiteraturaDeTerror#Amazon#AmazonBrasil#Conto#Contos#ContoDeTerror#Terror#Horror#AmoLer#Instabooks

AmadoThriller 30/12/2022

Gostei muito do conto, queria que fosse maior e tivesse uma continuação para sabermos o que aconteceu com Amadeus.
O começo do conto é cheio de suspense e nos faz sentir a agonia de Amadeus ao descobrir que foi atacado. Também achei o final surpreendente!

annacê 21/09/2022

Mal escrito, mal desenvolvido, sem pé nem cabeça. Parece que foi feito nas pressas, não dá nem pra chamar de conto.

Lila 01/09/2017

??
Li interinho em uma hora e, apesar de acha que o conto poderia ter se aprofundado ainda mais na história do personagem principal, me surpreendi muito com a escrita da Bianca. O ambiente sombrio, as descrições objetivas, mas agoniantes! Fez de Réquiem um ótimo conto e divertimento para minha tarde! Para mim, o ponto alto da narrativa foi a transição que a mente do personagem fez no final! Estou muito feliz por ter lido! Recomendo fortemente!