Luz na Escuridão

Luz na Escuridão Romulo Barros

Resenhas - Luz na Escuridão

Ju Gomes 31/07/2020

Rompe tabus
Engraçado que quando comecei a ler, depois de ter protelado ao máximo, me surpreendi porque achei que seria um livro extremamente católico e não foi. A narrativa me pegou de tal forma que fiquei impressionada em como o livro é histórico e romântico.

Desireé (@UpLiterario) 29/12/2017

Bondade, fé e amor. (@UpLiterario)
Luz na Escuridão traz uma série de histórias passadas no Brasil Colonial, época da exploração do ouro e formação de pequenas vilas nas capitanias da colônia.
Palco de intrigas, luxúrias, ganância e sede de poder, os primeiros moradores do Brasil lutam diariamente pela sobrevivência lado a lado de grandes exploradores de ouro, oficiais da Coroa, jesuítas e negros escravisados, trazidos diretamente das outras colônias de Portugal.
Ricardo e Iana vivem um amor proibido. Ele, filho de Sebastião de Sá, um grande explorador de ouro português; ela, escrava recém trazida ao Brasil. Juntos, eles lutam para esconder seu amor e buscam uma forma de viver o resto de suas vidas um ao lado do outro.
Ainda, pequenos pescadores sofrem com a falta de peixes e a escassa safra dos últimos meses. O Bando dos Sete ameaça a população, realizando pequenos e grandes furtos, principalmente de remessas de ouro à Coroa. Dom Pedro de Almeida Portugal, um oficial da Coroa, é designado como Governador das capitanias de São Paulo e de Minas de Ouro e promete levar todo e qualquer descumpridor das leis à forca.
Neste país em formação, conhecemos essas e outras histórias, que se intercalam e se entrelaçam, nos mostrando diversas visões de um mesmo Brasil, com suas luzes e seus momentos de escuridão. Medo, angústia, opressão, ganância, poder compõem a colcha de retalhos da escuridão que cobre o Brasil. Mas onde há trevas também há luz. E a chance de crer em tempos melhores.
É neste contexto que Romulo Bastos insere a narrativa da descoberta de Nossa Senhora Aparecida, encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul por humildes pescadores. A fé, a esperança e o amor são os contornos fortes de seus personagens que não deixam de estender a mão ao próximo, mesmo em momentos de adversidades.
Uma belíssima obra com um gostinho brasileiro e uma incrível aula de história do nosso país. Tudo ali foi muito bem escrito, estudado e narrado, levando o leitor a uma viagem ao tempo do Brasil Colônia. Recomendo muito!

site: www.instagram.com/upliterario

Pedro 03/11/2017

"Luz na Escuridão", escrito pelo autor Romulo Barros, nos conduz por uma viagem ao tempo em que o Brasil ainda era colônia. Uma época marcada pela ambição, pela a sede de poder.

Um período sombrio em que o Brasil estava imerso, mas em busca de fôlego. Principalmente, foi a fase em que a FÉ foi o amparo daqueles que clamavam por liberdade e dias melhores.

Nesses tempos sombrios, eis que surgia a imagem da Mãe Aparecida.

Confira a RESENHA COMPLETA + FOTOS no link abaixo!

site: http://www.blogpedrogabriel.com/2017/11/resenha-luz-na-escuridao-de-romulo.html