Bem-Vindos ao Rio

Bem-Vindos ao Rio Marcos Rey...

Resenhas - Bem-vindos ao Rio

Sidney 28/05/2020

Hj li novamente. Quanta saudades dos tempos de infância e adolescência. Esse livro sempre ficou na minha memória. Em dois dias o li. Bom demais!!! Estarei lendo outros mais da série vaga-lume.
Cíntia Costa 28/05/2020minha estante
Como é bom reviver a infância.

Leonardo.Santos 21/12/2020minha estante
Esse livro tem um detalhe interessante: um grande jogador de vôlei chamado Giba. Anos depois, isso aconteceria na vida real.

tadeugoulart 09/06/2019

Como Cláudio e Patrícia escaparão dos sequestradores?
Marcos Rey saiu do lugar comum do "quem é o assassino" para nos brindar com uma história de aventura e ação em "Bem-Vindos ao Rio". De maneira um pouco estereotipada, o livro conta a trajetória de dois adolescentes que estão visitando a Cidade Maravilhosa e acabam sendo sequestrados por outro grupo de jovens.

No cativeiro, vemos o medo de Cláudio e Patrícia crescer de mãos dadas com a esperança de serem soltos. Fora do quartinho, acompanhamos pais aflitos, vilões e seus planos de resgate.

O livro tem um argumento interessante, mas senti que faltou desenvolver melhor os conflitos e personalidades dos personagens. O número consideravelmente excessivo de sequestradores, às vezes, nos confunde e não permite diferenciar um do outro em cenas mais corridas. Os pontos de virada também não surpreenderam e a história acabou sendo linear e previsível.

site: https://www.facebook.com/SerieVagalume/

leitorDedicado 13/05/2016

Um livro simples, mas que em alguns momentos nos leva a uma reflexão sobre a desigualdade no país, embora não seja o foco do livro, não tem como não se compadecer com a vida dos personagens, desgraçados desde o início da vida até o fim.

Gizalyanne 29/04/2016

Bom!!
Dois jovens turistas passam por apuros ao serem sequestrados por uma gangue adolescente. Tem ação e crítica social pois decreve bem as origens e motivações dos jovens criminosos. O final não decepciona e é bem realista.

Emanuel Xampy Fontinhas 17/12/2015

A história de um crime sem vilões
É um livro com uma premissa simples: dois jovens turistas se conhecem na cidade do Rio de Janeiro e acabam vítimas de um sequestro orquestrado por uma gangue de menores delinquentes. O que o torna um livro maravilhoso é a riqueza na construção dos personagem, especialmente os menores infratores, tornando-os, e a discussão sobre miséria e abandono, os verdadeiros protagonistas dá história. Difícil não sentir empatia.

Naty 25/11/2014

Legal
Livro legal de cárcere privado bem legal de ler e não muito pesado.

Leilinha 30/05/2014

Muito bom mesmo!
Sou suspeita em falar, pois amo ler os livros do Marcos Rey. Esse livro é muito bacana, pois conta a história de um rapaz (Cláudio) que vai para o Rio de Janeiro e conhece Patrícia. Lá eles vivem uma aventura incrível, pois foram sequestrados. O legal é que ao final do livro, é contado o destino de cada personagem.

Douglas 10/03/2014

Bem vindos ao Rio
Cláudio é um garoto de Curitiba, que foi presenteado pelo seu irmão, com uma viagem ao Rio de Janeiro por 03 dias.
Patrícia é uma jovem de Brasília, que veio até o Rio de Janeiro para passear na casa da tia e realizar um sonho: conhecer o mar.
Os dois jovens se encontram em um museu, começaram a conversar e ao saírem de lá, acabaram sendo sequestrados por uma quadrilha de adolescentes e a partir daí começa o famoso "salve-se quem puder".

Este livro do Marcos Rey, não tem aquele suspense e aquela tensão de outros livros do autor. O livro é mais focado em criticas sociais.
No decorrer do livro, o autor vai nos apresentando os personagens da quadrilha e mostrando que todos eles entraram na criminalidade pelo mesmo motivo: a pobreza.
O livro foca nesta mensagem: a pobreza é a raiz da criminalidade.
Na opinião do autor, muitos jovens entram na criminalidade porque nunca tiveram uma oportunidade na vida e encontram no crime uma chance de sobreviver.

O autor apressa-se em dizer, porém, que a pobreza não é uma justificativa para a criminalidade, pois um integrante da quadrilha (Sebão) resolve não participar do sequestro para levar uma vida honesta como engraxate, mas que apesar disso, a pobreza pode ser um caminho para a criminalidade.

Os personagens da quadrilha foram bem desenvolvidos pelo autor. Cito aqui: "Tito", um menino que gosta de doces e que, por ser pobre, não consegue compra-los e vê na criminalidade uma forma de conseguir o que quer.
"Tereca", uma jovem sem nenhuma expectativa de um futuro melhor resolve entrar para o crime junto com o namorado "Baixo", um jovem com uma inteligência acima da média, mas que também nunca teve oportunidade. "Nariz", outro personagem bem marcante, parece-me retratado pelo autor com um caráter meio distorcido, sentindo certo prazer em ser criminoso.

Por fim, a melhor mensagem é a do final do livro (calma, não vou contar o final).
O destino que o autor deu aos personagens me pareceu muito próximo da realidade. São exatamente estes os caminhos para quem escolhe viver uma vida criminosa.

Há até criticas para os criminosos de "colarinho branco", mostrando que a criminalidade não existe só entre os pobres.

Incrível como um livro escrito em 1986 ainda seja tão atual e, infelizmente, continuará sendo atual por muitos anos.

Um bom livro para ler e refletir.

Um abraço e meu respeito a todos.

Fabio Shiva 18/03/2012

Mais uma bela aventura policial para a garotada na escrita experiente de Marcos Rey
Aqui há uma preocupação maior com questões sociais, expostas na trama de um casal de turistas que é sequestrado por uma quadrilha de menores. Por isso o livro é ao mesmo tempo melhor e pior que os outros do mesmo estilo escritos pelo autor, todos publicados pela série Vagalume. Melhor porque convida a uma reflexão mais madura sobre a injustiça e a desigualdade social. Pior pelo mesmo e exato motivo, pois na medida em que convida mais a pensar perde um pouco no quesito dramático, e a aventura não empolga tanto quanto o clássico “O Mistério do Cinco Estrelas”, por exemplo. Mas ainda assim a diversão é garantida. Livro de Marcos Rey é sempre um bom incentivo à leitura!

***

Comunidade Resenhas Literárias

Aproveito para convidar todos a conhecerem a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:

Wenceslau_Teixeira 09/08/2011

Uma boa introdução aos livros policiais para jovens
Marcos Rey,

escreveu uma trama policial envolvente e de fácil leitura, livro bem apropriado como primeiras leituras para jovens que a Coleção Vagalume se propunha nos anos 80/90.

Nesta trama não há como nos clássicos policiais de Agatha Christie, George Simenon, Bruno Fischer ...finais e relevações inesperadas.

Maria Azevedo 28/07/2011

Convenhamos que a Coleção Vaga-Lume é Perfeita né?? E com esse livro não é diferente. Uma leitura nada cansativa, personagens bem diversificados, enfim... recomendo para quem deseja ler algo pequeno e envolvente!!

Marcinhow 04/05/2010

Bem Vindos ao Rio
Conta a estória de Cláudio e Patrícia, ele de Curitiba visita o Rio pela primeira vez, seu irmão um jogador de Vôlei, está bancando sua estadia no Rio por três dias, lá ele encontra Patrícia, também é a primeira vez que ela visita o Rio, está...

Continue lendo a resenha no meu blog http://marcinhoweoslivros.blogspot.com

Caah 12/08/2009

Adoro!
Uma viagem ao Rio de Janeiro pode virar um pesadelo? É o que acontece com Cláudio e Pat, logo que chegam à Cidade Maravilhosa. Você vai conhecer um lado violento da realidade brasileira, acompanhando a aventura eletrizante dos dois jovens, vítimas de uma quadrilha formada por adolescentes.

***

Muito tempo que eu li... mas bem legal!