O Peso da Glória

O Peso da Glória C. S. Lewis

Resenhas -

Ester 05/04/2021

Flexibilidade e sabedoria
Um livro que só fez sentido pra mim quando chegou ao final!! Eu não havia visto quase nada sobre ele, mas como tenho muito interesse pelo autor me dei a oportunidade de lê-lo. Confesso que me peguei em algumas horas, confusa. E as vezes, um pouco desanimada. Mas após ler alguns livros do autor, eu sabia que a leitura não seria fácil, mas que seria gratificante. Trazendo capítulos que falam de assuntos diferentes, a flexibilidade de Lewis em descrevê-los e se permitir comentar sobre tantas coisas, é admirável!! Um livro que terei que ler mais uma vez pra absorver de verdade tudo o que ele tem a compartilhar.
Samseipsp 05/04/2021minha estante
acho que isso acontece com todos os livros do lewis

Taty 31/07/2020

Edificante
Lewis como sempre edificando nossas vidas e nos mostrando infinitas possibilidades de pontos de vista diferentes e que não tinham passado por meus pensamentos. Este livro ? comparado com outros que já li foi bem mais tranquilo e a leitura fluiu bem. Ele trata de assuntos como perdão, o que significa ser membro de algum lugar, círculos exclusivos de pessoas, poesia e o peso da glória. Já está como favorito sem dúvidas ? - A promessa da glória é a promessa, quase que incrível e somente possível pela obra de Cristo, de que alguns de nós, que qualquer um de nós que realmente escolher, realmente sobreviverá a esse exame, e encontrará aprovação, isto é, agradará a Deus. Agradar a Deus, ser um ingrediente real da felicidade divina, ser amado por Deus, não apenas objeto de sua clemência, mas ser agradável a Ele, ... parece ser algo impossível, um peso ou fardo de glória que nossos pensamentos dificilmente podem aguentar. Mas é assim. - fico só imaginando conversas e mais conversas com ele ... como é bom conhecer Deus assim ?

Arthur Peixoto 12/04/2021

Seleção de sermões incríveis...
O livro possui todos os sermões muito interessantes e que me trouxe várias reflexões. Avaliei o livro com 5 estrelas, mesmo tendo dado notas individuais um pouco mais baixas para alguns sermões, mas isso se deu, só porque durante algumas explicações me perdi, mas não porque não foi bem explicado, mas creio, pela minha falta de conhecimento sobre os assuntos utilizados nas explicações, porém não interferindo em nada na idéia central ou no entendimento geral do sermão. Quero destacar o sermão "O peso da glória", foi profundamente impactante para mim.
Bruno 12/04/2021minha estante
???

Naty 24/07/2021

O Peso da Glória (é pesado)
Me largou desnorteada!!! Como meu pai costuma dizer: levei cada marretada do Espírito Santo que saí zonza.

Entretanto, diferente da dor que normalmente sentimos, essa marretada é gostosa e recebida com prazer, porque O peso da glória me fez refletir sobre questões internas e externas que precisam ser aniquilados ou aperfeiçoadas, e toda dor que te inspira a ser melhor é uma dor que vale a pena ser sentida. É o processo metamorfose. É a fênix queimando para ressurgir. É Deus te forjando em fogo para amadurecimento espiritual. A famosa dor do crescimento.

Felipe.Teixeira 07/07/2020

C.S. Lewis puro e simples
O livro é uma coletânea com 9 ensaios de Lewis sobre variados temas. Nesses ensaios vão estar presentes assuntos que C.S aborda em outros livros, assim, existe uma boa conversa com outras obras do autor. Os meus preferidos foram: O peso da Glória, Teologia é poesia? e O círculo íntimo, com menção honrosa para Sobre o perdão. Lewis é um escrito e pensador fora de série, livros muito edificantes.

Roberth 18/08/2022

Sehnsucht e outras belíssimas considerações...
Cursando o "Além de Nárnia" do Jonas Madureira, com o coração cheio desse anseio por meu lar, inicio uma jornada mais profunda pelos pensamentos de Lewis por meio desta indicação de leitura...

Das 09 preleções maravilhosas, destaco as seguintes: "O peso da glória" (a que eu estava com mais expectativa para conhecer e trata, dentre outras coisas, sobre o sehnsucht); "Transposição"; "Teologia é poesia?" e "Sobre o perdão".

Animado com os próximos passos dessa jornada, pergunto aos amigos leitores: quais obras de Lewis ocupam espaço especial na vida de vocês?
Vladi 18/08/2022minha estante
Com certeza Cristianismo Puro e Simples foi um marco na minha vida espiritual, me fez rever a minha caminhada e o meu entendimento do evangelho.

Roberth 18/08/2022minha estante
Esse também foi muito marcante pra mim, Vladi.

Samuca 20/08/2022minha estante
Esse foi o primeiro livro do Lewis que eu li, e já o primeiro ensaio, "O Peso da Glória", continua sendo uma das melhores coisa que eu ja li do autor, e "Teologia é Poesia" também foi maravilhoso.

Roberth 20/08/2022minha estante
Ah, Samuca! De fato, o Teologia é Poesia é maravilhoso mesmo e de lá que vem aquele frase linda sobre o sol e o cristianismo

Elisa 31/05/2020

Você passa horas lendo e nem percebe (na maioria dos capítulos hahaha)
Certamente, um dos melhores livros escritos por C. S. Lewis.
"O Peso da Glória" é uma reunião de nove preleções dadas por Lewis nos mais diversos locais, em geral, palestras para estudantes em clubes de universidades em Cambridge e Oxford. No início, há uma pequena apresentação da vida de Lewis e dos seus trabalhos. A partir dessa visão geral, entramos no ótimo conteúdo do livro... ainda não consegui decidir qual das preleções é a minha favorita. Contudo, todas são muito esclarecedoras, apesar de algumas mais difíceis que outras (como "por que não sou pacifista")! Isso é um livro para se reler.
Deixo aqui um trecho:
"Creio no cristianismo assim como creio que o Sol nasceu, não apenas porque o vejo, mas porque por meio dele eu vejo tudo mais."
Indico a todos, especialmente aqueles que já tem certa maturidade cristã.

Elen Ximenes @quemleganhamais 08/06/2023

Amar não envolve só coisa boa
Este livro é composto por 9 sermões elaborados por Lewis para a comunidade acadêmica em que ele estava inserido. Os temas são bem variados, dos quais eu destaco: amor ao próximo, perdão, crítica ao passifismo e comunidades religiosas.

Como o espaço é curto, escolhi focar neste trecho:

"É coisa séria viver numa sociedade de possíveis deuses e deusas, e lembrar que a pessoa mais chata e desinteressante com quem você pode conversar poderá um dia ser uma criatura, que se você a visse agora, seria fortemente tentado a adorar; ou, então, um horror e uma corrupção tal qual você encontra agora, se for o caso, apenas num pesadelo. O dia todo, em certo sentido, ajudamos uns aos outros a chegar a um desses dois destinos."

Sua influência diária contribui para a formação de criaturas adoráveis ou monstros?

Podemos contribuir para formar monstros sendo passivamente coniventes com seus erros, evitando que tais pessoas tenham as devidas consequências pelos seus atos. Às vezes a atitude amorosa é deixar o outro sofrer os resultados que suas escolhas implicam, para que haja aprendizado, e quem sabe, mudança. Se alguém pratica coisas más, mas sempre se livra das consequências, por que este alguém mudaria?

Amar não envolve apenas atitudes "positivas".
denis.caldas 09/06/2023minha estante
Por isso ideias ligadas ao Positivismo são prejudiciais a longo prazo. Estava ansioso pela sua resenha, Elen, que maravilha e gratidão por compartilhar! Sabat Said!

Elen Ximenes @quemleganhamais 09/06/2023minha estante
Foi uma resenha tão simplificada! Só aproveitei um trecho para aplicar em uma situação que estou vivendo. Obrigada pelo comentário ??

Bruno 18/04/2021

Sermões
Um livro que reúne 9 sermões, sendo que um deles leva o nome da coleção, "O peso da glória". Por incrível que pareça, não foi este o que mais me tocou, mas os três últimos: Membresia, sobre o perdão e Ato Falho.

Todos tem um caráter apologético muito forte, e já começo a entender como Lewis faz as suas exposições de ideias quanto um assunto é mais complexo.
Ela faz um "quase parecer" sobre o assunto. Logo após, abre assuntos iniciais generalistas, que servem como base para sua explicação.
Ele utiliza desses tópicos e conceitos que são de conhecimento de todos seus ouvintes, ás vezes tópicos filosóficos, teológicos, lógicos ou de conhecimento comum, para discorrer e destrinchar um tema, numa visão macro para micro, de cima para baixo, de longe para perto, de fora para dentro. (Geralmente onde começamos a entender o assunto)
Então, expõe sua conclusão sobre o tema, a partir das explicações apoiadas nos tópicos, de forma que soluciona o "quase parecer" apresentado no início.

Wesley David 22/04/2021

Os melhores Ensaios de Lewis!
O peso da Glória é uma compilação de ensaios ou "sermões" como melhor quiserem chamar, que foram realizados por Lewis durante e depois da segunda guerra Mundial.
O seu conteúdo é bem diversificado e são temas que discutem sobre alguns assuntos como Deus, cristianismo, o ser humano e sobre a natureza.

O título do livro leva o título do primeiro ensaio da obra, "O peso da glória".
Os sermões são aparentemente muito atuais mesmo sendo datados do século passado. E consegue atingir vários públicos.
Conseguimos através dessa coletânea ver bem como era o seu pensamento sobre a vida e mundo e reconhecer tantas frases célebres do autor.

Menina Ciria 23/07/2022

Segunda vez que leio esse livro e gostei muito dessa tradução. Lewis se esforça para escrever de forma acessível, mas é importante fazer uma leitura devagar e reflexiva para compreender suas ideias (pelo menos para mim foi assim). Nesse livro Lewis aborda temas relacionados ao cristianismo, perdão e abnegação.

Sadrak 12/10/2020

Peso que adensa a alma
Ler um autor como Lewis é estar sendo provocado (permita o gerundismo, e daí) ao extremo no quesito moral. Uma moral baseada nos valores cristãos. De uma contundência que vai até a eternidade.
Lê-lo é nem sempre ser concordante com seu pensar, mas ficar, minimamente, provocado a abandoná-lo dado a sua contundência.
O que resta? Ao final da leitura da maioria dos artigos é um peso no coração, por vezes uma necessidade de buscar ser melhor para mim mesmo, para o próximo e para Deus.

Miguel 30/01/2021

Acho que criei muita expectativa com relação a este livro. Não é que sejam ruim, mas alguns capítulos são extremamente enfadonhos (risos) e alguns argumentos um tanto forçados (ainda rindo). Mas ao sobreviver ao capítulo 4 as coisas ficam melhores (ao menos eu achei os últimos capítulos mais legais).

Daire 20/03/2021

Sermões que ainda nos ensinam algo
O Peso da Glória nos apresenta nove sermões de C. S. Lewis que, mesmo escrito para os ouvintes de sua época, ainda há lições que podemos tirar para nós nos dias de hoje em nossa caminhada cristã.
Uma coisa bem interessante do livro é a sua introdução escrito por um amigo de Lewis. Se lessesmos o livro pulando ela (coisa que eu mesmo já fiz com alguns livros, e sei que muita gentr faz também) acharia, pelos seus sermões apresentados, que o C. S. Lewis era uma pessoa totalmente séria, mas a introdução nos mostra que o autor era bem divertido e gostava até de pregar peças. O que nos relembra que sim, para quem é adepto ao cristianismo ou mesmo a outras crenças, deve levar a sua fé a sério, mas nem por isso devemos ser sérios e carrancudos.