Lugar Nenhum

Lugar Nenhum Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Lugar Nenhum

mai 18/04/2024

Demorou a me envolver na história, mas é uma escrita boa de acompanhar, então a gente vai sendo levado, e o conteúdo extra dessa edição é bem legal.

acho que foi um começo arrastado demais, as partes do Sr Vandemar e Sr Croup eram meio chatas pra mim e eles aparecem muito nas primeiras páginas. tbm queria que tivesse tido uma amarração melhor do prólogo, a velha do guarda chuva não apareceu nunca mais.

eu esperava gostar mais, até pela proposta de ser um Alice no País das Maravilhas mais adulto, mas não supriu essas expectativas. isso tanto me fez gostar menos pela decepção quanto sustentar uma nota maior possível, pq eu queria ter gostado muito.

Gessyka.Loyola 29/03/2024

Realmente, não cheguei a "lugar nenhum" ?
Não funcionou comigo, achei muito arrastado, foi ser empolgante depois de 70% e sinceramente, não me convenceu!
História toda doida e lenta, mas quem sou eu na fila do pão, se a nota do livro é boa aqui neh, então, leia e tire suas próprias conclusões.

Morango.Azedo 28/03/2024

Chiiii riiii Chichi (falando em ratês)
Depois de ler esse livro eu me peguei pensando "e se eu caísse em uma Belo Horizonte de Baixo?". Provavelmente não sobreviveria nem 2 minutos, mas gostaria de aprender a falar ratês, conversar com anjos, lutar com monstros e principalmente ir até um Mercado!
Neil tem a essência, inconfundível o jeito que ele cria os personagens, os cenários e a loucura boa que ele nos envolve.
Uma pena ter deixado tantos buracos na história.
???

Zi 10/03/2024

Primeiro contato com Gaiman
O personagem principal me irritou em 70% do tempo, mesmo assim gostei dele (???)
Me apaixonei pelos personagens secundários, como o chapeleiro maluco versão Neil.
Achei que poderia ter aprofundado mais na história de Door e sua família, faltaram muitas explicações.
O final me decepcionou um pouquinho, queria ver o reencontro de Door com Richard, seria fofo.

Resumindo, gostei da escrita do autor e espero ler outros dele.

Beaspo 05/03/2024

Uma porta para outro mundo
?? Você já conseguiu tudo o que queria e então percebeu que não era nada daquilo? ? perguntou à mulher.?

[?]

?? Eu achava que queria isto. Que queria uma vida legal, normal. Bom, talvez eu seja louco. Talvez. Mas se isto for tudo, então eu não quero ser normal.?

??????????

Neil Gaiman entregando uma história mágica em tom sombrio e divertido de um modo que só ele consegue.

Gabriel Castro 26/02/2024

Lugar Nenhum
Este é o primeiro livro que leio do Neil Gaiman. Sempre tive curiosidade nos títulos do autor. Gostei muito de Lugar Nenhum e pretendo ler outros livros do autor. Essa historia é rápida, o autor escreve de forma a deixar o leitor curioso e insere o leitor no universo criado por ele.

Neylane Naually 16/02/2024

Aquela fantasia estranha que o Gaiman faz como poucos
Ler Neil Gaiman pra mim é sempre um prazer, e com Lugar Nenhum isso não foi diferente. É um livro que eu tinha na estante há muito tempo e esse ano decidi colocá-lo na minha lista de 24 livros para 2024 e finalmente li agora em fevereiro.

Foi uma leitura muito gostosa, nostálgica até por ser um autor que eu leio desde a adolescência, e com aquela fantasia estranha que o Gaiman faz como poucos. Aqui nós acompanhamos Richard, um morador de Londres que por um acaso acaba conhecendo a Londres-de-baixo e todo um mundo surreal escondido nos esgotos, entranhas, vielas e sombras de Londres. Richard precisa ajudar Door, uma garota que pode abrir qualquer porta, em qualquer lugar.

"Richard tinha saído do mundo das metáforas e entrado naquele onde as coisas simplesmente são, e isso estava provocando mudanças nele"

Lugar Nenhum foi primeiramente concebido como roteiro pra TV e a transformação em romance foi um sucesso imediato. Publicado pela primeira vez em 1997 e posteriormente republicado na versão preferida do autor (edição da Intrinseca), o livro é maravilhoso. A ambientação é tudo nessa história, quem conhece Londres vai se sentir em casa e quem não conhece vai querer conhecer. As ruas, estações de metrô, pontes... todo o cenário é fundamental pra que a trama seja construída e apreciada.

O que eu mais amo nos livros do Gaiman é a criatividade dele, além da escrita que fazem as mais de 300 páginas de Lugar Nenhum voarem. Tudo aqui é diferente, sensorial, feito e descrito com muita paixão. Os personagens são interessantes, cativantes e em poucas páginas eu já estava totalmente investida na história. Como eu disse no início, os livros do autor funcionam pra mim, mas eu amo quando ele é tão certeiro assim. Indico muito.

Jaíne 16/02/2024

Surpreendentemente, não curti. E olha que eu gosto bastante de Neil Gaiman.
Os principais motivos pelos quais não gostei:
• Londrino demais: Lugar Nenhum tem descrições e referências a locais muito específicos de Londres, então não consegui “mergulhar” na leitura. Fiquei com a impressão que muitas das paisagens e descrições, certamente fazem mais sentido para quem já conhece Londres, assim a pessoa consegue captar as referências, visualizar melhor os cenários, compreender os trocadilhos usados... Sabe, ler um parágrafo e pensar “poxa, eu sei que lugar é esse do qual ele está falando!”... Então, por ser uma história extremamente voltada ao território londrinho, me manteve distante...

• Narrativa fraca: A impressão que eu tinha, era de estar lendo o roteiro de uma peça ou de um filme: um monte de descrição (de lugares que não conheço), seguido de um monte de diálogos (alguns cansativos e até desnecessários)...

• Enredo prometeu muito e não entregou: Por se tratar de uma fantasia, esperava personagens muito mais elaborados, diferentes e marcantes... Os únicos que cativaram um pouco foram o Senhor Croup e o Senhor Vandemar... De resto, achei todos “sem sal”.

Do final, não posso reclamar, pois achei até fofo. Mas como a experiência da leitura geral não foi boa para mim, um bom final não foi capaz de salvar o livro.

Andressa 11/02/2024

Doidera
Peguei o livro só porque era Neil Gaiman, e convenhamos, ele escreve de uma forma que é super gostoso de ler.
Não sei se é porque gosto do autor ou se eu não tinha nenhuma pretensão com o livro, mas gostei demais. Sou até suspeita de falar já que a minha cabeça é tão louca quanto a história.
Mesmo se você não gosta do tipo de história dinâmica que parece um rolê sem roteiro, o Gaiman escreve de uma forma que você não consegue deixar de ler.
Divertido, recomendo.

Livraria de Apolo 10/02/2024

Resenha | Lugar Nenhum | @livrariadeapolo
Adorei o livro. Leve, bem divertido, com uma crítica social muito boa. Obviamente não é um livro para todos, o humor britânico não é para qualquer paladar, ainda assim me agradou bastante.

lcsfagundes_ 08/02/2024

Um dos livros já feitos.
O início deixa muito envolvido. O autor propõe uma espécie de País das Maravilhas para adultos, mas não é o que acontece. Está mais para um País das Maravilhas com incoerências e referências londrinas. Poderes que aparecessem somente quando é conveniente, ou que aparecem depois, mas poderiam ter sido usados para resolver problemas prévios. Além de ser cheio de soluções fáceis que são explicados com "porque sim". O final, quando ele volta para o "mundo real" é mais fantasioso que a cidade governada por ratos, com anjos e monstros.
Neil Gaiman é um autor competente, que apesar dos pequenos problemas, que talvez sejam subjetivos, me deixou envolvido e permitiu a continuidade da leitura. Talvez para os fãs de fantasia, seja um grande mousse.

Belle.justin3 04/02/2024

DEVERIA TER MAIS RECONHECIMENTO!
Esse livro ele é: ABSOLUTAMENTE INCRÍVEL.

No começo, ele pode parecer meio chato e sem sentido, vc começa a ficar confuso, mas conforme o livro for rolando, vc vai começando a entender e a se apegar aos personagens esquisitos que aparecem.

Ele é uma fantasia sombria, parecido com Alice no País das Maravilhas, só que mais obscuro.

O protagonista tem um ótimo desenvolvimento, ele é meio burrinho e trouxa no começo, mas no fim? Ele se torna completamente diferente. Ele deixou de ser inseguro, ele não tem mais medo de falar o que pensa e é ele quem coloca ordem nas coisas. Mas tbm né, ele sofreu horrores durante o livro, da até dó ? ele aprendeu muita coisa e se tornou outra pessoa, mas de um modo bom.

A história é perfeita, ela te vicia e o universo é único e meio realista. O Neil Gaiman acertou horrores nesse livro, pq ele é simplesmente incrível e merece muuuito mais reconhecimento.

Leticia 23/01/2024

Um livro para jovens leitores
Leiturinha gostosinha, descompromissada. Um YA de fantasia do Neil Gaiman. É isso, em resumo.

Pouca violência, nenhum romance, bastante fantasia

Recomendo, com ressalvas quanto às expectativas do leitor.

Gio 20/01/2024

Lugar Nenhum | @agalaxiadoslivros
Eu achei o livro bem confuso e na maior parte do livro eu não entendi para onde essa história estava indo. Eu entendi as críticas sociais que o livro trata, mas acho que, apesar da boa narrativa, a fantasia nao funcionou para mim. Eu adorei as mulheres que ele criou, mas eu queria saber mais sobre as histórias individuais de cada uma.