Piquenique na estrada

Piquenique na estrada Irmãos Strugátski

Resenhas - Piquenique na Estrada

Raphael.Prista 17/10/2023

Foda
Se um ser extraterrestre vier para cá, e fizer uma análise sobre nós. Ele vai considerar a gente como seres inteligentes?

Debate foda que o livro levanta e o capítulo onde dois caras ficam conversando sobre isso é incrivelmente sensacional.

Gente eu amo filmes e amo o Tarkovski mas não consigo gostar de Stalker. Entendo seus dilemas e tal mas 🤬 #$%!& o mano pegou as 50 páginas do livro e fez um filme de 3 horas. Uma revisão do filme sem expectativas talvez melhore a minha experiência mas acho muito difícil isso acontecer kkkkkkk.

Maiara158 27/09/2023

Meio vazio
Ainda to tentando entender o que eu li, mas enfim.

o livro é uma ficção científica e a leitura é fácil e bem legal pra quem gosta desse gênero.

ele tem um final aberto, tipo de livro que tu lê e fica se questionando depois, por isso achei ?meio vazio?

no fim, a humanidade é irrelevante pros seres do espaço, eles usam a Terra pra descartar lixo e o Red pirou? é isso?

JWesley 04/09/2023

Uma inesperada "interação" entre humanos e extraterrestres
O livro conta a história de um contrabandista que ganha a vida em um instituto de pesquisa e vendeno ilegalmentes itens da Zona, um grande depósito de itens deixados por extraterrestres após sua visita à Terra. Não achei que o livro explora em muitos detalhe os dramas do personagem principal, mas ainda é possível ver suas relações com família, parceiros e clientes.

Mais interessante do que a história do protagonista em si é o universo criado pelos autores. É uma perspectiva diferente em relação aos contatos extraterrestres geralmente vistos na literatura. Os extraterrestres não são seres iluminados que transmitem sabedoria para a humanidade nem querem nos dominar e escravizar. Em Piquenique na Estrada, os alienígenas simplesmente vieram e deixaram o seu lixo na Terra. Não deram a mínima para os humanos.

Nathalia 28/08/2023

O livro mais original dos últimos tempos!
Um dos livros mais originais que já li. É uma leitura diferente, com um ritmo que muitas vezes é lento e em outras acelerado demais. Não é meu estilo de livro, mas achei ele curioso. Fala sobre: lixos, extraterrestres, deficiência física e capitalismo.

Isa 28/08/2023

Criativo e interessante
Acho que esse é um dos livros mais originais que já li. É uma leitura incrível, divertida, ótimo ritmo e te faz pensar sobre mil coisas: lixo, extraterrestres, conceitos, deficiência física, capitalismo e por aí vai. Eu recomendo muito!

Larets 19/08/2023

Somos todos formiguinhas
A história não gira em torno do contato dos extraterrestres com a humanidade, mas sim da importância que se da aos rejeitos deixados por aqueles que habitam o lugar depois do fim da festa. Os humanos são apresentados como formiguinhas vasculhando o lixo de um piquenique.
Acho válida a reflexão do ponto de vista da busca pela compreensão do desconhecido. O livro nos faz questionar a própria inteligência, seu conceito e limitações. Obviamente, muito se evoluiu na conceituação de inteligência (e senciência) de quando o livro foi escrito pra hoje, mas ainda é atual o questionamento do quanto o ser humano é limitado na sua própria avaliação e evolução.

Davi.Bampi 09/08/2023

Sem Palavras
Não tenho palavras para descrever o que senti ao ler esse livro. Só consigo recomendar a todos a experiência de lê-lo. Foco maior para os amantes de Sci-Fi, mas ainda assim. O que ele diz sobre as pessoas, caráter, e escolhas é quase universal. Mais pra frente quero fazer uma resenha mais detalhada. Enquanto isso só deixo minha recomendação.

nai ng 08/07/2023

Tô morando em Harmont
Primeiro gostaria de ressaltar que eu estou me aventurando no gênero e algumas coisas não me descem mas é só porque não estou acostumada ainda... (?)

A história em si é bem interessante, porém senti falta de mais explicações... me senti muito perdida observando a vida do Red como stalker e terminei o livro com a sensação de ser mais uma habitante de Harmont, sem resposta, sem entender nada, sem saber o propósito das coisas que aconteceram.

Trindade 17/06/2023

Só morremos uma vez?
A historia não me prendeu muito. A premissa gira em torno de uma raça alienígena bem mais avançada que usa o planeta de lixao como pano de fundo para exaltar os stalkers que chafurdam nas "Zonas" em busca de bugigangas que nem eles sabem para que serve.

Marcelo.Pedroni 11/06/2023

Um grande conto(?) que merecia mais..
Não me entenda errado, o enredo e a sensação de vivência na trama são fatores bem construídos e também por isso ao meu ver a história merecia mais detalhes, mais desenvolvimento de personagens e mais... história!
Críticas a parte, como o próprio pósfacio traz, não é um livro que busca engrandecer uma hipótese científica ou promover grandes embates filosóficos. Na minha leitura, compreendi como uma provocação ao pensamento ao mesmo tempo que pode ser simplesmente nada, apenas um piquenique na estrada sideral, sem importância alguma.
Como a própria ambição do livro é tamanha dentro de um pequeno escopo, tal o é minha percepção sobre tal. De modo geral, gostei do livro, da escrita e da ideia central, gostaria muito de ver uma continuação ou mesmo outras histórias, outros personagens...

Daniel.Alexandre 09/06/2023

A zona
Piquenique na Estrada, dos irmãos russos Arkádi e Boris Strugátski, se passa em um mundo pós-alienígena, onde as zonas de visitação foram fechadas pelo governo e só os stalkers, contrabandistas de artefatos alienígenas, se aventuram a adentrar essas áreas.

Piquenique na Estrada, é uma obra que utiliza de metáfora a "zona" para refletir sobre o estado de alerta, o comportamento do estado e da sociedade em situações de crise. A zona simboliza a flexibilidade e mutabilidade, podendo se estender para acidentes nucleares, estados totalitários, capitalismo ou pandemias.

O livro demonstra como a escrita dos autores evolui ao longo da obra, iniciando em primeira pessoa, para uma escrita mais dura e sem floreios poéticos, até alcançar um o estilo literário russo, a lá Dostoievski, como conhecemos, culminando um ápice filosófico no terceiro capítulo.

A obra também aborda as distâncias sociais, que são evidenciadas pelo contraste entre o conforto que tecnologia e a colaboração de quem faz parte do manutenção do estado e prevenção do status quo, e a resistência e as pequenas anarquias do lado mais fraco. O desejo pelo poder e controle faz com que o sistema político auto se alimente, gerando "inimigos" para se manterem no topo.

Diante de um mundo em que tudo é planejado por aqueles detentores restam aos indivíduos sua própria vã filosofia, enigmas e promessas metafísicas, o que se desfaz ao seu redor, mas a "zona" permanece como uma constante. Em suma, "Piquenique Na Estrada" é uma obra instigante e profunda que convida o leitor a refletir sobre a complexidade das relações entre poder e sociedade em momentos de crise.

Patricia 30/05/2023

Devo dizer que esse é o livro com a abordagem mais original entre os que já li desse gênero. E ao meu ver, deve ser também a mais realista. Mesmo nunca tendo lido esse livro antes, ou assistido ao filme, sempre imaginei algo desse tipo. Interessante também ver o impacto desse livro quando consideramos a pronúncia da palavra stalker, que se manteve até hoje na maior parte do mundo. A narrativa me pegou logo no início e toda a dinâmica dos personagens, com os eventos ocorridos, na passagem do tempo foi muito interessante. A única coisa que não gostei foram os capítulos enormes.

Nica 28/05/2023

Esqueci completamente de colocar ele como já lido.

Muito muito bom! É bem diferente do que eu esperava mesmo tendo tomado vários spoliers.
É sensacional! Me emocionei no final e chorei feio. Mas sério, livrão.

Mariana.Guimaraes 14/03/2023

No começo achei um pouco confuso, mas a leitura é muito rápida e tranquila. No 2º capítulo fica muito bom, você entende melhor a história e o que tá acontecendo, e aí é só sucesso. Gostei DEMAIS. Várias reflexões, várias discussões interessantes, achei muito bom.

hanny.saraiva 13/03/2023

Não é pra todos, mas se vier, embarque sem pré-conceitos
Como eu já tinha visto o filme de Andrei Tarkovsky vim com outra perspectiva e me surpreendi como filme e livro são totalmente opostos. Gosto do livro por ser linear, concreto, palpável, apesar de estarmos em um ambiente de sci-fi. Na verdade, fico com a sensação de que o livro é muito mais teatral, dramático. E o filme é uma viagem experimental, explorando uma Zona totalmente diferente do livro. Acho a Zona do livro mais violenta, sufocante. Temos quase uma tríade teatral/literária: quem lê, o que se lê, e o imaginado, entrelaçados numa obra que vai além das palavras escritas, se embrenha nas entrelinhas de um espaço que não sabemos o que é, mas o sentimos. Não acho que é um livro para todos, é preciso vir sem expectativa para entender/sentir a Zona e a vida de um stalker. Engraçado como essa palavra tomou um outro sentido hoje em dia, né? Mas no livro/filme possui essa dimensão mais sofocliana, paradoxal.