Contos de Fadas

Lilian 02/03/2011

DL 2011 - LIVRO 1: CONTOS DE FADAS
Mês: Jan/11 - Livro 01
Tema: Literatura Infanto Juvenil

Antes de tudo, preciso confessar que sou iniciante nesta coisa de resenha literária e como já disse anteriormente este meu cantinho não chega nem perto de ser um blog literário, mas tenho ele como um lugar onde eu posso contar um pouco sobre as coisas que curto, minha rotina e a do meu filhote e uma das coisas que gosto bastante é de ler ... então resolvi participar do Desafio Literário 2011.

Coincidentemente em dezembro uma amiga do trabalho, que também gosta muito de ler, me emprestou o livro dos Irmãos Grimm, então resolvi começar por ele.

Título: Contos de Fadas
Autor: Irmãos Grimm
Tradução: Celso M. Paciornik
Apresentação: Sílvia Oberg
Editora: Iluminuras / 2005
Nº de Páginas: 286

Sinopse:
As histórias, em sua maioria, têm sido apresentadas ao leitor juvenil e adulto sempre recontadas por outros escritores ou adulteradas de seu sentido original. Essa seleção de contos, alguns já conhecidos do público, outros publicados pela primeira vez em português, traz para o leitor o texto original dos Grimm, numa bem cuidada tradução, para deleite de grandes e pequenos.

Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
A cor da capa, roxa e preta, foi o que mais me chamou atenção logo de cara e depois as ilustrações que também achei bem diferente e bem de acordo para um livro de contos de fadas.

O livro é sobre...
Os contos originais dos Irmãos Grimm, neste livro podemos encotrar mais de 40 contos, inclusive os mais famosos, traduzidos exatamente como da sua forma origianal.

Eu escolhi este livro porque...
Tenho um filho de dois aninhos e desde que ele nasceu tenho vontade de ler esta coleção de contos com intenção de contar para ele depois, então assim que me deparei com o tema de Janeiro, não tive dúvidas de que ele seria uma de minhas opções para este tema.

A leitura foi...
Interessante, mas sendo bem sincera achei alguns contos intediantes e chatos.

A nota que eu dou para o livro:
Dou nota 3 para este livro.

Cássia 01/03/2011

Podia ser melhor
Minhas primeiras leituras consistiam em adaptações da mitologia grega e, claro, dos contos de fadas dos irmãos Grimm. Acho que praticamente toda criança deve conhecer, no mínimo, um ou dois, já que vários deles também foram adaptados para o cinema. Em alguns casos, em uma linguagem mais infantil. Em outros, de terror mesmo. É o caso de Branca de Neve, por exemplo.

Esse Contos de Fadas, da Iluminuras, é muito útil porque reúne 58 contos dos irmãos Grimm. Isso mesmo: 58. Devo dizer que desta seleção, eu conhecia pouquíssimos. Apenas os mais populares como A Bela Adormecida, Pequeno Polegar, o já citado Branca de Neve, O Príncipe Sapo, Rumpel-Stiltis-Kin, Cinderela, etc.

É um ótimo livro para quem quer dar uma relembrada e também para quem deseja conhecer outros contos dos irmãos que não são tão conhecidos, como Frederico e Catarina ou O Gamo Encantado. Para quem não sabe o que é um gamo [como eu], é uma espécie de bicho semelhante a um veado.

O livro, contudo, tem alguns problemas. Enquanto lia, fiquei me perguntando a quem se destinava essa edição. Eu, por exemplo, esperava algum atrativo a mais nas narrativas. Até brinquei com alguns amigos que queria uma coisa como MORAL DA HISTÓRIA no final de cada conto. Brincadeiras à parte, acho que alguma análise dos contos não seria mal.

Daí, pensei também que se não foi muito interessante para mim, para crianças é que não seria. Não há nenhum atrativo gráfico. As falas são marcadas por aspas, deixando os parágrafos monstruosos no tamanho. Eu jamais daria um livro desses para uma criança ler.

O resumo da ópera é que acho essa edição da Iluminuras pobre tanto para adultos como para crianças. E cheia de erros. Erros grotescos de revisão. Em determinada passagem precisei ler três vezes o mesmo período para cair a ficha: eles grafaram "mais" como se fosse "mas".

Ainda com todas essas falhas, recomendo a leitura porque esses contos fazem parte da cultura popular germânica, uma cultura que se espalhou pelo resto do mundo e ainda hoje influencia as pessoas. É bom reler as historinhas que nos contavam quando crianças. Na realidade, é sempre bom reler um livro. Você não tem mais os mesmos olhos que tinha quando era uma criança. Então, faça isso. Talvez você encontre respostas para o comportamento do homem e da mulher socialmente, pelos contos de fadas.

Nat 18/11/2014

Princesas adormecidas, príncipes corajosos, reis antigos, animais encantados, fadas, elfos, dragões, crianças abandonadas, romance e magia. Tudo isso e muito mais fazem parte dos contos de fadas recolhidos pelos irmãos Grimm quando ambos abandonaram o magistério para se dedicar aos estudos de história, literatura e lingüística. O legado destes dois irmãos foi publicado em dois volumes em 1812 e 1814 e mais tarde, em um volume com todas as histórias recolhidas, publicado em 1819. Desde então, as crianças conhecem os contos de fadas e, através deles, a bondade, beleza e inteligência, assim como a maldade e ganância inerentes ao ser humano.

Este livro contém 58 contos dos irmãos Grimm, alguns já bem familiares ao público, outros nem tanto. Eu já tinha visto esse livro, mas nunca fiz questão de tê-lo (minha fixação era uma edição da Zahar). No entanto, resolvi ir atrás dele e ler desde que eu soube de uma série alemã (que também reproduzia alguns contos de Hans Christian Andersen) chamada Os melhores contos de Grimm, que passava todo domingo no canal +Globosat. Eu fazia questão de sempre assistir, mas peguei somente os episódios finais. Alguns dos contos eu nunca havia ouvido falar, então adorei quando vi que neste livro tinha alguns dos que se tornaram os meus favoritos: "As doze princesas bailarinas" e "A moça dos gansos". Outros contos, como "Rumpelstiltiskin" e "O pescador e sua esposa", eu já conhecia de outras coleções. Enfim, adorei o livro. Eu adquiri pensando em ler e trocar, mas agora já está na estante pessoal. Indico tanto ele quanto a série (cujas paisagens e locações fazem você realmente se sentir em um conto de fadas).

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2014/11/contos-de-fadas-irmaos-grimm.html