Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Lilian 14/06/2020

Um clássico
O clássico de Jane Austen, como já havia ouvido falar, contém muitos personagens, com famílias de numerosos filhos, e em principal da família Bennet.

Se não está acostumado com a escrita da autora, tenha paciência nos primeiros capítulos, pois trata-se de uma linguagem mais formal, e com certeza, uma dica para não se perder com os vários personagens descritos, vale ter uma árvore genealógica do livro em mãos, lhe garanto que servirá como base, e após se familiarizar, a leitura será facilitada.

Me encantei, pois por se tratar de um romance de época, temos outras visões, de como os assuntos eram tratados antigamente, e como o orgulho e preconceito se destacavam dentre cada um, a diferença de classes, e a importância do casamento naquela época.
Nati 29/08/2023minha estante
Só queria ter visto essa resenha antes de ter começado a ler. ? A dica da árvore genealógica ??
Agora estou no final e ainda me perdendo nos personagens kkkkkk

Jana 18/01/2022

Relendo...
Depois que pega o ritmo e se apega aos personagens, a leitura fica mais fluida.

Confesso que anos depois ainda me surpreendo como esse povo vive só de bailes, chás, visitas e escrever cartas kkkkk mas a história de amor é tão boa que me faz até revisitar meus próprios sentimentos.
akame7 18/01/2022minha estante
a declaração do Darcy.... queria tanto um assim na minha vida

Izabela.Fabro 18/01/2022minha estante
Eu amo esse livro

A.Maia 24/03/2020

Orgulho e Preconceito
Elizabeth, uma jovem de pulso firme e de opinião forte, é a segunda mais velha dentre suas irmãs, todas solteiras, cuja mãe está louca para casá-las! Entre uma rede de acontecimentos, Elizabeth conhece o senhor Darcy e o tenente Wickham, ambos despertam nela algo diferente. Conforme o tempo passa, a jovem viaja para a casa de parentes e percebe o quanto o julgamento que fez desses dois senhores pode estar completamente errôneo. Com algumas informações ela terá de tomar decisões a fim de mudar totalmente o curso deste romance, tendo que deixar o orgulho e o preconceito de lado para seguir seu coração.

Eu sempre adiei a leitura de clássicos. Em um dado momento peguei alguns para ler e me aborreci com a riqueza de detalhes que poderiam ter sido minimizados, em minha opinião. Este foi o motivo de eu ter demorado para ler o tão famoso "Orgulho e Preconceito". Me surpreendi neste enredo, alguns momentos são rodeados de floreios e não tão objetivos, mas não deixa de ser divertido e trazer vários traços da cultura da época a qual foi escrita; principalmente em se tratando de como a mulher deveria se portar diante da sociedade. Não traz detalhes a ponto de ficar cansativo, mas não é uma leitura tão fácil como os romances atuais, mesmo que sua história seja simples! A narrativa, em terceira pessoa, só me deixou um pouco confusa com tantos nomes e sobrenomes distintos logo no início.

A protagonista é uma moça que se mostra preocupadíssima com os sentimentos de suas irmãs e também com o que a sociedade pensa sobre tudo. A história é como se fosse a reunião de breves relatos da vida da família Bennet, principalmente com relação à casamentos! Contudo, eu esperava um grande plot twist, por ser um romance clássico seus pontos de clímax são marcados de maneira diferente se comparado aos livros publicados atualmente.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Tavares 05/07/2020

Livro >>>> filme(todos eles)
Eu amo o filme de 2005 e estava meio receosa em ler o livro, pois nunca tinha lido romance de época antes. Achei q não aguentaria ler algo numa linguagem tão antiga, visto que a Jane Austen viveu em 1800. Mas, sendo sincera, isso deixou a obra muito mais gostava de ler e não me incomodou nem um pouco. Eu adorei o livro do começo ao fim e recomendo muitíssimo.

Giu 15/03/2022

Que leitura gostosa!
Se vc assistiu o filme, esqueça-o e apenas leia!
Desde o início é uma leitura que prende, li praticamente em 2 dias e não conseguia largar sem ser obrigada. E por isso listarei brevemente abaixo os motivos de recomendar esta belíssima obra para aqueles que ainda não leram e mal sabem o que estão perdendo:

- A construção da trama;
- Os personagens bem desenvolvidos (inclusive os secundários!!);
- As entrelinhas;
- Ponto de vista de outros personagens;
- Os diálogos (alguns deixam a gente istérica com migalhas (amei));
- As cenas, toda a problemática, solução e acontecimentos que não estão no filme e que fazem total diferença;
- O enemies to lovers mais clássico e de respeito que eu já vi (o jeito que eles se alfinetam é diferente!);
- O fim com o total de 0 defeitos;
- Capítulos curtos;
- Escrita extremamente envolvente.

Minhas considerações

Confesso que fui com 0 expectativas pois li "Persuasão" da mesma autora e não senti tanta afinidade, PORÉM, esse livro foi incrível e entrega tudo sem prometer nada!

Como eu já tinha visto o filme, esperava algo bem parecido mas sabemos que é sempre aquela mesma história de " o livro é sempre melhor que o filme" e nesse caso tenho o *dever* de ser repetitiva e dizer que SIM, o livro tem 1000 vezes mais desenvolvimento, detalhes, cenas e diálogos que me deixaram apaixonada!!!

O desenvolvimento de tudo é bem mais trabalhado, botando todos os pingos nos i's sem deixar brecha alguma e assim acompanhamos toda a "construção" de um sentimento sincero e nobre dentro de cada personagem (alguns não nobres e vergonhosos também kkkk).
Amei as discussões entre os protagonistas, a parte da problemática bem mais detalhada e os Tios da Lizzy ?.

****Spoilers a partir daqui*****
Não sei quem era mais descarada, a Senhora Bennet ou sua filha Lydia, apesar de algumas coisas serem explicadas pelos costumes da época achei ambas sem noção, é de deixar indignada!

Vivi pra ler sobre a Caroline estar com ciúmes e tentando de todas as formas desabonar tudo sobre a Lizzy, eu ri!

A primeira visita de Lizzy a Pemberley é uma das melhores partes, sem dúvida! (O Darcy sendo decente e tratando os tios dela bem >>>>>).

Toda a estória ao redor de Jane e Bingley é bem mais detalhada e conseguimos entender melhor como ambos se sentiram e/ou foram levados a uma separação injusta.

O jeito como tudo acontece e transforma os sentimentos de Lizzy e Darcy é perfeito, o quanto os dois na verdade se dão bem é visível e esquenta o coração.

Apesar de não ter uma cena de beijo ou coisa do tipo (por conta da época em que se passa a história e em que o livro foi escrito), o amor entre os personagens fica evidente. Acho que isso é de grande valia hoje em dia, mostra que vai muito além de toque físico e envolve muito mais coisas como admiração, respeito, honra, atitudes e ações (coisas que as pessoas precisam relembrar).

Enfim, 5 estrelas e favoritado.
Maíra 15/03/2022minha estante
Deu até vontade de ler! Confesso que achei o filme muito superficial e até então, jamais pensaria em ler o livro, não fosse pelo seu comentário.

Giu 15/03/2022minha estante
Fiquei até sem graça! Obrigada pelo comentário, fico muito feliz de ter despertado seu interesse. O filme nunca foi um dos meus preferidos pois o tal "amor" deles surge meio que do nada e como disse, fui sem expectativa. Recomendo tu tentar a leitura e por favor depois vir me contar o que achou! ??

Maíra 15/03/2022minha estante
Vai ficar no meu radar, com certeza. Também achei que no filme, o relacionamento surge do nada e não acho que deu match entre os atores.

Bruna Suelen 20/03/2022minha estante
Amo

Lalu 21/03/2021

Muuuuuito bom! A história te prende, e é como se você estivesse realmente vivendo na pele da Elizabeth. Uma leitura leve, e super clássica. Amei demais!

Thau 17/08/2020

Assisti o filme primeiro e achei que isso tiraria minha alegria do livro, mas ele foi ainda mais doce e suave. Fiquei triste que uma das cenas que mais gostei do livro não tem no filme, pra mim é justamente onde mostra como eles se apaixonam de uma maneira tão simples. Um dos meus 3 preferidos no mundo.

Macys 02/04/2020

História marcante
Foi difícil o início da leitura, mas após algumas páginas os personagens foram mostrando seus papeis bem definidos e cheios de personalidade, sendo impossível não se envolver inteiramente no enredo da história.

Lele 22/04/2021

"Orgulho e Preconceito"
Eu amo esse livro, foi meu primeiro contato com história de época, primeiro com o filme, agora com o livro.
Ver as relações da época, a importância do casamento, principalmente por uma mulher que não herdava nada, um legado patriarcal e machista... Como a classe econômica era vista e imposta. Mas o amor foi trabalhado muito bem, mostrando toda a cultura da época...
Eu recomendo muito esse livro, mas tem que ter paciência com a escrita referente a época da história, é bem mais formal.

sally's rooney character 11/08/2020

Leitura agradável
As únicas coisas que tenho a dizer é: Elizabeth perfeita hoje e sempre. Darcy, desculpe-me por não ter gostado de você no início.

ems 04/07/2020

maravilhoso
um romance muito bem escrito e com personagens cativantes :)

Beatriz Mendonça 05/07/2020

Um romance atemporal de aquecer o coração. Clássico exemplo de romance de época com personagens bem construídos

Kellen F. 29/06/2020

Devia ter lido há anos
Se arrependimento matasse eu morria agora por ter demorado tanto tempo para ler Orgulho e Preconceito. Estou completamente apaixonada, principalmente da metade para o final. Perfeito!

Thiene Morais 16/03/2021

Inteligentíssimo
Gostei demais do enredo.

A família Bennet é bem peculiar. Podemos nos irritar com a interesseira Sra. Bennet, a futilidade de Lídia, a altivez de Mary, a passividade de Jane e a perdida Kitty. Mas não tem como deixar de se encantar com a inteligente e também insolente ? Elizabeth e rir com o sarcástico Sr. Bennet.

O livro aborda o preconceito social que a família sofre e o orgulho tanto de Elizabeth quanto dos pretendentes frente à possibilidade de resposta as damas da família. Tudo na época girava em torno de um casamento "bem sucedido" mas Jane e Elizabeth (principalmente) não se corrompem nem cedem a este cenário.

Me surpreendeu o fato de Jane Austen escrever seu primeiro livro (lady Susan), com apenas 17 anos.

Krol 13/11/2020

Uma linda representação da sociedade no século XIX
Jane Austen é de te deixar sem palavras. Gostei muito da construção do romance, mas o que mais me encantou é como ela mostra com perfeição como era a época, os costumes e tudo mais.