Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci Walter Isaacson

Resenhas - Leonardo da Vinci

Regis 10/03/2023

A biografia de uma das figuras mais importantes da história
Leonardo di Ser Piero da Vinci nasceu em 15 de abril de 1552 em Anchiano na Itália. Era filho ilegítimo do tabelião florentino chamado Piero e da jovem Catarina. Depois dos quatro anos foi criado com seus avós e tio paterno em Vinci.
Foi um homem descrito por muitos de seus amigos e conhecidos como bonito, elegante e generoso, Era vegetariano, grande defensor da natureza, e descrito por seus biógrafos e críticos como um gênio procrastinador, curioso, perfeccionista e detentor de uma grande imaginação.
Durante sua vida se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Foi uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento. Possuia uma criatividade fervilhante, uma imaginação espantosa e uma curiosidade incansável que o levou a seguir estudando, investigando e adquirindo vários tipos de conhecimentos durante toda sua vida. Se destacou em muitas áreas, tornando se assim uma das maiores personalidades de sua época e da história da humanidade.

O autor Walter Isaacson se baseou nas mais de sete mil folhas dos cadernos de Leonardo que sobreviveram ao tempo, para investigar a vida e a personalidade do grande artista.
O livro é permeado por várias das descrições do próprio Leonardo, mostrando suas técnicas e ponto de vista no momento da concepção de muitos de seus trabalhos. Também temos o vislumbre de como ele pensava, pelos muitos aforismos, analogias e cartas escritas por ele e mostrados ao longo da leitura.
A biografia é recheada de imagens contendo os lugares em que esteve, pessoas que o conheceram e fizeram parte de sua vida, suas pinturas, croquis, desenhos, caricaturas e inventos.

O autor tem uma escrita criteriosa sem ser massante, tornando o livro (com mais de 600 páginas) divertido e nem um pouco cansativo.

Tive uma maravilhosa experiência com a história desse grande artista que começa durante a segunda metade do século XV, adentrando o início do século XVI. O livro é uma investigação completa da vida da mente e da obra do grande polímata, explorador incansável e curioso que foi Leonardo da Vinci.

"Leonardo era um gênio, uma das poucas pessoas na história que mereceu ? ou, para ser mais preciso, conquistou ? de forma inquestionável tal título. Ainda assim, também é verdade que ele não passava de um mero mortal." Walter Isaacson

Adorei o livro!
E assim como me foi recomendada por meu amigo Alex, eu recomendo muitíssimo essa leitura.
aartemesalva-nat 10/03/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler a biografia!

Bruno Oliveira 10/03/2023minha estante
Ótima resenha, como sempre, amiga Régis! Sem dúvidas, um dos poucos que se pode dizer gênio! :)

Cleber 10/03/2023minha estante
Ótima resenha! Fiquei curioso para ler também :)

Clay 10/03/2023minha estante
Que resenha maravilhosa, Régis!. Reforçou o meu desejo de ler essa obra.

Regis 10/03/2023minha estante
Leia sim, Natália. É uma biografia fascinante. ?

Obrigada, amigo Bruno. Concordo com Walter Isaacson e com você. Rsrs

Regis 10/03/2023minha estante
Obrigada, Cleber. Acho que vai gostar da leitura. ?

Regis 10/03/2023minha estante
Obrigada, Clay. Pois deve ler. ?

Fabianne 10/03/2023minha estante
Leo não era desse planeta. Maravilhosa a resenha.

Regis 11/03/2023minha estante
Obrigada, Fabianne.
Ele foi um ser humano incrível. ?

Fabio 14/03/2023minha estante
Nossa, este livro esta na minha lista a pelo menos 2 anos e não consigo lê-lo, acabo sempre passando algo na frente, mas agora me deu uma vontade de ler!

Regis 14/03/2023minha estante
É uma ótima leitura. Não vai se arrepender, Fábio. ?

Fabio 14/03/2023minha estante
Obrigado pela dica Regis

HenryClerval 14/03/2023minha estante
Resenha perfeita, Regina. Achei uma excelente leitura.

Regis 14/03/2023minha estante
Obrigada por ler comigo, Leandro. ?

HenryClerval 14/03/2023minha estante
É sempre um grande prazer ler e discutir os livros com você, minha linda. ?

Maíra Marques 11/12/2021

Não é apenas o pintor de Monalisa.
Algumas pessoas me inspiraram a fazer faculdade de Ciências Biológicas, meus professores, minha mãe (e seu amor pelas plantas), Darwin, Aristóteles e Leonardo da Vinci. Quando criança, vi as ilustrações anatômicas de Da Vinci, sem nem imaginar tudo o que estava envolvido em suas dissecações.
Ele foi um gênio inquieto, que não completou muitas de suas obras e abandonou alguns estudos. Era movido pela sua curiosidade (cabe destacar seu fascínio pela língua do pica-pau e seus diários, que refletem toda a sua inquietude e sua paixões).
O biógrafo, Walter Isaacson, fez um trabalho primoroso, resgatando os diários de Da Vinci e a biografia de Vasari sobre ele. O livro também versa sobre as suas pinturas, numa análise que, às vezes, fica cansativa para quem não é da área das artes. Da mesma forma, acredito que para quem não goste de biologia, a parte sobre seus estudos anatômicos possa não ser atraente.
Também são relatados aspectos da vida familiar de Leonardo, sua relação com seu pai, seus irmãos e seus pupilos.
Os questionamentos sobre a autoria de algumas obras também são tratados no livro.
Recomendo a leitura das mais de 600 páginas para quem gosta de biografia, de arte e de ciências ou tenha curiosidade sobre a vida e obras de Da Vinci.

Willianpm1 28/12/2017

Impecável
A principal razão de pegar essa biografia para ler foi o autor dela. Eu li a biografia do Steve Jobs também escrito por Walter Isaacson e gostei muito. Naquela biografia o autor não ia e vinha no tempo varias vezes como alguns biógrafos costumam fazer, e contava toda a história de Steve Jobs em ordem cronológica.

Aqui Walter Isaacson faz um pouco diferente, ele também segue cronologicamente a história, mas alguns acontecimentos da vida de Leonardo ele prefere dar uma maior importância, separando o assunto para um capítulo a parte. Eu sempre prefiro que me conte a história de forma literal, cronologicamente, seguindo o fluxo temporal do biografado. Neste caso ter separado alguns acontecimentos da vida de Leonardo da Vinci por sua importância, não chegou a me incomodar como pensei que incomodaria.

Não posso falar sobre o livro físico, pois, li a versão digital, mas cara, eu cheguei até a comentar no Facebook da Intrínseca. Foi um trabalho excepcional que fizeram aqui, esta impecável, eu não encontrei um único erro de ortografia ou revisão.
Quanto a história, o biografo se baseou principalmente nos “diários” que Leonardo da Vinci escreveu durante toda sua vida. Onde ele contava muitas coisas como, por exemplo, qual era o seu interesse naquele momento e em que estava trabalhando, entre muitas outras. Também usa como base a biografia escrita por Giorgio Vasari, biógrafo do século XVI. Apesar deste ultimo Isaacson não poupar palavras para discordar dos muitos floreios que Vasari pregava enquanto escrevia sobre Leonardo.

É legal também porque o autor não deixa de lado suas próprias ideias e pensamentos a respeito de certas coisas, expressando no seu próprio livro seus achismos. Isso para mim, é um tempero muito bem-vindo, principalmente de alguém tão talentoso quanto Isaacson.
Recomendo demais o livro, é uma leitura que flui. Com a história sendo contada quase como uma ficção, porque ela não te empata, não tem gargalos e deixa o leitor correr sem freio na leitura .
Luciano498 28/02/2019minha estante
Willian, quando vi que Walter Isaacson havia escrito a biografia do Leonardo da Vinci, já comprei o livro sem pensar duas vezes de que seria tudo isso que escreveu e muito mais. Isso porque, assim como você, também li a biografia do Jobs.
Isaacson nos oferece um oceano ao apresentar os fatos e seus biografados. É um mergulho sempre cheio de aventura e com uma pontualidade contemporâneo.
É de fato um encontro maravilhoso com esse gênio da humanidade.

Livro maravilhoso.

Brenozin 09/07/2021minha estante
Eu estou lendo essa também

Michela Wakami 12/02/2023

Entre o bem e o mal
Leonardo da Vinci, era simplesmente um gênio, me surpreendi com tantos talentos em uma só pessoa.

Você termina a leitura com a certeza que o que habita em cada um de nós, é algo enigmático.

Leonardo: Não tenho nenhum talento especial. Sou apenas apaixonadamente curioso.

Conserve a capacidade das crianças de se maravilhar.

Você e eu jamais deixaremos de agir como crianças curiosas perante o grande mistério no qual nascemos. Precisamos tomar o cuidado de nunca deixar nossa criança interior crescer ou permitir que isso aconteça com nossos filhos.

Paulo 05/05/2020

Leonardo
Seria clichê chamar Leonardo de um gênio, muitos já o chamaram assim. Acontece que não conheço outra palavra no idioma que signifique algo acima de gênio. Se tivéssemos que buscar essa palavra, chamaríamos Leonardo de... Leonardo, e esse nome seria o adjetivo que significaria o ápice da genialidade humana. É muito incompleto chamá-lo de artista, pintor ou inventor; ele certamente era isso, mas ele também passeava pelas áreas da engenharia, arquitetura, anatomia, escultura, biologia, geologia, astronomia etc, tudo com muita maestria e observação aguçada. Ele teorizou ideias que os cientistas só viriam a redescobrir séculos depois, ele pensou coisas que estavam muito a frente de seu tempo, ele encaixou campos de estudo uns aos outros de forma que ninguém até então conseguiu realizar, ele tinha uma observação absurda para descrever o mundo ao seu redor e ele sabia inventar jeitos de colocar suas observação em prática. Além disso, ele presenteou o mundo com obras primas que são a junção da ciência com a arte. Mesmo assim, em momento nenhum ele pareceu ter habilidades sobre-humanas, como brincam alguns. E nem teria como, pois sua tendência à procrastinação e suas infinitas distrações o tornavam tão humano quanto qualquer um de nós.

Walter Isaacson escreveu uma bela biografia de Leonardo da Vinci. A princípio o livro pode parecer apressado demais, pois já no segundo capítulo o jovem Leonardo parte para Florença, o que dá a impressão de que toda sua infância é relatada de forma simplista. Contudo, eu digo isso em comparação às outras três biografias que que eu já li, e todas elas são de pessoas que viveram em épocas mais próximas da nossa. Por outro lado, quando se trata de Leonardo, a época é mais distante e os documentos mais escassos. Quase tudo o que é relatado na biografia parte de anotações feitas pelo próprio biografado e de escritos feitos por outras pessoas da época, mais a biografia escrita por Vasari. As fontes de informação podem ser poucas, mas isso dá à história um quê de mistério que é comum em muitas coisas que envolvem Leonardo da Vinci e suas obras.

Mesmo com tantas obras e anotações perdidas, o que sobrou até hoje consegue mostrar um pouco de como funcionava a mente de tamanha genialidade. Se não fosse o hábito de Leonardo em anotar e rabiscar suas ideias, hoje não teríamos uma mínima ideia de como foi sua evolução enquanto artista, ou sua vida ou sequer a sua aparência, e isso teria sido uma enorme perda para a humanidade.
Joylande 04/06/2020minha estante
Excelente resenha, Paulo! Já faz tempo que essa biografia vem me rondando, fiquei com muita vontade de ler.

Paulo 04/06/2020minha estante
Ai fico feliz que minha resenha tenha te instigado a ler essa biografia hahah, creio que vá gostar. Se for ler por e-book o site do Libgen é muito bom :)

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

Leonardo da Vinci, Walter Isaacson - Nota 7,5/10
Essa foi uma leitura de altos e baixos - mais baixos, para falar a verdade. Biografia não é meu gênero favorito, mas tinha muita curiosidade em saber mais sobre a vida de Da Vinci e suas principais obras. E foi por isso que escolhi esse livro. No entanto, o que encontrei foi muito mais uma análise - muito profunda, por sinal - das criações e técnicas de estudos de Da Vinci, do que uma biografia acessível sobre sua vida e suas principais obras. Tanto isso é verdade que o livro não foi estruturado de forma linear, seguindo o decorrer dos anos, mas com base nas principais áreas de trabalho do Da Vinci - até porque, diferente do que se imagina, o trabalho de Leonardo foi muito além de suas pinturas. Dessa forma, o livro possui partes muito técnicas e detalhadas, que acabaram tornando a leitura maçante! Por exemplo, há um capítulo apenas sobre engenharia hidráulica e outro sobre os estudos de Da Vinci com a água.

Por outro lado, depois de ler uma biografia, você percebe o quanto o nosso conhecimento sobre determinada personalidade é superficial e limitado ao senso comum. Além disso, o livro tem partes muito interessantes, principalmente aquelas que buscam analisar as pinturas mais importantes de Leonardo. O autor consegue demonstrar, por meio das imagens que compõem a edição, que cada detalhe de suas obras eram pensadas e tinham alguma técnica por trás - o que o diferenciava dos artistas e cientistas de época. Depois de ler a biografia, fica evidente a genialidade de Leonardo! Ele era interessado por tudo, tinha sede de conhecimento e só atingiu seu sucesso por conta de muito esforço. Outro ponto alto da edição são as imagens de partes importantes dos cadernos de Da Vinci. É muito interessante ver como ele trabalhava e o ponto de partida de suas principais ideias.

No final confesso que estava bem cansado dessa leitura e com vontade de terminar. Acho que para ficar mais acessível, a obra poderia ter sido enxugada, cortando as partes mais técnicas e que não interessam tanto o leitor leigo, como eu. De qualquer forma, uma obra enriquecedora, com uma pesquisa muito bem feita e com uma escrita didática!

site: https://www.instagram.com/book.ster
Tatiane.Paulino 10/11/2020minha estante
Adorei a resenha, mas fiquei interessada nos detalhes técnicos já que sou Engenheira, rs.

Nana 26/06/2021minha estante
Os detalhes técnicos de Leonardo são extremamente irreais, ele era um futurista muito sem os pés no chão

Confesso que me decepcionei com a personalidade dele.
Imagino q ele pessoalmente não era extraordinário, mas sim irritante hahaha

Mas o livro é excelente, a análise das obras me encantava!! As técnicas de pintura são incríveis!!

Quando chegou na parte anatômica fui ao delírio, o pioneirismo em desenho anatômicos em 3 planos diferentes?. Sensacional!!! Fora os detalhes de profundidade nos desenhos.

Marcelo.Alencar 06/10/2021minha estante
Terias alguma outra dica de uma biografia, amigo! Nessa linha que vc procurou e pouco encontrou?

Bruno 18/06/2021

Livro muito rico
Impressiona a riqueza de informações do livro. O autor é muito feliz na abordagem da vida de Leonardo, com tamanho detalhamento que impressiona. Apesar do volume é um livro que prende pela curiosidade em entender uma mente tão brilhante.

tpsena 28/01/2023

Muito além da pintura
O livro mostra a ampla gama de interesses de Leonardo da Vinci. Ele foi um gênio renascentista que se destacou em múltiplas áreas, incluindo pintura, arquitetura, engenharia, ciência e muito mais. Conhecido por obras-primas como "A Última Ceia" e "Mona Lisa", mas também é admirado por sua curiosidade insaciável e sua capacidade de pensar fora da caixa. Mostra o artista como um observador atento da natureza e do mundo ao seu redor, e muitos de seus desenhos e anotações são testemunhos de sua busca constante por conhecimento e compreensão. Sua abordagem holística e interdisciplinar para a arte e a ciência é ainda hoje considerada inovadora e inspiradora. Em resumo, Leonardo da Vinci foi um artista, cientista e pensador excepcional, cujos interesses múltiplos e sua abordagem criativa ainda o tornam relevante até hoje.

Bruno Meneghello 21/02/2024

Descreva a língua do Pica-pau
Que livro inspirador. Foi uma viagem incrível conhecer a vida de Leonardo. Sabemos que foi um dos maiores pintores da história, porém não suspeitava que também havia estudado anatomia, arquitetura, engenharia... e que participava de produções de peças teatrais, me fizeram enxergá-lo como um verdadeiro gênio, como diz o autor do livro, Walter Isaacson. Mas não no sentido de ser sobrenatural, mas sendo humano, real. Sua curiosidade o levou a pensar em coisas que outros pensadores só descobririam séculos depois de seu tempo.

Separei um trecho que descreve muito bem essa genialidade, só pra se ter um gostinho do que é essa biografia:

"É claro que existiram muitos outros polímatas insaciáveis, e a própria Renascença produziu outros Homens da a Renascença. Contudo, nenhum deles pintou a Mona Lisa, muito menos o fez enquanto produzia desenhos anatômicos insuperáveis, baseados em várias dissecações, elaborava planos para desviar o curso de rios, explicava a reflexão da luz da Terra na Lua, abria o coração ainda pulsante de um porco pra ver como os ventrículos funcionam, criava instrumentos musicais, produzia espetáculos públicos, usava fósseis para contestar o relato bíblico sobre o dilúvio e depois ainda ilustrava tal acontecimento. Leonardo era um gênio, mas não só isso: ele era epítome de uma mente universal, que se esforçou para entender por completo a criação de tudo, incluindo o lugar que ocupamos nela."

Um livro obrigatório a ser lido nessa vida. Mais de uma vez, inclusive.

Guilherme 07/03/2022

O Gênio da observação e da curiosidade
Nesta obra biográfica, você conhecerá Leonardo, nao somente o pintor, mas o humano! Que utiliza todo seu saber, Um saber que foi construído e aperfeiçoado, que conectou arte e ciência, realidade e fantasia! Tudo para saciar sua insaciável curiosidade, que durou até seu fim.

Após cada página você se depara com a infinidade de pensamentos de Leonardo durante toda sua trajetória de vida. Passando pela vida pessoal, política e artística! Além de várias curiosidades pitorescas que nos aproxima de sua humanidade, que nos leva refletir sobre nossas próprias capacidades!

Um excelente livro! Com mais de 100 imagens que nos ajudam a ilustrar os pensamentos e também toda obra que ele nos deixou.

Recomendo a quem gosta de se aventurar nos mistérios da vida do artista (que não se considerava artista) e dos pensamentos geniais que o moldaram em um dos, quiçá o, melhores artistas de todos os tempos!

Cesar Garcia 25/04/2021

A biografia de um humano singular
A inteligência, a curiosidade, a excentricidade, a capacidade de observação, de comunicação e as pesquisas sem fim.
Um homem moderno, que trouxe inovações, que fez obras maravilhosas e viveu intensamente.
Leonardo foi um ser humano notável e trouxe riqueza a vida dos que os cercavam e daqueles que puderam ver sua arte.
Biografia maravilhosa.

Daniel.Lopes 16/05/2021

Uma obra irretocável
O livro nos leva além do básico, saímos dele conhecendo as motivações que tornaram Leonardo um dos grandes gênios da história da humanidade.

Um trabalho de pesquisa muito bem feito que transporta o leitor para aquele recorte de tempo.

Leonardo Da Vinci é muito mais que a Monalisa.

Elane.Medeiross 20/01/2021

A melhor biografia que li
Ja tinha ouvido opiniões sobre o walter isaacson como biógrafo, no geral só elogios, e ao ler essa biografia do Leonardo, pude confirmar as opiniões.
A minha experiência com essa leitura foi incrível, a admiração que eu ja tinha pelo trabalho do Leonardo aumentou e agora que ja conheço mais sobre sua vida e personalidade também admiro a pessoa por trás.
Para concluir, ao me aprofundar no seus feitos, cheguei a opinião de que Da Vinci era um verdadeiro filósofo, no sentido mais cru e real da palavra.