A Carruagem da Morte

A Carruagem da Morte Gustavo Rosseb

Resenhas -

Jackson.Luiz 09/09/2020

Um belo fim para uma história
Como sempre o Gustavo consegue envolver o leitor e transportá-lo para dentro da história. Onde ensina os valores da família, da amizade, do companheirismo e de todas as formas de amor. Belíssima obra.

Alejandro.Jonathas 02/02/2021

Final fofo
Como os antecessores, o livro possui um ritmo frenético. Muitas coisas acontecem ao mesmo tempo e em todos os capítulos se inicia um mistério ou encerra um aberto anteriormente.

O livro continua prendendo minha atenção. A história tomou um rumo que é diferente do primeiro livro (toma um rumo mais sério) as descrições são mais macabras e as vezes me faz questionar se é pra crianças (Sei que há livros de terror pra crianças;-) ) isso é fantástico!

Mas como nem tudo é perfeito...

Os últimos capítulos bombardeiam o leitor de informações para preencher as lacunas antes abertas. Nenhum fio ficou solto, todos foram ligados. Mas o problema disso é que teve muita conversa fora da ocasião. Isso desanima um pouco, sendo que a parte é uma parte tensa e o clímax do livro.
Isso não é uma falha a ponto de fazer o livro ser ruim. O final dele é "fofo" (quando tudo da certo) e nos deixa com um sorriso no rosto. :-)

Os contos da dona Mirta emociona de um modo que se você não for forte acaba entrando em depressão. (É sério. É triste)

Duike Matinez 11/03/2021

Totalmente incrivel, me deu uma grande nostalgia de quando eu era criança e tinha mais contato com o folclore, a Historia os personagens são incriveis, surtei... Chorei, enfim perfeito demais

Janis 28/12/2020

Com certeza eu trarei os livros do Tibor Lobado pra sala de aula quando for professora. Estes livros precisam ser mais conhecidos, são maravilhosos! E eu estou louca que adaptem eles logo! Mais uma vez, Gustavo arrasou.

Stefany.Balbino 04/05/2022

Eu queria MT ter gostado ?
Estou até agora tentando entender o que rolou com o rumo dessa trilogia ? o livro 1 é encantador o 2 você percebe nível da evolução da história, dos personagens e da escrita do autor é tudo tão legal e intenso que você não vê a hora de ler o terceiro e último livro.

Que no caso prometeu e não entregou o que a história e o destino dos personagens mereciam ? Como leitora me senti tapeada com tantas pontas soltas, assuntos mal resolvidos e conflitos resolvidos de maneira banal.

Não gostei e não indico que leiam essa continuação, preservem a boa memória do segundo livro.

LorenzoRLima 15/10/2023

Um encerramento muito fofo.
Pontos positivos:
- Todo o universo criado pelo Gustavo é maravilhoso de se acompanhar, já que é familiar para a gente.
- O livro, por mais que seja longo e lento, não chega a ser maçante.
- Os personagens fantásticos que aparecem ao longo da série, são muito carismáticos.
- A relação de amizade entre os protagonistas é muito fofinha.
- O livro, por mais que seja clichê, consegue dar umas lições de moral bem lindas.
- Ele é melhor que seu antecessor, e consegue divertir.
- Ele é um livro que não reinventa a roda, mas ele funciona. As vezes é só isso que importa.
- O meio e o final são muito bons.
- O Saci é meu personagem favorito.

Pontos negativos.
- *Muitos* erros de gramática e diagramação.
- A escrita do Gustavo não é uma das melhores.
- O início do livro é muito lento, quase me fazendo desistir da leitura.
- O jeito que o conflito se resolve é muito sem sal.
- Os antagonistas do livro poderiam ser mais ameaçadores.
- As revelações tentam ser, mas não são nada bombásticas.
- O livro poderia ter tido mais interações do Tibor com o Rurique.
- Os seres fantásticos poderiam aparecer mais nesse livro.
- Algumas coisas acontecem porque sim.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 11/07/2018

Resenha: A Carruagem da Morte
A Carruagem da Morte é um livro escrito pelo escritor Gustavo Rosseb em 2017 sendo de literatura nacional, aventura, fábula, fantasia, ficção e de infanto-juvenil. E é o terceiro livro da trilogia.

A estrutura do livro a capa prevalece marrom com os personagens na carruagem da morte. Dentro do livro tem uma ótima diagramação com facilidade de leitura contém Dedicatórias e cada capitulo numerado. Ele autografou e fez um desenho. E no final contém uns contos extras da Dona Mirta também.

O conteúdo do livro como é continuação esse livro de aventura também retratando de um jeito juvenil as personagens folclóricos sendo que como nos outros livros quando a quaresma chega coisas estranhas acontecem nesse livro eles enfrentam a Cuca cara a cara e o mais importante eles reencontram Rurique mas não é spoiler pois não vou detalhar muito sobre o acontecimento mas foi incrível, Sártir namorando , Pedro na área e novos personagens encontram neste livro, descobertas dos mistérios mas claro vou deixar em suspense se você está lendo essa resenha e não conhece os livros recomendo que você comece pelo livro Oitavo Vilarejo que é o primeiro livro da trilogia. A vó Gailde mostra ser muito corajosa e nesse livro como nos outros é uma personagem fundamental para trama.

Minha análise do livro eu amei como termina esta trilogia, eu fiquei conhecendo os livros pelo ig literário @linhaliteraria da Marta que o IG dela é ótimo confiram. Os livros todos da trilogia são incríveis e mal posso esperar pelos filmes dos livros. Recomendo a todos que gostam de aventura e fantasia. Por falar em fantasia esse livro foi lido na maratona #fantastona2018 realizada pelo @riquereads . No livro tem principalmente sobre amizade e incentivo para conhecer o folclore nacional. Por fim recomendo muito As aventuras de Tibor Lobato!

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2018/07/resenha-carruagem-da-morte-as-aventuras.html

Gnomot13 25/02/2021

O final do ciclo
Um livro tão bom quanto os os anteriores, porém com alguns detalhes a mais que por mês m não eram necessários. A exposição e explicação a mais do que o necessário ficaram um chatos no meio, sempre relembrando o que aconteceu nos livros anteriores.E um novo personagem praticamente usado como Deus Ex Machina 2 vezes facilita um pouco o desenvolvimento que caminha pra uma situação impossível e que teve uma solução simples demais.

Porém, isso não tira o brilhantismo do autor de construir uma versão maravilhosa e um final bem feito para os Lobatos, explicando e fechando as pontas soltas bem, mantendo personagens fiéis a suas personalidades iniciais e que demostraram crescimento ao mesmo tempo. Adorei a representatividade da obra, coisa difícil de se ver, principalmente quando falamos de como o folclore brasileiro normalmente é usado.

A trilogia dos Lobatos é algo que deveria ser apresentado nas escolas ao invés de clássicos e folclore ultrapassado e são livros que todo brasileiro deveria ler pra sentir orgulho de sua própria cultura.

dannpaulista 25/11/2022

Fim?
Cheguei ao último livro da trilogia do Gustavo e estou sem palavras. A carruagem da morte, como os outros livros, possui uma escrita tranquila que faz a leitura fluir.
A história do último livro te prende de maneiras que você nem imagina e a forma que ele desenvolveu os seres, faz a gente se prender cada vez mais.
Um ponto que eu senti falta foi o desenvolvimento "daquela" questão do Rurique, acho que o personagem tem potencial para um livro solo por causa do que passou e que poderia passar com aventuras futuras.
A carruagem da morte finaliza a trilogia e sem dúvida foi o melhor dos três.

Fernando.Souza 03/01/2023

Um ótimo fim pra uma saga incrível, com mistura de mistério e folclore, o que prende a atenção do começo ao fim! Esse livro é simplesmente incrível

Neyla 30/11/2017

Falar de Tibor Lobato, pra mim, é sempre um prazer enorme. Eu amo demais essa história e vocês não imaginam o quanto estava ansiosa pelo desfecho dessa aventura. E, minha gente, ela não me decepcionou! Foi uma leitura super gostosa que só fez aumentar ainda mais o meu amor por essa trilogia.
Antes que vá a frente nessa leitura, um alerta: se você não leu a série, tem curiosidade e não quer spoiller, por favor, pule a parte do resumo e vá direto para minhas considerações a respeito da história.
Mais uma quaresma se aproxima e dessa vez Tibor e Sátir sabem que as coisas serão ainda piores do que nas anteriores. Após toda a aventura vivida no ano anterior, a descoberta dos planos da Cuca e o desaparecimento de Rurique, ambos estão bem mais maduros e cientes de que algo muito ruim está prestes a acontecer.
Resta apenas um muiraquitã, que está nas mãos da Cuca. A pedra, que antes guardava o boitatá, agora está tomada por uma força maligna que não se sabe ainda o que pode ser. A única coisa que se tem certeza é que essa bruxa malévola está reunindo um exército e está usando Rurique, em sua forma de lobisomem, como uma de suas armas para assustar os moradores das vilas da redondeza.
Decididos a enfrentar o que quer que esteja acontecendo, Tibor e Sátir saem em mais uma aventura. A princípio a meta é encontrar Rurique e trazê-lo de volta para seus pais, mas quando as coisas começam a avançar e sonhos estranhos passam a rondar as noites de sono de Tibor, ele percebe que achar o amigo é apenas mais um passo em busca do que ele realmente precisa fazer: derrotar de uma vez a Cuca e fazer com que ela carregue consigo todo o mal que soltou com suas magias.
Como eu estava ansiosa por esse livro! Já falei várias vezes, seja aqui no blog ou no instagram, o quanto eu sou apaixonada pelos personagens e pela história criada por Gustavo Rosseb. A leitura sempre dinâmica e a trama envolvente sempre me deixam com um sorriso de uma ponta a outra do rosto. E dessa vez não foi diferente.
É notável o amadurecimento dos personagens e a história, que desde o início já se mostrava bem misteriosa, dessa vez ganhou um ar ainda mais sombrio. Muitos fatos novos foram inseridos na história e me surpreenderam.Sempre soube que haveria um confronto final entre a Cuca e os Lobato, mas jamais imaginaria que acontecesse da forma como o autor colocou. Existe ainda uma inserção de novas lendas do nosso folclore e, em paralelo a elas, novas histórias vão sendo criadas e trazem um novo mistério à trama.
E nesse ponto preciso dizer a vocês que o que eu mais gosto nessa trilogia é justamente o encontro de várias lendas em um só lugar. Me agradou demais a forma como as histórias se entrelaçam e de como cada personagem das lendas que tão bem conhecemos (pelo menos a maioria) tem um papel importante durante a narrativa. Neste livro, em especial, o encontro com o Negrinho do Pastoreio foi o que mais alegrou meu coração, principalmente por ser uma das minhas lendas preferidas (e eu confesso a vocês que estava um pouco indignada dele não ter sido usado antes, achava que acabaria sendo esquecida). Cruzar a história dele com a do Bumba Meu Boi foi uma sacada excelente e fiquei extremamente feliz por elas terem se encaixado com tanta perfeição.
Em relação aos personagens não tenho do que reclamar. Tibor e Sátir continuam ótimos protagonistas e, embora estejam maiores e com novos interesses (Sátir está até namorando, vejam só!), não perderam ainda o jeitinho mais ingênuo e um tanto infantil que é marca registrada deles desde o primeiro livro. Rurique ainda é de quem eu mais gosto, não só pela identificação (sou medrosa que nem ele), mas por conta de seu bom humor mesmo diante das adversidades. Apesar de admirar a inteligência de Sátir e a persistência de Tibor, em alguns momentos eles são cansativos, principalmente ele e sua teimosia sem fim.
Apesar de ter gostado demais da história, teve um ponto que meio que me incomodou por não ter sido explorada pelo autor. Não entrarei em detalhes por ser um belo de um spoiller, mas foi uma deixa que Gustavo deixou no segundo livro e que, em A Carruagem da Morte, deixou vir à tona. Eu vibrei, fiquei esperando o desenrolar e, no final, nada aconteceu. Acho que, se não era a intenção do autor explorar essa parte, nem deveria ter colocado no livro. Atiçou minha curiosidade e fiquei a ver navios. Não levou nota máxima por conta disso.
A Carruagem da Morte foi um ótimo fechamento para essa trilogia que é dona do meu coração. Tem ação e aventura de sobra e uma trama tão viciante que não dá para parar de ler. Infanto juvenil de qualidade, feito para divertir leitores de todas as idades. recomendo muito!

Angel 14/12/2017

Fechando a trilogia As aventuras de Tibor Lobato om chave de ouro, A Carruagem da Morte se inicia às vésperas da terceira quaresma dos irmãos Lobato.

Mas vamos voltar um pouquinho:
Em O Oitavo Vilarejo, Tibor Lobato e sua irmã Sátir vão morar no sítio coma avó, Dona Gailde, depois de passarem dois anos num orfanato para onde foram enviados quando perderam os pais. Lá descobrem que a quaresma pode ser um período muito perigoso, além de descobrirem que são descendentes de um poderoso ser mitológico, e junto com o novo amigo Rurique, eles vivem muitas aventuras.
No segundo livro, A Guardião de Muiraquitãs, eles lutam contra forças poderosas e malignas, e algo terrível acontece no final.

Enfim, às vésperas dessa terceira quaresma, os irmãos vão levando a vida e tentando superar o que aconteceu no ano anterior.
Mas Tibor não aceita, ele não pode e nem consegue aceitar o que aconteceu e vai fazer o que estiver ao seu alcance para derrotar a Cuca e acabar com ameaça, de uma vez por todas.

Novos personagens surgem, e outros a gente reencontra e algumas histórias do presente e do passado se cruzam.
Mistérios são revelados e novas criaturas surgem, tanto para o bem quanto para o mal.

Tibor, que não vinha tendo seu melhor momento, amadurece muito neste último livro, todos eles na verdade amadurecem de alguma forma, mas nele fica mais evidente.

Como eu disse, este livro fecha a trilogia com chave de outro, tem muita aventura, mostra o poder do amor e da amizade, além de como eu sempre digo: ser um resgate ao nosso folclore.

O folclore brasileiro é muito rico, mas também é bem desvalorizado, e ler sobre, de uma nova forma, é muito bom, eu adoro!
Me lembra a época da escola, quando parte dos trabalhos eram dedicados ao folclore.

O livro é narrado em terceira pessoa, com foco no Tibor, e a narrativa é bem leve e fluída. Sem dúvidas essa trilogia merece ser lida, recomendo fortemente.

"Sabe o qui é sacrifício de verdade? — perguntou o Saci. — É ter coragem pra fazê o qui é preciso. Pelos seus amigo, pela sua famia e pelo futuro."

Carol - @ressacaliteraria_ 09/04/2020

Resenha
Em "A Carruagem da Morte" os irmãos Lobato estão às vésperas da terceira Quaresma e ainda se recuperando dos acontecimentos da anterior. Mais um ano se passou e surpreendentes acontecimentos mudaram a vida dos irmãos desde que chegaram ao sítio e presenciaram fatos inimagináveis.

"O tempo é a única força que nada perdoa."

" - A gente sempre está lá, mesmo na noite mais escura, para todos que precisem de luz."

Já com a certeza de que esta será a pior das Quaresmas, Tibor e Sátir se preparam para continuar com a aventura vivida no ano anterior e acabar de vez com os planos malignos de seus inimigos e principalmente da Cuca.

" - Os sonhos são feito areia. O que é a areia senão um amontoado de grãozinhos? [...] Micropedaços de conchas e pedras de todos os tipos que, juntos, formam uma coisa só."

"Não existe escuridão que alcance o coração de uma fonte de luz."

Com um exército de criaturas horrendas espreitando a vida dos habitantes e destruindo os Vilarejos, mais uma vez os irmãos vão em busca de uma solução para acabar com o mal, resgatar seu amigo e viveram finalmente em paz.

"...Isso que vocês chamam de 'remela' é o resquício da areia dos sonhos que despejei sobre os seus olhos para que sonhassem."

"Aprenda o que precisa aprender."

Sonhos estranhos começam a assombrar Tibor e em busca de pistas para onde seguir, a irmã, seu novo namorado e o cachorrinho do mesmo o acompanham nesta nova perigosa e eletrizante jornada.

" - Acalme-se, menino. Não é assim que se vence um problema. [...] É preciso botar a cabeça no lugar ou então você está derrotado."

" - Sempre há uma guerra sendo travada lá fora, querido. E sempre haverá [...] Esteja você pronto ou não."
Este é o maior livro da série e sim, eu queria mais! Neste volume temos novos personagens, mais uma vez o desenvolvimento e crescimento dos antigos personagens mas sem perder o jeito ingênuo e um tanto infantil que é marca registrada desde o primeiro livro, e outros secundários de extrema importância na trama. Histórias do presente, passado e até futuro vão se cruzar, mistérios vão se revelar e finalmente novas criaturas vão se mostrar, tanto para o bem, quanto para o mal.

" - Talvez precise desviar sua visão do rodamoinho para entender do que ele é feito."

"Onde houver um pontinho de luz que seja, a escuridão nunca será completa."

Lições importantíssimas vão nos ser passadas através das páginas, assim como Tibor precisará passar por algumas provações para descobrir quem realmente é e pelo o que deve lutar. Muitos fatos foram inseridos de forma surpreendente, assim como novas lendas do folclore e histórias que trazem ainda mais mistério para a trama. O final é de arrepiar, fazer chorar e até mesmo suspirar.

" - Ora, o único poder de que você precisa é escutar seu próprio coração. Escute-o e terá uma vantagem."

"Às vezes a gente tem que perdê pra ganhá. Lembra disso!"

É um livro que fecha a trilogia perfeitamente e merece ser aplaudido de pé. Além de ser cheio de aventura, vai trazer lições sobre o preconceito, amor, perdão, amizade e até relacionamento familiar. A leitura é sempre dinâmica, a trama envolvente e com um roteiro de arrepiar.

"Era preciso parar de andar para descobrir qual era o próximo passo."

" - Escute seus medos, são eles que te dão a noção do perigo real. Mas escute também a sua intuição, é ela que te leva para o caminho certo. Não é preciso saber de tudo para sentir o que é certo e o que não é."

A melhor parte, para mim, é a maneira como o autor conseguiu fazer várias lendas do folclore se encontrarem em uma só história de forma tão natural e envolvente. Neste livro em especial, temos a do Negrinho do Pastoreiro, que eu nunca tinha lido realmente e adorei saber um pouco mais, e a do Bumba Meu Boi que foi uma sacada muito inteligente (quem ler vai entender ;p).

"O que é a esperança sem os sonhos?"

"O Negrinho seria uma vítima fatal daqueles tempos, em que a cor da pele determinava o destino das pessoas."

A capa, como sempre, ficou linda e foi desenha pelo autor. A diagramação continua a mesma, com letras de tamanho confortável para leitura e páginas amarelas. A narrativa é em terceira pessoa, e a escrita do autor continua bem leve e fluída.

" - Ora! Si tem um vilão na história, tem qui tê um herói!"

"Que nada, nesta vida, seja forte a ponto de prender vocês. Todos somos livres, por natureza, para nos tornar aquilo que quisermos."

"Não precisamos querer o talento dos outros, porque cada um de nós tem o seu."

Favoritado e recomendado sem pensar duas vezes!

" - A morte é tudo que faiz tudo ter sentido. Porque ela existe, é sempre certeza que os dias da gente são contados [...] Vai tudo acabá. Isso faiz a gente cuidá pra tudo valer a pela. Num é? Pensa bem."

"Não é o rótulo que faz a pessoa. Mas sim o que ela é por dentro e como age neste mundo ou em qualquer outro."

site: http://www.ressacaliteraria.com.br/2017/12/resenha-carruagem-da-morte-gustavo.html