Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida

Agneli 22/04/2024

Bom e ruim.
Diferente do livro Meditações de Marco Aurélio e A arte de viver de Epiteto, esse não traz as lições e ensinamentos em parágrafos curtos. Cada capítulo do livro leva de 3 a 4 páginas com textos complexos e histórias paralelas e desnecessárias para poder passar uma mensagem que caberia facilmente em um parágrafo ou em uma frase, o que seria bem mais simples de entender.
O livro não é ruim, mas devido a escrita rebuscada da época, torna-se um pouco complicado de absorver as mensagens, que são boas.
Se as mensagens fossem mais diretas, seria infinitamente melhor.

esdrase 18/04/2024

Momento de valorizar seu tempo
De tempos em tempos eu leio e reflito sobre as palavras do filósofo Sêneca e me pego olhando a minha volta tentando entender, como palavras tão profundas ao mesmo tempo são esvaziada pelo cotidiano?....Não é fácil exercer a brevidade da vida, mas o treinamento constante é fundamental.

Anderson_Candido 14/04/2024

Sobre a Brevidade da Vida
Sêneca, através de cartas e outros documentos, nos revela o quão curta nossa vida pode ser quando deixamos de vive-la!

Essa obra curta teve um grande peso em mim que não sei lidar com o ócio, ou seja, não tenho me dedicado a viver a minha vida plenamente em função de mim mesmo.

No entanto, é importante ressaltar que viver a vida não é o que muitos jovens podem imaginar. Sêneca e outros filósofos estoicos tem uma visão e observação sobre aqueles que vivem suas vidas em razão do luxo e dos prazeres, os colocando também como pessoas que estão desperdiçando suas vidas!

Certamente voltarei para ler trechos e aplicar os ensinamentos desse grande mestre

Alexsah 07/04/2024

Eu diria que só uns 20% da leitura que você pode realmente tirar algo, acabei de perder minha sobrinha foi muito dolorido ver ela sofrer, toda a preocupação esperança jogada no lixo. Você vê como os médicos, nós e tudo ao nosso redor é tão pequeno
O livro fala o óbvio,não tem profundidade em si, mais como eu disse tem uns 20% de aproveito.

Júlia 27/03/2024

Um dia esse homem acordou e decidiu lacrar
Apesar de curto, esse livro não é para ser lido em um dia. por ser uma obra filosófica, cada página deixa uma reflexão importante, aquelas de largar o livro e ficar 20 minutos olhando pro teto. amei a escrita de sêneca e saí da leitura com crise existencial repensando minha vida. para quem tem medo de ler livro de filosofia, esse é facílimo de ler, não sei sobre os outros livros do autor, mas esse me pareceu uma ótima porta de entrada para a filosofia. eu amei que em algumas passagens não há nem uma tentativa de ser técnico ou rebuscado na reflexão, ele só te dá um tapa seco e sai andando.

?Alguns não têm um objetivo sequer para o curso de sua vida, mas a morte os pega de surpresa enquanto bocejam languidamente. É uma pequena parte da vida que realmente vivemos. Na verdade, todo o resto não é vida, mas apenas a passagem do tempo.?

?Vocês agem como mortais em tudo o que temem e como imortais em tudo o que desejam.?

?Pois eles correm de um prazer para outro e não conseguem permanecer firmes em um desejo.?

?Então, não duvidei de que teria mais poder para erguer você se primeiro eu tivesse me levantado.?

?Nenhuma quantidade de fluido satisfará alguém cujo anseio não surge da falta de água, mas da febre interna ardente: pois isso não é uma sede, mas uma doença.?

?Imagino que muitas pessoas poderiam ter alcançado a sabedoria se não imaginassem que já a haviam alcançado.?

?Ninguém me roube um único dia que não me traga um retorno adequado por tal perda.?

?Que benção é ter corações prontos e desejosos de receber todos os seus segredos em segurança, com os quais você tem menos medo de compartilhar o conhecimento de algo do que mantê-lo para si mesmo, cuja conversa acalma sua angústia, cujos conselhos o ajudam a formar suas opiniões, cuja alegria dissolve sua tristeza, cuja própria presença o anima!?

?No entanto, as duas coisas devem ser mescladas e variadas, a solidão e o juntar-se à multidão: a primeira nos fará ansiar pelas pessoas, e a outra por nós mesmos, e cada uma será remédio para a outra; a solidão irá curar nosso desgosto por uma multidão, e uma multidão irá curar nosso tédio com a solidão.?

lryalvx 22/03/2024

Necessário.
Nesta obra clássica, Sêneca, filósofo estoico da Roma Antiga, aborda sobre a efemeridade da existência humana.

Leitura curta para que não tome tempo da breve vida que nos é concedida. As reflexões vieram como um tapa na cara mesmo. Profundo.

?10. Por conseguinte, não digas que fulano viveu muito porque tem cabelos brancos e rugas. Ele não viveu muito. Apenas durou bastante.
Pensas, por ventura, que navega muito aquele de quem uma violenta tempestade assalta o barco, deixando-o à deriva, para um lado e para outro, ao sabor de ventanias enfurecidas? Ele não navega muito. Só balançou e bastante.? Pág 40.

mclaraab 20/03/2024

Trata-se de um livro com reflexões filosóficas.
Mostrando qual o real sentido e como devemos levar a vida, que se torna breve ao desperdiçarmos com determinados prazeres.

lu ;) 19/03/2024

Tapa na cara mesmo.
Simplesmente brilhante e profundo. os ocupados não aproveitam a vida e somente fazem o que fazem para, no futuro, descansarem! não! mal sabe se vão viver até lá! tem que começar a viver, a aproveitar a vida e saborea-la agora, senão ela passa em um piscar de olhos. pior ainda são os ?maria vai com as outras?, que nessa falta de ter o que fazer, aproveitam menos ainda. o seu ócio é gastado com coisas ruins e que não são ociosas de verdade.
isso tudo vai me marcar. eu amei!

Maricel.Torres 09/03/2024

Viver enquanto há vida.
Um livro breve que concentra ideias sobre o tempo que temos e o quanto, de fato, vivemos. Contém boas lições, que também são abordadas de muitas maneiras por outros pensadores e disseminadores da ideia do viver enquanto há vida. Afinal, o fim da vida é incerto, não é mesmo!?

Rafaela 29/02/2024

Me fez acordar pra vida!
Com certeza é um livro que irei reler, rever minhas marcações. Não é uma leitura difícil, é bem rápido mas sério da pra você ficar horas pensando sobre tudo que ele fala, principalmente sobre os vícios e a pressa de viver (a gente acaba nem vivendo). Enquanto lia, repensei muito sobre como eu gasto meu tempo e sobre como estamos sendo engolidos por esse mundo rápido e superficial. Sai uma pessoa melhor depois dessa leitura, acho que todos deveriam ler!

Izamara Ferreira 26/02/2024

Uma obra clássica?
Sobre a Brevidade da Vida é uma obra clássica escrita por Sêneca, um dos mais influentes filósofos estoicos da Roma Antiga. Neste livro, Sêneca explora profundamente a natureza efêmera da existência humana e como podemos enfrentar essa realidade de forma sábia e consciente.

A obra inicia com uma reflexão sobre a maneira como muitos indivíduos desperdiçam seu tempo em busca de prazeres efêmeros e vazios, negligenciando a verdadeira essência da vida. Sêneca argumenta que a vida é curta demais para ser gasta em preocupações fúteis e que devemos nos concentrar em cultivar virtudes e sabedoria.

Carlos531 25/02/2024

Sobre a Brevidade da Vida, de Sêneca
"Sobre a Brevidade da Vida" oferece uma reflexão profunda sobre a efemeridade da existência humana. Sua filosofia destaca a importância de viver sabiamente, aproveitando o presente, pois nosso tempo é calculado.
Gostei bastante da leitura, mas sei que não se trata de uma obra que todos irão se interessar.

Jennifer47 24/02/2024

Uma leitura extremamente curta mas que te faz refletir profundamente sobre como desperdiçamos nosso tempo com coisas fúteis, logo de princípio o livro já joga grandes verdades em minha cara o que me deixou bastante animada em termina-lo, em pequenos momentos a leitura pode parecer confusa se não tivermos o contexto, eu o recomendo para todos! Filosofia é vida!

Ricardo.Borges 20/02/2024

Como viver? Um dos maiores dilemas humanos?
Livro curto, com muitas ?lições? que ainda herdamos do período em que foi escrito (poucos anos depois de Cristo) e praticamos até hoje. Algumas outras, no entanto, felizmente, já foram aprendidas e, por isso, superadas. A vida, neste ensaio, está associada ao ócio, mas não ao ócio criativo. Sêneca deixa claro que o prazer que os gregos destinavam ao aprendizado das artes e literatura eram inúteis (só a filosofia importava). Como disse Machado de Assis em Memórias Póstumas de Brás Cubas, ?a gente mata o tempo, e ele nos enterra?. O q fazer (e como) para valorizar nosso tempo enquanto vivemos, no presente?

melmelmelmel 19/02/2024

Apesar de ter tido um começo super interessante e que logo de cara jogou algumas boas verdades na minha cara, eu não senti que os outros dois "capítulos" foram tão prazerosos quanto esse primeiro. Acredito que se o Sêneca tivesse mantido o resto seguindo a mesma linha filosófica que ele tinha no começo eu teria gostado muito mais.Apesar desses outros dois capítulos serem um tanto quanto complementares ao primeiro.

A primeira parte fala justamente sobre o título que traz o livro, ele aborda com tanta precisão como nossas vidas são efêmeras, passageiras e como nós permitimos que outros roubem pequenos pedaços dessa nossa vida minúscula. É uma leitura sobre a importância da vida, sobre como usamos cada um desses momentos, sobre correr atrás de tantos objetivos, de agradar tantas pessoas, de riquezas, de trabalho, de ocupar cada mínima lacuna dos nossos dias e no fim de nossas vidas perceber que nada valeu apena.

Fiquei bem reflexiva sobre como tenho cuidado da minha vida até então, sobre cada momento que deixamos de fazer algo que queremos por medo ou vergonha da opinião alheia, de quando colocamos pesos em nossos ombros que nunca sequer pensamos em assumir, para satisfazer aqueles a quem amamos.

A segunda parte era direcionada a mãe dele (acredito que alguma carta para quando ele morresse), explora muito sobre como o luto encapacita algumas pessoas. E a todo momento ele incentiva sua mãe a viver diferente disso, a continuar vivendo, a manter a memória de seu filho por perto mas nunca de forma que ela também deixe de viver.

E por fim, a terceira parte é uma carta para um amigo próximo de Sêneca, nessa última carta vemos muitos conselhos sobre nao se deixar levar pelas riquezas e se esforçar tanto a ponto de não possuir algum outro propósito.

No geral, as três partes são bem complementares, e vemos que no final Sêneca queria passar a mesma mensagem a todos, sobre aproveitar bem a vida. Acredito que é uma excelente leitura para todos, além de ser bem curtinha e rápida de terminar.