O Peso da Glória

O Peso da Glória C. S. Lewis

Resenhas -

Biblioteca da Pry 31/03/2020

C. S. Lewis é aquele autor que eu desejava a todo custo ter na estante, mesmo sem ter tido nenhuma informação detalhada de suas obras - a não ser "As Crônicas de Nárnia".
Fui e comprei logo um box com 5 obras, esse foi o primeiro lido, e, sinceramente, agora entendo meu desejo por esse autor - era disso que eu precisava.
O Peso da Glória é formado por 9 sermões, inspirando, orientando e trazendo a fé de forma brilhante.
Um dos maiores escritores da História, traz de forma lúcida questões importantes para nossos questionamentos. Uma leitura que instiga nossa alma tal qual o nosso intelecto.
Rodrigo 31/03/2020minha estante
Eu comprei 8 dessa coleção e já estou no 4°. Cada um melhor q o outro! E vi q já saiu mais uns 5 ou 6 novos e tô de olho já! kkk

Biblioteca da Pry 01/04/2020minha estante
Maravilha, vamos completar essa coleção ??

almeidalewis 02/07/2020minha estante
Oi prysca quais vc já leu da coleção q vc adquiriu ?

Biblioteca da Pry 02/07/2020minha estante
Oi, por enquanto só esse.

almeidalewis 02/07/2020minha estante
Não li ainda : milagres,o problema do sofrimento, reflexões cristã,o assunto do céu,como ser cristão,o regresso do peregrino e a alegoria do amor. ( que eu tenha na lembrança ) ???

Bia Xavier 22/11/2020minha estante
Sim, muito! ? É uma leitura que atravessa a alma e faz borbulhar nosso intelecto. Sensação de "não poderia ter sido dito de forma melhor". E olhe que estou indo para terceira obra agora; mas já apaixonada pelo autor.

almeidalewis 23/11/2020minha estante
...após cinco meses dessa minha anotação. Adquiri e terminei de ler a alegoria do amor e o regresso do peregrino ??.
Nesse mês de novembro estou lendo todo meu caminho diante de mim ( sobre o diário que Lewis manteve durante alguns anos ? ).
Minha leitura de dezembro será mais uma obra dele tb : Deus no banco dos réus ( estava protelado desde 08/19 )
Esse ano acredito que li uns 12 a 13 livros de Lewis ( entre releituras tb da qual reli sua autobiografia depois de quase duas décadas da primeira leitura)
Boa leitura ?

Bia Xavier 23/11/2020minha estante
????????Lews realmente é apaixonante!! Todo meu caminho diante de mim será uma das próximas aquisições! Estou lendo Peso da Glória, e já tenho aqui em mãos as próximas leituras: Os quatro amores, Cristianismo puro e simples e Cartas de um diabo a seu aprendiz.
Entre A alegoria do amor e O regresso do peregrino, qual me indicaria para próxima compra?

almeidalewis 23/11/2020minha estante
Vc tem alegoria do amor ? Sério ? E a imagem descartada ? Já assistiu o filme terra das sombras ? ( uma biografia dele )

Biblioteca da Pry 24/11/2020minha estante
Que maravilhas!!

almeidalewis 25/11/2020minha estante
Grato pelo feedback ?.já ouviu falar em uma análise de crítica literária do C.s.lewis onde ele fala dessa questão na perspectiva do leitor ? Curiosidade minha vc tem vontade de lê a autobiografia dele e ou alguma biografia ? Já considerou alguma ? ??.
Como anda sua leitura da obra dele o que vc tem a destacar ?
Boa leitura ? ??

Bia Xavier 01/12/2020minha estante
Desculpaaa pela demora em responder. No meu último comentário falei que tenho vontade de ler a Alegoria do amor, mas não possuo o livro físico (mas gostaria), nem possuo A imagem destacada; acho que não me fiz ser entendida.
Não, não assisti ao filme Terra das sombras, mas vou procurar, obrigada pela indicação !

Bia Xavier 01/12/2020minha estante
Tenho vontade de ler o livro que fala da amizade dele com o Tolkien. E Todo meu caminho diante de mim. Até agora são as que me desperta interesse.

No momento estou lendo O Peso da Glória. Particularmente gosto quando o livro tem uma pegada bem filosófica, sem deixar princípios cristãos de lado =) Estou amando a leitura. Há tempos desejo ler toda biblioteca de Lewis, mas comecei a pouco tempo, porque realmente prefiro livro físico e não é toda hora que a gente consegue comprar né. E essa nova publicação da Thomas Nelson foi o que me motivou a ir começando a adquiri-las.

Pryska Maia, não é que invadimos sua resenha?! haha Sorry

Biblioteca da Pry 01/12/2020minha estante
Fiquem à vontade. A resenha é para isso mesmo!

Geovan 19/06/2021minha estante
Essa foi a minha sensação ao acabar de ler. Concordo plenamente!

Roberth 18/08/2022

Sehnsucht e outras belíssimas considerações...
Cursando o "Além de Nárnia" do Jonas Madureira, com o coração cheio desse anseio por meu lar, inicio uma jornada mais profunda pelos pensamentos de Lewis por meio desta indicação de leitura...

Das 09 preleções maravilhosas, destaco as seguintes: "O peso da glória" (a que eu estava com mais expectativa para conhecer e trata, dentre outras coisas, sobre o sehnsucht); "Transposição"; "Teologia é poesia?" e "Sobre o perdão".

Animado com os próximos passos dessa jornada, pergunto aos amigos leitores: quais obras de Lewis ocupam espaço especial na vida de vocês?
Vladi 18/08/2022minha estante
Com certeza Cristianismo Puro e Simples foi um marco na minha vida espiritual, me fez rever a minha caminhada e o meu entendimento do evangelho.

Roberth 18/08/2022minha estante
Esse também foi muito marcante pra mim, Vladi.

Samuca 20/08/2022minha estante
Esse foi o primeiro livro do Lewis que eu li, e já o primeiro ensaio, "O Peso da Glória", continua sendo uma das melhores coisa que eu ja li do autor, e "Teologia é Poesia" também foi maravilhoso.

Roberth 20/08/2022minha estante
Ah, Samuca! De fato, o Teologia é Poesia é maravilhoso mesmo e de lá que vem aquele frase linda sobre o sol e o cristianismo

Elen Ximenes @quemleganhamais 10/06/2023minha estante
Isso sim é uma RESENHA digna ???????????

denis.caldas 10/06/2023minha estante
Bondade sua, Elen, imagina!

Nay 28/08/2023minha estante
Oi, Denis. Desculpa a pergunta, mas qual é a sua religião?

denis.caldas 28/08/2023minha estante
Bom dia, Nay, cristão "desigrejado" com requintes de perdição...

Clara1733 31/12/2023

Comprei na intenção de me acostumar com a escrita do autor em um livro mais curto antes de pegar as Crônicas de Narina. Não deu muito certo não kkkkkk espero que e imagino que sejam escritas totalmente diferentes. Pretendo ler de novo com mais calma. É um livro bem reflexivo, e acho até bem complexo, mas interessante.
Amiga nem precisa

Sara 16/01/2024minha estante
As crônicas de Nárnia são os mais fáceis de entender, pois foram escritos "para crianças"

Sara 16/01/2024minha estante
Vai logo nas crôoooonicas mulheeeeer

Pedro.Alves 21/09/2021

Começo de sempre, mas depois foi só sucesso
(+ 15) Contém Linguagem Complicada

Eu nem sei o que falar, normalmente falaria que o Lewis é um gênio, atemporal ou coisas parecidas, mas não quero entrar nesse ponto, quero entrar no ponto de que eu recebi excelentes conselhos e merecidos tapas na cara.

Até o ensaio "Teologia é Poesia?", os textos estavam seguindo o mesmo padrão de "A Última Noite do Mundo" (o outro livro de ensaios que eu tinha lido dele), mas a partir de "O Círculo Íntimo" o Lewis fala: "Quer ouvir umas verdades? Beleza, vamos ao ponto agora".

O direcionamento dos ensaios era mais direto ao ponto, além de usar menos florear menos no linguajar e pegar assuntos mais recorrentes no cotidiano do cristão e das pessoas no geral. Amei, amei, amei e amei mais um pouco.

Se você está achando a leitura difíci, persista e você será recompensado com excelentes textos. Heitor, VOCÊ ME PAGA!
heitorbarbozx 21/09/2021minha estante
+15 me pegou KKKKKKKKKKKKKK

(livraço, meu favorito dele)

Pedro.Alves 21/09/2021minha estante
Vc acha que pré-adolescentes entenderiam ou teriam saco pra ler?

heitorbarbozx 21/09/2021minha estante
realmente vc está certo (e eu diria que até adolescentes em geral rsrs)

Mari | @meuinstabook 09/04/2020

O Peso da Glória: uma experiência única.
O peso da glória, do C.S.Lewis, é mais um dos seus livros compostos por sermões que trazem reflexões sobre variados temas como, neste caso, por exemplo: perdão, membresia, aprendizado e guerra e por aí vai.

É sempre difícil escrever sobre os livros do Lewis, seja pela complexidade, seja por tratar de assuntos variados ou apenas pelo peso que o nome do autor traz. E O peso da glória não é diferente, é mais um livro complexo, denso, que começa falando de glória e termina falando sobre nossas falhas. Mesmo trazendo as mesmas características de sempre, a leitura deste livro se diferenciou por ter um certo capítulo muito muito cansativo que quase me fez desistir da leitura! Porém, mesmo com esse capítulo, os sermões deste livro foram bem interessantes para mim e só perdem para Deus no Banco dos Réus.

Resumir este livro é uma tarefa muito difícil, já que ele aborda tantos assuntos. Mas o que pode ser dito é que entre um sermão e outro, o autor faz jus ao seu nome e vai destrinchando o tema de uma forma linda. Com o andar das páginas, uma série de reflexões profundas, dolorosas mas no geral sempre ousadas são lançadas na mente do leitor e não tem como não se maravilhar ou no mínimo parar para refletir sobre cada abordagem.
'' Somos criaturas medíocres, brincando com bebida, sexo e ambição, quando a alegria infinita nos é oferecida, como uma criança ignorante que prefere fazer castelos na lama em meio à insalubridade por não imaginar o que significa o convite de passar um ferido na praia. Nos contentamos com muito pouco.''
Mais uma vez Lewis me surpreendeu abordando temas legais e interessantes, falando sobre a diferença entre pedir perdão e desculpas, membresia real e a que achamos ser real, o poder do círculo íntimo e a glória de Deus entre tantos outros assuntos. Não sei como falar deste livro, mas como em todo livro do Lewis foi mais uma experiência única. O peso da glória é um livro cíclico que começa no topo, falando de glória e termina mostrando nossa mediocridade e como ainda assim somos amados. É um livro para reflexão, um livro para ser degustado aos poucos e relido muitas vezes.

site: https://eraumavezumcaderno.blogspot.com/
Luan 25/08/2020minha estante
Qual capítulo quase te fez desistir?

Mari | @meuinstabook 02/11/2020minha estante
Capítulo 5 : teologia é poesia?

Luan 16/11/2020minha estante
É o capítulo que vou kkkkk

Pensei que fosse o "Porque não sou um pacifista"

Lalis17 15/05/2021

Para mim, a leitura desse livro foi muito confusa, não conseguir compreender o capítulo 3, pois a Bíblia nos diz no sexto mandamento "não mararás", como nós como pecadores podemos cogitar ir contra a Lei Moral de Deus, alegando quem merece ou não pagar seus crimes com a própria vida? ??
Filipe378 15/05/2021minha estante
Não matarás alguém sem culpa. Pois a mesma bíblia condena alguns crimes a morte. Por exemplo o assassinato. Matar em determinados casos é justo.

Naty 24/07/2021minha estante
Pena de morte é discutida na bíblia de forma perfeita, porque ela trata da verdade de Deus e verdade de Deus é absoluta, imaculada. Várias vezes nos é instruído sobre a pena de morte e outros no antigo testamento, mas hoje vivemos sob a luz do novo testamento. Acontece que as novas leis que Jesus estabeleceu não anulam as leis que já existiam, apenas a testificam. E o grande problema, o principal motivo, que nos faz não aplicar a pena de morte nos casos que a bíblia sugere que façamos, é exposto no livro no penúltimo sermão: corrupção pelo poder absoluto.

Elen Ximenes @quemleganhamais 08/06/2023

Amar não envolve só coisa boa
Este livro é composto por 9 sermões elaborados por Lewis para a comunidade acadêmica em que ele estava inserido. Os temas são bem variados, dos quais eu destaco: amor ao próximo, perdão, crítica ao passifismo e comunidades religiosas.

Como o espaço é curto, escolhi focar neste trecho:

"É coisa séria viver numa sociedade de possíveis deuses e deusas, e lembrar que a pessoa mais chata e desinteressante com quem você pode conversar poderá um dia ser uma criatura, que se você a visse agora, seria fortemente tentado a adorar; ou, então, um horror e uma corrupção tal qual você encontra agora, se for o caso, apenas num pesadelo. O dia todo, em certo sentido, ajudamos uns aos outros a chegar a um desses dois destinos."

Sua influência diária contribui para a formação de criaturas adoráveis ou monstros?

Podemos contribuir para formar monstros sendo passivamente coniventes com seus erros, evitando que tais pessoas tenham as devidas consequências pelos seus atos. Às vezes a atitude amorosa é deixar o outro sofrer os resultados que suas escolhas implicam, para que haja aprendizado, e quem sabe, mudança. Se alguém pratica coisas más, mas sempre se livra das consequências, por que este alguém mudaria?

Amar não envolve apenas atitudes "positivas".
denis.caldas 09/06/2023minha estante
Por isso ideias ligadas ao Positivismo são prejudiciais a longo prazo. Estava ansioso pela sua resenha, Elen, que maravilha e gratidão por compartilhar! Sabat Said!

Elen Ximenes @quemleganhamais 09/06/2023minha estante
Foi uma resenha tão simplificada! Só aproveitei um trecho para aplicar em uma situação que estou vivendo. Obrigada pelo comentário ??

Estephane 22/11/2023

Decepcionada?
Acredito que esse livro do C.S Lewis seja o mais fácil de compreender, em comparação aos outros.

Entretanto, discordo de muitas coisas que Lewis descreve ao longo do livro. Obs: não vou expor minhas críticas.

No início o livro parece ser perfeito, na metade eu desanimei e no fim eu desanimei ainda mais, porém os dois últimos capítulos salvaram... Gostei da parte sobre o perdão, sobre a profundidade do relacionamento com a Trindade, entre outras questões propostas.

Enfim, para uma pessoa qualquer eu espero que o livro seja significativo, mas como eu analiso cada palavra escrita o livro acabou me decepcionando em níveis inimagináveis ?
Anezio 22/11/2023minha estante
Quando li esse livro eu ainda era muito imaturo. Preciso reler!

Estephane 22/11/2023minha estante
Faça isso. A releitura é sempre importante

Paulin 16/06/2020

Bela porta de entrada
Simplesmente maravilhoso. Cada capítulo é um assunto diferente, um pensamento muito bem construído e um raciocínio forte, seguro e extremamente convincente. Deus usou demais o Lewis aqui. Fico pensando... se amei esse livro, que não está na prateleira mais alta das obras dele, imagina quando ler Cristianismo Puro e Simples ou Cartas de Um Diabo? Hahaha!
Álexx' 16/06/2020minha estante
Esse tá na minha TBR tb. Cartas ao diabo é um livro muito louco, mas bem legal. E cristianismo puro e simples, sem comentários

Paulin 16/06/2020minha estante
To ligado na fama do Cartas, sei que definitivamente não é um livro comum hahaha, mas to muito curioso. Talvez até por causa disso mesmo.

Laysa Mendonça 31/05/2018minha estante
Exatamente! Concordo com suas palavras. Tem coisas que eu penso que só o C.S Lewis saberia explicar como ninguém. E acho que não só esse, mas muitos outros livros do Lewis são realmente pra parar e pensar. A mente desse homem me encanta.

rebeccasegolin 23/04/2023

Consideração final
Confesso que não vi muita ligação entre a maioria dos capítulos e o título do livro, mas os dois últimos capítulos foram maravilhosos.
Elen Ximenes @quemleganhamais 08/06/2023minha estante
Tive a mesma sensação. Não dei 5 estrelas por causa dessa conexão entre título e conteúdo. Isso é o lado ruim de livros montados para aproveitar o conteúdo do autor?

Arthur Peixoto 12/04/2021

Seleção de sermões incríveis...
O livro possui todos os sermões muito interessantes e que me trouxe várias reflexões. Avaliei o livro com 5 estrelas, mesmo tendo dado notas individuais um pouco mais baixas para alguns sermões, mas isso se deu, só porque durante algumas explicações me perdi, mas não porque não foi bem explicado, mas creio, pela minha falta de conhecimento sobre os assuntos utilizados nas explicações, porém não interferindo em nada na idéia central ou no entendimento geral do sermão. Quero destacar o sermão "O peso da glória", foi profundamente impactante para mim.
Bruno 12/04/2021minha estante
???

Raphael92 06/04/2023

Minha primeira e última leitura de C.S. Lewis
O livro pode te ensinar algumas coisas. Eu mesmo conseguir extrair dois ensinamentos ótimos. Ouvi numa Live do Joel Jota que ?coisa boa fixa?. Portanto, tenho a leve impressão de que jamais esquecerei tais ensinamentos. Porém, o livro em si não me agradou por inteiro, ele é cheio de teorias complexas de difícil entendimento.
denis.caldas 11/06/2023minha estante
Não desista, Santiago, tente o ?Cartas de um diabo ao seu aprendiz?. Boa semana!

Patrícia Santos 01/12/2022

Esplêndido
C.S. Lewis consegue mesmo ser profundo, didático e compreensivo.
Costumo chamá-lo de Machado de Assis gospel. É incrivel como ele consegue colocar todo um leque de histórias, literaturas, mitos e filosofias em um só contexto.
Lendo ele percebemos como tudo esta "interligado" e como se pode tirar certo proveito de tudo.
Danilo.Teognosceres 01/12/2022minha estante
Não sou cristão, muito menos protestante, mas adoro algumas da obras dele, ele é realmente muito inteligente e criativo.