Bem-Vindos ao Rio

Bem-Vindos ao Rio Marcos Rey...




Resenhas - Bem-vindos ao Rio


31 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


bela 04/02/2024

Marcos Rey no RJ
Eu sou apaixonada pelas histórias de Marcos Rey, mas tenho dó de ler tudo dele e não ter mais o que ler no futuro ? então parti pra um livro infanto-juvenil. A qualidade da escrita é inquestionável, mas prefiro os livros adultos mesmo.
O enredo é sobre dois adolescentes turistando no Rio de Janeiro, que acabam sendo sequestrados. A história desenvolve a partir disso, e me prendeu para saber o desfecho. Achei legal que nós, como leitores, acabamos também passeando pelo Rio, mas eu queria mais da história, mais desenvolvimento.
comentários(0)comente



Érika dos Anjos 11/03/2009

A marca de Marcos Rey
Todo mundo que cursou o ginásio nos anos 80/90 passou pela Coleção Vagalume, que alternava livros fracos com obras-primas. E Bem-vindos ao Rio, na minha opinião, se encaixa na última categoria. Tudo bem que se tratando de Marcos Rey, não pode-se esperar menos.

O livro é retrato de alguns jovens, que queriam dinheiro rápido, e sequestraram dois turistas que vieram conhecer o Rio de Janeiro. Porém, eles não contavam com a sagacidade e intelig~encia dos prisioneiros.

O mais legal do livro foi mostrar as diferentes 'razões' daqueles jovens para entrar no crime e os 'finais' diferentes para cada um. Além disso, uma frase que Nariz, o líder do bando, disse me marcou para sempre: "O que está feito está feito, não precisa explicar, já se explicou". Recomendadíssimo!

comentários(0)comente



Rosana.Montenegro 09/10/2023

Bem-vindos ao Rio
Marcos Rey é meu autor preferido da coleção Vaga-Lume. E essa é mais uma aventura policial!!Cláudio, e Pat vão passar as férias no Rio de Janeiro. Logo depois que os dois adolescentes se conhecem no saguão do Museu do Catete, são sequestrados por uma quadrilha de menores. Viverão, então, momentos de expectativa e medo
comentários(0)comente



Douglas 10/03/2014

Bem vindos ao Rio
Cláudio é um garoto de Curitiba, que foi presenteado pelo seu irmão, com uma viagem ao Rio de Janeiro por 03 dias.
Patrícia é uma jovem de Brasília, que veio até o Rio de Janeiro para passear na casa da tia e realizar um sonho: conhecer o mar.
Os dois jovens se encontram em um museu, começaram a conversar e ao saírem de lá, acabaram sendo sequestrados por uma quadrilha de adolescentes e a partir daí começa o famoso "salve-se quem puder".

Este livro do Marcos Rey, não tem aquele suspense e aquela tensão de outros livros do autor. O livro é mais focado em criticas sociais.
No decorrer do livro, o autor vai nos apresentando os personagens da quadrilha e mostrando que todos eles entraram na criminalidade pelo mesmo motivo: a pobreza.
O livro foca nesta mensagem: a pobreza é a raiz da criminalidade.
Na opinião do autor, muitos jovens entram na criminalidade porque nunca tiveram uma oportunidade na vida e encontram no crime uma chance de sobreviver.

O autor apressa-se em dizer, porém, que a pobreza não é uma justificativa para a criminalidade, pois um integrante da quadrilha (Sebão) resolve não participar do sequestro para levar uma vida honesta como engraxate, mas que apesar disso, a pobreza pode ser um caminho para a criminalidade.

Os personagens da quadrilha foram bem desenvolvidos pelo autor. Cito aqui: "Tito", um menino que gosta de doces e que, por ser pobre, não consegue compra-los e vê na criminalidade uma forma de conseguir o que quer.
"Tereca", uma jovem sem nenhuma expectativa de um futuro melhor resolve entrar para o crime junto com o namorado "Baixo", um jovem com uma inteligência acima da média, mas que também nunca teve oportunidade. "Nariz", outro personagem bem marcante, parece-me retratado pelo autor com um caráter meio distorcido, sentindo certo prazer em ser criminoso.

Por fim, a melhor mensagem é a do final do livro (calma, não vou contar o final).
O destino que o autor deu aos personagens me pareceu muito próximo da realidade. São exatamente estes os caminhos para quem escolhe viver uma vida criminosa.

Há até criticas para os criminosos de "colarinho branco", mostrando que a criminalidade não existe só entre os pobres.

Incrível como um livro escrito em 1986 ainda seja tão atual e, infelizmente, continuará sendo atual por muitos anos.

Um bom livro para ler e refletir.

Um abraço e meu respeito a todos.
comentários(0)comente



Caah 12/08/2009

Adoro!
Uma viagem ao Rio de Janeiro pode virar um pesadelo? É o que acontece com Cláudio e Pat, logo que chegam à Cidade Maravilhosa. Você vai conhecer um lado violento da realidade brasileira, acompanhando a aventura eletrizante dos dois jovens, vítimas de uma quadrilha formada por adolescentes.

***

Muito tempo que eu li... mas bem legal!
comentários(0)comente



Leilinha 30/05/2014

Muito bom mesmo!
Sou suspeita em falar, pois amo ler os livros do Marcos Rey. Esse livro é muito bacana, pois conta a história de um rapaz (Cláudio) que vai para o Rio de Janeiro e conhece Patrícia. Lá eles vivem uma aventura incrível, pois foram sequestrados. O legal é que ao final do livro, é contado o destino de cada personagem.
comentários(0)comente



Maria Azevedo 28/07/2011

Convenhamos que a Coleção Vaga-Lume é Perfeita né?? E com esse livro não é diferente. Uma leitura nada cansativa, personagens bem diversificados, enfim... recomendo para quem deseja ler algo pequeno e envolvente!!
comentários(0)comente



Marcinhow 04/05/2010

Bem Vindos ao Rio
Conta a estória de Cláudio e Patrícia, ele de Curitiba visita o Rio pela primeira vez, seu irmão um jogador de Vôlei, está bancando sua estadia no Rio por três dias, lá ele encontra Patrícia, também é a primeira vez que ela visita o Rio, está...

Continue lendo a resenha no meu blog http://marcinhoweoslivros.blogspot.com
comentários(0)comente



Wenceslau_Teixeira 09/08/2011

Uma boa introdução aos livros policiais para jovens
Marcos Rey,

escreveu uma trama policial envolvente e de fácil leitura, livro bem apropriado como primeiras leituras para jovens que a Coleção Vagalume se propunha nos anos 80/90.

Nesta trama não há como nos clássicos policiais de Agatha Christie, George Simenon, Bruno Fischer ...finais e relevações inesperadas.
comentários(0)comente



Fabio Shiva 18/03/2012

Mais uma bela aventura policial para a garotada na escrita experiente de Marcos Rey
Aqui há uma preocupação maior com questões sociais, expostas na trama de um casal de turistas que é sequestrado por uma quadrilha de menores. Por isso o livro é ao mesmo tempo melhor e pior que os outros do mesmo estilo escritos pelo autor, todos publicados pela série Vagalume. Melhor porque convida a uma reflexão mais madura sobre a injustiça e a desigualdade social. Pior pelo mesmo e exato motivo, pois na medida em que convida mais a pensar perde um pouco no quesito dramático, e a aventura não empolga tanto quanto o clássico “O Mistério do Cinco Estrelas”, por exemplo. Mas ainda assim a diversão é garantida. Livro de Marcos Rey é sempre um bom incentivo à leitura!

***

Comunidade Resenhas Literárias

Aproveito para convidar todos a conhecerem a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:
.
http://www.comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/
*
http://www.facebook.com/groups/210356992365271/
*
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=36063717
*

comentários(0)comente



liviazinha 11/01/2021

Bom, mas tinha potencial pra mais.
No início estava sendo difícil de gostar, mas depois consegui me conectar melhor à trama.
Dois adolescentes sequestrados por uma quadrilha de adolescentes na Cidade Maravilhosa. No que daria tudo isso?

No decorrer da história vamos conhecendo as personagens: sua história de vida, motivação para cometer os crimes e personalidade. Mas acho que o autor poderia ter se aprofundado mais nisso e também nos sentimentos dos garotos e garota enquanto colocavam os planos em prática.

Apesar de eu ter achado um pouco raso, no final acabei me afeiçoando aos personagens e queria que tudo acabasse bem para eles, mesmo tendo cometido vários crimes ao longo do livro.
Foi tudo por falta de oportunidade o que eles fizeram! Muitos por aí também terminam como Baixos, Pequineses, Titos...
comentários(0)comente



leitorDedicado 13/05/2016

Um livro simples, mas que em alguns momentos nos leva a uma reflexão sobre a desigualdade no país, embora não seja o foco do livro, não tem como não se compadecer com a vida dos personagens, desgraçados desde o início da vida até o fim.
comentários(0)comente



Gizalyanne 29/04/2016

Bom!!
Dois jovens turistas passam por apuros ao serem sequestrados por uma gangue adolescente. Tem ação e crítica social pois decreve bem as origens e motivações dos jovens criminosos. O final não decepciona e é bem realista.
comentários(0)comente



31 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR