Piquenique na estrada

Piquenique na estrada Irmãos Strugátski

Resenhas - Piquenique na Estrada

L1nk 15/04/2024

Bom livro
A ficção é boa mas a história dos personagens não clicou comigo. Esperava que fosse mais bem explorado certos assuntos e terminei o livro um pouco frustrado.

gentilvete 05/04/2024

É uma história boa mas nada muito marcante, bem diferente até do tipo de ficção que eu leio. Comecei a ler por causa do filme ?Stalker? (inspirado nesse livro)

agapetae 04/04/2024

Lido em decorrência de ser a obra adaptada por um dos meus diretores favoritos (?Stalker?, do Tarko).

Penso como necessário comentar que, assim como na experiência de assistir uma adaptação após ler o material original, confesso ter tido parte da minha percepção danificada (falta-me termos melhores para definir exatamente o que é): embora não esteja nos conformes de comparação apropriada, Piquine na Estrada frustra o leitor graças à sua percepção quase ?pessimista demais?, ao ponto de infelizmente terminar num esvaziamento dos personagens apresentados (na forma de diversos contos, propostos para representar épocas diferentes após a Visitação), esvaziamento esse que em consequência defasa e despreza a ?humanidade? do livro. Não à toa Redrick, o protagonista, só causa o fascínio e o interessante do leitor quando raramente deixa escapar as suas qualidades empáticas, às vezes despertado pelo frágil dislumbre de que nem toda a realidade é capaz de ser entendida como plenamente sua. Perceber isso, nos contos de Redrick, une-se às cenas curiosas que, na dificuldade, o protagonista é tomado pelo rápido impulso de agir para o conforto de sua companhia, também humano, tal qual ele, sobreposto na margem terrível de consequências, essas atreladas à maré de horrores vivenciada graças a atestar o fato inegável da ?insignificância humana?.

Por fim, Piquenine finaliza abruptamente no maior conflito possível, deixando toda a janela de conclusões escancarada: cabe ao leitor significar o que os últimos pensamentos possam representar, o que é o fenômeno lentamente pincelado e como exatamente a realidade se disforma na dificuldade sobrenatural de um mundo desconhecido, escondido nas brechas das rachaduras onde antes se residia a vida comum.

JamesHllsng 25/03/2024

Piquenique na Estrada
Uma história envolvente e intrigante, os personagens são críveis, pessoas gananciosas e desprezíveis que os autores facilmente te fazem acreditar que eles possam realmente existir. Desde o primeiro capítulo a história é sobre o ganancioso stalker Redrick Schuhart, porém, no penúltimo capítulo lemos sobre um momento da vida de outro personagem, esta perspectiva não é necessariamente ruim graças a certos diálogos extremamente interessantes, mas, é no mínimo estranho essa troca repentina que felizmente acaba por aí e no último capítulo continuamos a observar a vida de Redrick e a conclusão de sua jornada gananciosa.
Comecei a ler devido aos jogos de S.T.A.L.K.E.R. sendo inspirados pelo filme Stalker de Tarkovsky que se inspirou nesta obra e não me arrependo, ótimo livro.

Antenor.Serra 20/03/2024

A primeira vez que tentei ler esse livro foi em 2020. Não foi uma boa experiência. Foi por causa dele que comecei a abandonar livros que não estavam me agradando. Agora, no começo de 2024, decidir relê-lo, pois, talvez, eu não tinha entendido a proposta do livro, mas foi uma decepção. O livro tem boas ideias, bons questionamentos e alguns personagens interessantes, reconheço, porém, na maior parte do livro, o achei chato e sem graça, senti a falta de muitas respostas no final. Enfim, talvez esse tipo de livro não seja para mim.

Frederico.Andrade 17/03/2024

O livro cria e descreve um universo interessante com muitas possibilidades. Mas confesso que esperava bem mais - fiquei com a impressão de que acabou no meio .

TheLoker 26/02/2024

A verdadeira ameaça está fora da Zona
Foi um livro que criei um expectativa enorme e que no primeiro 1/4 fiquei bem tenso com o ritmo, talvez por ser um trecho ainda em construção do mundo e dos personagens, mas concluindo a leitura eu tenho plena certeza que foi uma das melhores ficções cientificas que já li.

É bem mais interessante explorar aspectos da natureza humana e de sociedades totalitárias quando servimos isso junto com uma roupagem de Visitação de vida extraplanar ou espacial, porque de certa forma é o otimismo ingênuo de que o mundo mudaria completamente com algum evento desse tipo cai por terra.

A vida de Redrick é a de um homem do proletariado, com pouca instrução e muita solidão que tem plena convicção de que não quer morrer ou deixar quem ama sofrer. Com o surgimento da Zona, o mundo pode até ter mudado, mas o corpo de uma pessoa desesperada com o medo da fome e não prover sua família segue sendo usado para mover o maquinário do mundo.

Essa narrativa segue atual e fala demais com cada um que já perdeu alguns dias refletindo sobre como apesar das inúmeros inovações do sec XXI, o mundo pra quem vive na base na pirâmide ou dentro de uma estrutura de governo totalitário, nada muda de um dia pra noite.

Thiago Leôncio 17/02/2024

Um bom Sci-fi
Primeiro Sci-fi russo que li e gostei muito, principalmente da temática que mostra um mundo distópico em que a terra foi visitada por alienígenas, porém faz mais de trinta anos e eles já foram embora e a humanidade ainda não sabe quase nada sobre eles ou o motivo da visita. Oque restou foram apenas migalhas deixadas para trás, artefatos desconhecidos, objetos estranhos que acabam atraindo os Stalkers, contrabandistas que se infiltram nas Zonas para buscar estas mercadorias e vender no mercado negro. Mas esse trabalho é muito perigoso e requer cuidados, pois as buscas destes objetos é feita nas Zonas, que são as regiões das visitas, lugares que contêm diversos desafios, como anomalias gravitacionais capazes de esmagar os indivíduos; lodo que queima a carne e o osso; trituradores invisíveis que torcem seres humanos até a morte como pano de chão. Como é citado diariamente em um trecho do livro ?a Zona é assim: voltou com mercadoria, milagre; voltou vivo, sorte, foi ferido à bala pela patrulha, que bênção; e o resto é destino?.
Além da incrível ambientação os autores também abordam de uma forma sutil a questão dos limites da ciência e da inteligência da humanidade e nos convida a refletir sobre nossa existência e sobre a importância dela dentro do universo.

Beoubye 22/01/2024

Direto ao ponto
Piquenique na estrada é um livro acelerado, prático e direto ao ponto que não te dá tempo (ou na verdade, prefere que você não tenha) para conhecer ou se apegar aos personagens. Apesar de quase o livro todo se passar no ponto de vista de um personagem, sabemos dele apenas o suficiente para a história andar. E isso é um ponto positivo!
A maioria das pessoas pode se enganar pensando que esse é um livro sobre alienígenas, o que pode acabar decepcionando, este livro foca puramente no ser humano e em como ele se aproveita (ou não) até do que não entende. É incrível ver o desenvolvimento da sociedade local e em como a zona é adorada por uns e temida por outros.
Rápido, emocionante e de tirar o fôlego, muitas vezes as cenas pulam de ação para ação, acontecimento para acontecimento e isso faz a leitura, que já não é longa, ficar extremamente envolvente.
Em suma, se tornou um dos meus livros favoritos justamente por ser assim, direto ao ponto e de uma maneira que não deixa a desejar.
Vale muito a leitura, indico demais.

André 15/01/2024

Apesar de ter gostado mais da adaptação cinematográfica pelo Tarkovski, Piquenique na Estrada ainda assim é um livro excelente e que traz uma perspectiva diferente dentro da ficção científica.

O primeiro ponto é em contar a história da perspectiva de um cidadão comum, de um fudido assalariado como eu e você. Em geral, nas ficções científicas, especialmente se envolvem contato com alienígenas, os personagens principais são sempre figuras de poder, sejam líderes mundiais, grandes cientistas, políticos, militares etc. Então, contar pelo ponto de vista de um contrabandista, que tá sempre a um passo de ser preso traz uma visão necessária, de como realmente seria uma experiência dessa magnitude para pessoas comuns.

Também gosto muito da abordagem de como o ser humano simplesmente não consegue compreender essa nova vida inteligente com quem teve contato. Essa é uma abordagem que também é feita em Solaris, do Stanislaw Lem, que também virou filme com o Tarkovski, e gosto bastante dessa reflexão. Nós ainda estamos aprendendo sobre o nosso próprio planeta e as formas de vida aqui presente, o contato com vida alienígena seria um desafio absurdo, descobrir e entender tudo o que envolve esses visitantes demandaria várias gerações mesmo.

Outro aspecto excelente do livro é na abordagem em como as instituições agiriam em uma situação dessa. E não se trata apenas do Estado, mas na movimentação de grandes empresas, dos bilionários, pessoas com poder. A manipulação da população para atender as interesses desses poderosos, o péssimo gerenciamento urbano e social das consequências da visitação. E é bem realista porque na vida real vemos exemplos claros de como essas instituições lidam com desastres, vide Brumadinho, Mariana e em Maceió.

E por fim, acho que a visitação também é uma reflexão sobre nossa relação com a natureza e nosso descaso e descuido com ela. No livro há metáfora feita por um cientista usa para refletir sobre a passagem dos alienígenas ser igual um grupo de amigos fazendo um piquenique a beira da estrada e depois indo embora no dia seguinte e deixando um rastro de sujeira no local, que os pequenos animais da região se sentem igual aos personagens com a visitação extraterrestre. O livro foi escrito em uma época em que a preocupação ambiental ganhava muita força e entrava na discussão internacional, sendo bem evidente na obra essa preocupação, aliás há até uma discussão sobre exposição radioativa e doenças e mutações que poderiam gerar nos humanos.

Tirei meia estrela na avaliação por conta da tradução. O livro tem uma narração bem crua, com vários palavrões e termos "grosseiros", mas que foram traduzidos como se fossem um filme da sessão da tarde. Ficar lendo "filho da mãe", "sacana", "tiras" etc. é meio merda, e lendo o posfácio escrito por um dos autores, contando que tiveram problemas para publicar o livro porque a censura soviética queria retirar vários desses palavrões e expressões depreciativas me fizeram sentir que a tradução foi bem "sacana".

De qualquer forma, excelente livro, vale demais a leitura.

Gabriel.Cardoso 29/12/2023

Um livro especifico, para pessoas especificas, apesar do nome curioso.
Eu não estava entendendo nada no começo, mas no final, parecia que tava no começo.
Brincadeiras a parte, é um livro um pouco exaustivo para mim, mas entendo que há uma boa construção da história e uma atenção que requer interpretação. Apesar de pequeno, reparei que pela demora para ler suas poucas 320 páginas, que esse livro não é para mim no momento. Quem sabe em outra fase da vida, isso mude...

procrastiwalter 31/10/2023

Seres extraterrestre visitam a Terra
Após a visita de seres extraterrestre à Terra, as zonas de visitação estão repletas de objetos misteriosos.

As zonas são cercadas pelas autoridades responsáveis e começar o contrabando de objetos alienígenas. Locais perigosos, onde coisas estranhas acontecem.

Na obra acompanhamos a vida de Red, um stalker - como são conhecidos os contrabandistas -, e suas visitas à zona. Eventos estranhos acontecem com sua família e conhecido.

Eu gostei da leitura, me prendeu bem, diferente das outras obras de ficção científica que já li. Achei o modo de escrita diferente mas logo me acostumei. Alguns locais eu demorei um pouco pra entender o que eram pois os autores referem-se logo de cara pelo nome, sem explicar o que é e você tem que pegar pelo contexto.

Uma obra de 71, tem seus problemas mas da para seguir a leitura.

Lauz 17/10/2023

Receita perfeita, porém preparada na correria...
Outro livro com ingredientes perfeitos , ambientação envolvente e história muito bem planejada! Mas a execução me deixou triste, queria ler muito mais sobre, queria melhores desenvolvimentos dos personagens e principalmente o protagonista, que perdeu seu lugar por um coadjuvante do nada! Parece que os autores se apressaram em concluir a história para não ficar longa, mas eu preferia ler um calhamaço bem escrito do que um livro curto e corrido.