I Know Why the Caged Bird Sings

I Know Why the Caged Bird Sings Maya Angelou

Resenhas - I Know Why the Caged Bird Sings

Lya 20/02/2022

Sobre o pássaro
Um livro de memórias contado desde a infância de Maya até seus 16 anos.
Cada situação contada teve um impacto no coração de Maya e todos eles fazem o livro ao mesmo tempo frágil e forte. (Racismo, solidão, morte, estupro, sexualidade, guerra.)
Maya tem o poder de contar cenas fortes de forma tão simples e inocente, que você fica abismada. Ela também consegue retratar muito bem a adolescência de uma menina negra nos Estados Unidos da década 30-40. O racismo teve grande impacto em sua vida e com perguntas como ''por que os brancos nos odeiam'' eu senti com ela seus questionamentos e dores.

Fiquei muitas vezes me perguntando por quê o título se chama ''Eu sei por que o pássaro canta na gaiola'' e a resposta que eu daria é: porque ele tem vida, ele canta mesmo assim.
Maya, no meio de suas limitações, tinha muita vida e muita vontade de entender o mundo. Sua inocência, a levou a descobertas, e sua fraqueza. a levou a ter força.

Um ótimo livro, daqueles que te envolve em todos os capítulos. Quero ler mais coisas da Maya!!!

Marcelo H S Picoli 17/02/2021

Eu sei por que o pássaro canta na gaiola
Uma autobiografia densa, triste e complexa sobre a infância e adolescência dessa autora sensacional, explorando temas atuais e que precisam ser discutidos.

heloise 20/03/2024

Experiência incrível
Esses dias assisti ao filme Ficção Americana. E me impressionou muito o fato de pessoas se interessarem apenas pelo que é estereotipado. Maya Angelou conta sua vida, as coisas ruins ao lado das coisas boas. Ela teve que superar muito, mas nunca se viu como uma vítima. Uma mulher forte, inteligente, e independente que superou abandono, violência, e a negligência de uma cultura que a queria inferior apenas pela cor de sua pele.
E esse livro não é estereótipo do negro estadunidence. É um livro sobre superação e auto realização. É sobre não deixar os outros determinarem seu valor.

ferbrito__ 27/03/2024

Me lembrou bastante O Sol é Para Todos, só que mais pesado. Esse livro é simplesmente sensacional, recomendo a todos!

Naju 13/09/2023

Estou em choque
Maya Angelou cria uma narrativa tocante sobre ser uma mulher negra nos Estados Unidos no meio do século vinte, descrevendo sua infância complexa, abusos, pais negligentes, inseguranças, racismo e dor. Fiquei apaixonada pela escrita dela, pela forma como construía histórias sobre seu passado e moldava suas lembranças. Quero muito ler as outras biografias dela, por que essa só vai até os 17 anos. Uma poetisa e escritora genial, como uma história de vida dolorida.
Em tradução livre: "'somos mais parecidos do que o contrário', essa verdade é o motivo de todos podermos ter empatia, motivo de todos ficarmos mexidos quando o pássaro canta na gaiola".

lacklusterstarchild 25/04/2023

Black Birds of Promise Who Defy the Odds and Gods
This memoir is funny, meloudious, wistful, sad and so immersive within a few pages i'd forgetten this was a memoir at all. Maya Angelou's writing craddles you along for a ride of her youth, first as an imaginative black girl in segregated Arkansas - accompanied by her passion for books and her grandmother's upright-style of raising - then her teening in San Franscisco during the WWII with her liberal, free-spirited mother.

Despite the abuses she suffers, Angelou's recount on her childhood is unwavering honest. My favorite scene is her eight-grade graduation (i was bawling my eyes out listening to that hymn for the very first time). I Know Why the Caged Bird Sings is an exemple of how beautiful writing can enrapured anyone who picks it up, speciality if the reader is a black woman but not exclusively. Through language, this poet exposes us all.

Fabi 06/04/2023

Somos mais parecidos do que somos diferentes
Livro que eu não consegui ler de uma vez só. Essa autobiografia da Maya Angelou é fantástica. Me transportei para Stamps e São Francisco. Me vi no mercado de Momma, gargalhei no culto com a Sister Monroe, ouvi poesia com a Sra. Flowers, mas sofri demais com Maya e Bailey. Principalmente com Maya. Que percepção de mundo e sociedade para crianças tão pequenas. Abandono, culpa, solidão, insegurança, revolta, racismo, machismo, pobreza, humilhação, esperança, luta, perseverança... esse livro tem de tudo, inclusive a dor na alma. Ela consegue contar sua vida dos três aos dezesseis anos deixando a sensação de um bate-papo em que a alma se abriu. Lembranças dolorosas não só dela, mas de gerações marcardas por preconceitos. O que foi a formatura dela? Aquele discurso e canto do Henry? O livro inteiro desperta diversas emoções e é transformador. Experiência ótima. Quero ler mais.

Anya 19/01/2023

Imperfeitamente perfeito
Que livro. A leitura flui muito bem, mas a historia não é nada leve. Acompanhamos as dificuldades e pequenas vitórias da maya, com vontade de ajuda-la e comemorar com ela a cada situação.

Se a leitura não é leve, as mensagens são um tapa na cara e os grifos e marcações são o resultado. Não somente nas páginas, mas na alma.

Bea 28/04/2022

Maya, o pássaro
A história de vida contada pela autora é surpreendente. Aqui vemos uma mulher que desde o seu nascimento teve que enfrentar uma das faces mais cruéis que há dentro da esfera social: o racismo.

É a segunda vez que leio essa obra, mas ainda assim levei um tempo para processar a maioria dos relatos contados por Maya. Enquanto eu lia, minha mente foi tomada por vários questionamentos e preocupações, porque sei que muitas das dificuldades vivenciadas por essa mulher continuam acontecendo com diversas outras pessoas. É triste porém real.

Recomendo fortemente essa leitura para aqueles que queiram olhar para o lado social com mais criticadas e, claro, mais empatia.