Os Cinco do Ciclo

Os Cinco do Ciclo Elias Flamel

Resenhas - Os Cinco do Ciclo

Will 27/03/2023

História interessante e leitura agradável.
Uma boa história, posso colocar como destaque a capacidade de escrita imersiva do autor, pois me senti em Keltoi, consegui recriar mentalmente com riqueza de detalhes o ambiente, seus personagens, suas personalidades e peculiaridades. O interesse na história cresce com o passar do livro e mesmo após concluir, tenho várias perguntas e o desejo de uma continuação.
É muito interessante a forma como o enredo mescla elementos culturais de história, referências a povos antigos, a arte de fazer política que é quase atemporal e também pitadas de mistério. A ambiguidade dos personagens nos aproxima da realidade, assim como alguns diálogos humanizam a história, que recheia a jornada de Yosef com problemas cotidianos. Parabéns ao Elias pelo trabalho completo, pela vasta pesquisa que deve ter feito pra criar todo o universo cultural do livro e também pela simpatia, pois pude ler enquanto fazia observações ao próprio autor, o que enriqueceu ainda mais a experiência.
Espero voltar a Numitor em breve...
Elias Flamel 28/03/2023minha estante
Gosto de comparar a escrita com uma saborosa comida. É necessário misturar temperos, diversos alimentos e até mesmo diversas temperaturas. Tudo isso conversando entre si forma uma experiência única.

Vendo os seus elogios sinto que Yosef foi um personagem marcante na sua leitura. Humanizar e conseguir transmitir um cotidiano é aproximar o personagem do leitor e transformá-lo em uma lembrança. A leitura é marcante quando isso acontece e tento fazer o mesmo com a escrita. Parece que consegui.

Agora é continuar trabalhando para manter, e, quem sabe, melhorar o padrão.
Abraços e vamos conversar sempre.

Lohan 26/01/2023

Uma boa história
03/20

Essa é uma resenha que não tenho muito o que falar, porque eu realmente achei uma boa história, mas o ritmo dela não me agradou, nem o foco da trama principal que se baseia em religião e política, entre a relação do reino com os territórios menores que fazem parte. Agora, talvez o ponto que mais contribuiu para eu não gostar da história seja o personagem principal, já que, Yosef não me despertou interesse, identificação e nem passou muito carisma, e muitas vezes até achava ele chato. Também tinha partes da história que na minha visão de leitor, eram muito demoradas e possuíam explicações e detalhes que contribuíam para esse ritmo do livro. Entretanto, o final abre portas para outros livros e quem sabe um foco maior em outros personagens. Agradeço ao autor por conversar comigo e enviar esse livro por email, isso não é uma crítica literária, é apenas uma resenha que fiz a partir da minha experiência pessoal e as minhas impressões.
Elias Flamel 28/01/2023minha estante
Acredito que viver com a sinceridade é uma maneira de se aproximar da evolução. A respeito dos temas abordados, não há o que falar. Cada um se relaciona melhor com um deles ou com outros. Finalizado este ponto há outro que chamou a minha atenção. É sobre o Yosef. Por incrível que pareça, a sua opinião sobre o protagonista não é de todo ruim. Se faltou carisma, sobrou sentimento entre você e ele (mesmo que não seja um sentimento bom). Achar chato, detestável ou irritante mostra que o personagem provocou algo em você. Caso ocorresse uma ausência de comentários, uma total indiferença ao personagem mais importante da história, ficaria preocupado. A sua última observação é parecida com a de outros leitores e já liguei o sinal de alerta. Tentarei manter o meu estilo, entretanto, preciso manter a mão mais pesada na edição, diminuir os detalhes e acelerar o ritmo da narrativa.

Sou grato por toda a atenção e por dedicar tempo e atenção ao meu livro.

A soma de todas as páginas 04/01/2023

bora lá conhecer esse mundo único e surpreendente.
Nessa trama vamos conhecer a história através de Yosef, um homem casado, pai de três filhos e líder de Keltoi, uma vila do Império de Numitor. A vila é um lugar tranquilo, os moradores respeitam muito seu líder e trabalham na colheita do centeio todo ano. Mas ao final de cada colheita Yosef é responsável por levar o centeio ao império como pagamento dos impostos.

E é nessa última viagem que ele descobre que estão propagando uma nova religião de um Deus único. Como todos acreditam nos Cinco do Clico, que é uma religião politeísta com a crença em cinco divindades, ao retornar de viagem ele divide com os moradores de Keltoi todas as suas descobertas e isso acaba fazendo com que entrem em conflitos por causa do medo.

Toda a história é narrada em primeira pessoa e a leitura é fluida. O autor nos apresenta uma trama muito bem elaborada sobre os lugares, pessoas, crenças, tradições...
O destaque da leitura é o padrão religioso que surge com a intolerância de outras crenças, sobressaindo-se o fanatismo que leva as pessoas a violência extrema.

Todos os personagens são bem construídos, mas meu preferido é Yosef. Talvez por ser mais velho e carregar consigo tamanha sabedoria, que nos leva a muitas reflexões e ensinamentos.

site: https://www.instagram.com/p/CHDZSHCj41e/

mellothien 29/12/2022

Um universo intrigante
Bom, vamos lá. Eu não costumo fazer resenha dos livros aqui no skoob, mas acho importante que livros brasileiros tenham muito engajamento.

A experiência dessa leitura foi uma montanha russa. O início - principalmente os primeiros 5% - foi muito maçante e eu achei que ia abandonar, fiquei muitos meses sem tocar no livro, mas eventualmente consegui seguir. Em certo ponto,
fiquei completamente presa ao enredo e não conseguia largar. Mais pro final, foi ficando cansativo novamente, mas as últimas páginas me prenderam totalmente.

A premissa é MUITO interessante e o mundo que o autor construiu é bastante instigante, mas por muitas vezes a escrita era desnecessariamente densa e cansativa, e alguns diálogos eram difíceis de ler. Algumas partes extremamente importantes do enredo foram corridas, em detrimento de outras que se alongaram sem necessidade.

Um outro ponto que dificultou a leitura foi a falta de revisão no documento - que tinha muitos erros de pontuação, ortografia, concordância, etc -, o que foi dificil de ignorar, principalmente considerando o quanto a escrita é floreada.

No mais, o livro é ótimo. Essa é uma história que não sai da sua cabeça, e que traz questionamentos muito interessantes. Pretendo ler a continuação, pois fiquei bem curiosa pra saber qual vai ser o destino de Keltoi.

Por fim, sou extremamente grata por ter recebido do autor o documento, e achei ótimo ver o quanto ele é engajado aqui no skoob. Desejo todo o sucesso do mundo ao Flamel e agradeço por ele presentear a literatura brasileira com essa história que, claramente, é tão importante pra ele.

Italo Yan 06/12/2022

O livro pode ser um pouco cansativo no começo, mas vale muito a pena, o livro te põe na pele de um líder de uma aldeia, e vc sente o desespero que ele têm em certos momentos do livro, o quanto ele está cansado e quanta responsabilidade ele deve suportar, gostei bastante, sem spoilers, mas o final dá um gancho para o próximo.

Juliana2813 05/10/2022

O livro conta a história de Yosef, líder da vila de Keltoi, um povo que vive da agricultura e cultua os Cinco deuses do Ciclo. A vila de Keltoi, assim como muitos outros povos, é subordinada ao império de Numitor que, após estabelecer seu domínio à força, cobra altos tributos dos seus subordinados. Yosef é um homem não mais tão jovem, casado com Morgiana e pai de 3 filhos, os 2 jovens rapazes Hitalo e Yohan, e o bebê Julian. O povo de Keltoi é pacífico e muito unido, quase uma grande família, e todos amam e admiram o seu líder. Porém, a paz dessa vila é perturbada com a chegada de rumores sobre um Deus único, religião que estava sendo adotada pelo império. Yosef sente que sua vila corre perigo, e parte em busca de soluções.

Eu gostei do livro e pretendo ler a continuação, recomendo a leitura porém com alguns avisos: se você espera muita ação e aventura, não vai encontrar. A maior parte do livro é bem parado e a história avança de forma lenta, é bastante carregado de pensamentos do protagonista que muitas vezes são bem longos, trata também bastante de política, e no final é que a história avança mais rápido e tem mais ação. Tem frequentes erros de ortografia, acentuação e pontuação, mas que não causam grandes dificuldades no andamento da leitura. Também faltou explorar mais o culto aos Cinco do Ciclo, pouco é explicado sobre isso. O livro é narrado em primeira pessoa pelo Yosef, o que eu achei bem legal pelo fato dele ser um homem mais velho, foi bem interessante mesmo ver as coisas na perspectiva madura dele. A reviravolta do final, apesar de chocante, me fez ficar super curiosa pela continuação ?
Elias Flamel 05/10/2022minha estante
Agradeço pelas pontuações cheias de sinceridade de quem iniciou a trajetória pelos Cinco do Ciclo de peito aberto e com vontade de chegar até o fim. Quero evoluir e a melhor maneira é identificando os erros e os acertos. Se há interesse pela continuação, então estou no caminho certo. Só tenho que melhorar o ritmo, podar um pouco os pensamentos do protagonista e dedicar ainda mais atenção a revisão. Sobre o último ponto, a obra já passou por diversas revisões e ainda há uns errinhos. O jeito é melhorar sempre.

Agradeço não só pela leitura como também por sua opinião.

Thiago.Barros 01/10/2022

Deuses e o Deus único
Neste livro foi possível esclarecer e afirmar algumas convicções que tinha referente a dizimação das religiões de vários Deuses, que são denominados de Mitologia, sendo: grega, nórdica, egípcia, romana... Para ocorrer tal ato muitas pessoas perderam as suas vidas por serem denominadas de pagãos.

Essa é uma visão macro de minha percepção da estória. Contudo o livro relata a vida do líder de Keltoi, Yousef. Responsável para proteger seu povo e servir o império de Numitor.
luanardlourenco 02/10/2022minha estante
??

Elias Flamel 05/10/2022minha estante
Quando o livro transforma-se em uma mensagem que convida a reflexão. Diante desta conquista olho para as minhas páginas e aplaudo a mim mesmo como uma criança feliz.

Fiquei curioso para ver toda a sua visão, mas de momento agradeço de coração as palavras ditas sobre o meu trabalho.

rfalessandra 18/09/2022

Os Cinco do Ciclo ou um Deus único
Yosef, é um líder diferente dos que estamos acostumados a ver. Ao contrário da maioria das fantasias, não encontramos aqui um personagem jovem, mas sim, um homem mais velho, pai de família entrando na velhice.
Logo, temos um líder maduro, com uma visão de mundo diferente do habitual e que presa muito a família.

Como servos do império, o povo de Keltoi paga anualmente um tributo ao reino e é uma dessas viagens que Yosef descobre que o mundo está mudando.

Keltoi, vilarejo em que ele vive, serve aos Cinco Deus do Ciclo. Deuses esses, que me chamaram bastante atenção (espero ver mais sobre eles em um próximo livro), mas Yosef vê a ascensão de uma nova religião, de um Deus único, e é apartir daí que todo o desenrolar da história se desenvolve.

Yosef dá ao seu povo uma escolha. Mas será a mais sensata?

No decorrer das páginas, vemos o desenvolver de um ser, antes inocente da vida do império e da crueldade do mundo em geral.

Enfim, recomendo a leitura!!!

Miih.... 13/09/2022

Os cinco do ciclo
"Passou muito tempo, no entanto, digo o que é de conhecimento de todos: As palavras do chamado Messias não foram esquecidas. Repito aquilo que ouvi: Deuses não mais existirão. Somente um Deus restará."

Sem estante 26/08/2022

Fantástica fantasia
O livro conta a história da vila de keltoi, onde os moradores liderados por Yosef creem nos 5 deuses do ciclo. Ao ver suas tradições ameaçadas pelas novidades do império, Yosef embarca numa corrida em busca de ajuda para suas crenças e de seus conterrâneos. A história é apaixonante e a gente se apega de verdade aos personagens.
Elias Flamel 26/08/2022minha estante
A apalavra apaixonante em meio as suas palavras chamou a minha atenção. Se apaixonar é ter desejo, amizade, medo, alegria, angustia, esperança, equilíbrio e desequilíbrio ao mesmo tempo. Estou contente e agora imagino que o apaixonar pode ter sido pela escrita, pelos personagens, pelo o universo criado e por tudo mencionado.

Obrigado por sua leitura.

huntero 28/07/2022

Yosef é um homem que já viveu muitos ciclos e, mesmo no início de sua velhice, adora seus cinco deuses antigos, sua família e sua vila. Por eles, este homem fez e faz qualquer coisa.
Elias Flamel 28/07/2022minha estante
Duas frases capazes de demonstrar toda a vida de um personagem.
Parabéns por este belo poder de síntese e por ler o meu livro.

Débora 10/07/2022

Fantasia nacional incrível
Aventurando cada vez mais na literatura nacional, tenho encontrado livros incríveis. Um desse livros é: Os cinco do ciclo, um livro de fantasia sobre política e religião, muito bem escrito e interessante. Escrever sobre esses temas é sempre uma tarefa difícil e nessa história é feito de maneira bem coerente e admirável.

A história é sobre o povo do pequeno povoado de Keltoi que vive a base da agricultura e cultua uma religião com vários deuses: Os cinco do ciclo. Yosef, líder do povoado, narra a história e está sempre ajudando o seu povo. Porém, quando o grande Império de Numitor exige que todas as cidades em seu domínio, incluindo Keltoi, sigam a mesma religião, Yosef acaba tendo a difícil missão de defender seu povo e seu direito de manter as crenças de seu povoado.

Nesse contexto, tem-se uma história muito bem estruturada sobre política e intolerância religiosa, além de incluir várias referências a momentos específicos da história do Brasil. A narrativa é um pouco lenta e muito descritiva na primeira metade do livro, mas a medida que a história avança vários desses detalhes acabam sendo relevantes para um melhor entendimento do povoado e dos seus habitantes.

Acompanhar o povo de Keltoi em sua luta por sobrevivência faz com que nos apegamos emocionalmente aos personagens, tornando a história cativante e viciante. São muitas as críticas políticas sobre essa sociedade que se refletem no mundo atual. E a reflexão sobre intolerância religiosa também é extremamente relevante, descrevendo situações que acontecem atualmente.

Senti a falta de mais informações sobre a mitologia do Deuses do Cinco do ciclo e de personagens femininas na história. Porém, acredito que esses aspectos talvez tenha sido explorados na continuação. Os cinco do ciclo é um excelente livro, com um mundo bem construído e com personagens carismáticos e notáveis, repleta de críticas políticas e sociais. Recomendo a leitura, tanto para quem gosta de fantasias tanto para leitores que estão iniciando nesse gênero.
Cleber 11/07/2022minha estante
Adorei esse livro!!

Débora 11/07/2022minha estante
Também gostei bastante desse livro.

SaraBorges 04/07/2022

Acho que não é pra mim!
Primeiramente, quero agradecer o autor por me enviar o livro por email, eu fiquei bem contente.
Em seguida, quero pedir desculpas pela nota baixa. Eu não quero que a minha crítica seja motivo de desânimo, pois sei como é difícil escrever num país onde não se tem muito incentivo.
A verdade é que eu estava esperando uma fantasia, mas a história é sobre política e religião, então acho que não sou o público-alvo. Para alguns, os acontecimentos podem ser incríveis, mas pra mim foi um pouco difícil insistir na leitura pois não gostei do andamento da narrativa.
A escrita é boa e tem momentos muito inspirados, bem detalhistas e dá pra notar o quanto o autor se esforçou pra contar nos mínimos detalhes o que o protagonista estava pensando e sentindo.
Entendi também as críticas ao fanatismo, em como a pobreza não significa nada para quem tem poder, mas no fundo, não curti tanto a jornada.
Espero que esse livro encontre os leitores que amam esse estilo e desejo muito sucesso para o autor!
Elias Flamel 06/07/2022minha estante
Obrigado por ter lido.

Paula 21/06/2022

Reflexivo
O Livro Os cinco do Ciclo apresenta um enredo que te prende na história de Yosef de Keltoi, região em que vive. Em meio a história que te faz pensar como ocorreu a transição da crença de vários deuses, como existiam antes na Grécia e Roma antiga, para o atual momento, a crença em um Deus único.
Entretanto, o enredo é lento, Yosef pensa muito, e acabamos tendo momentos bem arrastados na história.
Em meio a reflexões sobre religião, intolerância, política, família, amor e poder, conhecemos e nos apegamos ao povo de Keltoi.
Uma ótima leitura para indagar certos paradigmas do nosso dia a dia.
Elias Flamel 21/06/2022minha estante
Agradeço pela sinceridade e os pensamentos de Yosef poderiam ser podados da mesma forma que alguns trechos para o ritmo da história ser melhorado. O personagem me dominou e fiquei com vontade de dar vida a algo tão vivo dentro de mim,

Fico feliz por você ter te apegado ao povo de Keltoi e ter absorvido os temas do livro. No final ainda rolou uma indicação. Só tenho que agradecer.

Elias Flamel 28/03/2022minha estante
Saber que o meu livro fez uma leitora voraz não prever nada da história me deixa muito feliz. Comemoro os elogios e encaro a crítica bem feita com seriedade. Muitos leitores já falaram do ritmo do livro e melhorei bastante este ponto ao estudar estrutura narrativa e ter uma mão mais pesada na edição.

Só tenho que agradecer pela sua leitura e sinceridade.