O Peso da Glória

O Peso da Glória C. S. Lewis

Resenhas -

Alasca Young 21/04/2024

Inigualável
Dizer isso é repetir aquilo que todos aqui já admitem saber ? que somos salvos pela graça, que em nossa carne não habita nada de bom, que somos, o tempo todo, criaturas e não criadores, seres derivados, vivendo não de nós mesmos, mas a partir de Cristo.
O verdadeiro perdão significa
olhar firmemente para o pecado, para o pecado que ficou sobrando sem
nenhuma desculpa, depois que todas as concessões foram feitas, e vendo isso
em toda sua repulsa, sujeira, maldade e malícia, ainda assim ser completamente reconciliado com a pessoa que o tiver praticado. Isso, e somente isso, é perdão, e podemos sempre ter da parte de Deus, se o
pedirmos!

cattjubs 19/04/2024

Maçante, varia muito do sermão
Mano, vou ser sincera, levei meses pra terminar esse livro, li alguns no meio. Começa legal, mas vai ficando muito teológico (no sentido de ser difícil) ao longo dos capítulos. Ele fala de várias vertentes e teólogos que nunca ouvi falar e por isso não sei bem o que o C.S Lewis quis dizer... Muito difícil!! Pra quem começou com Cristianismo puro e simples e cartas do diabo ao seu aprendiz, esse aqui foi um salto muito grande.

Tem coisas interessantes que dá pra tirar do livro sendo leigo que nem eu, mas muita coisa exige um embasamento até mesmo inglês ou europeu pra entender algumas coisas. Fiquei muio entediante na leitura, o final deu um up.

Eduarda 10/04/2024

Crucificação do eu natural é o passaporte para a vida eterna
?O presente é o único tempo em que algum dever pode ser cumprido ou alguma graça pode ser recebida?.

"Conceda-me hoje ter um começo sem falhas, pois ainda não fiz nada?.

Um homem apaixonado por Cristo. Esse é C.S. Lewis. Além de As Crônicas de Nárnia, outro livro que já li do autor foi ?Cristianismo Puro e Simples? e Lewis é com certeza um grande e fantástico apologista da fé cristã.
Queria eu ser apaixonada por Nosso Senhor Jesus Cristo de uma maneira profunda e intimista assim. Mas ainda não cheguei lá. No entanto, nossa conversão é diária.
Em ?O Peso do Glória? o autor traz vários ensaios que são divididos em 9 capítulos sobre temas da fé, virtudes, complexidade da fé em mundo cada vez mais secularizado, importância da ética cristã? e Lewis não vem falar exatamente sobre o Cristianismo mas sim sobre o ser cristão. Eu. Você. Nós cristãos. E no convida a refletir sobre a nossa vida. Nossa vida como cristão no mundo. Que linda é a obra de C.S. Lewis, que escreve com o coração e de uma forma tão honesta e poética. Sem dar muitas voltas, indo direto ao ponto.
?Somos o mármore que aguarda ser esculpido, o metal esperando ser colocado num molde. Não há dúvida, já existem, mesmo em nosso eu não regenerado, pequenos indícios do tipo de molde que está designado a cada um, ou que espécie de coluna ele será.? Trecho do capítulo de Membresia.

Amanda Souza 09/04/2024

" Ele é capaz de tratar os mais variados temas de modo brilhante, trazendo simplicidade e clareza a assuntos complexos, instigando tanto nossa alma quanto nosso intelecto".

Realmente. Adoro os livros do C.S, ele tem uma escrita fluída e muito rica. Apesar de as vezes ter viajado um pouco em algumas partes bem complexas, ao todo foi uma leitura que edificou a minha mente e me deu novas perspectivas. Facilmente releria.

Henrique.Erico 24/03/2024

Uma leitura estimulante
"O Peso da Glória" é uma coleção de ensaios escrita pelo renomado autor C.S. Lewis. Publicado pela primeira vez em 1949, este livro oferece uma exploração profunda e perspicaz de temas como religião, ética, sociedade e humanidade.

Lewis começa o livro com o ensaio que dá título à obra, "O Peso da Glória", onde discute a busca pela glória verdadeira e o significado do desejo humano por algo maior do que nós mesmos. Ele argumenta que essa busca é inerente à natureza humana e que a verdadeira glória só pode ser encontrada na busca por Deus e na realização de propósitos mais elevados.

Outros ensaios notáveis incluem "Por que eu não sou um pacifista", onde Lewis aborda questões de guerra e paz sob uma perspectiva cristã, e "O Milagre da Pregação", que examina a importância da comunicação eficaz na transmissão de ideias e valores.

A força do livro reside na habilidade de Lewis de articular questões complexas de forma acessível e envolvente. Sua escrita é caracterizada por insights penetrantes, argumentos bem fundamentados e uma mistura única de erudição e clareza.

"O Peso da Glória" é uma leitura estimulante e inspiradora, que desafia o leitor a refletir sobre questões fundamentais da vida e a considerar o significado mais profundo da existência humana. É uma obra que continua a ressoar com o público, mantendo-se relevante e impactante ao longo do tempo.

Raquel.Albuquerque 20/03/2024

É sempre revigorante ler os escritos de Lewis , nesse livro o autor faz um compilado de seus sermões.

lryalvx 18/03/2024

Instigante
Livro que requer atenção a cada parágrafo, Lewis vai a fundo em cada tema que aborda, criando paradoxos incríveis. Não é o tipo de leitura que fazemos só 1 vez. Perdão, membresia e atos falhos são temas destrinchados nos nove sermões que o compõem. Sigo dizendo que o C.S. é um escritor fora da curva que argumenta sobre a fé de forma brilhante.

"Creio no cristianismo assim como
creio que o Sol nasceu, não apenas
porque o vejo, mas porque por meio dele eu vejo tudo mais."

CABRELLI 29/02/2024

Sem dúvidas um dos (se não o mais) livros mais difíceis de ler do Lewis. Livro muito bom, mas de uma leitura um tanto complicada.

Nina 27/02/2024

O meu preferido!
Em O Peso da Glória, C. S. Lewis aborda temas profundos que requerem uma leitura mais aguçada do que outras obras como Cartas de um diabo a seu aprendiz e Cristianismo puro e Simples, a obra é composta por vários ensaios, dentre eles o mais famoso que intitula o livro.

Considero que esta não é uma leitura adequada para o primeiro contato com o autor, nem para se ler apenas uma vez, a cada leitura há novas descobertas, filosóficas e profundas. Dos contos inseridos neste livro comentarei sobre aqueles que são os meus preferidos.

“O peso da glória” dispensa apresentações, é o conto de abertura do livro, e o que mais gosto, seu conteúdo refere-se a glória que receberemos do Senhor ao receberemos um novo corpo celestial, o mais interessante para mim neste conto é como Lewis aborda a questão do nosso desejo por reconhecimento e sua satisfação celeste, o céu não é composto por almas modestas e sim por aqueles que serão conhecidos por Deus, como o autor mesmo diz, é como se fossemos crianças desesperadas por serem elogiadas por seus pais, é muito mais sobre quem dá o reconhecimento do que sobre ser reconhecido.

“Círculo íntimo” foi como um soco no meu estômago, Lewis com maestria descreve como ansiamos por fazer parte de algum círculo, o que é um desejo humano natural, no entanto, podemos nos tornar canalhas ao fazer tudo, até as coisas mais horríveis, para fazermos parte do grupo, desfazendo até mesmo de nossos princípios em troca de sermos incluídos. Para mim esse conto é um contraste com o peso da glória, ansiar ser reconhecido pelos meus semelhantes e ser incluído em seu pequeno grupo independente da aprovação do Criador. É certamente um caminho para o inferno.

Em Membresia Lewis fala sobre a importância de fazermos parte do Corpo de Cristo e como a definição de membro é esvaziada de sentido, ser membro da igreja é como uma família, mãe, pai, irmãos, avós são diferentes e necessários, subtrair qualquer um deles é ferir a família, assim como subtrair pessoas do Corpo de Cristo é causar dano, cada um é diferente e necessário. Além disso, Lewis afirma sua defesa à democracia pelo fato do homem caído não ser confiável com qualquer responsabilidade de poder sobre seus semelhantes. “todo poder corrompe, e o poder absoluto corrompe de forma absoluta”.

O penúltimo ensaio “Sobre perdão” e o último “Ato falho” fecharam com cinco estrelas esse livro incrível, é interessante pensar em como o perdão que pedimos a Deus é quase sempre uma justificativa, e usamos tantas outras para argumentar o porquê de não perdoarmos o nosso próximo. Há uma frase do autor que mexeu muito comigo: “Ser um cristão significa perdoar o indesculpável, porque Deus perdoou o indesculpável em você”. Em Ato falho ele encerra abordando em como há partes da nossa vida que não entregamos genuinamente a Deus, um espaço demarcado, mas, quando isso ocorre, significa que ele não é nosso Senhor. Deus não aceita segundo lugar.

Termino essa releitura com a expectativa de lê-la novamente muito em breve. Até logo!

Renata1004 24/02/2024

O peso da glória- CS Lewis
Peso da glória é livro muito bom, no qual Lewis com a sua sabedoria nos traz temas super importante seja de teologia ou da semiteologia.
Ele traz palavras de inspiração, orientação e apologia da fé cristã que levaram alento a milhares de ouvintes em tempo de recheados de dúvidas.
Ele traz temas como pecado e identidade cristã de modo brilhante, trazendo simplicidade e clareza a assuntos complexos, instigando tanto nossa alma quanto nosso intelecto.

ell_coliveira 24/02/2024

O livros do C.S Lewis são muito populares no meio cristão, alguns amam e outros nem tanto, eu particularmente gosto muito. Através da escrita e das suas obras, ele mostra seus pensamentos polêmicos para o seu tempo (e talvez até para os dias atuais, onde o Evangelho é, infelizmente, muitas vezes minimizado, ridicularizado e não recebe a devida importância), as obras dele sempre me levam a linhas de raciocínios que eu nunca havia contemplado antes. As obras do C. S. transbordam a sua inteligência.
Esse livro em especial é um bem famoso e conhecido do autor, e eu gostei muito. A forma como ele aborda assuntos simples e ?básicos? da vida cristã de uma forma profunda amplia a sua visão teológica.
A escrita do C. S. (pelo seu tempo e por ser um acadêmico) é muito rebuscada e complexa, e com isso eu confesso que as vezes tenho uma certa dificuldade de ler e compreender os livros de não-ficção dele, com isso prefiro ler num ritmo mais lento para poder captar a essência da obra e obter o máximo de conhecimento possível sobre.
Eu realmente gostei muito desse livro.

Talita 22/02/2024

Mais um livro do Lewis que eu entendi quase nada.
Mesmo assim, sigo disposta a ler mais.

Ramon 16/02/2024

Copilado incrível
O livro trás várias crônicas do C. S. Lewis, o que posso dizer é que encontramos profundidade dentro uma religada de humana. Adorei, as crônicas finais são as melhores.

Melissa.Casagrande 13/02/2024

Excelente
''Creio no cristianismo assim como creio que o Sol nasceu, não apenas porque o vejo, mas porque por meio dele eu vejo tudo mais.''

Desejos enganosos, o modo que Deus pensa sobre nós, a importância da glória do próximo, a necessidade do perdão, são alguns dos temas tratados por Lewis nos nove sermões que compõem O peso da glória.

Além disso, o início do livro conta com a introdução bem interessante de Walter Hooper, que relata alguns aspectos e episódios da vida de Lewis.

Gostei muito!

Luana.Resende 12/02/2024

Incrível
Nove sermões com palavras de inspiração, orientação e apologia a fé crista. Ser um cristão significa perdoar o indesculpável, porque Deus perdoou o indesculpável em você.