Os Cinco do Ciclo Elias Flamel

Resenhas - Os Cinco do Ciclo

Renan 25/09/2021

Cinco do Ciclo
A narrativa um tanto arrastada e em primeira pessoa não me agradaram, mas gostei dos temas políticos e religiosos abordados neste livro. Acredito que a ação ficou mais para os próximos volumes, sendo que nesse a narrativa é muito voltada a apresentação de uma pequena comunidade, seus costumes e crenças.
Elias Flamel 26/09/2021minha estante
Você enxergou a essência do livro e fico feliz por ter escolhido temas que te agradaram. Tenho que melhorar o ritmo e já fiz isso na continuação e todo o palco está montada para ação e muito movimento dos personagens no Herdeiro do Ciclo.

Agradeço pela leitura.

Leska4 17/09/2021

Curiosidade
É a sensação que tive durante a leitura e que ainda mantenho, talvez porque foi o primeiro livro que li sobre intolerância religiosa e de como foi apresentado bem, em minha opinião. No começo achei lento, o que me fez demorar um pouco para concluir os 60%, no qual é explicado e mostrado como é Keltoi até que é descoberto os boatos.

Porém após esses 60% comecei a ler bem mais rápido. A cada página que eu passava mais queria saber sobre o fim.
Certamente lerei o segundo, depois desse final. (Não esperava que aconteceria aquilo)

Obs: Minhas partes favoritas foram os navios e os sonhos/e amei os personagens.

Helo 16/09/2021

Achei o universo e os personagens bem construídos, principalmente os personagens eu me apeguei tanto a eles.
As comidas descritas me deram água na boca(teve umas horas que deu vontade de entrar dentro do livro só para comer).

Depois dos 50% foi de 0 a 100 muito rápido. E o final foi um tapa na cara doloroso.

Confesso que foi o primeiro ebook ou livro que leio que retratou intolerância religiosa.

Com toda certeza vou ler a continuação.

Kalene Magalhães 15/09/2021

O Poder Da intolerância
Eu li esse livro enquanto estava lidando com uma ressaca daquelas , ou seja, demorei mais do que o normal e não aproveitei. Fiquei muito impaciente com a demora da história de engrenar e com o falatório dos personagem, sempre alguém tinha alguma história para contar que ,às vezes, na minha concepção, não levava a nada.
Isso ocorreu até a metade do livro, foi quando eu comecei a entender que aquilo ali era a cultura de Keltoi e do seu povo. Talvez ,só talvez, eu tenha passado metade desse livro sendo um dos invasores, um dos intolerantes que não entendia os outros povos.
Depois disso, eu comecei a ler o livro de outra maneira e passando a amar Keltoi e suas eternas histórias, querendo lutar e sofrendo ao lado de Yosef para salvar o seu povo.
Elias Flamel 15/09/2021minha estante
Fiquei surpreso ao ver uma leitora que reflete sobre a leitura e simplesmente não se contenta com "o livro não tá bom, então não é bom. Parabéns por ter um olhar maduro em relação a leitura.

Acredito que há uma grande distância entre a intolerância e o não entender outra cultura. O intolerante nega e quer a extinção daquilo que não entende. Sinto que você deparou-se com uma cultura e um livro diferente das suas leituras habituais e isso gerou um choque. Progrediu, tentou entender e acabou de maneira positiva. No final você tornou-se uma habitante de Keltoi.

Kalene Magalhães 15/09/2021minha estante
Me sinto preparada para lutar com eles !

Elias Flamel 15/09/2021minha estante
Então se prepara porque no próximo livro...ops, nada de spoiler.

Rafael Furlan 15/09/2021

Uma fantasia diferente
Aqui não temos uma história sobre grandes batalhas entre povos rivais, mas o vilão é um rumor que tem surgido na capital do império. Os Cinco do Ciclo nos narra sobre Yosef, líder de uma vila chamada Keltoi, que em uma viagem até a capital ouve boatos que podem colocar em risco a cultura de seu povo.⁣

A leitura é calma, porém extremamente agradável. Não há uma apresentação, então o leitor já começa inserido na história. Personagens bem construídos e um mistério que faz com que a leitura seja ainda mais instigante. Vale ressaltar o personagem que mais me agradou: Hitalo, calmo, sempre na sua e que se tornou um dos destaques da história.⁣

Os Cinco do Ciclo é uma fantasia diferente, — que trata sobre a intolerância religiosa, um tema totalmente atual — sem clichês e que enche a literatura nacional de orgulho!
Elias Flamel 15/09/2021minha estante
Eu sabia que você tinha um dom para escrever resenhas.
Sincero, sucinto e levantando pontos que achou relevante. Simplesmente excelente. Um dos meus objetivos quando escrevo é fugir dos clichês e criar algo com alguma identidade. Ver nas palavras de um leitor que atingi este objetivo é muito bom.

Obrigado pela leitura e por essa resenha bem feita.

Rafael Furlan 15/09/2021minha estante
fico feliz em saber que fiz direitinho ??

Elias Flamel 15/09/2021minha estante
Fez sim e você pode fazer mais vezes :)

Duda 14/09/2021

Os cinco do ciclo
O livro é muito interessante, um pouco lento no início, mas a história prende você. Quando um homem ver a possibilidade de tudo em que ele acredita mudar e ser destruído por fanáticos do deus único. Yosef sai em busca de uma forma de proteger a vila da qual ele é líder. Estou muito curioso pra saber como vai terminar.
Elias Flamel 15/09/2021minha estante
A continuação já saiu e está surpreendendo os leitores dos Ciclos.
Mudança, essa é a essência. Você a internalizou e só posso sentir uma sensação de dever cumprido.

Sobre o início lento, você tem toda razão e melhorei esta questão no segundo volume. Agradeço pelo toque , por ter lido e por sua opinião.

Duda 15/09/2021minha estante
Ansiosa para ler

Elias Flamel 15/09/2021minha estante
Que a ansiedade se transforme em leitura.

natiibonatto 13/09/2021

Os Cinco do Ciclo
Demorou um pouco para o livro me prender, talvez tenha sido porque não estou habituada a esse tipo de leitura, mas me surpreendeu muitoo. Os últimos capítulos me fizeram até chorar, eu não estava esperando por aquilo.
O livro retrata sobre vários temas importantes, fazendo também várias críticas, além de nos fazer refletir sobre várias coisas.
Lindo de ver o amor que Yosef tem por Keltoi, por sua família e religião, sua determinação para conseguir o que quer é incrível...
É um livro nacional que vale super a pena a leitura, sem contar que o autor é super simpático!!
Elias Flamel 14/09/2021minha estante
Até eu fui elogiado, que maravilha!

Sou sortudo, né? Um monte de coisa para ler nessa vida e mesmo assim você superou o ritmo mais lento para alcançar o final. Já que citei ele, o que dizer do final? Estou fazendo a galera do skoob chorar. Será que serei punido por isso? huahuahauhauahu. Brincadeiras à parte, obrigado por ter lido e fico feliz pelo meu livro ter surpreendido e feito você não só refletir como também se emocionar.

natiibonatto 14/09/2021minha estante
moço a sua obra é simplesmete incrível, todos deveriam ler!!

Elias Flamel 14/09/2021minha estante
Que honra ler isso de alguém com uma prateleira cheia de livros legais. Se quiser recomendar para um amigo, é só recomendar ;)

natiibonatto 14/09/2021minha estante
??

Jeniffer 13/09/2021

Necessário
Um tema bem diferente de todos que eu já havia lido ! Um livro bem construído,personagens bem desenvolvidos e uma temática religiosa que é bem legal!
Foi um livro que agregou muito para mim, me fez refletir a cerca de várias coisas que eu antes não dava valor!
Tudo começa quando o império resolve colocar a religião do Deus único, como a religião oficial . Yosef é o líder de Keltoi uma cidade onde todos tinham fé em vários Deuses, ele tem a missão de salvar sua cidade daqueles fanáticos que destroem cidades em nome do Deus único.
O livro se desenvolve em torno disso , e o final foi bem chocante (embora eu já desconfiava kkkk ).
O livro é legal, vale muito a pena e agrega muito conhecimento!
Elias Flamel 14/09/2021minha estante
Saber que você refletiu faz eu me sentir um artista completo.
Que essa tema da religião e a intolerância possa frequentar os seus pensamentos.

Que leitora atenta. Os percursos da obra levam para aquele final.
Obrigado por ler e estou muito feliz porque sinto você animada depois de ler Os Cinco do Ciclo.

Jeniffer 14/09/2021minha estante
Estou muito ansiosa para o próximo livro!

Diana279 04/09/2021

Leitura nacional
Cara o livro é bom, ele faz uma crítica tão bem formulada sobre o governo, religião, e várias coisas ligadas a isso, mostra bem, como a mudança, independente do que seja, pode afetar as pessoas de diferentes formas. Eu gostei muito dos personagens, mas gostei mais do Yosef. Mas achei ele de certa forma, ingênuo em relação as pessoas, principalmente pelo fato de todas as mudanças que estavam ocorrendo, e ele ficar indignado com isso. Mas fora isso, o livro é ótimo, é uma das poucas fantasias brasileiras, que mostram um mundo tão diferente assim.
Cleber 05/09/2021minha estante
Valeu pela resenha. Tô gostando muito também.

Elias Flamel 05/09/2021minha estante
Ver resenhas como a sua é mais que um elogio, é uma vitória. Você enxergou a mudança, o tema central do livro. Sobre o Yosef, a ingenuidade dele é tão incomum que até causa surpresa, né?

Ser diferente não é só um desejo, é um dos meus objetivos.

Diana279 05/09/2021minha estante
Exatamente, nós estamos tão acostumados com pessoas ligeiras, de todas as formas, que a ingenuidade dele cauda espanto, por ser tão raro.
Você tá conseguindo alcançar seu objetivo, o livro mostra bem isso.

Patrícia 31/08/2021

Keltoi é uma vila afastada do centro do império que vive tranquilamente com suas crenças e tradições.
O líder de Keltoi, Yosef, já está mais velho e como dois de seus três filhos já são adultos ele começa a delegar funções à eles mas decide que ele mesmo vai viajar pra fazer o pagamento do tributo exigido.
Durante sua estada no centro do império ele acaba ouvindo boatos preocupantes sobre um novo deus que está surgindo e que vai acabar extinguindo as outras religiões, incluindo os deuses de Keltoi.
Com esse conhecimento vamos acompanhar Yosef em sua jornada pra salvar suas crenças e seu amado povo que o respeita e deposita toda a sua confiança nesse honesto e leal líder.
Foi uma leitura bem gostosa, adorei a escrita do autor e o final nos deixa querendo saber o que vem por aí e é assim que a gente gosta né
Vale super a pena dar uma chance e conhecer esses personagens

Dani 30/08/2021

Ciclos
O livro conta a história de um homem que luta pra manter sua cultura em um mundo que passa por diversas mudanças.
Gostei da história, achei a narrativa bem cativante e emotiva.
Sempre aprendi sobre a mudança de religião nos tempos antigos de forma bem técnica, nunca parei pra pensar em como isso foi drástico para alguns povos.
O personagem principal narra a história, Yosef, um pai de família, líder de seu povo, apaixonado pela sua vila e suas raízes. Ele fala tão bem da cultura dele que é impossível não criar afeto. Meu personagem preferido foi o Hitalo, filho dele.
Apesar de não ser um assunto que eu leria habitualmente, me surpreendeu muito. Um livro pra quem gosta de fantasia, histórias, filosofia e de perseverança.
E esse final...
Cleber 30/08/2021minha estante
Estou gostando da leitura, espero que contem mais sobre a Morgiana, mas estou gostando como o Yosef conta a história

Dani 30/08/2021minha estante
Tbm gostei muito da narração do Yosef ?

Elias Flamel 30/08/2021minha estante
Que bom que o livro te fez refletir sobre as mudanças religiosas e de como elas tiveram um grande impacto.

Acho que Keltoi terá mais uma habitante huahauhauhauah.
Muita gente gosta do Hitalo e eu pensei que iriam gostar mais do Yohan.
Esse final está deixando os leitores desnorteados.

Simone.Marques 29/08/2021

Os cinco do ciclo
Uma fantasia nacional que reflete na nossa sociedade atual, a história me cativou pois tende a retratar a forma opressiva de governar! Os cinco do ciclo trás a narrativa de um mundo fictício onde a religião e a hierarquia social vem a pesar.

Acompanhando Yosef, vemos sua trajetória um tanto interessante que faz os leitores ficarem curiosos com o desenrolar da história, mesmo ficando um pouco a desejar no desenvolvimento de alguns personagens que deixaram a história mais completa.

O final foi com um bom desfecho e com uma gostinho de quero mais, uma fantasia brasileira que vale a pena conhecer mais um pouco do vilarejo se Keltoi! Ansiosa para o segundo livro.
Elias Flamel 29/08/2021minha estante
Gostei de todos os apontamentos e me chamou atenção como você conseguiu sintetizar o livro com o a expressão "forma opressiva de governar". Algo que está evidente no império e longe do Yosef.

Centrei no protagonista e me faltou aprofundar mais nos outros personagens. Lição aprendida para o segundo livro.

Que bom que você quer conhecer a continuação. Acredito que ela será uma experiência melhor que o primeiro.

Cleber 29/08/2021minha estante
Também estou gostando do livro, valeu pela resenha

Pammy 18/08/2021

Incrível
Não havia muita referência de literatura brasileira, eu confesso, me impressionei! É apresentado a visão de Yosef, líder de Keltoi, um pequeno vilarejo, onde cultuam cinco deuses do ciclo (fazendo jus, ao título do livro) .
Eu adorei o desenvolvimento do Yosef, e como faz de tudo para sua família e seu povo viverem bem e mantém sua fé. Senti cada um de seus medos e me senti presa na sua mente. Ele começa a ter uma presunção ruim em seus sonhos, avisando-o que aconteceria com as religiões politeístas e como sofreriam. Começam de fato, a surgir rumores e especulações que deixariam de existir, apenas aquela com o Deus único.
Todo o enredo me deixou deslumbrada, além de conversar com o mundo real, não conseguia para de pensar nesse livro durante o dia. E historicamente falando, me fez ter pensamentos critícos sobre quanta cultura e conhecimento se perdeu por simplesmente, ditar que outras religiões além do seu eurocentrismo são erradas e passar todos esses anos demonizando e desrespeitando com o argumento de um único Deus, uma única lei, uma única interpretação. Intolerância religiosa.
A gente é introduzido ao universo aos poucos, o que, foi um ponto alto da história, vamos conhecendo mais e mais, o ponto alto fica ao final da história, um gancho ao próximo livro talvez? Hahaaha. Amei não ter deixado passar essa oportunidade.
Elias Flamel 19/08/2021minha estante
A vontade de imprimir essa resenha em um papel que não seja sulfite e deixar em quadro não é nada pequena. Desta forma teria algo parecido com um troféu ou um porto seguro nos momentos de autossabotagem.

Yosef tornou-se alguém intimo dos seus pensamentos durante a leitura e fez surgir reflexões sobre intolerância religiosa. O meu trabalho está mais que completo. Este tema é muito caro para mim. Religião é esperança e, quando alguém nega a esperança do outro, tira o sentimento mais renovador que existe.

Sou grato pelas suas palavras e você sabe que a continuação já saiu, né?

stephany :) 09/08/2021

Ótimo
Os Cinco do Ciclo é ambientado em uma vila chamada Keltoi e conta a história do Yosef que é líder dessa vila. O começo do livro é bem casantivo pode até ser considerado uma introdução sobre a vila, nada de muito interessante acontece, mas é necessário pra conhecer os personagens, o cotidiano do Yosef e também como as coisas funcionam por lá.

Eu realmente amei a ambientação não só da vila como do império, do navio e até daquele pesadelo que o Yosef teve, eu consegui imaginar tudo na minha cabeça o que tornou a leitura bastante satisfatória e isso é consequência da escrita do autor que é super descritiva, fora que a história emana originalidade porque eu nunca li nada parecido, e quando eu digo isso não estou nem falando sobre o tema que é intolerância religiosa e sim sobre o universo, a economia, os deuses do ciclo e a história do império. Sério é muita criatividade.

Bom agora falando sobre o tema que é intolerância religiosa e fanatismo eu gostei que foi abordado de forma simples porque apesar de eu não ter muita experiência e nem estar familiarizada com esse tema eu consegui entender tudo com muita facilidade, consegui compreender os conflitos e as possíveis soluções e foi uma experiência muito legal.

O final foi realmente inesperado, eu cheguei a pensar na possibilidade mas eu não tava convicta de que realmente fosse acontecer.

Os personagens que eu mais simpatizei acabaram mortos, não vou mentir fiquei chateada mas não tem muito o que fazer né.

Eu só não vou dar 5 estrelas por causa da introdução longa no começo, fora isso não tenho reclamações.

Elias Flamel 10/08/2021minha estante
Ver alguém que convive com a fantasia falar com franqueza do meu livro, elogiar e dizer que nunca leu nada parecida é uma conquista inigualável. Agradeço pela sua opinião e tenho que deixar o início dos meus livros mais dinâmico ??. Fica a sensação de vitória e o aprendizado.

stephany :) 10/08/2021minha estante
Não mas, sério parabéns pelo universo você arrasou demais.

Elias Flamel 12/08/2021minha estante
Obrigado.
Pensa em um escritor feliz.

Elias Flamel 12/08/2021minha estante
Obrigado.
Ainda estou comemorando essa resenha huaauhauhau.

Jessica Sena 29/07/2021

Os Cinco do Ciclo
Eu já havia escrito a resenha inteira e o app do skoob crashou, pois bem, terei que fazer novamente, que ódio.

Achei o começo um pouco chato, por mostrar muito do cotidiano em uma vila, o tempo em que se passa não é algo do meu agrado hoje em dia, porém no decorrer do livro isso vai mudando e a curiosidade sobre o que vai acontecer se torna muito presente.

Uma história muito bem construída, é tudo bem feito, apesar que fiquei confusa em alguns diálogos por não compreender totalmente a forma de falar daquele povo, mas aí é uma questão pessoal, nada a ver com a escrita. Em certo ponto comecei a ficar preocupada com o rumo da história e só senti dor. Deixa um gostinho e curiosidade sobre o que acontece no segundo livro.

Enfim, recomendo a leitura, vale a pena, mas talvez não seja para todo mundo, mas mesmo assim é bom dar uma chance, podem se surpreender.
Elias Flamel 30/07/2021minha estante
Começo já agradecendo pela insistência e parabéns por ter vencido o skoob.
Agradeço pelos elogios e você pode me contar mais como foi esse sentir dor? Foi por causa dos acontecimentos da história, devido ao tom do livro ou outro fator?

Agradeço pela sinceridade e fico contente porque algo em mim me diz que o livro foi uma surpresa, algo novo para você.

Jessica Sena 30/07/2021minha estante
ah, foi pelo que acontece no final, em Keltoi, me deixou destruída hahahah mas não é nada de errado com o livro não, pode ficar tranquilo