Lugar Nenhum

Lugar Nenhum Neil Gaiman

Resenhas - Lugar Nenhum

Frank 15/09/2021

Lugar nenhum surgiu inicialmente como roteiro para uma série de tv. O autor adptou e transformou nesta obra. Se passa em Londres, para onde o personagem Richard Mayhew se muda em busca de opprtunidade de emprego. Ele possui uma vida normal, até se deparar com uma menina maltrapilha ferida chamada Dooe (porta) e decidir ajudá-la.
A partir deste encontro a fantasia começa a se desenrolar e ele descobre que existe uma Londres de cima e uma Londres de baixo, invisível, mas presente.
A premissa da cidade invisível é interessante ao se analisar que ela nada mais é que a cidade dos miseráveis, mendigos, doentes, que são "invisíveis" para as pessoas ao redor. Quantas vezes não passamos por pessoas em situação de rua que fingimos não existir, ou no máximo damos um trocado.
Toda a história de fantasia se passa nesse mundo, onde Gaiman cria uma mitologia complexa e original.
A obra é divertida e lembra um pouco o humor inglês do Guia do Mochileiro. A Leitura é fluída e rápida, dá pra terminar em um dia inteiro.
Vale a leitura.

Alana 09/09/2021

Eu amo as histórias do Neil Gaiman, nesse eu esperava algo no universo de Deuses Americanos, mas não é. A história é divertida e os personagens são sensacionais.

Jjjkjs9717 29/08/2021

Foi meu primeiro livro do Neil Gaiman, mas acredito que não será o último. Apesar de não ser um livro com muita "tensão" se possível dizer, não me deixou ansiosa em momento algum, é um mundo muito gostoso de fantasia.

Naiana 28/08/2021

Gostinho de quero mais....
Para quem gosta de fantasia, mitologia, aventura e mistério, gostar da obra de Gaiman não é difícil. Neil Gaiman é um excelente contador de estórias, e sabe muito bem como te conduzir para o mundo que ele criou e deixar sempre um gostinho de quero mais.
Em Lugar Nenhum somos transportado pata Londres juntamente com Richard Mayhew, uma pessoa normal, de bom coração, que segue vivendo sua vida até encontrar uma garota ferida na rua e então descobre que existem duas Londres, a que todo o mundo conhece, e a outra Londres, a Londres de Baixo, onde habitam pessoas de todas as épocas e seres míticos. As pessoas da Londres de baixo até podem transitar pela Londres de cima, mas raramente são notadas ou vistas, pois o racionalismo (talvez até o individualismo) impede que as pessoas da Londres de Cima notem que existe todo um mundo escondido sob seus pés. E ao ter um vislumbre dessa outra Londres Richard se torna invisível ao mundo que antes conhecia, a partir de então se inicia sua busca para encontrar a sua vida de fato.
Este livro foi escrito por Gaiman na tentativa de expor toda a sua imaginação sobre a série homônima que ele escreveu para a BBC, e que após ler o livro me deixou muito curiosa por ela, mesmo sabendo que estará faltando peças da narrativa, já que no livro ele pode usar toda a criatividade suprimida pela rede televisiva.
Para quem ama fantasia, como eu, é uma leitura imperdível, e não deixa de abordar assuntos muito reais e importantes, como os moradores de rua e sua "invisibilidade" perante a sociedade, e a história que mais me tocou foi a da menina Anaesthesia.
Enfim, o livro terminou e deixou um gostinho de quero mais...

Bia 26/08/2021

Caminhos para uma jornada invisível
Uma das primeiras obras de Gaiman, dá pra sentir que ele experimenta a sua criação de mundo e personagens, apesar de ter gostado muito do livro não senti muita profundeza nos personagens. Muitas perguntas e enredos foram deixados em aberto na minha opinião, porém, o conceito incrível me prendeu e mesmo em seus estágios iniciais da sua escrita o brilhantismo de Neil para contar histórias de outro universo já é perceptível.

Poliana.Albuquerque 23/08/2021

Olha...
Minha expectativa tava lá no alto. Eu achei que as coisas demoram muito pra acontecer, demorou tanto que quando as reviravoltas aconteceram eu pensei, okay é isso.

Alini 20/08/2021

Bom
A história é bem desenvolvida, com personagens muito interessantes, tanto que acabam não evoluindo na história. De toda forma o livro é um prato cheio para quem curte fantasia. O livro também trás nas entrelinhas uma certa crítica social.

Camila 18/08/2021

Apaixonante
Lugar Nenhum é um livro encantador. O autor criou um universo mágico e paralelo, que ao mesmo tempo possui tantas ligações com a realidade que fica fácil ser cativado pela narrativa. Sem falar nas informações geográficas e históricas sobre Londres que são mencionadas ao longo da obra. Fiquei com muita vontade de conhecer a cidade depois desse livro!

Luana 14/08/2021

Não sei se era o que eu esperava. Mas como uma obra do Gaiman fui novamente jogada a uma certa realidade cruel: das pessoas invisíveis.

Uma coisa muito boa do livro são os fatos históricos. É a história esquecida da Cidade de Londres.

Sobre o Richard: eu acho que nem ele sabe o que quer da vida.

Lucianalg 14/08/2021

Londres
O livro se passa em Londres mas não na Londres que conhecemos e sim na Londres subterrânea com personagens fantásticos.

Ian 14/08/2021

Até onde o olhar chega
Quantas cidades existem dentro de cada cidade? A pergunta motriz de Neil Gaiman é sensacional, e foi maravilhosamente explorada na construção da Londres de Baixo, que parece que sempre esteve lá verdadeiramente, como se fosse possível encontrar resquícios ou pontas do iceberg misterioso que ela é se tiver o olho treinado.
A arquitetura dessa sublocalidade é de encher a imaginação; a experiência de reunir as palavras do autor à experiência real de morar na cidade deve ser riquíssima.
É genuinamente divertido explorar as inúmeras facetas muito criativas com que Neil povoou a subcidade, semelhante a explorar um mapa interativo de um novo jogo de video game.
Entretanto a narração da história deixa a desejar, simplesmente não está à altura das outras obras dele. O ritmo é descompassado, lento quando deveria ser rápido e rápido quando deveria ser lento, embora essa não seja uma regra geral da escrita, fica notável diversas vezes. Alguns excelentes personagens como Sr. Croup, Sr. Vandemar e Hunter foram extremamente subutilizados sendo que a história abriu diversas margens para tal. Algumas pontas de contos que instigaram a imaginação ficaram soltas, assim como muitas perguntas ficaram abertas. Talvez esse seja o estilo da Londres de Baixo, indagar, não responder.
No geral uma experiência divertida e leve de leitura, mas poderia ser uma obra ainda maior se tivesse tido vontade do escritor (o conto extra escrito anos depois mostra o amadurecimento dele onde pecou no livro em si).

RmortL 11/08/2021

Relação de amor e ódio
Apenas porque esperava que o final fosse totalmente o oposto apenas para que lidasse com a frustração que é a vida mesmo, maaaaas foi um final incrível de toda forma, se fosse diferente talvez nem agradaria tanto. Enfim, a palhaça que sou.

Mima 05/08/2021

Não me empolgou tanto
Essa é o tipo de aventura legal pra quando você tem uns 13 anos, no máximo!
Teria me empolgado super!
Recomendo para pessoas mais jovens.

vaness 02/08/2021

Esquecível
Sou uma grande fã dos livros do Neil Gaiman, amo a escrita e o desenvolvimento das histórias, porém achei Lugar Nenhum fraco em comparação aos outros.

Marcello.Buzon 21/07/2021

Gaiman não decepciona nunca
Ler Gaiman é uma certeza tão grande de satisfação que causa receio. Sim, receio de começar, viciar e se entristecer por finalizar.
Lugar Nenhum não é diferente, com uma narrativa envolvente e fluida, o autor nos leva a uma história incrível cheia de nuances, aventuras e reviravoltas. Tudo é incerto, assim como tudo acontece. É fácil se apegar a personagens e sentir medo por eles, é fácil seguir a história e sentir receio a cada 'porta aberta'. É fácil se apaixonar por Lugar Nenhum.
Nesta obra, Gaiman não deixa de tocar em assuntos importantes de nosso cotidiano de uma forma fantástica. Nos faz refletir sobre como ignoramos e tornamos banais situações alheias.
Livro incrível, história de tirar o fôlego e um final de deixar gosto de quero mais. Quem sabe desta vez teremos uma continuação de uma obra do autor...assim espero... Ansiosamente.