Star Wars: Thrawn

Star Wars: Thrawn Timothy Zahn

Resenhas - Star Wars: Thrawn

Fernanda 27/06/2020

Excelente
Um dos melhores livros de Star Wars. Pra quem assistiu Rebels, vai conhecer um pouco mais não só do Grão Almirante Thrawn, um excelente personagem que surgiu no UE antigo e se tornou cânone, como também a Governadora Pryce. A história deles se cruzam: ele um exímio estrategista de guerra e ela, de política e mostra que um acaba precisando das habilidades do outro. Ao conhecer melhor os dois, acho que a gente até esquece um pouco que na verdade eles são vilões e sente um pouco de compaixão em alguns momentos.
Vale a leitura!

site: Instagram: @resenhasenerdices

Marcelo Ricarte 05/05/2021

Bom, mas...
Cansativo no que se refere à política, burocracias e os detalhes táticos.
Compreendo que o personagem é um mestre estrategista mas infelizmente em alguns momentos isso me foi exaustante...

Mas não é ruim, está longe de ser, eu não conseguia parar de ler, hora pra acabar logo quando esses momentos chegavam, hora porque eram pontos interessantes.

Para mim o personagem é uma mistura de justo, pois tem um cuidado quanto a eliminação de civis, ousado e petulante quando acha que sua inteligência mostra o caminho, e isso é uma mistura muio interesse.

Governadora Arindha Pryce se tornou uma personagem incrível e rouba a cena em diversos momentos.

Logo vou ler o livro 2 que tem tudo para ser muito melhor.

O Crítico Boa Praça 23/05/2021

Excelente
Sempre fui fã de Star Wars, mas nunca antes havia desbravado o Universo Expandido para além de The Clone Wars e Rebels, com o advento do novo cânone e a organização proposta pela Disney resolvi começar por esse personagem fascinante que me impressionou em Star Wars Rebels, o qual já havia muito ouvido falar sobre.

⭐ Foi uma experiência fascinante desbravar esse livro. Ainda não conhecia a obra de Timothy Zahn, nem sua criação mais conhecida a fundo, pois ainda não havia lido a "trilogia Thrawn".
Entretanto, somente esse romance foi o suficiente para me apaixonar pela escrita de Zahn com sua narrativa paralela muito bem construída, sua habilidade em criar momentos clímax e personagens memoráveis.

🔥 Acompanhamos a jornada de Eli Vanto ao lado de Thrawn, o que é muito interessante pois é bom vermos as pessoas que formam o império, nem todo mundo ali é um vilão genérico que é mal porquê sim, alguns como Eli são pessoas,de origem humilde inclusive que só querem crescer na vida e ter uma profissão digna, lembre-se que o império é a “lei” da galáxia nessa época.
Arihnda Pryce é muito melhor trabalhada aqui do que em Rebels, lá a personagem é extremamente caricata quanto a personalidade e maldade, aqui sabiamente são aplicados tons de cinza e motivações razoáveis no referente as atitudes da mesma.
Ainda somos presenteados com velhos conhecidos como Wullf Yularen e Tarkin roubando a cena nessa obra que é uma das minhas preferidas desse novo cânone de Star Wars.

💥 Com momentos importantes para o cânone e uma narrativa imersiva e hipnotizante da parte de Zahn, esse livro é um deleite para os fãs do personagem e desse universo fantástico. Ainda temos duas sequências desse livro para adentrarmos mais na história do personagem.

site: https://www.instagram.com/p/CFk8tYbDXJe/

Gilson.Cavalcanti 15/03/2018

Uma narrativa desinteressante sobre um personagem extremamente interessante
Esse livro trás o peso do autor com ele (Timothy Zahn), que é um dos principais autores do universo expandido pré-Disney (agora selo LEGENDS). Zahn escreveu uma trilogia que trazia o Thrawn como personagem principal e passou a ser aclamada pelos fãs como uma das melhores do universo expandido (coisa que, cá pra nós, não era lá grande feito dada a quantidade de porcaria que existe no universo expandido).
O livro introduziu o Thrawn no cânone oficial do Star Wars e provocou um êxtase nos fãs que, até então, achavam que a Disney não tinha dado o devido destaque ao Timothy Zahn dentro do novo cânone.
Esse preâmbulo é crucial para se entender o motivo por trás das opiniões em geral superfaturadas sobre esse livro.
O livro na verdade é uma narrativa bem desinteressante sobre um personagem extremamente interessante. O personagem é muito maior do que o livro e isso vai ficando mais evidente a medida que a leitura avança.
O autor introduziu uma linha paralela sobre uma personagem chamada Arihnda que termina sendo um vetor bacana para levar o leitor a conhecer a complexidade social e política do império em Coruscant. Porém a conexão dessa linha paralela com a linha principal do Thrawn é muito fraca. Fraca ao ponto do leitor se questionar porque essa personagem está ali.
O autor introduziu um antagonista que deveria rivalizar com a genialidade tática do Thrawn (genialidade que o autor não cansa de ressaltar ao longo do livro inteiro) mas que ficou meio sem estofo. Termina sendo um antagonista que veio e se foi e finda deixando o leitor sem se importar muito com ele.
Conclusão: termina sendo um livro muito linear, sem altos nem baixos. Como estória e livro em si, não fosse aqui o que vos escreve um tarado sobre Star Wars capaz de ler um atlas geográfico da galáxia do universo, seria uma estorinha nota 2 de 5. MAS, sendo eu quem sou, vou de 3,5 de 5 pelo peso do personagem e pela chance de enriquecer mais ainda esse universo de fantasia.
Sergio Muniz 15/07/2021minha estante
Esse livro é sensacional! Um "Arte da guerra do espaço!"

Flavia512 22/04/2023

O começo de tudo
Sagaz, perspicaz, brilhante e um baita estrategista. Este é Mitth'raw'nuruodo, mais conhecido por Thrawn um dos mais amados vilões de Star Wars. Já íntimo dos fãs de Rebels ou da trilogia Legend composta por "O Herdeiro do Império", "O Último Comando" e "A ascensão da Força Sombria", o alienígena de pele azul e olhos vermelhos brilhantes criado por Timothy Zahn fez tanto sucesso entre os fãs que precisou ser trazido para o canon da saga, tendo sido introduzido primeiramente na série animada Rebels, e posteriormente nos livros canônicos.
A obra nos presenteia com a história do começo da carreira de Thrawn no Império. Vindo das Regiões Desconhecidas, o Chiss que foi exilado do próprio planeta, cria uma estratégia para adentrar o Império e ter contato com o Imperador Sheev Palpatine em pessoa para que seus planos de proteger seu povo e ao mesmo tempo, servir ao Império, se concretizem.
Numa era em que o medo era a arma mais letal do Império e um ambiente em que não humanos eram vistos com maus olhos na Academia Imperial, Thrawn precisa travar uma batalha para ganhar o respeito dos superiores dentro da hierarquia. Se mostrando um brilhante estrategista, Thrawn passa a ser amado, invejado e odiado por muitos, principalmente por grandes líderes que não são consultados perante suas missões galáxia à fora, o que gera muitos conflitos.
De um simples Cadete, passando por Tenente, Capitão, Comandante e Grão Almirante em questão de meses devido à sua influência com Palpatine e sua inteligência acima da média para resolver problemas quase impossíveis, Thrawn nos mostra simplesmente o quanto um Chiss pode ser incrivelmente poderoso e ganhar o respeito e até mesmo o medo e subserviência daqueles que mais o odeiam.
O livro tem uma escrita fluída, a leitura é muito rápida e além de Thrawn, conhecemos Eli Vanto seu fiel escudeiro e a Governadora Arihnda Pryce, que também faz parte de Rebels e que poderá ser uma grande aliada do Almirante. Se passando após os acontecimentos de A Vingança dos Sith, a obra nos presenteia com o que há de mais cru dentro do Império galáctico, desde a militarização, política, e uma eminente rebelião que está surgindo e que poderá ser o maior desafio de Thrawn.
Imperdível!
Leo Vieira 13/07/2023minha estante
Texto excelente! O Thrawn é um personagem mto maneiro mesmo. Preciso ler urgentemente esse livro.
(só acho q o Darth Vader é o vilão mais amado da franquia mas td certo kkkk)

Flavia512 15/07/2023minha estante
Eu tinha colocado "mais amado" sem nem perceber mano. Releva afinal eu estava com sono e eram 3 da manhã kakakaaka. Mas já arrumei

William 10/07/2023

Um dos melhores livros do Star Wars referente ao Império.
Um dos melhores livros do Star Wars referente ao Império e mesmo Thrawn sendo um imperial, a leitura conseguiu me criar um carisma em relação a ele. É um livro que envolve estratégias militares e intrigas políticas e vai mostrando como foi a ascensão meteórica de Thrawn na marinha imperial e se tornando no final do livro em Grão Almirante. A história vai traçando um paralelo com o planeta Lothal onde ocorre uma rebelião. No final do livro temos Thrawn se envolvendo diretamente contra a rebelião de Lothal que corresponde a terceira temporada da série de animação Star Wars Rebels exibida pela Disney. Esse foi o último livro que li da editora Aleph do universo Star Wars e dou parabéns pelas edições dos livros com material de qualidade e belas capas. Foi uma pena que ela parou publicar os livros do universo Star Wars. Fica uma sugestão a editora atual que detém os direitos das publicações Star Wars em melhorar a qualidade das publicações.

Wesley Santos 30/11/2021

Uma ótima pedida para quem gosta do universo expandido
Nesse livro conhecemos mais sobre Thrawn e a sua ascensão até o posto de Grande Almirante e de seu companheiro Eli Vanto

João 10/03/2021

Estratégia e política
Este definitivamente é um livro sobre estratégia e política com temática de Star Wars, não o contrário.
O livro apresenta a ascensão militar de Thrawn dentro do império e suas muitas reflexões, juntamente com a gorvenadora Pryce e sua brilhante perspicácia política.
É um livro recheado de diálogos, com leitura fluída.
O autor apresenta o personagem principal junto com seu auxiliar (Eli Vanto) e me trouxe a lembrança um pouco da dinâmica de Sherlock Holmes e John Watson, que particularmente me agradou.
Para todos os fãs tanto de Star Wars, quanto de política e estratégia de combate esse livro será muito bom.

davidplmatias 06/05/2021

A arte da guerra
A mente estrategista de thrawn, um livro que desenvolve a origem desse magnífico vilão! Com personagens muito bem desenvolvidos, batalhas espaciais bem narradas, o livro é imprevisível. Muito bom. Estou com vontade de ler todos os livros do autor.

Gabes 09/03/2021

Ok, vamos lá!

Eu já tinha lido a adaptação desse livro pra HQ e fico impressionado como ela foi uma excelente adaptação, porém, o livro traz uma riqueza bem mais profunda e detalhada pra história.

Eu gosto muito do Thrawn e do universo ao redor dele, eu acredito que devia ter mais história do lado do império onde mostram eles sendo vitoriosos, pois dessa forma é mostrado o porquê de fato eles serem um império (e não só um peso inútil que os mocinhos derrubam toda na aventura da semana).

O plot envolvendo o Thrawn é incrível. O da Pryce eu não gosto muito, faz sentido e é bom, mas não me agrada, não vou muito com a cara do personagem para falar a verdade. Agora, meu amigo, o meu personagem favorito da história é o Eli Vanto, que personagem! Que desenvolvimento! Eu espero ansiosamente pelo retorno dele ao universo Star Wars em qualquer lugar que seja e espero profundamente que ele seja tão interessante quando nesse livro.

May the force be with you.

Wenderson.Cerqueira 30/03/2021

Boas vindas ao novo grande vilão.
Boa leitura para quem deseja conhecer as origens de um personagem que cativou os fãs em Star Wars: Rebels.

Thrawn é diferente de tudo antes visto no universo, apresenta uma figura que vai de encontro a toda ideia de força bruta que se tem do império. A narrativa envolve o leitor em um empolgante jogo de xadrez entre o estrategista Thrawn e seus adversários. Além disso, oferece detalhes acerca da hierarquia imperial.

O problema central do livro é que o grande foco em Thrawn faz os demais personagens parecerem apagados, com exceção de Eli Vanto. A trama em si perde muito quando não se tem o ponto de vista do Chiss e em alguns pontos da história o livro torna-se maçante.

Mars Thime 03/06/2021

Incrível
Sem palavras! Timothy Zahn manda muito bem. Você não tem vontade de parar, fiquei cativado pelo Chiss, pelo Cadete Vanto e até mesmo pela Governadora Pryce.

Não é a toa que é um personagem essencial no universo Star Wars e Timothy Zahn é um escritor essencial para o universo expandido.

Dada 15/09/2021

Sofri
Thrawn do Legends é muito incrível, por isso fiquei com grandes expectativas pra esse livro. Porém, pequei. Não sei se foi por isso que demorei tanto nesse livro. Achei muitas informações e jogadas e falta de aprofundamento em algumas coisas, por isso, não faz falta.

Rita 16/07/2021

Maravilhada
Quando li Thrawn fiquei receosa porque já tinha tentado ler a outra trilogia que o Timothy Zahn tinha feito e que o nosso chiss também está presente pelo fato da leitura ter sido chata e tediosa. Para mim, a escrita do autor melhorou muito tanto que eu fiquei presa ao livro e terminei ele em 3 dias durante uma ressaca literária.

Sobre o livro, gostei muito de todo o desenvolvimento e expansão do novo cânone de Star Wars. Thrawn é muito cativante e fascinante. Um dos melhores livros que eu já li do universo de Star Wars

Bishop 24/01/2021

Uma surpresa ABSURDA
Da mesma forma que The Mandalorian (1,2) foi uma supressa extremamente bem vinda e incrível do universo de Starwars, como um presente para quem gosta, esse livro faz a mesma coisa.

Simplesmente por ter terminado a série que reviveu a saga em muitos sentidos, me senti na vontade de consumir mais do universo novamente, e escolhi um titulo que era Canon (disney) para começar, mas não esperava o quanto ia me divertir absurdamente.

Posso afirmar com tranquilidade que esse livro é nota 5/5 somente pelas tramas, personagens e escritas, você não precisa ser fan ou gostar MUITO de star wars, porque esse livro é tão bem escrito que ele trabalha por sí so.