A Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas -

Duda.Salgado 10/09/2020

É questão de gosto mesmo, para mim não foi uma leitura tão rica e não seria uma recomendação minha, mas reconheço a criatividade do autor à época.

caio.cidrini 20/04/2022

Além da ficção científica
Eu não sou fã do gênero e tinha uma expectativa baixa pra essa leitura. No entanto, fui surpreendido. Primeiro que o texto de Wells é simples, bem descritivo e direto. Não há grande divagações ou a necessidade de reler certos pontos pra entender o todo. Ele conduz de forma muito eficiente a nossa leitura.

Segundo que ele claramente usa da ficção científica pra tecer análises e críticas a sociedade em que estava inserido. Aliás, praticamente todas elas são válidas até hoje, talvez em tom premonitório até. Os marcianos somos nós amanhã, tal qual foram os colonizadores pros povos nativos.

Por esses dois motivos, além de ser um livro curtinho, eu indicaria pra quem quer começar a ler ficção científica ou simplesmente deseja ler algo diferente em algum momento. Me deu vontade de ler outras obras do autor!

Fernando.Francisco 14/07/2022

Clássico Scifi
Como a maioria dos clássicos, é produto de seu tempo, e bem enraizado tempo culturalmente. Mas não é por ser hoje, algo antigo, menos interessante em suas analogias. E por outro lado visualisar uma obra descritiva scifi, hoje nos coloca limitados a percepção e descrição das coisas pelo ponto de vista desse protagonista. Ou seja, um narrador atuante na historia e muito impressionável.
Vale ler? Sim! Para fãs do gênero é imprecindivel!

Mari.Alves 17/04/2021

Confesso que tinha muito preconceito com esse livro por causa do filme, que é péssimo, pra dizer o mínimo. Não consegui largar o livro até terminar! Muito bom, envolvente e muito dinâmico. Maravilhoso!!!

camaziabento 31/01/2024

Duas partes diferentes
O livro foi escrito em 1898, o que já o torna fora da curva, afinal, ficção científica não era o assunto mais popular na Inglaterra do século XIX. Ele é dividido em duas partes, a primeira, "A chegada dos marcianos", para ser sincera, é muito maçante. Imagine, nunca ter ido a um lugar e ter que ler parágrafos seguidos de "Westbourne Park e St. Pancras, e a oeste e ao norte em Kilburn e St. John?s Wood e Hampstead, e a leste em Shoreditch e Highbury e Haggerston e Hoxton, e, de fato, em toda a vastidão de Londres desde Ealing até East Ham".
Procurei uma forma de estimular e não desistir da leitura e, então, assisti à versão do Steven Spielberg da história, deu certo.
Apesar de ser uma adaptação, algumas semelhanças (como a formação de ataque em linha reta, a fuga no lago e, mais tarde, o detalhe capturado de forma genial pelo diretor sobre a ausência da roda na tecnologia marciana) me animaram e eu consegui terminar as cento e poucas páginas que faltavam.
A segunda parte é muito mais cativante, pois não detalha tanto os locais que foram atacados, mas as diferenças entre os extraterrestres e os marcianos.
Recomendo a leitura para quem, como eu, gosta de ficção científica, mas estejam preparados para uma primeira parte cansativa.