Sky in the Deep

Sky in the Deep Adrienne Young

Resenhas - Sky in The Deep

Queria Estar Lendo 26/05/2018

Resenha: Sky in the Deep
Sky in the Deep é o primeiro livro de Adrienne Young publicado, com eARC cedido para resenha através do NetGalley. Uma história sobre amor e luto e traição, inspirada na cultura viking.

Eelyn tem dezessete anos, e desde os onze luta ao lado do seu clã, os Aska, contra os Riki, durante a temporada de luta. A guerra entre os dois clãs é antiga, e a cada cinco anos, Aska e Riki se encontram nos campos de batalhas para guerrearem em nome dos seus deuses, Sigr e Thora respectivamente.

Ela treinou a vida inteira para ser uma guerreira e vive para a batalha, é feroz e destemida, mas também vive em luto pela morte da mãe, quando era apenas uma criança, e pela morte do irmão, cinco anos atrás, durante a sua primeira temporada de luta.

"Vegr yfir fjor". Honra acima da vida."

Por isso, quando é salva pelo espírito do irmão em um embate contra os Riki, Eelyn começa a se perguntar se é possível que Iri tenha sobrevivido. Após encontrá-lo mais uma vez durante a batalha, Eelyn persegue o irmão e outro Riki para dentro da floresta, até acabar como prisioneira e descobrir que, de fato, Iri está vivo - e aliado ao inimigo.

Sky in the Deep é o tipo de livro que eu queria ler e nem sabia disso. Adrienne Young criou um mundo inspirado na cultura viking e que guarda uma beleza que eu não consigo descrever. Falar que a história é bonita parece simples demais, mesmo quando a gente realmente mergulha no significado da palavra bonita. É como se os personagens tivessem uma alma, impregnada por suas crenças e pelo mundo que habitam, e pela mudança que chega tão sorrateira.

Acho que se tivesse de usar duas palavras para descrever esse livro, seriam Alma e Beleza.

São tantas cenas completamente belas, que te transportam para dentro da história, que é difícil narrar todas elas, mas vale a pena destacar a cena maravilhosa, lá por 80% da leitura, quando o título se explica e é absolutamente minha cena preferida de todas!

"Honrar ele tinha sido onde eu encontrará minha própria força depois que ele partira."

O começo do livro é um pouco turbulento para a leitura, precisei ler cerca de 10% da história até que ela finalmente começasse e eu conseguisse me conectar com os personagens - o início é muito batalha e explicação de mundo, então você ainda está se situando bastante ali dentro. Mas quando finalmente podemos focar apenas em Eelyn, ela conquista fácil.

Ela é uma guerreira nata, então é feroz e impulsiva e durona, ela prefere a morte a tornar-se uma escrava nas mãos do inimigo e está profundamente abalada pela traição do irmão, o sentimento de luto dentro dela luta com o sentimento de abandono e decepção com o irmão. Eelyn não para de lutar e seu arco de desenvolvimento começa tão logo ela descobre que seu irmão está vivo.

Os Aska, assim como os Riki, viviam de forma simples. Eles viviam todos os seus anos esperando a temporada de luta, que assim como a morte, era a única coisa certa para seus clãs. Os Aska e os Riki são inimigos, assim como seus deuses, e essa é a verdade essencial da vida. Mas quando um Aska se torna um Riki, como fez Iri, as certezas se abalam e Eelyn não pode impedir os questionamentos que surgem.

"Porque estávamos morrendo. Porque era o fim. E no fim, a vida se torna preciosa."

E quanto mais tempo ela passa com os Riki, esperando que a primavera chegue para que finalmente possa fugir de volta para o fjorn, mais ela percebe suas semelhanças, especialmente ao notar que eles podem amar tanto Iri como ela ama.

Além da Eelyn a gente também tem Fiske, o Riki que luta ao lado de seu irmão, Iri, em batalha, que é tão feroz e durão quanto Eelyn, e que ama Iri tanto quanto ela. Para os Riki, os dois rapazes estão ligados pelo espírito, o que torna esse laço tão forte ou mais do que os de sangue. E a forma como os dois começam a se conectar, sob o amor mútuo que nutrem por Iri, passa por vários estágios e segue um arco muito linear e natural.

"Qnd eidr". Eram palavras que eu já tinha escutado antes. Respire fogo."

Os Riki que acolhem Eelyn, Inge e Halvard, são personagens pequenos, mas expansivos, que mostram a ela nada além de respeito e pavimentam o caminho da mudança dela, assim como Myra - sua companheira de batalha Aska - e seu pai, que embora apareçam pouco na história, estão constantemente nos pensamentos da personagem, moldando suas atitudes em relação a sua situação e a do irmão.

"Eu era o passado que Iri tinha deixado para trás. Eu era aquilo contra o qual ela deveria estar rezando."

A forma como Adrienne Young nos apresenta o mundo, também, é bastante natural. Conforme as cenas se desenrolam, conhecemos mais desse mundo vasto e rico, tão cheio de possibilidades e beleza e espaço para crescimento. É empolgante e sei que vem um companion por aí que mal posso esperar para ler.

Dito tudo isso, no entanto, preciso ressaltar que o final deixou um pouco a desejar. Foi uma boa forma de finalizar a história, sim, mas quando percebi que tinhamos chegado em 90% da história e a batalha final ainda estava por acontecer, assim como a resolução dos conflitos pessoais e entre clãs, eu não sabia como a autora conseguiria terminar a história de forma satisfatória, e de fato foi isso que aconteceu.

Apesar de terminar bem a história, ela foi apressada, e sinto que com mais 50 ou 70 páginas, não precisaríamos passar correndo por acontecimentos que tanto esperamos ao longo do livro, ou finalizar conflitos tão importantes de formas tão simples.

"Estar de volta na linha de frente com ela era como voltar para casa. Uma casa que nunca seria queimada ou quebrada."

Porém, não deixo que o fim estrague o que foi uma das minhas leituras preferidas do ano. Sky in the Deep é belo, eletrizante e impossível de largar. Seus personagens são completos, motivados e cheios de espírito, e sua história bem poderia ser uma lenda sobre amor, luto, coragem e a vida.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/05/resenha-sky-in-deep.html
Grasi.Neri 30/11/2020minha estante
Li e me senti desse jeito, suas palavras me expressaram melhor do que as minhas. Muito bom.

xayane.silvarebousa 22/03/2021minha estante
Esse livro tem continuação? Ou é unico?

Duda 31/03/2021

Gostei
Eu já vi a capa desse livro em várias páginas do instagram gringo, eu sempre ficava um pouco curiosa. Até que vi ele em uma lista de Enemies to Lovers, e eu estava nessa vibe então decidi ler.
Sobre o romance em si achei meio fraco. Eles não tiveram tanta interação para poder ter um conhecimento tão profundo entre eles.
Eu consigo entender os motivos dela para estar em dúvida e criar carinho por aquela família, mas dele por ela... Achei meio raso, não diria que foi do nada, mas foi bem fraquinho.
A mitologia foi legal, fiquei morrendo de vontade de assistir Vikings depois que li o livro e já estou na 3° temporada. Mas achei que faltou explicar algumas poucas coisas, aprofundar um pouco mais no ambiente da história, contar mais alguns detalhes.
A narrativa é muito boa, as cenas de batalha são maravilhosas, perfeitas, nem muito corridas e sem explicação, e nem muito detalhadas e cansativas. O equilíbrio perfeito!
Eu gostaria que ela tivesse interagido um pouco mais com o irmão, já que ele foi o estopim para o início livro, e toda o seu desenvolvimento. Conversado mais, antes e depois da "batalha final".
Gostei bastante da relação dela com o pai e com a amiga, não são personagens que aparecem muito, mas são sempre mencionados e importantes para o arco da personagem e tiveram grande importância para a aliança que fizeram no final.
Voltando ao casal, apesar de ter sido meio "blé" a construção dele e não terem muita química, precisarem de um pouco mais de enredo para o "mocinho", eu aceitei e na batalha final acabei ficando preocupada com os dois, o que contou como um ponto positivo.
A história é interessante, a narrativa é gostosinha de ler, se o seu objetivo com o livro é ler para descontrair, relaxar e curtir o momento, ele é uma ótima opção!

Juh 18/05/2021

Se eu fosse mais nova eu iria amar. Fui na maior expectativa e me decepcionei um pouco, acho que ele deveria ser maior para ter mais desenvolvimento.

moonlovers 03/06/2021

Recomendo
Eu achei a leitura fluida, o livro fala sobre os vikings eu geralmente não leio esse tema, na verdade esse foi o primeiro, mas achei bem interessante, eu gostei dos personagens o romance foi um tanto fraco, acho que a autora podia ter desenvolvido melhor essa parte... Mas de forma geral foi uma leitura muito boa, não fui com muitas expectativas mas fui surpreendida positivamente...

B 17/04/2023

Eu não consigo parar de ler os livros da Adrienne Young, socorro. mais uma vez, ela me levou completamente pra dentro de um novo universo criado por ela. preciso admitir que as vezes ficava confusa por não ter o menor conhecimento de mitologia nórdica, o que trouxe uma dificuldade de visualizar tão claramente a história. mas de maneira alguma isso atrapalhou a imersão na história. o jeito como ela escreve os personagens - e principalmente os pensamentos e sentidos da personagem principal - e descreve os acontecimentos em si fazem com que eu me envolva por completo. não amei tanto quanto os livros do universo de Fable, mas vou ler o outro dela sobre vikings e já estou ansiosa pra duologia greco-romana que lança esse ano!

Karolina 26/12/2022

Prometeu muito, entregou pouco
Me interessei por Sky in the deep quando eu soube que se trata de um enemies to lovers, com elementos de contos de fadas. Mas me decepcionei. A história em si nunca avança muito e não temos muitos plot twists aqui. O livro é bastante fluido e por isso só consegui abandoná-lo quando terminei. É uma leitura pra passar o tempo. Não foca muito no casal principal e nem no desenvolvimento da protagonista.

Giulia 06/12/2021

Eu achei o livro super envolvente! A história é muito boa e bem escrita!! O que me incomodou foi que faltou um pouco de desenvolvimento do meio para o fim, que seriam as partes mais importantes! Mas não deixa de ser um ótimo livro!

Jay S 16/06/2023

Sky in the Deep é um livro de sessão da tarde. Sem muitos aprofundamentos ou grandes reviravoltas, mas é bem gostosinho de ler. Eu gostei bastante dos personagens e da guerra interna da protagonista, eu só queria que a autora tivesse aprofundado mais o romance. Aconteceu muito rápido.

Ivy (De repente, no último livro) 27/08/2019

Resenha do blog "De repente, no último livro"
Primeiramente, a premissa é ótima, é um livro que prende muito, com uma narrativa em primeira pessoa bem ágil, que permite ao leitor praticamente devorar o livro até o final.

Mas, e sempre tem um mas, houveram alguns detalhes que não consegui engolir.

O personagem de Iri, o irmão de Eelyn, ganhou toda a minha antipatia, não me lembro de ter detestado tanto um personagem nestes últimos meses como detestei Iri. Achei suas razões tão covardes e egoístas! Se o clã de Eelyn fosse mal, se seu pai fosse um tirano, até poderia entender a traição de Iri, mas como não havia esse tipo de argumento, achei sua atitude super injusta, ele deixou as pessoas sofrerem e chorarem por 5 anos sem sequer se importar, praticamente descartou a própria família sem nem pensar em procurá-los alguma vez, sei lá, pra mim isso soou tão negativo que peguei birra eterna do personagem e torci contra ele o tempo todo. Guri ingrato, mimado e estúpido, todos os ingredientes que detesto em qualquer tipo de personagem.

Quanto à Eelyn, até gostei de sua atitude durona no começo, mas aí ela vai afrouxando, se apaixona e se torna mais do mesmo no que conhecemos de personagens femininas. Claro que ela tinha que sofrer uma mudança, porque a história precisa andar, mas... achei que suas lealdades começam a vacilar bem rápido, de maneira brusca e como já estava enojada do comportamento de Iri, ver Eelyn ameaçando enveredar por quase o mesmo caminho foi meio frustrante pra mim.

O romance tampoco foi emocionante. Eu gostei de Eelyn e gostei de Fiske... separados. Juntos eles não tinham química, o amor brotou do nada e se desenvolveu de maneira precipitada, parecia que eles simplesmente estavam se deixando levar. Não sei, os sentimentos que eles clamavam sentir não me pareceu convincente, especialmente quando relembrava que a trama se passava no espaço de algumas poucas semanas apenas.

Não consegui conectar com nenhum personagem. Eu gostei de Eelyn no começo, mas achei que conforme se apegava aos Riki se tornava típica e previsível demais. Ao final do livro eu confesso que já estava pouco me lixando pra o que aconteceria com ela... ou Fiske.

Iri então nem se fala, como já disse, torci contra ele, esperei por uma espécie de redenção no personagem, algum ato de arrependiimento, mas parece que o guri realmente estava fadado a entrar no meu hall dos odiosos.

Pra dizer a verdade houveram apenas dois personagens que eu gostei, me importaram muito e me fizeram sofrer e torcer por eles. Foram Myra, a melhor amiga de Eelyn e o pai de Eelyn. Uma pena que ambos sejam bem secundários, mereciam maior destaque pois são bastante interessantes, aliás a amizade que une Eelyn e Myra foi bem mais tocante do que o romance na trama.

As cenas de batalha foram grandiosas, mas o final foi tão apressado! Sério, os momentos onde a autora poderia ter profundizado mais, trazido à tona toda cultura dos vikings e sua reputação em batalhas lendárias foi desperdiçado, e o final foi um sopro, daqueles que deixa o leitor até um pouco confuso de tão simples que foi tudo. Foi simplesmente dentro do esperado, não houve riscos por parte da autora e senti falta de surpresas, de emoções intensas que sempre acompanham o final dessas histórias.

Sky in the deep oferece uma narrativa rápida e gostosa que nos deixa querendo ler mais obras da autora, pois se nota seu talento na hora de criar histórias. A premissa, inspirada nos vikings é mega original e a ambientação que nos situa em aldeias primitivas e inverno intenso é bem desenvolvida. No entanto, tantos outros detalhes já citados me impediram de desfrutar da obra 100% e, embora tenha sido uma leitura satisfatória, ficou também a sensação de uma história que poderia ter sido mais bem aproveitada, mais empolgante e com um desfecho que merecia ser mais vibrante do que realmente foi.

site: www.derepentenoultimolivro.com
LuaTeresa 02/01/2021minha estante
Oiii onde achou esse livro?

Ivy (De repente, no último livro) 03/01/2021minha estante
Comprei o ebook na Amazon. O meu foi a versão em espanhol, mas tem tb no inglês

LuaTeresa 03/01/2021minha estante
Entendi. Obrigada!

kauany 22/01/2023

citação:
"Eu apaguei todas as memórias de batalha e as reproduzi em minha mente. Iri, ao meu lado, um machado em cada mão. Mýra, correndo diante de mim, um rugido na garganta.
Lembrei-me de quem eu era. Uma guerreira Aska que havia perdido tudo. Uma garota com fogo no sangue. Eu disse a ela para continuar correndo."

Laura 15/01/2022

Primeira leitura do ano!
História 10/10
Casal 10/10
Mas esperava mais cenas românticas.
Todo o conceito viking é muito refrescante pra mim que nunca tinha lido nada nesse gênero.

Bu 05/05/2021

Traição e alianças
Não é um livro espetacular, mas cumpre bem o seu papel. Por ser Young adult , me surpreendi ao perceber que o foco não era romance (inclusive tem bem pouco e só no final). Ao invés disso, o livro aborda alianças entre povos, traições, guerras, culturas e religiões diferentes que entram em choque, por último o amor.
Senti falta de mais reviravoltas, o final do livro não é difícil de prever, e um aprofundamento na cultura viking.
Mas no geral é um livro bom que não me arrependo de ter lido.

mari lucioli 24/05/2021

Muito envolvente
O livro já começa com caos, guerra e gritaria, ou seja, tudo de bom pra prender nossa atenção. O ritmo é bem rápido, criando um senso de urgência muito legal na hora da leitura.

Foi o primeiro livro que li com Vikings e achei seus costumes muito interessantes. É uma mudança legal para quem sente que está caindo na mesmice com livros de fantasia.

O romance é um pouco fraco. Não senti muita química entre o casal, apesar de gostar dos dois personagens.

mina 19/12/2021

Eu amei sério, mas senti que o livro poderia ter mais umas 100 páginas. Não sei pq mas senti a história tão curta :((

Luisa 27/11/2021

Muito bom!
Gostei muito!!
Esse livro estava na minha lista há muito tempo e hoje decidi começar a leitura e MDS QUE LEITURA!
O livro mesmo tendo muito foco na ação e em toda a guerra do enredo não fez com que eu desanimasse a leitura, a história é muito boa, a escrita flui de uma maneira que eu não consegui largar o livro o dia todo. Algumas partes podiam ser mais desenvolvidas? PODIAM. Mas eu relevei pro bem do meu entretenimento.
Eu como uma boa fã de romance achei que podia ter tido um pouquinho mais, faltou desenvolvimento e uma maior conexão, mas no fim deu certo.
Recomendo muito, leitura rápida e muito boa.