O Adventista e a Cultura Pop

O Adventista e a Cultura Pop Allan Novaes e Felipe Carmo

Resenhas - O Adventista e a Cultura Pop

Gui Souza 13/07/2022

Uma perspectiva histórica
Esse livro vai tratar de alguns temas envolvendo a cultura pop e como o Adventismo tem se relacionado com ela.
Os temas são:Revelação e cultura, Mensagens subliminares, Mídia e missão
Ficção televisiva, filmes, literatura de ficção, quadrinhos, games, música pop é a mulher na mídia.
O livro tem vários capítulos escritos por vários autores envolvidos na área de comunicação, a maioria dos capítulos começam com uma visão histórica de como essa relação se deu, parte para algumas reflexões e críticas para um melhor diálogo com a cultura pop.
Os autores são sinceros e criticam outros autores adventistas (alguns bem famosos atualmente) mas também, fornecem novos meio de pensar o pop e a fé cristã.

É um livro enriquecedor, líderes de jovens e jovens curiosos precisam ler esse livro!

Gladys Angélica 29/01/2018

Divisor de águas ou meramente polêmico?
Para os adventistas esse livro pode ser extremamente significativo. Os mais liberais podem achar e considerar que com os estudos abordados no livro podem embasar e justificar o consumo amplo dos elementos concernentes a cultura pop, tais como, quadrinhos, livros de ficção, filmes, séries e afins. Os mais conservadores poderão achar justamente a mesma coisa, mas do ponto de vista negativo, alegando que os mais jovens (ou liberais) a partir de agora "vão fazer a festa" e achar que está "tudo liberado".
Graças a Deus o livro foi escrito por teólogos e comunicadores cristãos, pessoas que estudaram academicamente, pesquisaram e abordaram o assunto não partindo do seu ponto de vista, mas dos estudos científicos concernentes a um tema tão relevante, um tema que vai além do que chamamos de cristianismo mas que tem tudo a ver com a nossa existência social, a cultura!
Então vamos lá... para aqueles que pensam que um livro desses justifica aquele pensamento tão aborrecedor quanto ao que se é permitido ou não fazer é melhor ler outra coisa. Aquele papinho que sugere uma lista do que posso ver, ler ou jogar sem que isso seja pecado não combina com conteúdo desse livro!
Agora, se você espera entender de forma mais aprofundada como alguns conceitos foram fundamentados da forma que foram entre os adventistas e se espera ser envolvido por uma vasta análise reflexiva, então se prepare, o livro será intrigante o suficiente para fazer com que você reflita sobre o seu comportamento diante dos elementos da cultura pop.

Antes de criticar ou aceitar a opinião de outros (incluindo a minha), é sempre bom verificar por si mesmo, com maturidade, paciência e em alguns casos até com oração! Recomendo para seu próprio enriquecimento intelectual, pois devo admitir que é um livro rico em questões antropológicas e sociológicas, mesmo que de forma subjetiva, já que a linguagem usada é bem agradável de se ler.

Evelin Bianca | @paginasete7 31/12/2022

#22 Um diálogo entre a cultura e a religião
Se você, assim como eu, nasceu e cresceu na igreja Adventista, você provavelmente deve ter convivido com algumas restrições relacionadas à literatura, cinema, jogos, à cultura pop em geral. O objetivo de Allan Novaes e Felipe Carmo no livro O Adventista e a Cultura Pop foi reunir estudiosos para debater a relação da IASD com esses temas.

Para os organizadores, a relação da igreja com a cultura varia entre os extremos do pessimismo e otimismo. Inicialmente é discutida a revelação geral e a revelação específica, e comenta sobre as reflexões teológicas do cotidiano, mostrando como tudo tem o potencial para ser "de Deus". Comenta sobre as mensagens subliminares que historicamente foram apresentadas de maneira conspiratória, e como a mídia e especialmente a tv foram tratadas como uma forma poderosa de lavagem cerebral, hipnose e manipulação, e mostram como a compreensão adventista da natureza humana não combina com essa ideia de um ser indefeso, inerte e passivo diante das mensagens midiáticas. Tratam ainda de identidade, e como somos influenciados pela cultura.

A seguir, diversos autores comentam a relação da IASD histórica e atualmente com os componentes da cultura pop, como literatura, filmes, games e HQs. É possível observar que inicialmente a igreja mantinha uma postura proibitiva, e às vezes até demonizava esses elementos, e com o tempo passa a haver uma maior abertura, até começar a produzir seus próprios conteúdos nessas mídias, utilizando-as para levar a mensagem. Há ainda um capítulo sobre a representação feminina na mídia, especificamente nos canais adventistas, notando como ainda prevalecem os papéis tradicionais de gênero, apesar de recentemente começar a reforçar também a independência da mulher.

O diálogo proposto é bastante inteligente, expondo ideias de outros autores adventistas que já não se aplicam mais e opiniões que evoluem para uma abertura em relação à cultura pop, propondo discernimento na escolha dos conteúdos. Os autores observam como a produção de mídia adventista em seus diversos meios ainda é inicial, mas tem muito potencial se for investido nisso, em especial para o avanço missionário. Ótima leitura!

22/26
277 páginas
Lido: de 13 a 21/09/2022

th_demila 28/12/2022

Muito bom, mas não correspondeu todas as expectativas
O livro tinha potencial para ser nota 10, mas eu esperava mais diretrizes para o relacionamento com os diversos produtos da cultura pop e menos apanhados históricos sobre como a igreja tem se relacionado. Fiquei na expectativa também de uma análise mais detalhada sobre os textos de Ellen G. White reprovando a leitura de romances e ficções. É citado o uso fora de contexto deles mais de uma vez, porém há pouca análise para apresentar o verdadeiro contexto, o que seria algo muito útil se mais completa e detalhada.