Passageira do Tempo

Passageira do Tempo Sérgio Fernandes Lopes

Resenhas - Passageira do Tempo

jumorgensten 22/09/2022

O mesmo é um romance espiritualista, se passa no Brasil e vem trazendo duas existências contínuas dos personagens principais. Na primeira fase, a protagonista chama-se Mariana e é filha de um rico e influente fazendeiro e mimada. Desde muito cedo, se atrai pelo sofrimento dos outros, em especial dos escravos, tanto é que quase entra em êxtase quando eles sofrem agressões. O mesmo acontece com as questões sexuais e, com o passar dos dias, a moça se vê fortemente atraída pelo negro e "funcionário" da fazenda chamado Julião.

Em um momento e por conta própria, Mariana atrai um Julião bêbado e depois conta para todo mundo que foi abusada por ele. Com isso, o rapaz é morto e fica preso a toda a situação. Somente depois de muito, muito, muito tempo é resgatado e promete se vingar tanto de pai quanto de filha.

Com isso, a história passa para a segunda e grande parte, onde Mariana torna-e Laura, uma menina linda e com uma família novamente estruturada. E desde cedo é encontrado pela baixa Espiritualidade e também por Julião e por ter forte sensibilidade, acaba se tornando um alvo fácil para esses seres.

Sendo assim, o livro continua sua narrativa com a nova vida da agora Laura e todo o processo vingativo do rapaz, até o mesmo ser pego para a sua reencarnação compulsória, ou seja, sem escolher absolutamente nada e nem ter consciência alguma. A única certeza é que, em algum momento, será necessário se encontrar com Laura para quitarem seus débitos. Mesmo com muita dificuldade, a equipe espiritual acaba encontrando uma família extremamente humilde que o aceitou, em especial a irmã Jaqueline. E a partir de então, Julião torna-se Franklin, desde sempre rejeitado pela mãe e piora quando nasce e nota-se seus problemas nas pernas.

Já Laura, querendo ganhar dinheiro fácil e rápido, se torna garota de programa de luxo e, com isso, entra em profundo declínio espiritual, emocional e moral. E o outro protagonista, mesmo sendo cuidado e tendo o amor da irmã, prefere tomar o rumo das ruas e colocar pra fora todo seu lado negativo e também conseguindo as coisas de um modo mais fácil.

Os dias vão passando e o leitor vai acompanhando, ora a vida de um e em outro momento a vida do outro e todas as consequências das suas escolhas individuais e as tentativas da Espiritualidade para voltarem as respectivas rotas planejadas anteriormente. Além disso, Passageira do Tempo também mostra com muita clareza toda a forte obsessão que ocorre quando a pessoa tenta melhorar e evoluir. Sabe aquele grupo fechado que enxerga um integrante saindo e faz de tudo para isso não acontecer? Pois então e ainda irá aumentar o poder da Espiritualidade superior na visão deles.

As partes espirituais vão acontecendo ao longo de toda a narrativa e depois fica mais presente em torno da vida de Laura e sua contínua tentativa de reforma íntima tanto no mundo espiritual quando no plano terreno.

O livro também aborda o pré-conceito, machismo, caridade, livre arbítrio e a importância do orai e vigiai. O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega fluída e envolvente. Você termina querendo colocar Laura em um potinho real oficial e o livro em si foi uma grata surpresa. E não! A obra é espiritualista porque fala de Ordem e algumas questões específicas que não são comentadas dentro do Espiritismo, mas é isso acaba se tornando um pequeno detalhe.

site: http://hidratarvicia.com.br/2022/09/22/passageira-do-tempo-sergio-fernandes-lopes

Tatiane.Paolucci 21/10/2022

Toda vida ainda que curta é necessária!!!
Sem dúvida foi um livro que me surpreendeu, sempre aprendo muito com livros espiritas.
Não tem como não fazer ligações com a nossa própria vida.

Destaquei varias partes para reflexão e como é um livro que pode ser que eu venha reler no futuro, não colocarei tantos detalhes, apesar de seguir com meu estilo de resenha/ resumo com spoilers.

No inicio conta a história de Mariana, que causa um bocado, se oferece para o empregado do pai o Julião, porém ele a principio não liga, mas, depois bêbado, não consegue resistir e cai na armadilha dela, o que acaba com a vida dele. É tão tenso reconhecer como pode ter pessoas com sentimentos tão cruéis. Embora saibamos que é assim o tempo todo, é sempre tão triste isso.

Sobre a criação de falanges voltadas para fazer o mal é muito tenso também, pessoas tão inteligentes usando conhecimentos importantes para o caminho das trevas e trazendo para si carga tão pesada.

Destaques sobre as falanges do mal:

"Valdez e seus consorciados eram entidades lúcidas e inteligentes, sabedoras da exata dimensão do poder que detinham. A disciplina baseada em castigos era um dos segredos para manter nos eixos a macega de espíritos que os servia. Espírito de grande desenvolvimento intelectual aprendera, no decorrer de séculos, a manipular forças psíquicas e usá-las a seu critério e favor.
Eram reuniões em que se distribuíam tarefas: umas de simples vigilância; outras mais sérias, de infiltração em lares para promover discórdia; outras mais graves, como procedimentos de envenenamento mental até levar a vítima a uma obsessão de subjugação total."

Dois séculos se passam desde a morte de Julião, ele acaba indo para o lado do mal e promete vingança a Mariana, que então reencarna como Laura uma garota de família pobre, ao mesmo tempo um grupo do bem planeja o retorno de Julião à terra. Contudo a pessoa que será a mãe de Julião não o recebe muito bem, Julião se chama então Franklin e, é deficiente, tem problemas nas pernas. Sua irmã tem muito carinho por ele é a única quem se importa de verdade com ele.

A seguir trechos sobre a reencarnação de Julião:
"Nesses casos, o reencarnante não possui condições que o levem a interferir em seu próprio plano de retorno à matéria. A ignorância e a falta de requisitos morais criam impedimentos, o que faz com que abnegados irmãos especialistas se responsabilizem pelo processo. É uma árdua tarefa, reservada àqueles que atingiram metas de desprendimento e inabalável amor a Deus e ao próximo.
Seu espírito, em processo de redução, era mantido próximo à sua mãe biológica, recebendo desde então todas as impressões por ela sentidas. As brigas, agressões trocadas com o futuro pai, as constantes bebedeiras, o fumo, tudo ia se fixando, ficando registrado em seu subconsciente."

Com o passar dos anos Laura se torna garota de programa, se deixa influenciar pela Ordem dos maus, que se aproveitaram da situação difícil que passou a família com a traição do pai e a induziram ao mal, ela também contava com duas mentoras tentando induzi-la no caminho certo mas não conseguiram, o livre árbitro da Laura foi infelizmente para o lado ruim da prostituição. Até que com o tempo os homens que davam mais dinheiro enjoaram dela e tudo mudou, ela então começa a repensar. Até esse momento nada de aparecer qualquer conexão dela com Julião...

Laura acaba ficando mal, adquirindo doença sexualmente transmissível, e a convite da senhora que é dona do quarto que ela aluga, vai ao centro espírita. Não sente nada e fica querendo ir embora todo o tempo. A segunda vez que vai leva junto o tal integrante importante da Ordem como encosto, ele tinha desestabilizado muitos trabalhadores do centro e a segurança ficou baixa o que permitiu a entrada dele. Achei muito interessante esse trecho citarei algumas partes a seguir.

"Vive-se um momento em que o egoísmo se traduz na materialidade quase total. Quantos de nossos
companheiros, com tarefas acertadas aqui em nosso plano, já na matéria, sucumbem ao orgulho, egoísmo, sensualidade, deixando verdadeiras clareiras onde o exemplo do amor e da fraternidade deveriam estar sendo cultivados.
Muito tempo em qualquer rotina nos torna menos prudentes, pois ficamos com a sensação de que sabemos de tudo, deixando de lado determinadas regras de ouro.
"Eu próprio existo mais em função dos erros que vocês cometem do que por qualquer outra sorte de coisa, bando de convencidos arrogantes. - Palavras ditas pelo obsessor da Ordem do Mal"
Quando nos sentimos muito confiantes, as falhas podem ocorrer, e somos pegos de surpresa."

Apesar das ameaças do vilão da ordem para com os espíritos bons que tentavam ajudar e levar Laura p/ caminho certo ela finalmente sai da casa de prostituição e volta p/ casa da mãe.

Laura por fim consegue melhorar e se afastar da influência da Ordem do mal, começa a ir com frequência ao centro espírita e por fim passa a participar dos trabalhos dentro da casa, atendendo na recepção. Começa a trabalhar em casa de famílias como faxineira até finalmente conseguir emprego tão almejado na creche. Mas infelizmente Franklin não estava tão bem assim. Complemente amarrado e seguindo influências da ordem do mal, acabou se envolvendo com crimes e roubo. Até que tem no final armando um roubo mal sucedido atira na cabeça de Laura que estava no ônibus, depois Franklin se mata. Nessa vida eles nunca tinham se visto e na única oportunidade inconscientemente ele a reconhece e a mata. Ela fica em coma no plano espiritual e ele é capturado pela ordem do Mal.

Trechos do final do livro bem bonitos:

"Sempre que estiver em dificuldade, peça ajuda ao seu protetor espiritual, que ele estará ao seu lado. Onde por vezes nossa visão turva, distorcida, vê castigos terríveis, está a razão e o equilíbrio trazendo benefícios àquela que claudica, reequilibrando-a, preparando-a para assumir novas responsabilidades, futuros desafios.
Aprendera muito sobre o amor e, durante essa reencarnação sistêmica, estaria lutando laboriosamente contra defeitos morais pré-existentes e aprendendo lições com os conflitos a serem enfrentados."

O livro acaba de forma clara, esclarecedora e apesar de não ter um final completamente feliz para todas as partes, eu gostei !
Sabemos que sempre teremos espíritos para nos ajudar só depende de nós!!!