A Grande Fuga

A Grande Fuga Sylvio Pereira

Resenhas - A Grande Fuga

Aline.Sacramento 05/05/2022

Ótimo, foi muito bom relembrar essa história. É bem curtinho e fluido da pra ler de uma vez só. Eu amei.

Prof. Edivaldo 15/12/2015

Fraco
É assim que defino o livro, mesmo sabendo que se destina ao público infanto-juvenil. Há uma parte, por exemplo, que a polícia descobre onde estão os adolescentes, se preparam para invadir o local... e fica nisso mesmo. O autor parece que esqueceu a ação policial que todos esperavam que ia acontecer. Há outros pontos que poderiam ser melhorados.

Emanuel Xampy Fontinhas 06/07/2015

Piratas modernos
De todos os livros da Série Vaga-Lume (re)lidos até agora, este é de longe o mais fraco. Enredo muito problemático, personagens que dificultam a criação de empatia e diálogos bastante irregulares. Bandidos e crianças que não usam qualquer gíria em suas conversas não convencem. Não à toa, um dos livros menos memoráveis da série.

Douglas 11/01/2015

A Grande Fuga
Paulino, Júlio e Catarina (Cat) estão andando por uma espécie de trilha quando localizam um homem ferido de uma depressão de terreno. Ao socorrer o homem e levá-lo para casa (uma obra bastante segura) os 3 descobrem que o ferido (Hildebrando) é um integrante da máfia e que esta máfia está em uma guerra interna, onde 2 homens disputam o controle.
No local aparece 1 dos mafiosos (André Assad), mas ao sair dali, ele é emboscado e morto pelo outro homem que disputa o controle da máfia (Rino).
Rino cerca o local e pede para que Hildebrando abra os portões. Os jovens descobrem que o local abriga os produtos roubados por esta máfia.
A história se desenrola com os jovens planejando a fuga do local.

A premissa do livro é interessante, mas é preciso lembrar que este livro é para pré-adolescentes (10 a 12 anos). Então aqui os diálogos são mais infantis, o livro é cheio de pontas soltas e que o plano de fuga e as situações criadas são totalmente inverossímeis.

Porém eu devo dizer que ao ler este livro, o leitor deve estar procurando apenas de diversão. Esta será uma leitura rápida (96 páginas) e irá proporcionar bons momentos se diversão. Basta apenas que você faça "vista grossa" aos problemas do livro e entenda que ele não é um livro para adultos.
Se você for capaz de ignorar os problemas, vai se divertir com esta história, assim como eu me diverti com ela.

Um abraço e meu respeito a todos.

José 29/09/2014

Não me Agradou
De todos os livros da série vaga-lume que eu já li (por enquanto apenas uns 10 volumes) este foi o pior. A história não tem um bom enredo. Os personagens principais simplesmente começam a caminhar e no paragrafo seguinte já estão lutando contra a máfia, como se já conhecessem tudo sobre o assunto. História fraca.

Marcela Mello 18/11/2013minha estante
Ação e aventura! Vou procurar esse para ler. Gostei. :D

João Ferreira 08/09/2013

Resenha: A Grande Fuga [Livros entre séries]
Sempre que termino uma coleção, e acredito ser assim com a maioria dos leitores, fico preso à história, devido ao tempo em que passei na companhia das personagens, e se a história tiver me cativado, fico triste e meio decepcionado por não ter mais coisas a ler daquele universo.

Para me recuperar dessa depressão pós-coleção, eu uso uma técnica muito sagaz que sempre funciona como um elo para mim, me ajudando a superar o final da coleção e me preparando para começar outra: os livros entre séries.

Essa teoria consiste em ler livros menores, mas bem escritos e inteligentes, que desanuviam a mente e descansam a memória, a fim de embarcar em outras aventuras diferentes. Para colocar essa teoria em prática, gosto de ler os livros da famosa Coleção Vaga-Lume, e fazendo isso mato dois coelhos com uma cajadada só. Lendo esses romances, recupero meu espírito para uma nova série e ainda cumpro meu propósito de ler todos os livro dessa série.

E é nesse contexto que entra A Grande Fuga. Terminei a série 50 Tons de Cinza, e pretendo começar As Crônicas de Gelo e Fogo em breve, mas antes lerei ao menos uns 10 livros da Coleção Vaga-Lume.

Destinado a um público leitor infanto-juvenil, A Grande Fuga tem um enredo bem simples, com heroísmo e brincadeiras de criança. É até estranho ler um livro de 100 páginas, quando se está acostumado a ler 500 ou mais páginas em um livro, parece que a história se desenrola rápido demais, deixando pontos vagos. Claro que tudo não passa de impressão, pois o livro é muito bem formado e sintetizado.

Sylvio Pereira é um dos melhores escritores da Série Vaga-Lume e apresenta uma história bem simples e curta de três familiares, que mesmo adolescentes têm atitudes inocentes e infantis, durante um passeio quando encontram um homem ferido e se veem envolvidos em uma trama de bandidos piratas, dispostos a tudo para conquistar uma riqueza escondida por Hildebrando, o homem ferido.

A história termina, como se é de esperar em um livro destinado a crianças, com os bandidos perdendo, os mocinhos voltando para casa salvos e tidos com herois e com o tesouro sendo perdido no mar, já que é um dinheiro sujo, conquistado através de roubos e que não vale a pena tê-lo. A última conversa dos primos sugere uma aventura mergulhadora à procura do tesouro e o possível namoro de um deles, quando atingirem uma idade mais velha.

Isso mostra uma moral na história e o começo do amadurecimento das crianças. Não se pode dizer que é um livro pobre, pois quando se lê livros escritos em outras épocas, é preciso pensar como uma pessoa da época, num tempo onde muita coisa existente hoje seria considerada absurda e intolerável.

Andressa 28/06/2012

Nossa, esse livro me lembra minha quarta série...
Na verdade a coleção vaga-lume lembra né, mas na verdade esse foi um dos que eu mais gravei, por que?

Porque todos os dias pela manhã a professora lia um capitulo e a cada capitulo que passava eu ficava cada vez mais aprofundada e aquilo pra mim era algo extraordinário, algo que eu realmente esperava todos os dias para saber o que iria acontecer no próximo capitulo!

Um livro que COM CERTEZA irei ler ou dar para meu sobrinho ler já que eu pra ser mãe vai demorar HAHAHAHAHAHA

Mas a coleção vaga-lume vale muito a pena :)