Os Cinco do Ciclo

Os Cinco do Ciclo Elias Flamel

Resenhas - Os Cinco do Ciclo

Acaui 29/07/2021

Um livro sobre intolerância religiosa
Que livro é esse mano?
Já li alguns livro que abordam esse tema mas nunca li um que tratava tão bem assim.
Eu dou os meus sinceros parabéns ao autor pelo livro, simplesmente incrível, escrita muito boa, criatividade gigantesca, excelente narrativa, e ótimos personagens.
E tenho que dizer que eu não esperava esse final, me surpreendi muito! Fiquei muito emocionada e até chorei.
Eu recomendo muito esse livro, para quem se interessa pelo assunto!
Elias Flamel 30/07/2021minha estante
Bia, enquanto lia a sua resenha me vi em um palco sendo aplaudido.
Agradeço e fico sem jeito ao saber que você chorou.
Sinto que você sempre se lembrará desta obra e para mim não recompensa melhor do que esta.

Acaui 30/07/2021minha estante
Foi extamente isso que senti lendo!

Márcia 26/07/2021

Os cinco do ciclo - um livro para refletir e emocionar!
Este livro narra a história de Yosef, líder do vilarejo de Keltoi, terra de um povo simples e harmonioso. A economia local é baseada na produção de centeio e sua religião é politeísta, em que seus deuses são denominados "Os cinco do ciclo".
Parte de sua produção periódica deve ser entregue à capital Numitor, como forma de tributos. Yousef é muito querido e respeitado por seu povo e por sua família.
Rumores sobre a imposição de uma nova religião de um Deus único e de ataques às vilas que não seguem este Deus preocupam Yousef. Estes boatos se confirmam através de uma conversa com seu amigo livreiro Lucien, quando o líder de Keltoi vai a Numitor entregar seus tributos.
Ao retornar ao seu vilarejo, nosso protagonista reúne seus conselheiros e juntos tomam algumas decisões.  Uma delas é a de que ele, Yousef, partiria para Numitor, pedir ajuda e proteção à capital, afinal sempre cumprira suas obrigações e pagara seus tributos regularmente e agora seria a hora da capital retribuir. A outra é a de que seu filho mais velho, Hitalo, partiria em busca de homens para defender o vilarejo.
Yousef parte então para uma aventura além mar, na embarcação de seu amigo marinheiro Hodar, em busca de uma solução para salvar sua família e seu povo , a quem sempre dedicou sua vida!

A história é narrada em primeira pessoa e apresenta um tom bastante intimista.  Por isso mesmo, não apresenta muita ação em boa parte do livro. No entanto surgem reflexões muito sensíveis e atemporais ao longo do texto, o que faz a leitura valer a pena.
A narrativa apresenta muitas camadas, mas alguns temas se sobressaem, como as questões sociais, políticas e religiosas.
A questão religiosa é o fio condutor da trama, mas o que me sobressaiu foi ver como o sistema político de Numitor lida com esse problema e como é parecido com o que vemos em nossa sociedade, independente do tema a ser abordado.
O protagonista é um homem comum,  tem seus erros e acertos e já se sente velho e cansado, mas ainda é forte e destemido. Busca transmitir aos seus filhos seu conhecimento, sua crença e sua sabedoria para que um dia assumam o seu lugar.
Em sua jornada sofre, mas também aprende valiosas lições.
A escrita do autor é bastante descritiva, mas também sensível e por vezes poética. É um livro muito bom, mas não tenha pressa  de terminar e não espere por muita ação, pois não é o que o livro oferece. Em contrapartida traz momentos de reflexão incríveis e um final que...Meu Deus!!! O que foi aquele final? É pra matar a gente do coracão? Fiquei simplesmente chocada!! Sem palavras pra ele.... Só leiam!!
Elias Flamel 30/07/2021minha estante
Uma resenha tão bem escrita. Na primeira linha, como em todas as resenhas, li como se eu fosse um autor amador. Conforme avançava pelas pontuações, geradas por um olhar acostumado com as páginas, o escritor profissional foi surgindo. No final me imaginei como um grande autor que vive das palavras lendo uma resenha em um jornal.

vera. 23/07/2021

O livro tem uma escrita impecável e que mesmo sendo bem detalhado e com alguns toques antigos, ainda conseguir ser agradável. O desenvolvimento é extremamente bom e bem detalhado, te fazendo entender muito bem do que se trata.

Aborda bastante temas como religião e fanatismo, acho bem interessante esse tema e o livro me prendeu bastante ainda mais por ser bem do ponto de vista de Yosef.
Elias Flamel 23/07/2021minha estante
Impecável e toques antigos na mesma sentença faz eu me sentir único. Vejo muito autores moderno querendo se aproximar do roteiro e eu gosto desse toque antigo mais elaborado. Até mesmo na fala dos personagens tento transmitir esse toque.

Que bom que você entendeu. O meu mundo é fantasioso e cheio de ideias e bate uma insegurança a respeito do leitor compreendê-lo.

Os temas gerarão conexão e você gostou do olhar do Yosef. Que perfeito, eu não podia ficar mais feliz.

rayane_emily 18/07/2021

Entre a realidade e a fantasia
Confesso que comecei a ler o livro sem saber muito a fundo sobre a história, porém, com o desenrolar da trama e a apresentação das personagens, comecei a me entreter e a me interessar com esse mundo. Primeiramente, é importante ressaltar que os elementos históricos e as referências às religiões e às culturas clássicas foram aspectos que fizeram com que eu me identificasse mais com o livro, principalmente com a história genial do império de Numitor. Além disso, os problemas sociais e a intolerância religiosa foram executados de forma bem realística e e abordados de forma consciente.
Porém, pode ser por uma questão pessoal ou por eu não estar acostumada com essa temática (apesar de ter apreciado muito), a progressão da história demorou um pouco para que eu consumisse a obra mais rápido, creio que se ela tivesse mantido o mesmo ritmo da metade para frente eu teria dado 5 estrelas (principalmente por aquele final surpreendente e emocionante) e terminado em um tempo mais curto.
Mas obra continua sendo perfeitamente apreciável e o final realmente me deixou curiosa com o desenrolar da narrativa no próximo livro, o qual pretendo ler.
Elias Flamel 19/07/2021minha estante
Um mundo que nos faz viajar para além da realidade deve ser explorado através da leitura. Palavras surgidas logo após a primeira frase da sua resenha. Depois percebi que o estudo sobre o império romano valeu a pena. Não sei se sou a pessoa ideal para tratar de questões delicadas, entretanto, falar de problemas sociais sempre é necessário e acredito que a arte é uma das melhores formas para abordá-los.

Leitores já me falaram da questão do ritmo, principalmente no início, e é um ponto que sempre me manterei atento e que melhorou muito no segundo volume da saga. Quem sabe no próximo livro consigo um 4,5 ou 5 estrelas (risos).

O final deixou muita gente de queixo caído e fico feliz ao saber que você quer ler o próximo.

Alberto 09/07/2021

Conflito religioso e início de uma saga
O livro é bem interessante, apesar de começar de forma lenta e detalhista, e nada de excepcional acontecer até a metade da história. A intenção é apresentar a religião pagã fictícia e os personagens, com destaque para o protagonista, que foi muito bem construído. Do meio em diante, o conflito religioso com a religião monoteísta é bem abordado e muita coisa acontece até o final inesperado e emocionante, que abre espaço para o livro seguinte, que certamente terá um novo ritmo, agora que a situação foi toda apresentada.

O livro me foi gentilmente cedido pelo autor brasileiro, Elias Flamel, a quem agradeço pela experiência, e está disponível no Kindle Unlimited, assim como o segundo volume, Herdeiro do Ciclo. Fica a recomendação. ??
Elias Flamel 09/07/2021minha estante
Agradeço pela leitura e pelas palavras sinceras. O ritmo é um dos pontos que mais tive que melhorar e melhorei no segundo volume. É algo que sempre tenho que ficar mais atento. Pontuações como a sua me fizeram enxergar esta questão e sou grato.

A sensação de conquista é enorme ao ver o elogio sobre a construção do protagonista, sendo que, ele é o coração do livro. Também tenho que comemorar pelo tema não ser só compreendido como também elogiado.

Você acertou, Os Cinco do Ciclo cria todo um contexto para o próximo livro que será muito dinâmico. Obrigado por tudo e abraços.

sara 26/06/2021

Adorei tudo sobre esse livro, o fato de ser um livro de fantasia nacional, a escrita descritiva e poética, a religião e a intolerância religiosa serem tão relevantes no desenrolar de um livro de fantasia!! Eu adorei tudo isso.
Livros com questões sociais são os meus favoritos (sempre) e esse não me decepcionou. Foi uma leitura mais lenta no começo, porém compensou na trajetória do personagem principal.
Acho que a insegurança, medo, preocupação e resiliência que cercam Yosef é um retrato bem real do que sentimos quando nossa própria fé é posta a prova.
Como posso ser obrigada a desconhecer tudo aquilo que conheci a vida inteira? Me peguei pensando nisso boa parte do livro.
Um livro que te faz pensar sobre a realidade, é sempre um bom livro.
Elias Flamel 27/06/2021minha estante
A obra te encantou e isso me deixa feliz. É bom ver uma leitora que gosta do poético aliado as questões sociais.

Entendo sobre a lentidão no começo da história e melhorei este ponto na continuação. Alias, o ritmo na narrativa é algo que preciso ficar muito atento e até estudei a respeito.

O Yosef te fez refletir sobre a fé. Esta obra cumpriu a missão com louvor :)
Agradeço pela leitura e por todos os elogios.

Nina 24/06/2021

Que final...
Este livro conta a história de Yosef, líder de keitói, um homem que ama seu povo, sua família e sua cultura. Um personagem muito humano (com qualidades e defeitos), que busca a proteção de tudo que ama. O livro é bem escrito, senti que era um pouco lento no início da leitura, mas isso é compreensível, já que é necessário a inserção em todo um universo. Os personagens são bem construídos e simplesmente amei desde o início a Morgiana ?. A intolerância religiosa é abordada neste livro com responsabilidade e como ela pode trazer dor. Amei o final e deixou um sentimento de querer saber mais. Super indico a leitura e fato de ser um autor nacional merece ainda mais o nosso apoio.
Elias Flamel 25/06/2021minha estante
Sempre quando falam que o meu livro é bem escrito cresce em mim uma felicidade impossível de ser calculada. Sobre a lentidão, ela é causada pelos detalhes e por eu querer criar imagens na mente do leitor. Dito isso, sei que ela precisa ser dosada e é legal ver uma leitora que a enxergue como parte de uma construção mais elaborada.

Personagens são o coração do livro e se você gosta deles, a sensação de vitória é completa. Parabéns por ter enxergado um dos temas central do meu livro e todo mundo ficou impactado com aquele final.

Ivan 08/06/2021

Ótima história, autor nacional!
A história se desenvolve em um pequeno povoado chamado Keltoi, onde se vive uma vida simples baseada na agricultura (centeio). O povoado é liderado por Yosef, um homem justo que tenta ao máximo ajudar seu povo. A história é narrada em primeira pessoa, pelo próprio Yosef.

O mundo é dominado Numitor, um grande império. Todas as cidades dominadas, incluindo Keltoi, precisam pagar tributos (parte da produção). A trama ocorre quando o imperador exige que o império tenha somente um Deus. Isso começa a preocupar Yosef, cujo povoado adora outros deuses: Os Cinco do Ciclo, que dá nome ao livro.

Alguns grupos radicais estão atacando vilarejos politeístas, deixando um rastro de fogo e destruição. Yosef precisa lidar com as mudanças que estão ocorrendo no mundo, que ameaçam a sua vida e a do seu povo.

Um livro que apresenta algumas reflexões sobre política e religião. Nos faz pensar sobre conflitos motivados por divergências religiosas.

A história é muito boa, porém prepare-se para uma narrativa lenta e muito detalhista, com pouca ação, especialmente na primeira parte do livro. A parte final é mais intensa. Porém, tenha em mente que este livro tem uma “continuação” em uma próxima obra.

Um ponto muito importante: Elias Flamel é um autor nacional contemporâneo. Não tenho dúvida do tamanho do desafio que é escrever um livro. Só estes fatos, além da qualidade da obra, já são suficientes para recomendar a leitura do livro!
Elias Flamel 09/06/2021minha estante
A simpatia das suas palavras são algo mágico. Terminei de ler a sua opinião e me senti cumprimentado. Agradeço os elogios e o fato de recomendar a minha obra. Tomarei mais cuidado com a lentidão e estou aqui na torcida para você ler o próximo.

Abraços.

Tai 03/06/2021

Essa obra espelha o comportamento humano em relação às mudanças sociais que ocorrem com o tempo. Qual seria a sua reação? Inquietação, preocupação, resistência, tristeza, fuga ou resiliência? Qual é o comportamento certo ou justo a ser adotado pelo povo quando é acometido por uma mudança que se trata de uma autofagia da sua cultura? E quando isso mexe com as suas crenças e tudo que vc aprendeu dos seus antepassados? Dessa leitura podemos traçar a um paralelo histórico com a época da implementação do Cristianismo no Império Romano como religião oficial e do fanatismo religioso que nos remete às cruzada. A beleza dessa obra está na bela narrativa com a perspectiva dos povos pagãos que tiveram suas crenças sufocadas pelo Estado.
Elias Flamel 04/06/2021minha estante
Ver a alma do meu livro, o principal tema sendo descrito de maneira tão bela e instigando a reflexão me transmiti uma sensação de dever cumprido. Ver a sua análise tanto de tema, cenário e contexto é como ter uma resenha feita em uma revista especializada. Obrigado, muito obrigado.

Diego VF 28/05/2021

(in)tolerância religiosa
O assunto principal do livro são as diferentes religiões e o fanatismo em algumas delas e as descobertas do protagonista sobre o mundo em que vive, pois ele parecia saber muito, mas não sabia quase nada. Porém, nessa resenha vou falar sobre o livro de uma maneira mais superficial, pois não acho que eu tenha experiência de vida o suficiente para falar sobre assuntos sérios e discutir sobre eles, então se você quer uma resenha mais aprofundada, não é essa, procure outra.

A história do livro é bem cativante, apesar de ela só aparecer mesmo da segunda metade pra frente, pois todos os capítulos anteriores foram introdutórios, ou a grande maioria pelo menos. Esse é o primeiro aspecto ruim do livro: ele não tem um ritmo muito constante. Tem vários momentos em que ele é bem parado e nada acontece, ao mesmo tempo em que tem momentos bem tensos, como o momento da tempestade ou o final (o final é muito mind-blowing, você foi avisado).

Os personagens são bem legais, e você se apega à eles bem facilmente (apesar de que em alguns casos, você se apega e depois já odeia, oi Alain, tudo bem?). O protagonista é um homem já meio velho, diferente do clássico adolescente que vai salvar o mundo, e eu achei esse toque bem legal. Ele também é o líder do vilarejo em que ele vive, e isso põe peso nos ombros dele, e dá pra sentir a pressão do personagem junto com ele, pois as ameaças e discussões do livro podem facilmente serem adaptadas para o mundo real, e isso cria uma certa conexão com todo o universo do livro (teve uma parte que apareceu, bem de raspão em uma página, uma "casa do prazer". Eu tive que parar de ler pra rir, eu pensei "sério que até aqui já existia isso? KSKSKSSK").

A escrita é suave ao seu próprio estilo. O que quero dizer é: o livro tem uma escrita formal e rigorosa, porém consegue ser bem leve dentro de seus próprios limites.

Enfim, o livro é bem legal, e eu recomendo bastante, mas acho que o público mais jovem não iria gostar muito (eu tenho 14 anos e estou falando isso, meio controverso, mas relevem por favor), pois hoje em dia as crianças e pré-adolescentes preferem muito mais jogar Free Fire e assistir Felipe Neto do que ler um bom livro, muito menos um que trata de assuntos sérios e/ou pesados. Mas pra pessoas mais maduras, seja em idade ou em espírito, eu recomendo sim.

Minha nota é 4/5, pois é um livro bom, porém poderia ser melhor (mas é o primeiro livro do autor, deem um desconto).

"Fazer o que é preciso não é bonito e fácil, mas é preciso."
Elias Flamel 31/05/2021minha estante
Curti demais a sua resenha sincera e as reflexões sobre a sua idade em relação aos temas do livro. Você riu, achou os personagens legais e gostou do final. Isso me deixa muito satisfeito e eu dei muita risada quando você citou os jovens e o Felipe Neto huahuahauhauhauha.

Valeu pelo desconto e espero que a continuação te agrade muito mais.

Diego VF 01/06/2021minha estante
Esse livro já é muito bom, a continuação deve ser ainda mais incrível.

SPOILER PRA QUEM AINDA NÃO LEU O LIVRO

A cena do final em que o Yosef se "rebela" e não jura pra nenhum deus que vai vingar seu lar me deu arrepios. Muito bom mesmo.

Leh 26/05/2021

Um bom livro
Os principais temas trabalhados no livro são a intolerância e o fanatismo religiosos,o protagonista,Yosef,é o líder de uma pequena vila onde se produz centeio,e como o livro se passa em um cenário imperial todos são obrigados a pagar impostos ao império e em uma dessas viagens para pagar o imposto Yosef começa a perceber algumas mudanças não necessariamente boas que estão acontecendo por todos os lugares e q podem afetar sua vila tbm e o obrigar a tomar decisões difíceis como líder,isso bem resumidamente,a escrita do autor é bem interessante,com um toque poético e q nos conecta de certo modo com os personagens,ele é um livro um pouco diferente do q estamos acostumados nessa categoria,começando por o protagonista ñ ser um jovem e sim um homen mais velho e experiente q já começa o livro tendo "algo" em sua responsabilidade e depois tendo que lutar por isso e ñ o contrário e é um livro q pode te fazer refletir tbm sobre toda essa questão religiosa,tanto atualmente como fazer vc pensar tbm sobre fatos do passado vistos de um ângulo que talvez ñ tenha sido o qual fomos apresentados,enfim,acho q é um livro q vale a pena ler,as únicas coisas q me fizeram ñ dar 5 estrelas foram mais motivos pessoais,como a idade do protagonista q fez com q eu ñ conseguisse me identificar mt com ele e com suas escolhas e tbm ele já tem seu par romântico,filhos e amigos q nós ñ vimos ele conquistando,tipo,ele já começa com toda essa estrutura o q pode fazer vc gostar mais do livro ou sentir falta dessas coisas,vai de cada um,mas num geral eu gostei e recomendo?
Diego VF 26/05/2021minha estante
Resenha show, mas será possível que você realmente não consegue acertar as vírgulas? Mas a resenha tá show.

Leh 26/05/2021minha estante
Não;-;

Elias Flamel 28/05/2021minha estante
Elogiar a escrita, mencionar um tom poético e dizer que sou diferente me enchem de alegria. Fica claro a forma como você se conectou com o livro e absorveu os temas abordados. Por fim, gostei da sua sinceridade em querer ver a família e o amor do Yosef se formando.

Obrigado pela leitura.

Rony 20/05/2021

Opressão religiosa e miséria
Amei o livro. Foi uma boa ilustração de como a religiosidade opressiva destrói outras culturas e expressões em nome de um deus. Também nos mostra vários contrastes sociais em um sistema tal como foi no império romano e como prossegue em nossa sociedade. Recomendo bastante a obra, se esse assunto for do seu interesse e não for duro demais ler sobre o tema.
Elias Flamel 20/05/2021minha estante
Um dos temas que dediquei mais atenção gerou identificação em você e o fez gostar do livro. Fico feliz que todas as minhas críticas foram compreendidas e vi aqui no histórico que cada pedaço da jornada do Yosef foi aproveitada.

Obrigado pela leitura.

M@g@ 14/05/2021

Se você gosta de um livro com todos os mínimos detalhes você vai amar, caso contrário você vai desistir.
O livro é bom, você se sente imerso e em casa ao ler, os defeitos para mim são a imaturidade do personagem principal que apesar de velho, ter passado por uma guerra e conhecer sobre o mundo possui a maldade e a pirraça de uma criança quando se espera que ele tenha atitudes de adulto. Sinceramente lembrar da família é muito bom, más ele pensa tanto nela, detalha tanto que eu não aguento mais nada que tenha a família dele no meio, por outro lado, todas as outras partes do livro são muito boas, e no fim do livro as coisas são mais agitadas e concisas o que me animou muito.
Elias Flamel 14/05/2021minha estante
É muito interessante as formas que os leitores enxergam o Yosef. Este exigir mais dele e esperar mais atitudes me deixa feliz porque o personagem é humano e você o enxergou desta forma.

Considero uma grande conquistas os seus elogios e sei que tenho que moderar a mão em relação aos detalhes e construir uma narrativa mais rápida. Aliás, o segundo livro está melhor nestes dois pontos.

M@g@ 14/05/2021minha estante
Se ele está melhor nestes pontos então posso considerá-lo excelente. Confesso meu medo de ler o próximo, más se é assim vou me animar.

Elias Flamel 14/05/2021minha estante
Sem medo, se a leitura não rolar, é só parar.

Dayse D' R 13/05/2021

Os ciclos da vida.
Por meio de uma narrativa super fluida e “tridimensional”, Elias conta a história de um líder que desejava nada além da proteção de seu povo e suas crenças. Fiquei bastante surpreendida com a riqueza das belas reflexões transmitidas no livro, tanto que até anotei minhas favoritas.

"Não se trata de compreender. Este livro é voltado para o sentir. Não deseja dizer nada, só quer atiçar o meu imaginar? Percorro as palavras e tenho a sensação que o escritor desejava contar a história do mundo, mas tinha pouco tempo. Sendo assim, cada palavra teria que resumir muitas vidas. É uma escrita caprichada, é um capricho que não se desgasta."

Os cinco do ciclo é um livro que trata de temas muito interessantes como filosofia, problemas sociais, fé e religião, além de ter um profundo embasamento histórico, referências políticas e mitológicas. Não quero dar spoiler, mas aquele final acabou comigo (quem leu sabe o motivo hahaha). Com toda certeza lerei o próximo!
Elias Flamel 14/05/2021minha estante
Que resenha caprichada, parece o trecho que você escolheu huahuahauhau.
Brincadeiras a parte, obrigado pela leitura e opinião. Você enxergou tantas coisas no meu livro.

Fico muito feliz ao saber que você não só gostou como também quer ler o próximo.

Dayse D' R 14/05/2021minha estante
Eu que agradeço Elias! :D

Elias Flamel 14/05/2021minha estante
Você vai amar a continuação!

João 29/04/2021

Autor nacional, e precisamos engrandecer os autores deste país!! Escrever é uma arte para muitos, mas escrever bem é para poucos! A história nos apresenta a vila de Keltoi, liderada pelo corajoso Yosef, que vai lutar até exaurir suas forças pela vida e pela cultura do seu povo. Yosef nos ensina a não desistir, por mais difícil que seja o caminho, por mais dúvidas que venham nos assombrar. Yosef é apaixonado pelo seu povo, pela sua terra, pela sua família e pelos seus deuses. É esse amor pelo outro, pelo próximo, pelo bem comum, que tanto precisamos.
Elias Flamel 29/04/2021minha estante
Começar com elogios a minha escrita e enfatizando a importância dos autores nacionais me emocionou. É difícil adivinhar ou até mesmo imaginar os sentimentos dos outros. Porém, sinto que o livro foi uma luz para você ao mostrar um personagem amando tanto a cultura dele e do povo que lidera. Falta muito isso hoje em dia, né?

Agradeço pela leitura e suas palavras sobre o livro são, para mim, uma conquista.