O peso do pássaro morto

O peso do pássaro morto Aline Bei

Resenhas - O Peso do Pássaro Morto

Fabi 20/09/2021

O Peso do Pássaro Morto narra a vida cotidiana de uma mulher, dos seus 8 ao 58 anos, contada por ela própria. Cada capítulo aborda uma idade da personagem, com um espaçamento de 10 anos aproximadamente, apresentando seus pensamentos e acontecimentos marcantes que originam consequências. Aos 18 anos, a personagem sofre um importante acontecimento que mudará drasticamente sua vida. Apesar de serem relatos cotidianos, engana-se quem pensa que é um livro comum. Ele é denso, violento. E ao mesmo tempo leve e poético.
Isabela Di Ãngelo 20/09/2021minha estante
Esse livro é incrível !!!!!!!

Fabi 20/09/2021minha estante
Mas triste, né, Isa? ?

Isabela Di Ãngelo 20/09/2021minha estante
Muito !!!! Pesado do início ao fim.

Lu_Augusto 12/01/2024

Impossível ficar indiferente lendo este livro.
Algo que me chamou atenção após terminar a leitura é que a protagonista não tem seu nome revelado, assim passando maior apego com quem está lendo porque qualquer um consegue se colocar em seu lugar.
O livro aborda muito o tema da maternidade e a "obrigação" do amor materno na nossa sociedade, onde a mãe tem que amar o filho incondicionalmente enquanto o pai o abandona antes mesmo de nascer; nesse quesito o livro conversa muito com os artigos que li da Silvia Federici quando ela fala do papel da mulher na sociedade e patriarcado.
Por último, o tema que está no título, a morte. Desde muito jovem a protagonista já conhece a morte e essa sempre a acompanha ao decorrer da obra até o final devastador que foi esse livro. É um tema muito reflexivo, pois ao pensar na morte logo pensamos na vida também, na vida daqueles que amamos e na nossa própria, com isso podendo mudar o rumo das nossas vidas e valorizar mais ainda aqueles que já consideramos importantes.

Booleticia 03/05/2022

As palavras se perderam em mim e nunca mais saíram
A autora criou poesia como a água.
Fluída e tão maleável ao ponto de assumir qualquer forma
para que cortasse de dentro para fora.

Esse livro me tocou de uma forma tão íntima e sensível, me vi sentindo todas as angústia que essa mulher ? sem nome citado ? passava. Foi a primeira vez que exerci tanto a empatia por uma protagonista, estava verdadeiramente em sua pele e eu chorei.

"Não existe cura" mas existe coisas boas e lindas no mundo. Bem como, coisas ruins.
Viver é uma experiência única para todos, pode ser melhor para uns e pior para outros.

Uma experiência singular.
Há tanta delicadeza e Incisão nos versos de cada estrofe.
É um mundo dentro de uma única frase.

O final me deixou angustiada, mas também esperançosa.

Espero que no fim haja
Sossego.

- giu 04/08/2022

nunca mais vou falar mal de livro nacional ?
Em choque pela história e pelo fato desse ser o 100° livro que leio nesse ano, enfim.
Contando sobre os diversos problemas que a protagonista já sofreu na vida (bullying, talvez uma depressão?, assédio e etc), o livro aborda temas seríssimos de forma bem direta, o que me chocou MUITO.
Foi uma leitura muito rápida e a escrita é simples e fluida.
rfalessandra 08/08/2022minha estante
Adorei demais essa leitura ??????

Nanna - Livraneios 20/05/2020

Não me convenceu
Além de ter sido pega de surpresa com um gatilho de ESTUPRO, não consegui ser convencida pela narrativa que a autora tentou desenvolver.
Reconheço a importância dessa história e a mensagem. Mas senti que a autora se esforçou demais e tentou incrementar muito com metáforas que só me soaram como forçadas.
Esperava muito mais com o tanto de gente falando sobre - e enaltecendo.

Thamires.Santos 31/05/2023

Entendendo que o tempo
Sempre leva
As nossas coisas preferidas no mundo
E nos esquece aqui
Olhando pra vida
Sem elas
Jaque 31/05/2023minha estante
??

Paulinha 30/08/2022

maravilhoso
ainda não digeri essa leitura. mais uma vez encarada com um livro brasileiro. uma escrita perfeita da Aline Bei. Retrata a vida cotidiana, enfatizando as perdas da vida e te fazendo vivenciar os personagens.
Falando mais sobre a autora, numa entrevista, ela fala em como a questão da perda está presente em tudo.
? É quase como se a pessoa soubesse, de fato, tivesse consciência, de que tudo que está aqui em algum momento não estará mais. Seja porquê a gente não vai estar, ou porque a coisa se transforma em outra. Ou a gente de transforma num ponto de já não conseguir mais desfrutar daquilo como a gente era antes.? Eu achei incrível essa fala dela, além de resumir muito do livro. Por isso, se você estiver procurando uma leitura leve, não recomendo. Mas se quiser uma leitura com altas doses de realidade, com relatos de abuso sexual, maternidade, fragilidades da vida? Esse é o livro certo!

Ketley7 28/03/2021

O pássaro
A poesia desse livro é tocante, triste, perturbadora... É um livro nu e cru que remete a vida de uma protagonista que não tem nome e que teve uma vida muito difícil desde criança.
O interessante do livro é que é falado um pouco da vida da protagonista ao longo dos anos, começando com sua infância difícil e de perdas, sua juventude dura e traumática e sua fase adulta vazia. É um livro que vai tirar você da zona de conforto de que só existe coisas boas... talvez a autora do livro não tenha noemado a protagonista justamente para que o leitor possa se sentir conectado com a personagem que sofreu, que passou por experiências traumáticas e que é HUMANA. Um dos livros mais pesados que já li, mas um dos melhores também, pois traz uma realidade diferente, de que existe dor, perdas, injustiças, sofrimento e inseguranças...

lorena 17/07/2020

Eu não sabia que precisava ler, até ler. As questões abordadas são extremamente sensíveis, a melancolia realista é impactante. A escrita é incrível.
Eduarda 17/07/2020minha estante
Esse livro é tudo!!

lorena 17/07/2020minha estante
simmmmm, e eu não tava esperando tanto dele!

Lu 08/12/2021

[*****]
Eu tô acabada. Comecei a ler de madrugada e terminei de madrugada mesmo. Que livro impactante! Curto, direto, intenso. Chorei

Camila Magda 09/04/2020

Que livro delicado e envolvente..
Amei a escrita simples, a personagem..
Tocante... estou apaixonada.

Bruna 16/04/2021

É bonito
Uma história da vida como ela as vezes é: crua. É um pouco melancólico, muito bonito. Destaquei várias frases lindas e outras até cômicas durante a leitura. Vale muito a pena. ??

Helo 17/06/2021

ESSE LIVRO É SIMPLESMENTE SENSACIONAL. UM VERDADEIRO SOCO NO ESTÔMAGO!
Luísa 17/06/2021minha estante
sim!!! é tudo na minha vida ???

cath 17/06/2021minha estante
sou apaixonada

Larissa 24/05/2021

uma história sobre uma mulher... sem nome.
algumas horas após terminar essa história, me peguei refletindo sobre tudo o que eu li e tomei um susto quando reparei que eu não sabia o nome da personagem. fiquei pensando nisso e até peguei novamente o livro para folheá-lo achando que tinha deixado escapar esse detalhe mas... é isso, não sabemos o nome dela.

aquela mulher se tornou o que aconteceu com ela.
e isso é muito triste. a história por si só é triste e melancólica, mas quando nos damos conta de que não sabemos nem o nome dela, que não sabemos quem ela é... dói no âmago.

e esse livro foi incrível. pra mim, é o tipo de livro que me faz sofrer mas também me faz pensar. me faz olhar para o ser humano de outra forma. no fim das contas, irei carregar a história dessa mulher sem nome comigo por muito tempo ainda.

Mariana Dal Chico 23/09/2021

“O peso do pássaro morto” de Aline Bei publicado pela Editora Nós foi o livro vencedor do prêmio São Paulo de Literatura em 2018.

Que porrada!

Respira.

Quantas palavras são necessárias para transcrever a vida de uma garota que, desde muito cedo, é confrontada com a morte e tem sua vida pontuada pela dor e sofrimento?

Uma menina que se transforma em mulher e, diariamente, rasga a mesma ferida que nunca cicatriza.

[…] as pessoas
sabem meu nome, me chamam,
então eu existo ao mesmo tempo que sou
invisível na multidão
[…] p.79

O estilo de escrita da autora não cabe em uma caixinha tradicional de classificação, o mais próximo que consigo chegar é “prosa poética”, mas ainda assim é pouco para abarcar tudo o que a escrita de Aline Bei traz.
Além da escolha precisa das palavras, do de ponto de vista narrativo, a estética dos parágrafos são essenciais para a cadência da leitura e interpretação quase que performática do texto.
Ler seus livros em voz alta, faz toda a diferença na experiência de leitura, a imersão na obra é muito maior.

Finalizei o livro há dois meses e ele ainda reverbera no peito como se eu tivesse lido suas últimas palavras agora, não tenho dúvidas ao dizer que é uma das minhas melhores leituras de 2021. Acredito que junto com “Vidas secas” e “Jude, o obscuro”, está no topo da lista de livros mais tristes que já li na vida – até o momento.

site: https://www.instagram.com/p/CUFp0mZr26o/