O Imperador: A Morte dos Reis

O Imperador: A Morte dos Reis Conn Iggulden

Resenhas - A Morte dos Reis

Miih.... 14/08/2022

A morte dos reis
Mais de dois anos lendo esse livro.... Posso dizer: "Enfim, concluído".... A história é muito boa, mas acredito que ainda não era o meu momento de estar lendo.

Rodrigo 24/02/2023

Roma nua, crua e sangrando
Que novelão espetacular.... em "O Imperador", temos o jovem Iggulden se despontando como um dos melhores escritores ingleses de ficção histórica da atualidade, com um estilo que (novamente) muito lembra ao do velho Cornwell, e que, por sinal, lhe fez rasgados elogios por essa obra.

Estamos no vol. 2 , e, nas primeiras 60 páginas, rola tanta batalha que quase escorre sangue pelo canto do livro. Os dois protagonistas, Caio e Marco (agora renomeados Júlio e Brutus), antes adolescentes inseparáveis, se transformam em exímios soldados, lutando por diferentes forças romanas em regiões distantes. Brutus, já oficial, resolve regressar à capital para resgatar o seu passado, e no caminho vai se enfiando em escaramuças ou na cama de alguma donzela; Júlio serve num navio de guerra que patrulha as águas mediterrâneas, e nesse meio vai se despontando pela liderança, até que o navio sofre um ataque de piratas, e ele vê a sua vida se transformar num inferno.

Enquanto isso, Roma vive um momento turbulento de atentados, perseguições e toques de recolher. Novos personagens são inseridos à trama, enquanto outros voltam à cena de forma majestosa, como Alexandria, a menina escrava do vol.1 que ressurge agora já mulher, livre, gata e artesã. Também Servilia, a mãe que Brutus nunca conheceu, emerge como dona de um bordel de luxo frequentado pelos ricos do Senado. Eu a visualizei na pele da Juliana Paes.

O enredo em si segue sendo um misto de recortes históricos com partes inventadas, e o passado de Roma oferece uma infinidade de lendas, figuras interessantes e eventos grandiosos; nada é monótono ou secundário. Em resumo, uma série repleta de ação, romances, batalhas sangrentas, personagens cativantes e cenários bem construídos, tudo junto e misturado num ritmo intenso e em doses cavalares, que permanecem na cabeça por muito tempo. Fãs de ficção histórica vão adorar.

Léo 21/04/2021

Muito superior ao primeiro volume
Embora não seja justo comparar o Conn Iggulden com o Bernard Cornwell, não consigo evitar tal comparação. Bernard Cornwell é o maior nome e o que há de melhor na Ficção Histórica e o Conn Iggulden sempre é indicado para os fãs de Bernard Cornwell. O primeiro livro de O Imperador não conseguiu me conquistar de cara, como aconteceu com todos os do Bernard Cornwell, mas isso não me impediu de continuar a leitura dessa saga. O primeiro livro foi bom, mas muito longe do que eu esperava. Já esse segundo volume foi um espetáculo. Conn Iggulden evoluiu muito aqui e conseguiu dar um desenvolvimento muito melhor e muito mais interessante aos personagens. Só não dou 5 estrelas, pq sinto falta de algumas coisas na narrativa do Conn Iggulden (cá estou eu, comparando autores de novo). Alguns fatos o autor deixa de narrar. Simplesmente diz em um capítulo "se levantaram para a batalha" e no outro inicia com "os inimigos foram derrotados". Muitas batalhas deixam de ser narradas aqui e como o Bernard Cornwell me deixou com esse vicio, isso acaba incomodando um pouco.

Tulliu Cardia 28/01/2009

Bem melhor que o primeiro. Ação do começo ao fim. Os personagens ficam mais maduros e talvez por isso o livro seja melhor. Ele ainda tem uma dose de política, mas ela é necessária, e não é chata. Pelo contrário, gostei quando o livro fica nesses momentos políticos.
Recomendo!

site: https://www.wattpad.com/user/TulliuCardia

MÁRSON ALQUATI 25/02/2009

Excelente obra de ficção-histórica!
Com incrível precisão de detalhes e fruto de intensa pesquisa, Conn Iggulden nos conta a impressionante história de Caio Júlio César desde a sua infância até a sua morte. Imperdível!

Bruno Passuello 12/07/2021

Quem leu Bernard Cornwell é uma baita pedida.
Esse segundo volume trará um Julio César qusse adulto após fugir de Roma, ele começa a formar ser caráter em suas batalhas, tive que me conter pra não devorar o livro noite adentro. A história mostra ainda mais a corrupção do senado romano e como matar pessoas não é nada. Neste livro há aparição de Pompeu, Crasso e o escravo Espártaco e suas rebeliões, após um evento do livro Júlio César se torna um homem quase inabalável e isso causa medo por que um homem que perdeu tudo não tem nada a perder.

Fábio Valeta 05/04/2013

Fidelidade histórica X licença poética.
O segundo livro da quadrilogia sobre César continua com as qualidades e os defeitos do livro anterior. Se por um lado o escritor desenvolve uma história rápida, que não fica enfadonha ou chata, por outro, as mudança que ele faz na História para criar a sua história acabam por tirar um pouco a qualidade da obra.

Mudando o destino, a idade ou até mesmo a origem de alguns personagens tão bem conhecidos da riquíssima História romana só me faz lamentar o fato do autor não ter o interesse de fazer sua história tão interessante quanto a original.

Não é ruim como literatura, mas como historiador apaixonado por romances históricos, sempre prezo pela fidelidade histórica com algumas licenças poéticas por interesses narrativos e não licenças poéticas com alguma fidelidade histórica espalhada.

skuser02844 16/01/2024

Esta série é demais...
Se vc curte ficção histórica, pode ir sem medo nesta série sobre Roma.
Recomendadíssimo.
Vc vai entrar de cabeça nela e se sentir como estivesse lá.

Guilherme 12/02/2020

Uma continuação honesta
A Morte dos Reis, segundo livro da saga O Imperador. A obra de ficção historica é uma continuação honesta, construindo uma boa narrativa para a saga. Neste segundo livro, vemos um Júlio Cesar mais maduro começando sua carreira política e transformando-se em um dos grandes homens das legiões. A escrita de Conn Iggulden é maravilhosa, prende o leitor de uma forma incrível, porém, deixa a desejar em desfechos importantíssimos para a trama.
Algumas vezes o autor prefere dar ênfase em acontecimentos superficiais esquecendo-se de acontecimentos centrais para o contexto da historia. A trama politica é bem mais elaborada do que a militar, em determinados momentos, o autor prefere dar soluções previsíveis as batalhas, deixando de detalhar combates, optando por uma simples descrição do que ocorreu, por vezes, me senti frustrado quanto ao clímax que era cortado abruptamente por uma solução simples. No fim o livro melhora os detalhes das batalhas, deixando o confronto principal do livro com um ar "épico", mas, no geral, é bem focado em sua trama politica. É um bom livro, não excelente, porém mantem a genialidade de Conn.

Rodolfo 12/07/2015

Trama cativante e de ritmo intenso
Neste segundo volume, acompanhamos César em suas primeiras campanhas militares. Vemos o jovem valoroso amadurecer e transformar-se em líder natural do exército romano, após escapar do jugo de piratas - que capturaram o navio em que servia - para engajar-se em batalhas grandiosas. Conflitos que o levariam ao poder, consagrando-o como uma das maiores figuras históricas de todos os tempos.
O Imperador - A morte dos reis recria o ambiente das ruas de Roma, as campanhas militares, as intrigas palacianas e o cotidiano de uma das civilizações mais marcantes de todos os tempos. Um romance inesquecível de uma das mais criativas vozes da ficção histórica contemporânea.

Graxaim 26/08/2022

Achei mais interessante que o volume I. Me pareceu que a história anda mais rápido. Chama atenção a nota histórica do autor sobre a seleção de episódios da vida de César.

Maisa 18/04/2012

Livro muito bom !! Muito mais ação que o primeiro volume
O livro "A morte dos reis" apresenta uma história com muito mais ação que o primeiro volume. Os personagens principais já se encontram bem mais amadurecidos e participando ativamente das tramas e políticas de Roma. César realiza feitos impressionantes, e neste volume já começa-se a transparecer o grande líder que foi.

Entretanto, volto a afirmar às pessoas que estão querendo ler Conn Iggulden na expectativa de ser o mesmo estilo dos livros de Bernard Cornwell. Eles não tem o mesmo estilo ! Apesar dos livros seguirem este "tema" de contar a vida de grandes guerreiros e líderes da nossa história, o estilo definitivamente não é o mesmo, as descrições das guerras e batalhas foram bem menos detalhadas do que estou acostumada com o BC. Acredito que essa referência excessiva aos livros do BC ao ler Conn Iggulden foi uma simples jogada de marketing para tentar capturar o mesmo publico alvo dos livros do BC (e conseguiu !! rss). Pra mim isso acabou gerando uma quebra de expectativa, mas não tirou a beleza do livro. Esta é uma história realmente interessante!

Outro ponto importante de ser comentado é que, ao final do livro, o autor retrata tudo o que foi inserido como invenção para complementar a trama e todas ações e eventos que foram registradas e que de fato aconteceram na vida de Cesar.

Livro muito bom ! Recomendadíssimo !

prof.vinic 03/07/2012

Síndrome do segundo livro ...
Bem, sabem como é ... o segundo livro não é tão bom quanto o primeiro, isso é uma regra raramente quebrada. Aqui não foi, este não é tão perfeito/espetacular quanto o primeiro, diria apenas que é excelente!

O autor sabe realmente como prender a atenção do leitor, e olha que é contando uma história conhecida por muitos! A forma como a vida de Júlio César é transcrita fascina pela simplicidade da narrativa e pela veracidade possível de cada trecho. Digo possível pois é notável algumas falhas históricas (explicadas em "Notas Históricas" no final do livro, de forma superficial com indicações para maiores leituras), mas que de forma alguma diminuem os méritos do autor e de seu romance histórico.

Como falei na resenha do primeiro volume, falar sobre César é no mínimo complicado, pois se trata de uma lenda, possivelmente o ser humano mais notável e discutido em toda a história. Impossível não perceber sua influência no mundo atual (mais de 2 mil anos após sua morte!), diria até mesmo que seriamos completamente diferentes caso não tivesse existido César ... melhores ou piores, mas seriamos diferentes. Sim, outros grandes líderes foram importantes na história humana, mas nenhum foi César ... hehehehehehehe, se é que vocês me entendem!

Por fim, caso você tenha lido o primeiro livro, com certeza lera este e não parará aí ... vamos à quadrilogia!