Sobre a violência

Sobre a violência Marilena Chaui

Resenhas - Sobre a Violência

Geanne 01/06/2022

Um livro surpreendente
Eu acreditava que iria encontrar um livro mais 'técnico', fui surpreendida de forma positiva. Muito mais que uma reflexão filosófica esse livro traz recortes de artigos e textos publicados por Marilena que trazem contextos históricos que muitos buscam apagar. Com uma narrativa forte, e tão atual, o livro requer uma leitura contínua, e ao mesmo tempo pausada. Muitas informações para absorver e referências.

Leticia 25/11/2023

Leitura para o tcc
Peguei esse livro esperando por uma definição e historico da violência no Brasil. Consegui isso. Mas o bonus foi ler historias da ditadura contadas de uma forma unica. No capitulo "Salinas: linguagem e violencia" conheci a historia do autor de retrato calado, a autora faz um ótimo trabalho ao passar o orgulho que ela tinha de salinas,mas também a tristeza pelo que ele passou. Porem vale a pena ter lido 320 páginas apenas pelo capitulo "Um lugar chamado Maria Antonia" -uma forma unica de relatar a ditadura atingindo uma universidade seis alunos e professores.