A Cor das  Almas

Resenhas - Cor das Almas

Morgana Brunner 15/05/2018

A cor das almas - Neide Barth Rosenscheng
Oiii gente tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha de outro livro que recebi em parceria com a autografia, não esperava que a obra fosse me emocionar tanto e até me fazer chorar, são realidades que a vida traz à tona, para todos que ali estão expostos.

A Cor das Almas é aquele livro que nos impõe a verdade que desde anos passados era escancarado o preconceito, só que naquela época tudo era pior, as pessoas machucavam, fugiam e proibiam tudo que fosse a favor do racismo, algo inacreditável.

"Precisava da natureza, amava aquela exuberância e não se via disposto a dormir, enquanto tudo na natureza acordava. Saiu em busca de um sossego que encontrava consigo mesmo, debaixo de alguma árvore." Pág. 39

A história se passa na região norte de Santa Catarina, Porto União. Onde havia a imigração dos alemães e mais adiante um povoado com pessoas de outra descendência, diante disso, o cenário é encantador, cheio de araucárias e um rio belo, onde desde pequenos se banhavam e era a diversão da grande família.

"O pudor jamais permitiu qualquer palavra a respeito de amor, tampouco o amor era tema nos bares rigorosos e repletos de tabus onde viviam aqueles dois apaixonados." Pág. 72

Wilma desde nova sempre fora a menininha da casa e a mais peculiar, tinha diversos irmãos e desde então todos ali a acolhiam independentemente da situação, crescera e se tornara uma mulher bela e apaixonante, com seu jeitinho de ser, única. Por outro lado, conhecemos seu pai.

"O inverno sempre trazia lembranças aos velhos, especialmente, os dias de chuva e frio." Pág. 126

Aquele que era um homem trabalhador que queria criar seus filhos com tamanha educação e aprendizado. Mas, algo o corrompia sempre que via uma pessoa de outra cor de pele, era o preconceito agindo e lhe levando a falar para seus queridos filhos que não queria que os visse andando com aquele tipo de gente.

"A vida não era uma ideologia, mas para viver, era preciso manter uma que valesse a pena." Pág. 154

As crianças com medo, assentiram apenas o que seu pai havia tido e desde então brincavam entre si, não era apenas seu pai, sua mãe também tivera certo desdém por aquelas pessoas, até que um dia... os encontrara para brincar no rio, alegremente e saltitante por fazerem novos amigos. Sua mãe de cara, espantou as crianças e os fez prometer que nunca mais brincariam com eles.

Longos anos se passaram e ninguém esperava o que aconteceu, o rapaz se apaixonara pela menina de outra família, aquela que todos magoavam e negavam pela sua cor, foram embora e assim deixaram-na sofrendo com aquele nenê, o pai da moça não poderia imaginar de quem era o filho, de tamanho desgosto e agora levo a perguntar para vocês. Será que um amor poderá superar um preconceito de anos?

"Houve dias em que desejou não mais abrir os olhos. Deles, nada surgia, eram faróis apagados. Transfigurava-se num ser sem função e, pela melancolia, se tornava detida." Pág. 306

Eis que lhe deixo com apenas isso e abaixo minha sincera opinião, além de abordar o preconceito, a autora Neide, procura detalhar sobre a cultura que vivenciavam e como se alimentavam, plantavam, afinal eram anos atrás e tudo era diferente. Um livro cheio de detalhes.

É uma leitura extremamente apaixonante e forte, não via a hora de terminar e ao mesmo tempo não queria que acabasse diante dos apertos que sentia em meu coração, fiquei comovida de como o preconceito desde aquela época era forte e movia montanhas para prejudicar uma outra pessoa, e isso mesmo, vocês leram sobre isso no livro de uma maneira escancarada.

A edição está apaixonante e sei que ficará apaixonante em minha estante, adorei ter tido a oportunidade de ler e saber que Neide não mora tão longe de mim, seria encantador conhecer um lugar como Porto União, cheio da natureza a minha espera.

Senti-me completamente envolvida na história e comovida diante das atrocidades, é como se meu coração tivesse se partido ao meio diante de alguns capítulos e até do que acontecera com os personagens principais.

Recomendo esse livro para quem gosta de uma cultura histórica alemã, romance e sobre racismo.

site: https://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2018/02/a-cor-das-almas-neide-rosenscheg_19.html

Suka - Pensamentos & Opiniões 28/11/2017

Um livro intenso, reflexivo e emocionante. A cor das almas é um romance que trará o preconceito racial e as consequências dos atos dos personagens que pode modificar vidas. Conheceremos a história da família alemã Böhrnsen que se estabeleceu no Brasil, tem uma criação rígida com seus filhos que trabalham na lavoura ou em casa e tem os pais preconceituosos. Eles terão como vizinhos a família de José Loreno que é negra.
As crianças alemãs acabam criando uma amizade com as crianças negras, eles não viam diferença só queriam curti e aproveitar os raros momentos que podiam brincar as escondidas, mas Helga (a mãe alemã) descobre e proíbe seus filhos se tornando mais rígidas com eles.
O tempo passa, eles agora adolescentes seguiam suas vidas. Osvaldo era um rapaz tímido e trabalhador, um dia ele resolve ir ao rio e chegando lá ver uma bela jovem negra nadando. Então, ele passa a ir sempre no mesmo horário só para observá-la escondido, ao contar para sua irmã Wilma, ela diz a ele que vá falar com a jovem e no dia que ele decide ir a jovem não aparece.
Guiomar perceber que além dela mais alguém vai ao rio e decide se esconder para observá-la e começa a fazer isso toda vez para observar Osvaldo.
Nesses "encontros e desencontros" um certo dia eles conversam e surge um amor puro e sem preconceitos entre Osvaldo e Guiomar, eles passam a namorar escondidos e só quem sabia e apoiava era Wilma.
Guiomar engravida e seu pai vai até a casa do alemão Eugênio tomar satisfação e obrigar que o filho dele assuma a criança e sua filha. Eugênio diz que vai resolver a situação.
Cada personagem seguirá manipulados pelos seus pais, cada um acreditando nas "verdade" que lhe são contadas.
A leitura é intensa e vamos percebendo a evolução dos personagens e dividindo com eles suas angústias, alegrias e tristezas. Outros personagens serão inseridos na história que só complementará esse romance que é fictício, porém baseado nas memórias do pai da autora.
O que a vida reserva para cada um deles? O que acontece a Guiomar e Osvaldo? Só lendo para saber.

site: http://www.suka-p.blogspot.com.br

@biaentreleituras 31/10/2017

Uma família de descendência alemã se estabelece no Brasil, eles são rigorosos na crianção dos filhos e extremamente preconceituosos. A família é grande e as crianças vivem sob as duras regras impostas pelo pai. Os filhos não podem ter liberdade para brincar como qualquer criança de suas idades, precisam trabalhar, os meninos com o pai na lavoura e as meninas em casa com a mãe.

Chegou à vizinhança uma família nova e também volumosa, são pobres e negros, o que gerou um certo alvoroço na localidade e a família alemã sentiu-se ofendida e incomodada com a presença "dessa gente". As crianças ficaram curiosas e espiavam os vizinhos brincarem. Na casa ao lado, mesmo em meio à pobreza e sofrendo preconceito, as coisas pareciam ser melhores e as crianças podiam brincar.

Em pouco tempo as crianças das duas famílias fazem amizade e brincam escondidas, longe dos pais, longe do preconceito. Só que os pais descobrem e elas são proibidas de se aproximarem novamente.

O tempo passou e se tornaram adolescentes. Ainda muito novos, descobrindo a vida, o corpo... os sentimentos. Osvaldo se atraiu pela beleza exótica de uma bela jovem negra que nadava todos os dias no rio, munindo-se de coragem decidiu levar-lhe flores, mas nesse dia ela não apareceu. No dia seguinte e nos próximos dias ele voltava ao rio no mesmo horário e esperava que ela aparecesse.

Guiomar era a jovem que nadava no rio, ela percebeu que alguém a observava e ficou curiosa. Todos os dias, enquanto Osvaldo a esperava, ela o observava escondida. Um dia eles se encontraram e foram inundados por novos sentimentos, que ainda não conheciam nem sabiam lidar. Aos poucos eles foram se permitindo experimentar cada vez mais, aprendendo juntos e descobrindo o que era o amor.

Mas esse amor era proibido para eles, as duas famílias jamais aceitariam o namoro. Osvaldo e Guiomar foram manipulados e cada um deles ouviu a verdade de seus pais. Foram separados da pior maneira possível e viveram durante anos acreditando em uma mentira esmagadora. Seguiram por caminhos diferentes e aprenderam a enfrentar a dor que lhes assolava.

Leia a resenha completa lá no blog > https://goo.gl/rk4tyy

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br