Sons de Ferrugem & Ecos de Borboleta

Sons de Ferrugem & Ecos de Borboleta Noemi Nicoletti

Resenhas - Sons de Ferrugem & Ecos de Borboleta

Thaiane Koppe 04/01/2021

Se tivesse seis estrelas eu daria
Gente alguém me seguraaaa. Terminei de ler esse livro agora então perdoem a euforia. Que livro. Sério, que livro. É poético. Profundo. Triste. Fofo. Musical. Estou imensamente feliz de ter pegado para ler num ínicio de ano, fez meu coração ficar quentinho! Amei a Liesel, Jay, Brenda e até a Oma (sem contexto não é spoiler né mores) quero ler de novo e novo como se eu não tivesse uma fila de livros pra ler. É isso, para mais detalhes só lendo ??

Vitória 27/10/2020

Favorito do Wattpad
Já era um dos melhores livros da plataforma, e com a nova versão, virou o favorito. Agradeço muito a Noemi por esse livro, por tudo que ele transmite e ensina de forma tão sensível e bonita. Recomendo demais!

Debuh 23/10/2020

Um livro perfeito e nacional!
Okay me preparei muito pra fazer essa resenha! Esse livro me tocou de uma forma indescritível e me fez viajar por toda a história dos personagens!
É um livro muito rápido de se ler, ( li em 4 dias ) super fofo, musical, e importante!

A Liesel o tempo todo procurava ser suprida por um amor distante e quando ela encontrou um amor maior, se auto conheceu e tudo ficou mais leve e feliz.
O livro se trata mais do que um romançe clichê, o livro se trata sobre perdoar "deixar ir" como diz o próprio Jay.
O Jay? Aaaa só queria guardar esse menino ne um potinho, ele é simplismente P E R F E I T O

Se eu chorei? Chorei pra um carambas, pq me indentifiquei com a personagem refleti sobre meus conceitos antigos e com esse livro aprendi muito!

( Aguardando ansiosamente pelo físico e o segundo livro :) )

Pat Müller 27/09/2020

O título desse livro é genial
Se você já leu sabe que a autora traz a reflexão sobre as correntes que a personagem precisa soltar (os sons de ferrugem). Não posso falar mto sobre os ecos de borboleta para não dar spoiler, mas depois que você lê parece que sua mente expande (haha). E o livro tem toda essa aura de música, com uma playlist mto bacana.
Amei a adolescente Lies, suas reações exageradas, os dramas e as escolhas duvidosas... ela evolui muito ao longo da trama, se encontra e tem um encontro especial (e não estou falando de um certo cantor aí).
Recomendo deeeemais! Está no Wattpad em nova versão, então se vc leu meus comentários sobre o livro, corre lá para ler (afinal, não sei até quando o livro permanecerá na plataforma).

adelia 16/05/2020

Me surpreendeu
Confesso que fui ler o livro achando que era mais um romance água com açúcar para passar o tempo e nossa, levei um tapão, todos os arcos são perfeitos, a evolução da Liesel é incrível, me identifiquei muito com ela, cada decisão que ela tomava eu sentia como se fosse eu tomando(?) amei a forma como foi explorada a relação dela com a irmã e a mãe, e o romance também foi muito lindo, tudo na medida certa, sem exageros, tudo muito real?

Adeline Passos 25/09/2018

INCRÍVEL E PERFEITO
Esse livro é INCRÍVEL E PERFEITO em todos os aspectos.

No início somos apresentados a Liesel, uma adolescente que é muito fã do astro Leon Adrian, e quando recebe a notícia de que ele virá ao Brasil, ela começa a idealizar tudo e fazer planos. Só que esses planos acabam indo para o fundo do baú quando ela encontra com um ser humano incrível, mas o menos esperado de todos. Liesel se apaixona, chora, surta, aprende e vive uma experiência maravilhosa sobre perdoar, se autodescobrir e amadurecer. É uma ficção adolescente perfeita para os jovens de hoje em dia.

Ri, chorei, quis que fosse real, apaixonei e agora tô aqui pra dizer: LEIAM ESSE LIVRO ENQUANTO ESTÁ COMPLETO E GRATUITO NO WATTPAD. CORRAM COMO SE SUAS VIDAS DEPENDESSEM DISSO. TAMBÉM TEM NA AMAZON.

Achei ser clichê e levei um tapa na cara. Há tempos um livro não me segurava tanto. Criei expectativas e elas foram superadas, o que serviu pra aumentar ainda mais meu êxtase e a empolgação. Amei cada pedacinho desse livro e quero muito ter o físico. É aquela história que faz você querer espalhar pro mundo todo. Com certeza.
REPITO: LEIAM.

Ricardo Brandes 03/09/2018

Uma grata surpresa para a literatura nacional
Que grata surpresa para a jovem literatura nacional! Sons de Ferrugem & Ecos de Borboleta, da escritora e jornalista Mima Pumpkin, traduz com maestria os sentimentos e surpresas da vida adolescente!
Com quase 100 mil leituras no Wattpad, a obra foi publicada de forma independente e tem venda pelo site. (Super indico a leitura física ou eletrônica!)
Bom, realmente me surpreendi com este livro cheio de juventude, música e gratas surpresas. (Comecei leve, interagindo aos poucos com os acontecimentos e, quando percebi, acabei conquistado pelas desventuras de Liesel!)
Ao contrário da maioria das obras Young adult, Sons de Ferrugem e Ecos de Borboleta (Titulo comprido, mas perfeito para a história!) traz um conteúdo profundo, explorando temas de juventude, fama, sociedade e família. Com personagens cativantes (Principalmente a protagonista Liesel e seus dilemas), a obra de 280 páginas merece ser lida e apreciada, de alma e coração!
A loja Pianoforte, onde trabalha a protagonista, tem um Q de magia e encanto. Seus funcionários são curiosos, interessantes. E a música está sempre presente no local. (E é aqui que grandes surpresas acontecem!)
Entre os personagens, o destaque vai pra jovem Liesel e o cantor Leo Adrian. Muito bacana conhecer e compartilhar os sonhos e reviravoltas da vida adolescente e das surpresas da fama. (Sem spoiler: tem muito mais personagens interessantes na obra, que vão te surpreender. Garanto!)
Sobre o título extenso, ao final da leitura o leitor vai perceber que cada palavra ganha sentido, em uma sequência mágica de frases que embalam a obra.
As ilustrações internas também ficaram bem bacanas, e cada início de capítulo conta com um trecho de uma música famosa. Curti!
Leia, reflita e aventure-se neste romance musical da Mima Pumpkin. Super indico!
Por RicBrandes

site: http://www.amoreselivros.com.br/2018/09/sons-de-ferrugem-ecos-de-borboleta-mima.html

Lauraa Machado 29/08/2018

Interessante e fácil de ler, mas podia ser melhor
Faz muito tempo que eu queria escrever essa resenha, mas um conflito com a autora me fez adiar minha avaliação. Existem poucas coisas que considero mais importantes do que ter uma opinião e o direito de expressá-la, mesmo que seja negativa (ou, talvez, principalmente quando é negativa). Minha intenção nunca é magoar ninguém, mas depois de uma atitude extremamente tóxica e ofensiva da autora, por tempo demais fiquei intimidada da não falar o que achei do seu livro. Como ela tinha vindo tirar satisfação comigo sobre a nota que eu tinha escolhido dar, já podia imaginar o que falaria se eu dissesse minha opinião da leitura. Pior ainda foi quando praticamente me chantegou com resenha e nota do meu livro (sim, sou escritora também), me dando a entender que era algum tipo de cobrança e que ela poderia facilmente me retribuir uma resenha negativa com outra dela.

Outra coisa das que eu considero mais importantes no mundo é honestidade. Prefiro que falem mal do meu livro do que me iludam com elogios falsos e nunca, em um milhão de anos, vou querer que alguém se sinta desconfortável de criticar alguma coisa da minha escrita por medo do que eu vou pensar. A sua opinião pode ser completamente contrária à minha, mas é seu direito tê-la, e é por isso, pela minha opinião e liberdade de expressá-la, ambas as quais estimo muito, que resolvi finalmente vir falar o que achei de Sons de Ferrugem e Ecos de Borboleta.

Talvez o mais estranho e triste de tudo que aconteceu entre eu e a autora seja eu sempre ter gostado bastante das histórias dela. Realmente acho que ela escreve muito bem, e este livro foi o único que não achei ótimo e incrível. Ainda tenho tantas coisas para elogiar nele, que essa resenha nem pareceria tanto negativa se não fosse pela atitude da autora de exigir que eu desse cinco estrelas com chantagem emocional e indiretas ao meu livro.

A melhor parte de Sons de Ferrugem é mesmo a escrita da autora, que é delicada, sensível e que nunca fica forçada para soar bonito, mas consegue naturalmente. Também gostei bastante da construção dos personagens. Normalmente, em livros adolescentes, não vemos muito desenvolvimento de protagonista complexo, mas a Liesel aqui tem várias camadas a serem exploradas, não só em si mesma, mas sobre a relação dela com outras pessoas, principalmente sua família. Existe uma razão para o título, ele não é aleatório, e sua explicação é bem inteligente e interessante!

Mas, antes de você começar a ler, é bom já ir esperando algumas coisas. Primeiro, a protagonista tem muito o que crescer, e isso costuma significar que ela tem vários defeitos no começo. E a Liesel tem vários mesmo. Milhares, praticamente. Eu não sou de me incomodar tanto com defeitos em personagens, porque as pessoas não são perfeitas mesmo, mas cheguei a ficar um pouco incomodada com a chatice e a infantilidade dela durante o livro. Claro que isso significa que tem espaço para trabalhar nela, e a autora dá um propósito para seus defeitos, então tente não deixar isso te desanimar.

O enrendo é bem bacana também, mas já deixo avisado que existe um toque religioso na história que me incomodou muito. Existe uma razão para eu não ler livros declaradamente religiosos - eu não quero. Então sempre é um problema quando aparece nos livros que não deram qualquer indicação de ter uma ideologia específica religiosa por trás. Isso me desanimou bem, ainda mais quando é quase todo o clímax. Não é como se fosse só uma descrição da religião dos personagens, é quase uma lição ou moral (que é o ponto principal do livro, claramente). Tenho que admitir que me fez gostar menos dos personagens e perder a vontade de continuar nessa série, mas não é nada pesado e nem tão deslocado a ponto de parecer forçado demais. Só não é meu estilo.

Também achei que o romance deixou a desejar. As questões pessoais da protagonistas são exploradas de um jeito muito sensível e bonito, mas o romance era desnecessário e desandou no meio, só para voltar no final, parecendo só cumprir obrigação de livros adolescentes. Foi desnecessário até, porque o foco devia ser só as relações da família da protagonista, mas não chegou a ser péssimo nem nada assim.

Péssimo foi, na verdade, um personagem estrangeiro do Oriente Médio chamado Terra, como apelido de terrorista. Nada perdoa isso. Não adianta dizer que "o próprio personagem que criou esse apelido". É exatamente o tipo de brincadeira preconceituosa que incentiva a xenofobia e que, repito, não tem como perdoar.

O fato é que o livro tem defeitos e qualidades, minha nota não é péssima, e, se você se interessou, acho que deva dar uma chance para a história. Se alguma das minhas críticas te incomodou e você acha que não ia gostar, procure outras histórias da autora na Amazon, porque ela realmente escreve bem e tem contos ótimos! (Indico principalmente um que chama A Princesa Errada.) Seu único problema é tentar diminuir e silenciar as opiniões de seus leitores, ainda que não sejam opiniões tão negativas.
Kath 31/08/2018minha estante
Estou perplexa,-,

mimapumpkin 01/09/2018minha estante
Oi, Laura. Só hoje eu vi essa avaliação. Tenho que dizer que ela realmente me deixou triste, não por causa da nota porque você já tinha me explicado e eu já tinha entendido.
Mas por saber que você acha que eu poderia te chantagear.
Nunca imaginei que você entenderia as coisas dessa forma. Um simples recado no WhatsApp funcionaria, infelizmente eu precisei descobrir por aqui.

Realmente cometi o erro de te chamar para perguntar o porquê da avaliação baixa no skoob. Mas isso só aconteceu porque eu não te considerava uma leitora, mas uma amiga. E sendo minha amiga não entendi porque você me deu uma avaliação ruim em público enquanto nunca apresentou ressalvas sobre o texto em privado.

Nunca quis te chantagear, quando eu disse que jamais te daria uma nota baixa, por causa da nossa amizade. Lamento que você tenha entendido assim.

Você é uma escritora incrível e realmente muito talentosa. Ninguém precisa afirmar isso, basta ler um texto seu.

Fica aqui publicamente o meu pedido de desculpas se de algum modo te magoei, e minha palavra de que eu jamais retribuirei na mesma medida ou qualquer maldade.

Laura Soares 21/06/2018

Você é uma garota Gibson 1941 original
Sons de Ferrugem & Ecos de Borboleta é mais que um livro brasileiro: uma história que poderia se tornar clichê e padronizada, mas que opta por passar mensagens e fazer reflexões, sem esquecer o divertimento e o romance.

Liesel tem dezessete anos e trabalha na loja Pianoforte como vendedora de CDs e DVDs em Santos (São Paulo). Isso permite que ela fique em um ambiente que remete à sua grande paixão: a música. Apesar de não tocar nenhum instrumento, ela acredita na música como algo maior e transcendente, capaz de reger a vida das pessoas e propiciar os mais variados sentimentos.

"Música tem poder, para o bem ou para o mal. O poder de expressar, mas o poder de transformar realidades. Ferir ou curar, derrubar ou erguer, colorir ou escurecer."

Ela é apaixonada (ou acredita ser) por seu maior ídolo da música: o australiano Leo Adrian. Quando ele anuncia sua vinda ao Brasil para um show, Liesel não medirá esforços para encontrá-lo e fazê-lo sentir as faíscas que ela sente sempre que o vê. Só que talvez o destino não esteja planejando o mesmo...

O livro é curtinho (li em um dia! Uhuuuul). A escrita em primeira pessoa aproxima-nos da narradora, que é carismática e conquista desde a primeira linha. Cada início de capítulo conta com o trecho de uma música, assim podemos nos conectar totalmente com a personagem, ouvindo também seus gostos. Descobri muitas canções maravilhosas, e outras fiquei muito feliz por já conhecer. Há referências à Taylor Swift, Ed Sheeran, Miley Cyrus, entre outros.

"(...) escolho uma calça jeans desbotada, uma camiseta comprida com a frase
She wears short skirts/ I wear t-shirts"

O grande diferencial da história é que ela não segue o enredo de outras as quais estou acostumada. O enfoque também fica por conta das amizades e questões cotidianas. Gostei muito de como foi mostrada a família e os amigos da mocinha, além de seus problemas e anseios. A protagonista não se tornou superficial em nenhum momento: ela é profunda, com erros e acertos, e é isso que nos impulsa a gostar dela. A trama se revelou imprevisível. Eu simplesmente pensava que tinha tudo nas mãos, que sabia certinho o que aconteceria depois... só que não. Foi tapa na cara atrás de tapa na cara.

Outro ponto positivo é o amadurecimento de Liesel. Com o passar do tempo, ela começa a refletir sobre sua vida e o que quer para o futuro. Foram tantos os pré-conceitos criados e quebrados! Com certeza, um retrato da realidade, onde muitas vezes julgamos as pessoas cedo demais e nos arrependemos depois. Perdão e recomeços são necessários.
"Sabe que em grego antigo a palavra perdoar significa deixar ir?"

O que me impressionou, também, foi como a autora conseguiu manter o suspense até o último capítulo da história, sem que eu tivesse certeza em nenhum momento de qual seria a finalização.
Resumindo: livrão lindo e diferente, pra ler em um dia e disponível no Kindle Unlimited. (Tudo de bom, sim ou claro?)

Camila 29/12/2017

Leitura obrigatória antes dos dezoito anos!
“Se o mundo tem uma melodia que o governa, os instrumentos só podem estar desafinados”⠀

Você conhece “Sons de ferrugem e ecos de borboleta”? Se não, deve estar se perguntando agora o que raios esse título quer dizer. Acontece que, durante a leitura a gente acaba descobrindo um significado muito mais profundo que supõe ao folhear as primeiras páginas.
Noemi Nicoletti, ou Mima — para os mais íntimos e antigos leitores, abusa da sinestesia e da linguagem poética no desenvolvimento da prosa que conta a história de Liesel, uma adolescente brasileira que é completamente louca por um astro da música, o britânico Leo Adrian. Uma turnê do cantor no Brasil torna possível que ela realize o sonho que nutre na vida: conhecê-lo pessoalmente, é tudo parece mais perfeito quando ninguém menos que a irmã dela é convidada para trabalhar no show do cara. ⠀
Agora imagina só? Ter seu maior sonho frustrado pela pessoa que você mais ama! ⠀
Só que que Liesel vai descobrir que quem tem a Lahela como irmã não precisa de inimiga.⠀

A escrita da autora faz você chorar de raiva por não tê-la descoberto antes. Mima é tão maravilhosa que é impossível não se envolver tanto na história a ponto de sair dela com seu emocional, no mínimo, balançado. ⠀
A autora é radicada na Alemanha, tem nacionalidade portuguesa, mas nasceu no Brasil e viveu parte da infância em Santos, cidade que foi eleita para ser o principal cenário da história. ⠀

Sensível quanto à influência da cultura estrangeira sobre os adolescentes do século XXI, Sons de ferrugem e ecos de borboleta” reflete o que eles são em sua essência: cosmopolitas. Um livro que tem todos os elementos que a literatura juvenil nacional precisa para se tornar viral. ⠀

site: https://www.instagram.com/creative.lit/
Ricardo Brandes 03/09/2018minha estante
Ótima resenha, adorei! Eu realmente curti este livro, de coração! : )

Jenniffer Alves 28/11/2017

Sons De Ferrugem & Ecos de Borboletas / @sdfeedb 🎸
🎵 “A Música sempre foi meu lugar secreto, o único lugar para onde posso fugir quando preciso.” 🎵
🎧Liesel Reine ama a música, respira música e sonha música, porém tem grandes feridas e magoas em seu coração. Quando era mais nova perdeu o seu amado pai, foi abandonada por sua irmã e vivendo sozinha com uma mãe com dupla personalidade. E encontrou o seu conforto e fuga nas músicas do cantor Leo Adrian que virou o seu ídolo.
🎧 Lies sonha em um dia encontra-lo, em declarar os seus sentimentos por esse homem que acredita estar apaixonada. Ela descobre que ele virá ao brasil e sua melhor amiga consegue os ingressos, mas não foi bem-sucedida e é na segunda oportunidade que vai aprender uma grande lição.
🎧 Ela conhece uma pessoa que vai mudar totalmente a sua vida, que vai mostrar a ela que quando não perdoamos nos tornamos pessoas amargas e afastamos aquelas que querem o nosso bem, que o perdão é simplesmente a nossa libertação, e que existe apenas uma pessoa que pode nos amar por inteiro e sem erros e essa pessoa é Deus, que quem ama, erra, muitas vezes magoa e que não conseguimos nos doar por inteiro.
🎧 Esse livro me marcou profundamente, eu não esperava que fosse uma carga de emoções, e confesso que demorei a ler pensando que não seria tão bom, que seria até mesmo um livro bobo por ser de uma adolescente louca por um cantor, mas uma vez julguei e quebrei a cara, fui pega pela escrita leve e muitas vezes reflexiva e principalmente mostrando o amor pela música. E em apenas um dia eu o devorei, chorei, sorri, me apaixonei, senti a dor e a solidão da protagonista que fez meu coração ficar em caquinhos.
🎧 Vemos Lies descobrir o que é o verdadeiro amor que nasce de uma simples amizade, que nem tudo o que fantasiamos é real, acompanhamos ela se redescobrindo, perdoando e admitindo os seus erros, descobrindo que o seu lar é aonde menos espera.
🎧 Um livro envolvente, que mostra uma adolescente perdida e com grandes dores e dessas dores irá descobrir a sua força, uma estória emocionante, linda e deliciosa que vai te aquecer e além de tudo vai te ensinar o verdadeiro valor do Perdão.
🎵

site: https://www.instagram.com/p/Bbm5Nuql8Dv/?taken-by=sussurrando_sonhos

Leticia.Perdida 27/11/2017

Resenha COMPLETA no blog: http://garotaperdidanoslivros.blogspot.com.br/2017/10/resenha-sons-de-ferrugem-ecos-de-borboletas.html
Em ‘SdF&EdB’ conhecemos Liesel, uma adolescente de 17 anos, que perdeu o pai, a irmã saiu de casa e então vivi com a mãe que tem transtorno psicológico.

Liesel é uma adolescente comum, tem uma grande paixão por música, um amor platônico pelo seu ídolo, Leo Adrian, um turbilhão de erros que comete por falta de maturidade, um pensamento de medo (não sei explicar muito essa parte, mas senti isso), drama de família, uma melhor amiga, um chefe que pega no seu pé, todas essas coisas.

"Nunda deixo de me encantar com o poder do som para transformar ambientes, abrir novas dimensões, colorir o mundo."

site: http://garotaperdidanoslivros.blogspot.com.br/

TatianaTati 05/11/2017

Raso demais, mesmo para literatura adolescente
O maior problema que vejo na literatura adolescente atual é ignorar o que é de fato a vida de um adolescente. Que tipo de garota, aos 17 anos, trabalha em loja de música, viaja sozinha e está tudo bem? Não vou nem implicar por a menina não frequentar escola. Até a metade do livro, só teve Liesel sendo reclamona, entediada, sem iniciativa nem objetivos na vida. Depois da metade, entra de fato uma trama de "triângulo amoroso" (muitas aspas nisso, porque na real é tudo devaneio da garota, que vive um amor idealizado com um ídolo com quem nunca teve contato) e a questão dos problemas familiares – que tinha tudo pra ser um mote muito bom dentro da história, mas ficou relegado a fugir da mãe doente. Não enxerguei a profundidade sentimental da personagem principal tão comentada nas resenhas. É só uma adolescente fechada no seu mundinho que em dado momento tem que sair da própria bolha.
A única parte em que senti que a autora se saiu bem foi em falar sobre perdão. A analogia com correntes foi uma escolha muito boa e isso deu um salto na narrativa, mas foi só. não fiquei convencida com a evolução da Liesel quanto a isso, mas ainda foi válido dentro da história. Agora, quase larguei o livro na parte do Jesus Cristo. Mesmo sendo uma pessoa de fé, eu fiquei desconcertada com essa inserção sem pé nem cabeça (nem desenvolvimento).
Enfim, a sinopse promete, mas "Sons de Ferrugem..." é o que é, um livro sobre um amor idelizado de fã com ídolo. O resto parece só acidente de percurso pra sustentar isso. =/
Camila 29/12/2017minha estante
Aos 17 anos eu já trabalhava, viajava e fazia faculdade? massss, tudo bem ?

TatianaTati 29/12/2017minha estante
Parabéns. Iniciei minha primeira faculdade aos 16. Liesel podia se inspirar em nossos exemplos e estudar, não é?

TatianaTati 29/12/2017minha estante
Não tenho interesse, obrigada. Como está exposto na resenha, esse foi o menor dos problemas nesse livro.

Leila 30/10/2017

Nostálgico e Sensível...♥
Sons de Ferrugem & Ecos de Borboleta. Uma das melhores leituras do ano! A segunda que fiz em parceira com a Marina, do @resenhandopormarina . Já falei isso aqui antes e reitero: Ma é uma das preciosidades que o mundo literário me deu. #coisadomeucoração ♥

Me apaixonei pelo título do livro assim que ela indicou. Achei lindo e diferente. Seu significado, profundo e reflexivo.

A sensação de nostalgia esteve presente em toda a leitura.

A história escrita pela @noeminicoletti trouxe muitas lembranças da minha adolescência e foi impossível não me identificar com a Liesel. Sua paixão por música; as escolhas erradas que fazemos, por falta de maturidade, e que acabam refletindo negativamente em nossas relações; o amor platônico por um ídolo; os dramas familiares; as perdas; aquela melhor amiga inseparável e confidente; descobrir-se apaixonada por alguém, antes improvável; a busca por encontrar um sentido na vida.

Adorei a maneira como a autora construiu a trama, com toques de humor, uma dose de drama, diálogos e frases maravilhosos. Noemi é dona de uma sensibilidade incrível e me emocionou muito durante toda a leitura.

Sons de Ferrugem & Ecos de Borboleta está disponível em e-book na Amazon. CORRE LÁ!♥

Magna.Rodrigues 18/10/2017

História linda e super envolvente. Daquelas que você começa a ler e não quer mais parar.
Super recomendo a leitura, vocês não irão se arrepender!!!