O Clube de Escrita de Jane Austen

O Clube de Escrita de Jane Austen Rebecca Smith

Resenhas - O Clube de Escrita de Jane Austen

sanagalxy 15/08/2023

Um ótimo tutorial pela escrita da mãe dos romances
Em geral, o livro é muito bem feito, com instruções claras e curiosidades sobre a vida e escrita da Jane. Eu li mais por carinho a ela, pois não tenho nenhuma vontade de escrever uma obra, mas caso eu quisesse seria um ótimo guia.

Ella81 10/08/2023

Gostei bastante das dicas que o livro apresenta, nunca tive nenhum interesse em escrever meus próprios livros.. porém acho que ele é ótimo para quem gosta da lida escrita da querida Jane e gostaria de também se tornar um grande escritor

lái 04/09/2022

Um ótimo guia para escritores
Esse livro é um ótimo manual para romancistas iniciantes e traz esse material com humor e leveza, sempre trazendo trechos das obras de Austen e trazendo tudo com simplicidade. Vários exercícios de escrita interessantes. Recomendo.

Carla Sarmento 25/01/2022

Sempre Jane Austen
Para quem gosta de Jane Austen, esse livro é quase obrigatório. E, independente de você querer ser um escritor ou não, vai ser útil para entender como ela escrevia seus romances.

Giulia Bendassoli 11/12/2021

aula de escrita
O Clube de Escrita de Jane Austen é um guia de escrita assinado por Rebecca Smith que, além de escritora e professora de escrita criativa, é sobrinha neta em quinto grau de uma das maiores romancistas da literatura britânica. Reunindo dicas, técnicas e exercícios, a autora também analisa as obras de Austen para exemplificar os pontos levantados, sendo esse um livro interessante para quem, inclusive, é fã da renomada escritora.

Publicado em 2017 pela Bertrand Brasil, O Clube de Escrita de Jane Austen conta com uma diagramação agradável, que inclui fontes espaçadas e distintas para diferenciar o texto de Rebecca das citações utilizadas por ela, além de algumas ilustrações e caixas de texto para os exercícios, de maneira que essa é uma obra bastante visual. A diagramação facilita a leitura: aliada à escrita fluida, didática e, por vezes, irônica e divertida de Smith, dá bastante agilidade ao texto. Esse é um livro gostoso e leve de se ler, ainda que seja carregado de informações.

Os capítulos do livro se dividem de acordo com as temáticas abordadas, sendo elas o planejamento de um romance, a criação de personagens, o uso de cenários, os pontos de vista narrativos, a escrita de diálogos, o uso do suspense na história, as técnicas e artifícios mais utilizados por Austen, o uso de viagens na trama, o uso de alimentos e refeições e, por fim, um capítulo exclusivo sobre o ofício do escritor, com apontamentos tanto práticos quanto motivacionais sobre a profissão. Rebbeca Smith, além de explicar de maneira breve a importância de cada aspecto levantado, faz uso de uma leitura atenta da obra de sua antepassada para demonstrá-los. Deixo como destaque sua análise da passagem de Orgulho e Preconceito para exemplificar a construção de diálogos, apontando as técnicas que Austen empregou no debate entre Lizzie Bennet e Lady Catherine. Além disso, há um apêndice ao final do livro que traz uma linha do tempo da vida da escritora estudada, bem como a bibliografia utilizada por Smith e um índice com os tópicos abordados ao longo da obra.

Em termos de guia de escrita, talvez O Clube de Escrita de Jane Austen não fosse a minha primeira opção de recomendação aos que procuram obras do gênero pelo fato de não ser tão aprofundado em alguns aspectos e não levantar outros importantes na construção de um romance. Contudo, seus exercícios são ótimos e o ponto alto para quem, de fato, tem interesse em exercitar a escrita: além de conterem observações interessantes, são ótimos para se colocar a narrativa em prática especialmente em momentos de bloqueio ou quando se deseja trabalhar algum tópico específico.

Para além desses aspectos, O Clube de Escrita de Jane Austen foi uma leitura que me cativou especialmente por seu capítulo final. Como fã de Jane Austen, terminei o livro admirando ainda mais sua figura, não apenas pelo seu domínio e capacidade como romancista, mas por sua perseverança em seguir uma carreira que, se é difícil nos dias atuais, era quase impossível para mulheres do início do século XIX. Além disso, as mensagens motivacionais certamente cumprem com seu papel, de maneira que finalizei a leitura um tanto quanto inspirada. É uma boa opção tanto como guia de escrita quanto como de curiosidades biográficas sobre Jane Austen e de análise de seus textos.

Paola66 25/08/2021

Ok
É um livro bom, com exercícios úteis e interessantes.
Não sou escritora de romance, nem a maior fã da Jane Austen (só li dois livros dela até agora, mas planejo ler Emma e Razão & Sensibilidade logo). Mesmo assim, os exercícios e dicas foram bem úteis em alguns aspectos.
Um exercício em especial me ajudou a "destravar" uma cena do meu livro e seguir em frente, explorando melhor os sentimentos dos meus personagens (e a minha beta disse que ficou muito bom). Então, sou grata a ele. Foi um estudo interessante, mas não totalmente útil para mim.
Até porque, meus personagens lidam com intrigas políticas e magia, não com a vida num vilarejo e relacionamentos românticos.

Mas em geral eu gostei, só não concordei com umas partes, mas isso é opinião minha e questão de filtrar o que se aplica a você e o que não se aplica.

Pra quem gosta da Jane, ou escreve principalmente romances de época, vale super a pena.

Dayane 12/02/2021

Perfeito para quem admira a Jane Austen e para quem quer exercitar a escrita.
O livro da Rebecca Smith, sobrinha neta em 5° grau da Jane Austen, foi publicado em 2017 pelo selo Bertrand Brasil que faz parte do Grupo Editorial Record . Rebecca além de escritora é professora de escrita criativa e no seu livro nós encontraremos um guia de escrita com dicas sinceras e gentis para você fazer da sua escrita um hábito constante e prazeroso. Tendo como base uma análise profunda dos textos da tia Jane Austen, eu indico a leitura desse livro para todos aqueles que desejam escrever um dia e para todos que são admiradores do trabalho da Jane.

Quer saber mais? Então clica no link abaixo!

🌷 Para conhecer mais do trabalho da Manoela Cesar acesse: @manoelacesar
e seu Clube de Leitura, que é maravilhoso por sinal: @colherdechabooks 🌷

site: https://www.instagram.com/tv/CJyGDp2HFd4/

Nu 06/01/2021

Um livro para consultas
Rebecca foi adorável ao descrever o passo a passo de uma escrita envolvente, quando resolveu fazer deste livro o resultado de seus estudos sobre as obras da Jane. Tudo bem explicado e de fácil compreensão.

*Que fique claro que mesmo já tendo lido, este livro é meu almanaque de consulta sempre que preciso me inspirar ou organizar meus pensamentos durante um projeto.

Estelia 25/10/2020

Aprendendo com Austen
Um livto escrito pela sobrinha neta em 5°, que usa das obras de Austen para explicar suas técnicas de escrita e ainda, apresentar pequenas particularidades vividas por Jane. Um livro para quem quer aprender técnicas de escrita em romance e ainda conhecer Jane sob uma nova perspectiva.

andrealog 04/09/2020

Por dentro de J Austen
O livro nos remete a uma grande proximidade com a autora, sua técnica de escrita, suas dicas e sua vida. Para quem ama a Srta Austen

Aione 28/04/2020

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2020/03/06/resenha-o-clube-de-escrita-de-jane-austen-rebbeca-smith/

Domino 10/04/2020

Otimo livro com boas dicas para comecqr a eecrever

Coruja 11/12/2018

Quando vi esse título pela primeira vez, antes de ler a sinopse, fiquei imaginando se ele seria algo tipo O Clube de Leitura de Jane Austen, livrinho que me deu um cansaço mental monumental, e terminei apulso, só para ver se ia ser aquilo mesmo (esse é um dos raros casos em que vi o filme ser muito superior ao livro…). Mas aí virei para a quarta capa e entendi que se tratava de um volume de sobre técnicas de escrita a partir de exemplos dos livros da Austen.

Comprei por impulso… mas não me arrependo. O livro é bem explicativo, repleto de bons exercícios e, embora se fundamente na obra de tia Jane, uma mescla de romance e realismo, são métodos que funcionam bem para outros gêneros. Tenho vários livros sobre técnica e metodologia de escrita aqui em casa, mas a maioria deles é em inglês, como Wonderbook e Steering the Craft; esse título é uma excelente pedida em português e indico a quem procura algum material de estudo no assunto.

Ah, sim, uma curiosidade: a autora é descendente dos Austen.

Eu li em estirada, numa viagem que fiz em setembro, mas pretendo reler com mais calma para ir fazendo os exercícios propostos. Vamos ver no que dá.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2018/12/resumo-da-opera-outros-varios-titulos.html

Katherine 18/06/2018

De grande valia
Livro muito bom para quem escreve, mas também para quem não tem o hábito e apenas é fã de Jane Austen, pois traz muitos trechos dos seus romances e também de cartas que ela costumava escrever.
A autora não deixa nenhum conselho inovador, mas dei 5 estrelas pelo modo como ela organiza os fatos que às vezes não nos damos conta durante nossa escrita.

Bia Kollenz 11/06/2018

O Clube de Escrita de Jane Austen
O Clube de Escrita de Jane Austen é um livro escrito por Rebecca Smith e lançado em 2017 pela editora Bertrand. Mais do que um livro sobre a arte de escrever, é também uma incursão na obra de Jane Austen. Todo seu conteúdo é baseado em cartas, anotações e livros da autora mais aclamada da língua inglesa. Jane Austen viveu e escreveu seus romances no século XIX, a qualidade deles é tanta que permanecem atuais até hoje.

Rebecca Smith é sobrinha neta de quinto grau de Jane Austen, o que não é grande coisa se for levar em conta que a autora teve 33 sobrinhos ao todo, toda essa gente gerou milhares de descendentes de Austen pelo Reino Unido, mas Rebecca seguiu um caminho diferente. Graduada em Southampton e ainda residente da cidade, Rebecca cresceu rodeada de fotografias dos antepassados e pela mesma paisagem que sua tia-avó apreciou durante vários anos. Nos anos de 2009 a 2010 ela foi residente na Casa Museu de Jane Austen, lá ela trabalhou com afinco relendo as obras da autora, suas correspondências e trabalhando com voluntários e visitantes. Enquanto promovia oficinas de literatura, ela escrevia seu quinto livro. Toda essa aura inspirou a escritora a reunir muito do que aprendeu ao estudar a obra de Jane Austen em um livro regado de amor.

O Clube funciona como uma espécie de guia, Rebecca junta trechos de algumas cartas que Jane trocava com aspirantes a escritor, é inspirador ver o quanto a autora era solicita em ajudar os jovens. A maioria deles era composta por sobrinhos e parentes. Claro que Jane Austen não só elogiava. Diversas vezes a autora foi bem crua em dizer o que estava errado e o que era necessário cortar. Infelizmente, muitos dos livros citados nas cartas nunca saíram do seio familiar, mas pelos comentários das irmãs Austen pareciam ser bons livros.

Jane discutia muito do que escrevia com sua família, principalmente com Cassandra e seus irmãos, era comum para a autora enviar seus livros e anotar as opiniões para uma futura revisão. Martha Lloyd também foi uma grande amiga e apoiadora, dando o espaço e acolhimento quando precisava. Jane vivia uma vida animada, repleta de viagens, bailes e passeios. Todos serviram de base em sua obra e pelas cartas podemos ver muito do que inspirou os cenários de seus romances.

“Depois de Fanny Price, Jane Austen criou Emma Woodhouse, dizendo: ‘Vou fazer uma heroína da qual ninguém, exceto eu, gostará muito’. É interessante olhar para os romances de Jane Austen como uma progressão. Ela estava desafiando seus leitores, bem como a si mesma. Na ordem de publicação, ela foi da contida Elinor Dashwood à cintilante Elizabeth Bennet e, então, à Fanny Price, uma grande tímida em comparação; veio então Emma Woodhouse, bonita, rica e inteligente e, ao contrário de Fanny, sempre fazendo as coisas erradas. Anne Elliot é uma das favoritas de muita gente e, nela, Jane escolheu trabalhar com uma heroína mais velha, mais sabia e mais triste do que qualquer uma das outras.”

Rebecca também usa a obra de Jane Austen como exemplo, trechos de Persuasão, Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, entre outros, servem para exemplificar o que ela quer passar. Analisamos a construção dos diálogos, o uso da ironia e o papel das heroínas lendo o melhor da literatura inglesa. Com a ajuda de Rebecca conseguimos enxergar muito melhor o trabalho de Jane Austen. Um leitor de primeira viagem pode não perceber algumas das minúcias que Jane empregava na escrita, mas com a ajuda de Rebecca Smith vamos destrinchando os romances e vendo passo a passo como e porque cada coisa está ali. Ela dá dicas de como escrever personagens, como montar cenários, como escrever bons diálogos e fazer sua história mais crível.

A parte mais divertida do livro é ver Jane Austen no seu humor e sarcasmo. Ficamos sabendo que nem a maior autora de língua inglesa escapava dos enxeridos. Era comum Jane receber cartas de estudiosos, nobres e famosos dizendo como deveria escrever. Jane juntou todas as dicas e montou o Plano de um Romance, um planejamento de livro que exemplifica muito bem o que não fazer. Todos os plots usados nesse terrível planejamento vinham das opiniões que ela recebia, até para criticar ela era ácida.

O Clube de Escrita de Jane Austen é uma leitura valorosa para quem quer se aventurar a escrever um livro. Rebecca nos dá auxílio desde o planejamento até a execução. O livro é regado de exercícios para inspirar e desafiar o jovem escritor a aprimorar sua escrita, tudo com conselhos de Jane Austen e exemplos de como se fazer. O livro não serve só para quem quer escrever romances de época ou algo do gênero, Rebecca fala mais sobre as minúcias e como ter um manuscrito de qualidade, claro que para alguém que aspira ao romance e tem Austen como guia é uma ajuda extra.

“As palavras faladas pelas personagens femininas de Jane Austen são tão reveladoras porque ela escrevia numa época em que a capacidade de atuação das mulheres era fortemente restringida. As palavras das mulheres, por conta disso, muitas vezes tinham de falar mais alto do que suas ações. Naturalmente, algumas mulheres – aquelas mais ricas, mais poderosas e mais confiantes do que a maioria – eram relativamente livres para fazer o que quisessem.”

Caso você não pense em ser escritor, mas goste da obra de Jane Austen, o livro é recomendadíssimo. Rebecca vai fundo nos romances de Jane Austen e as análises são muito boas. Quem não conhece nada da autora pode ler sem problemas, mas caso tenha problemas com spoiler é melhor evitar. Rebecca precisa falar sobre os livros em sua totalidade, principalmente para mostrar como Jane Austen fazia suas reviravoltas e dramas. Sem sombra de duvidas, O Clube de Leitura da Jane Austen é um livro que você deve anotar para ler em 2018.

site: https://www.laoliphant.com.br/resenhas/resenha-clube-escrita-jane-austen-rebecca-smith